Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Junho de 2024, as 17:31:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Super Muff  (Lida 48297 vezes)
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #30 : 09 de Fevereiro de 2013, as 14:36:50 »

Com certeza é um projeto que eu quero montar, sempre fui muito interessado no Big Muff, com esse tanto de modificação, pode ser que vire minha distorção número 1.  Legal!
Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #31 : 11 de Fevereiro de 2013, as 11:36:38 »

Caramba, daqui a pouco sai um Octave ... hahaha
E aliás, Parabéns pelo esquema!

Boa ideia!  Cheesy

O layout está pronto. Mas ainda preciso revisar - verificar se tem algum erro. Não sei se eu compreendi bem as sugestões...

É praticamente um "multi-efeito",  Cheesy
Inclusive tive o prazer de visitar o meu amigo Viagem_mental no último sábado, donde me apresentou este projeto e conversamos sobre este instigante mundo DIY.

Além da generosidade, pois me presenteou com um par de BC109, além de alguns capacitores, e me ajudou a deduzir o problema do meu crybaby que está com crise existencial pensando que é pedal de expressão (concluímos que deva ser o indutor).

Fiquei muito instigado em fazer este também (além do SUPER RVIII, que está por primeiro na fila). E como sou ainda pitoco na construção de pedais com certeza vamos trocar umas ideias, viagem  Wink

Um forte abraço
 
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #32 : 14 de Fevereiro de 2013, as 11:20:23 »

Fala Alexandre!

Vamos ver se esse wah começa a falar novamente! Com certeza vamos trocar varias ideias sobre os pedais. Apareça sempre que quiser. Nós temos ainda o privilégio de fazer as reuniões com a OPA Bier....

Quanto ao super muff, vou dar uma conferida no esquema assim que eu voltar para Joinville... preciso ver se eu compreendi tudo que o Alex Frias sugeriu...

Abraço!
Registrado

Guitar Craft
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #33 : 14 de Fevereiro de 2013, as 11:32:32 »


o problema do meu crybaby que está com crise existencial pensando que é pedal de expressão (concluímos que deva ser o indutor).


Se ele está funcionando como pedal de volume olhe se tem curto no capacitor eletrolítico de 4,7uf. Um curto nele também provoca esse comportamento
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #34 : 15 de Fevereiro de 2013, as 10:07:55 »


o problema do meu crybaby que está com crise existencial pensando que é pedal de expressão (concluímos que deva ser o indutor).


Se ele está funcionando como pedal de volume olhe se tem curto no capacitor eletrolítico de 4,7uf. Um curto nele também provoca esse comportamento

Pois á Jairo

Aí é que está. Trocamos por vários eletrolíticos que o Viagem_mental tinha em casa e não mudou nada  Batendo Cabeça
Conferimos inclusive as trilhas e nada acusava curto entre as ilhas deste capacitor.
Enfim, mandei vir um red fasel e vamos ver no que vai dar.

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #35 : 20 de Fevereiro de 2013, as 21:43:32 »

Estou alterando o esquema segundo algumas sugestões que o Alex me enviou por mensagem privada. Seguem algumas dúvidas:

A primeira coisa é retirar o controle de mix e deixar um potenciômetro para o limpo e outro para o sujo. Devo usar dois resistores de 50k no lugar do pot de mix?

Não entendi a função do booster na saída do efeito. O sinal já não vem com "força" suficiente devido ao booster?



Registrado

Guitar Craft
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #36 : 20 de Fevereiro de 2013, as 22:15:21 »

Pode ser só um buffer de saída. Creio que o nível esteja bom mesmo depois dos resistores de 50k que você usará no lugar do pot de MIX.

A idéia de ter um passa-alta variável na entrada do distorcedor pode valer bem à pena! E um controle de TONE no som "limpo" pode ser legal para preservar só o grave, capando as altas, no caso do baixo, por exemplo.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #37 : 21 de Fevereiro de 2013, as 19:18:58 »

Assim?

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

OBS.: C1 = 470pf
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, as 18:08:16 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #38 : 21 de Fevereiro de 2013, as 20:24:33 »

Não existe a necessidade de utilizar uma profusão de resistores, digo:
R27, R28, R29, R42, R43, R34.

Neste caso, bastaria: R29 = 220k; R43=47K; R34=10M, que causa o mesmo efeito.  Suprima os outros e curto no lugar de R42.

R35 não precisa estar ali também, coloque um fio no lugar.

Na fonte de Q5 deve haver um resistor ao GND, para que este funcione apropriadamente: entendi, é R26 que trocou de lugar!  Neste lugar deveria haver um resistor de valor bem alto, ou nenhum, para não carregar o controle de tom.
....
outro dia continuando:
A amplificação logo na entrada(booster) é de aproximadamente 20X !  O Big Muff tem amplificação bem grande.  Será que precisa mais?
Além disso, existem dois controles de tom em cascata.  Será que precisa mesmo?

Bem, eu pegaria o sinal para a entrada do Big Muff logo após o buffer, na fonte de Q5, com o devido resistor, não após o controle de tom.

T+
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2013, as 09:32:59 por Patines » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #39 : 22 de Fevereiro de 2013, as 14:12:40 »

Perfeito, Patines!

Realmente, eu mesmo não tinha percebido que o sinal para o muff vinha da saída do booster. Imagino que tenha havido um engano. Nesse caso específico só haverá problemas assim.

Eu não vejo problemas em se ter controles de filtro antes e depois de gerar distorção, obviamente se houver propósito. No caso do muff, quanto maior o valor do capacitor de entrada, maior informação de baixa frequência, consequentemente criano maior distorção por intermodulação, mais sujeira, mas fuzzy no resultado. Um simples passa altas ajustável na entrada do muff ajudará a ter um controle de característica da distorção. Já usei esse tipo de controle em overdrives e fuzzes com grande sucesso. O OKKO Diablo é um drive que usa esse recurso. Talvez possa até se testar um capacitor menor 1nF, talvez 560pF...

« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2013, as 14:15:13 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #40 : 25 de Fevereiro de 2013, as 21:42:29 »

Deixa ver se eu compreendi:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Aceito sugestões para layout:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, as 18:09:00 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #41 : 26 de Fevereiro de 2013, as 08:29:41 »

Deixa ver se eu compreendi:

Ainda resta R27 sem qualquer utilidade e carrega o controle de tom do booster, e o JFet (Q5) sem resistor de fonte(que era R26 que foi raptado e colocado no controle de tom) ao GND não funciona.  Dessa maneira, do JFET o sinal não passa.

Daí pegar o sinal depois do booster para o big muff é decisão tua, mas vai ser uma distorção monstruosa.

Abraços, T+
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2013, as 08:31:14 por Patines » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #42 : 26 de Fevereiro de 2013, as 19:42:47 »

Tem que ser como o Patines colocou: pegar o sinal que irá alimentar o Muff na saída do buffer de entrada, ou seja imediatamente após o FET e não depois do booster!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #43 : 26 de Fevereiro de 2013, as 20:20:40 »

Aceito sugestões para layout:

Acho que seria interessante distribuir os potenciômetros igualmente pela placa e na posição 1 2 3 (pra o mesmo ficar no lado da solda e voltado para a placa). Iria facilitar para soldar  diretamente na placa e economizar espaço dentro da caixinha.

Exemplo (do Biglouis):
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #44 : 28 de Fevereiro de 2013, as 18:12:41 »

Que valor vocês sugerem para o resistor no q5 (no Buff and Blend eles usam 3k3)?

Ficou assim:



Uploaded with ImageShack.us

Consegui alinhar todos os potenciometros, mas a placa ficou um pouco grande (cabe numa 1550bb deitada):



Uploaded with ImageShack.us
Registrado

Guitar Craft
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 9   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal