Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 14:39:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda / Problema - Pedal Tube Screamer Hand Made.  (Lida 17558 vezes)
Thiago Landulfo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 71

Obrigado
-Dado: 52
-Recebido: 3



« : 03 de Dezembro de 2012, as 15:23:48 »

Pessoal,

Boa tarde.

Esses dias um amigo me veio com um pedal quebrado para que eu tentasse consertar para ele.
Feito por um técnico de eletrônica, um Tube Screamer Clone, porém com modificações feitas pelo próprio técnico, acredito que querendo deixar com a "cara dele" o pedal.

Esse meu amigo, é daqueles que gosta de "fuçar" nas coisas com uma solda hehe, daí ele mesmo tentou consertar o pedal, pois gostava muito dele. Segundo ele, o pedal tinha um som fantástico que nem nos tubes originais ibanez(ele possuí 2 ts9 ts808) ele conseguia tirar.

Curioso e determinado rs ... Levei o pedal para casa, e o abri...
Ele estava todo bagunçado, com fios ligados direto na placa, erros nas ligações dos jacks e tudo mais. Uma Bagunça!

Segundo esse meu amigo, daquele jeito o pedal chegou a funcionar, porém,quando ligado com outros pedais entrava em curto e desligava todos da cadeia.
Também, quando ligava queimava o led.
Aí depois, de tocar umas vezes com o pedal, ele queimou e não funcionou mais.

Bom, comecei refazendo e arrumando todas as ligações do jacks e da chave liga desliga, depois verifiquei os transistores, tinha um queimado, troquei... e...

FUNCIONOU! uma maravilha! ligandando, tem um timbre muito bacana mesmo, achei sensacional o pedalzinho!!

Porém...

O LED não funcionou... não ligava, tentei trocar e nada.
Verifiquei e acho que o cara embutiu na placa um sistema tipo o Milenium Bypass, porém não consigo descobrir onde está o problema, estou medindo todos os componentes e nada.
Vi que a placa tem uma saída - e + para ligar o LED e também uma SW, acredito que como Switch, equivalendo ao Controle da Milenium.

Uma hora encostei, sem querer, parte de sua placa em sua caixa de metal, o led funcionou, fraco mais funcionou.

Daí medi a voltagem com um multimetro encostando a ponta no positivo que vinha do conector e chegava na placa( + do pedal) e com a outra ponta do multimetro no (-) da saída do led.
Verifiquei que a voltagem ali, naquela região dos componentes ligados diretamentente ao - do LED era de 0,18v apenas, enquanto no resto do pedal, medi 9v e no ciruito algo em torno de 3,86v.

Acredito que algo que liga aquela região da placa está queimado porém não estou conseguindo identificar. Acho que naquela parte, o - não está fechando o circuito por ter algo queimado.

Será que estou certo?
Vi que o pedal possuí 2 tipos de transistores 2x BC 550 e 2x MPF 102, acredito que os MPF 102 devam ser do led, e os outros do efeito mas não tenho certeza.

Será que é problema ainda em algum transistor?  meu amigo mecheu neles, aí não sei se ele inverteu alguma das pontas dos transistores quando foi ligar na placa.

Sei que não é muito fácil comigo escrevendo mas... Alguém tem alguma idéia?
Mais tarde postarei Fotos da placa e suas trilhas e dos componentes.

Agradeço desde já a atenção dispensada.


Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #1 : 03 de Dezembro de 2012, as 19:35:06 »

para facilitar, qual tipo de chave esse pedal usa?

DPDT, push button ou outro tipo

pelo que voce disse, ele tem dois transistores bipolar e dois FET, nessa placa tem apenas um CI ou tem mais?
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Thiago Landulfo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 71

Obrigado
-Dado: 52
-Recebido: 3



« Responder #2 : 03 de Dezembro de 2012, as 19:43:35 »

Olá Doug!! Obrigado desde já!

Então, ela possuí uma chave tipo Push Botom com a mesma quantidade de terminais de uma dpdt (6). Liguei no eskema da DPDT... Acho que o Tube da Ibanez deve usar uma parecida, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o acionador dos dois e a caixinha que o cara mandou fundir na época é bem parecida com a de um tube...

Então, possuí apenas um CI que de tão velho não tem mais as especificações em cima. Ele tem 7 terminais de cada lado.

Não imagino qual seja...

Um abraço!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #3 : 03 de Dezembro de 2012, as 21:00:45 »

Então, possuí apenas um CI que de tão velho não tem mais as especificações em cima. Ele tem 7 terminais de cada lado.

Será que não está raspado ?  Roll Eyes
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Thiago Landulfo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 71

Obrigado
-Dado: 52
-Recebido: 3



« Responder #4 : 04 de Dezembro de 2012, as 07:26:34 »

Então, possuí apenas um CI que de tão velho não tem mais as especificações em cima. Ele tem 7 terminais de cada lado.

Será que não está raspado ?  Roll Eyes

Acredito que não, não há marcas de "raspagem" no ci. Ele está com a parte superior preta só...
Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #5 : 04 de Dezembro de 2012, as 07:32:55 »

Deve ser o suor da mão todos os Cis que comprei sumiram as impressão!
Não tem como tirar foto dele pra gente poder ver?
A troca da chave por uma 3pdt não seria uma saída melhor?
Registrado
Thiago Landulfo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 71

Obrigado
-Dado: 52
-Recebido: 3



« Responder #6 : 04 de Dezembro de 2012, as 07:55:06 »

Deve ser o suor da mão todos os Cis que comprei sumiram as impressão!
Não tem como tirar foto dele pra gente poder ver?
A troca da chave por uma 3pdt não seria uma saída melhor?

Pode ser, mas só se sumiu o escrito há uns 15 anos atrás, esse pedal é velho rs o Cara que fez também já não está mais entre nós... Se não já tinha ido atrás do cara pra perguntar hehe

Então, não sei se há para comprar chaves 3pdt do tipo push botom para que ele volte pra mesma caixinha, mas se eu comprasse a 3pdt não estaria consertando o problema do led, apenas o ignorando, funcionaria, mas saber que tem algo ali ainda quebrado seria trash hehe

Um abraço e obrigado!

-----
Seguem as fotos pessoal:



Uploaded with ImageShack.us
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2012, as 08:18:55 por Thiago Landulfo » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 04 de Dezembro de 2012, as 08:51:19 »

O ci deve ser um desses operacionais quádruplos (tipo LM324, TL084, TL074, etc) por causa dos pinos de alimentação que são os pinos do meio (4 e 11).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #8 : 04 de Dezembro de 2012, as 09:28:06 »

Esse pedal ai é handmade ? Se for tá muuuuito bem feito pra época!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Thiago Landulfo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 71

Obrigado
-Dado: 52
-Recebido: 3



« Responder #9 : 04 de Dezembro de 2012, as 12:19:41 »

Esse pedal ai é handmade ? Se for tá muuuuito bem feito pra época!

Então é hand sim! ele é bem Grandão! um hand de hoje agente faz com metade do tamanho dessa placa.

Tipo o cara fez bem feitinho, com maquinário e tal, verniz verde, esse cara, na época, fazia pedais sob encomenda, eram os pioneiro do hand made hehe (acho)

Mas veja que o CI não tá nem em Socket...

Pelo que sei, ele fez por pouco tempo.

Enfim, to na busca aqui ainda....
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2012, as 12:21:17 por Thiago Landulfo » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #10 : 04 de Dezembro de 2012, as 20:46:27 »

Confere as soldas, parece que algumas estão frias, e isso pode estar causando o não funcionamento do sistema que aciona o led. E os dois MPF102 eram soldados daquela maneira mesmo? Me parece que a pinagem está diferente.
Mas ao meu ver, a melhor solução é uma 3PDT, não se trata de mascarar o problema, mas sim resolvê-lo com uma solução profissional.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Thiago Landulfo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 71

Obrigado
-Dado: 52
-Recebido: 3



« Responder #11 : 05 de Dezembro de 2012, as 11:09:43 »

Confere as soldas, parece que algumas estão frias, e isso pode estar causando o não funcionamento do sistema que aciona o led. E os dois MPF102 eram soldados daquela maneira mesmo? Me parece que a pinagem está diferente.
Mas ao meu ver, a melhor solução é uma 3PDT, não se trata de mascarar o problema, mas sim resolvê-lo com uma solução profissional.
Então,

As soldas não estão frias, foram conferidas. Quanto a colocar uma 3pdt, não digo que não seja uma solução, mas o problema continuará lá no pedal e eu queria resolver esse problema com o led, descobrindo o que pode estar errado.

Também achei que pudesse ser algo errado com a pinagem do MPF 102, só não consegui descobrir o erro ainda.

Valeu pela atenção.

Abraço!
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #12 : 05 de Dezembro de 2012, as 11:20:20 »

Que tal anotar a pinagem atual dos transístores, colocar soquetes no lugar e testar pinagens diferentes? É possível que o problema esteja neles.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Thiago Landulfo
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 71

Obrigado
-Dado: 52
-Recebido: 3



« Responder #13 : 05 de Dezembro de 2012, as 11:37:37 »

Que tal anotar a pinagem atual dos transístores, colocar soquetes no lugar e testar pinagens diferentes? É possível que o problema esteja neles.

Vou tentar fazer isto.

Tentei 1 pinagem diferente mas deixou o pedal mudo... aí chei estranho, pensei se os dois CI's estariam sendo usados nesse sistema tipo "milenium". Aí fiquei na dúvida, mas vou fazer sequir o seu conselho!! tnetar todas as opções. Agradeço desde de já! Um abraço!
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #14 : 05 de Dezembro de 2012, as 11:45:31 »

Impressão minha ou aquele resistor embaixo do capacitor no canto inferior direito está danificado?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal