Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 19:00:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Dúvida] Pedais para venda  (Lida 9031 vezes)
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #15 : 09 de Dezembro de 2012, as 00:04:31 »

Eu tenho uma posição meio esquisita em relação a isso.

Não ligo se alguém montar pedais com um layout meu pra vender, fico feliz se puderem manter os créditos de autoria do layout, mas não se manterem, paciência, não perco meu sono por causa disso.

Agora, me incomodo em ver o pessoal vendendo placas pela net, com um layout que eu fiz.

Sei lá por que, mas isso acho meio estranho... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #16 : 09 de Dezembro de 2012, as 00:09:46 »

...Não ligo se alguém montar pedais com um layout meu pra vender, fico feliz se puderem manter os créditos de autoria do layout, mas não se manterem, paciência, não perco meu sono por causa disso.

Agora, me incomodo em ver o pessoal vendendo placas pela net, com um layout que eu fiz.

Sei lá por que, mas isso acho meio estranho... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
O dificil disso, é que a grande maioria nao mantem estes creditos. Nao vao querer vender um pedal com o nome de outro na placa.

Talvez incomode muitos, ao verem seu layout, fruto de um arduo trabalho, sendo comercializado pr outro, sem ao menos manter os creditos.
Mas é como opinado anteriormente pelo marcusbass, se colocar na rede, esta sujeito a isso...
Registrado

Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #17 : 09 de Dezembro de 2012, as 01:23:44 »

E se eu contar pra vocês que por puro TOC comecei a routear? Eu não queria ter pedais com o nome dos outros,
não que eu não os ache dignos, de modo algum, mas eu me sentia meio inútil, é como se aquele mérito não fosse meu,
então mesmo que ainda não muito profissional, faço questão de rotear meus projetos mesmo que demore mais, eu me sinto
mais no direito de dizer é meu eu que fiz, e o TOC ta crescendo agora eu quero entender os esquemas pra desenvolver
projetos próprios mas vou confessar falta referência pra estudo, muito material em inglês e eu detesto ler em inglês,
até pela falta de prática!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #18 : 09 de Dezembro de 2012, as 02:58:23 »

Já que falaram nisso de Layout... Eu achava que algum programa simplesmente calculava as dimensões da placa e ajustava o esquema a ela.

Quer dizer que esse processo na verdade é manual? O carinha que vai inserindo peça por peça imaginando como vai ficar na placa?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #19 : 09 de Dezembro de 2012, as 03:09:24 »

Tem programas que fazem o traçado das rotas a partir do desenho esquematico.
Alguns programas é possivel determinar tamanho da placa e posicionamento de certos componentes.
Porem este modo automatico, nao faz um  layout a contento, ficando a cargo do layoutista fazer o layout de acordo com suas nescessidades.
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #20 : 09 de Dezembro de 2012, as 09:11:00 »

Fazer "na mão" sempre é a melhor opção, não existe substituto para a inteligência e criatividade humanas. E aí, tanto faz você usar um programa especializado na confecção de layout ou o velho e bom Corel Draw (*), o resultado vai ser o mesmo.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Sobre os comentários feitos sobre pedais comerciais clonados, entendo que quando se faz um pedal "de boutique", no mínimo acaba-se substituindo os componentes "comuns" por outros com melhor qualidade (resistores de carbono por filme metálico, por exemplo), sai chaveamento eletrônico e entra 3PDT, e eventualmente outras pequenas alterações (muitas vezes a implementação de modificações achadas na própria internet). Mas o fato é que a influência da psicoacústica é sempre muito forte.

As vendas de clones (mesmo os melhorados) nunca serão tão intensas a ponto de comprometer a produção de larga escala.

Aquí no forum a questão é outra: estamos lidando com o ego de amigos (ainda que "virtuais"), então acho que não custa nada pedir uma autorização, mandar um presentinho para o layouteiro, manter os créditos... Ética e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Mas quando um completo desconhecido copia um layout do forum e o usa de forma indevida, não adianta ficar revoltado. O negócio é relaxar (sem gozar, eu odeio a Martha), porque a vida é curta demais para que se fique esquentando a cabeça por bobagem. Além disso, a grande maioria dos layouts publicados é baseado em circuitos desenvolvidos por outrém, e uma boa parte são baseados em aparelhos comerciais, então aí já pode ter havido uma violação de copyright. A meu ver, seria hipocrisia ficar revoltado porque alguém usou indevidamente um layout feito nestas condições.

Já tive o desprazer de ver artigos que eu escreví (nada relacionado à eletrônica) reproduzidos em sites sem os devidos créditos. Na época, fiquei revoltado, escreví para dono do site, claro que fui desconsiderado. A raiva passou, e podem ter certeza, as pessoas que realmente me interessam (familiares, amigos reais e virtuais e, sem dúvida, eu mesmo) sempre vão saber a verdade.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
PedroV9
Visitante
« Responder #21 : 09 de Dezembro de 2012, as 09:22:27 »

Já que tocaram no assunto... Que softwares vocês usam pra fazer layout? Eu costumo usar o proteus, mas nunca fiz layout algum de pedal.Tenho um pouco de problema na hora de exportar do ISIS pro ARES, faltam muitos componentes na biblioteca.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #22 : 09 de Dezembro de 2012, as 09:43:45 »

Eu uso o Eagle mais o Corel draw para fazer os acabamentos, aqui no fórum tem um artigo sobre o Eagle, depois só ler alguns tópicos do Corel Draw e do Eagle que o resto é só prática, boa sorte.
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #23 : 09 de Dezembro de 2012, as 10:31:53 »

Já que tocaram no assunto... Que softwares vocês usam pra fazer layout? Eu costumo usar o proteus, mas nunca fiz layout algum de pedal.Tenho um pouco de problema na hora de exportar do ISIS pro ARES, faltam muitos componentes na biblioteca.

(1) Desenhe o esquema no Isis (2) Abra o layout no Ares e observe os componentes que faltam (3) Procure na biblioteca do Ares o Footprint que melhor se encaixa no componente sem especificação para o layout (4) Configure o Footprint para o componente dentro do Isis (5) Se necessário crie um componente. O google pode dar detalhes sobre isso, e não é muito complicado. Legal!
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #24 : 09 de Dezembro de 2012, as 10:41:45 »

O Proteus eu já usei... mas sempre fiz o layout manualmente direto no Ares. Hoje tento usar o Eagle... mas por falta de tempo, nunca consegui fazer algo funcional nele.

Existe alguns pontos a ressaltar. O Proteus tem de diferencial apenas a simulação no Isis, porém biblioteca fraca.

O Eagle já não permite simulações (pelo que eu sei), mas pela quantidade de bibliotecas que podem ser encontradas na internet se torna uma das melhores opções, tenho em vista que uma boa parte dos membros desenvolve o circuito em protoboard ao invés de simular.

Porém já que você quer trabalhar de uma maneira mais honesta, evitando esbarrar nos direitos autorais de outrem, use o Kicad, pois ele é aberto... alguns usuários já estão começando a usá-lo. Baseado em seu post, você ainda não domina 100% os dois softwares acima, e certamente não irá comprá-los, então use o Kicad.

Quanto a usar layout de outrem, eu já montei 4 projetos distintos, feito pelo pessoal aqui do fórum. Algumas placas sempre vem com o nome de  quem fez... eu nunca o retiro, pois acho uma forma de preservar os devidos créditos...

Acho esta coisa de se importar com o uso indiscriminado do seu layout é relativo. Vender placas e kits com layouts aleio (grande escala) sem permissão, acho abuso, pois neste caso o número de placas é maior... agora pegar um layout, ou outro, disponibilizado aqui no fórum, acho normal, é obvio que o lance de manter o nome do cara lá placa é mais que obrigação, pois não foi você quem fez.

Eu considero que os layouts postados aqui é justamente para facilitar uma montagem rápida.

Agora como no caso seu, PedroV9, aconselho a fazer um layout próprio, pois sua intensão é vender em série. Com o tempo aconselho você a fazer um pedal com circuito próprio, a maioria se baseiam nos projetos comerciais, pra que nadar contra a maré, faça o mesmo.

Abraço!
Registrado
CamiloM
Visitante
« Responder #25 : 09 de Dezembro de 2012, as 11:43:37 »

Até hoje fiz apenas uns três layouts. Parei de fazer layouts na mesma época que parei de fazer pedais, agora como estou voltando  quero ver se reaprendo a mexer no Eagle. Eu usava a versão free e pretendo continuar usando já que não pretendo comercializar os pedais e as limitações da versão free não prejudicam os pedais que quero montar agora.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #26 : 09 de Dezembro de 2012, as 17:15:55 »

(*) Corel Draw é o que eu uso, mas cabe comentar que só faço layouts para minha própria utilização, pelo prazer da montagem, e quase nunca fico satisfeito com o resultado da montagem ou com a sonoridade do efeito em sí.

Meu pai roteou um  equalizador gráfico de 31 bandas no Corel Draw 11! E o pior é que (ou melhor, não sei...) funciona!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #27 : 09 de Dezembro de 2012, as 17:22:26 »

Meu pai roteou um  equalizador gráfico de 31 bandas no Corel Draw 11! E o pior é que (ou melhor, não sei...) funciona!

Então tá no sangue o DIY?  Grin
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #28 : 09 de Dezembro de 2012, as 17:23:52 »

Então tá no sangue o DIY?  Grin

Seguramente que sim!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #29 : 09 de Dezembro de 2012, as 17:27:54 »

Comecei a fazer o layout para um circuito baseado(copiado) no fuzz face, apenas com alguns valores diferentes e capacitores eletrolíticos radiais, pois estou pensando em vendas.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal