Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 16:41:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reforma: Giannini StratoSonic - GG08 – 1992  (Lida 67535 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #120 : 05 de Fevereiro de 2013, as 17:53:45 »

...
Bom agora acho que só falta o capacitor e resitor adequado para montar o Treble Bleed, é tanta divergencia de informação para os valores que as vezes penso em picar o pé nesse negocio, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Será que os valores são os mesmos para Humbuckers e Single Coils?

Abraços
EU costumo usar o resistor com valor o mais aproximado possivel da metade do valor do potenciometro.
Então para potenciometros de 250K uso resistor de 120K e para potenciometros de 500K uso 220K.
Capacitor eu uso 1n, mas da para experimentar valores mais baixos caso ache que ta "vazando" muito agudo em volumes mais baixos (controlando o volume pela guitarra).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
drusian
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 183

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6


« Responder #121 : 06 de Fevereiro de 2013, as 11:46:28 »

...
Bom agora acho que só falta o capacitor e resitor adequado para montar o Treble Bleed, é tanta divergencia de informação para os valores que as vezes penso em picar o pé nesse negocio, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Será que os valores são os mesmos para Humbuckers e Single Coils?

Abraços
EU costumo usar o resistor com valor o mais aproximado possivel da metade do valor do potenciometro.
Então para potenciometros de 250K uso resistor de 120K e para potenciometros de 500K uso 220K.
Capacitor eu uso 1n, mas da para experimentar valores mais baixos caso ache que ta "vazando" muito agudo em volumes mais baixos (controlando o volume pela guitarra).
Obrigado pela dica, eu vou seguir seu conselho, outros amigos já tinham dado mais ou menos esse toque.
Que tipo de capacitor você costuma usar? Oléo, Tântalo, Cerâmica?
Eu acho que vou mandar um email para o Erico Malagoli e ver se ele pode me indicar um valor.

Por acaso já montou Treble Bleed em HH777?

-----
Vivaaaaaaa! Chegaram os push-pull e a chave switch.
Falta só o capacitor e o resistor, depois estanho  Legal!
Uffa!
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2013, as 18:18:17 por drusian » Registrado

Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
drusian
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 183

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6


« Responder #122 : 08 de Fevereiro de 2013, as 19:34:42 »

Eríco Malagoli disse:
Sobre treble bleed

Ola

 

Os capacitores seriam de 47K
Você só usará eles e os pots
.

Será que ele entendeu direito? rs

 



Registrado

Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #123 : 08 de Fevereiro de 2013, as 20:16:28 »

Eríco Malagoli disse:
Sobre treble bleed
Ola
Os capacitores seriam de 47K
Você só usará eles e os pots
.
Será que ele entendeu direito? rs
Não.... ele achou que era o capacitor de tom...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
drusian
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 183

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6


« Responder #124 : 08 de Fevereiro de 2013, as 21:23:50 »

Eríco Malagoli disse:
Sobre treble bleed
Ola
Os capacitores seriam de 47K
Você só usará eles e os pots
.
Será que ele entendeu direito? rs
Não.... ele achou que era o capacitor de tom...
Foi o que imaginei, eu corrigi até o texto que ele me enviou, veio muito abreviado e sem acêntos.
Acho que respondeu automático e nem leu.
hehehe
Não ajudou..
Registrado

Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #125 : 08 de Fevereiro de 2013, as 23:01:21 »

Há quem nem saiba desse tipo de truque, como o treble bleed, ou que ache que estraga a beleza da coisa. Eu uso e a mim só beneficiou o uso do pot de volume da guitarra. O valor parece ser de tone, porém .047uF é o valor das Strats até os anos 80, quando passaram a usar .022uF, ou seja para single coil. Para captadores humbucking o comum, nas LPs ao menos, é o .022uF.

Outra coisa importante: O capacitor de treble bleed só entra no jogo quando você começa a baixar o volume da guitarra. Com o volume no talo, é como se ele não existisse! Experimente 270pF e diga o que acha ao ir baixando o volume. Eu creio que com pots de 500K esse valor deva ficar bom.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
drusian
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 183

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6


« Responder #126 : 09 de Fevereiro de 2013, as 09:19:35 »

Há quem nem saiba desse tipo de truque, como o treble bleed, ou que ache que estraga a beleza da coisa. Eu uso e a mim só beneficiou o uso do pot de volume da guitarra. O valor parece ser de tone, porém .047uF é o valor das Strats até os anos 80, quando passaram a usar .022uF, ou seja para single coil. Para captadores humbucking o comum, nas LPs ao menos, é o .022uF.

Outra coisa importante: O capacitor de treble bleed só entra no jogo quando você começa a baixar o volume da guitarra. Com o volume no talo, é como se ele não existisse! Experimente 270pF e diga o que acha ao ir baixando o volume. Eu creio que com pots de 500K esse valor deva ficar bom.
Alex, muito obrigado por sua participação ativa.
Eu, seguindo sua dica, comprei capacitores lineares para volume.
Você disse que usando T.bleed, os linearer se sairam melhor.
Eu não tenho como medir a capacitância, que tipo de capacitor que seja facíl de encontrar e o valor dele chegue proximo ao timbrado no mesmo? Lembro que disse que alguns tipos de capacitor, vem com o valor incoerente com o anúnciado.
O uso do resistor, altera em que no circuito?
Vejo que vc, adiel e alguns outros, omitem o uso do mesmo.
Com o capacitor em mãos já começo a montagem.

Alguem conhece um bom artigo que mostre com fotos como distinguir capacitores á oléo, tântalo, ceramica, poliester? Eu tenho algumas sucatas em casa, as vezes até consiga localizar algum aqui de boa qualidade (bumble bee? rs).
Valeu
Registrado

Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #127 : 09 de Fevereiro de 2013, as 09:40:54 »

O mais preciso nessa faixa de valor seria o de silver mica. Pode ser que o multicamadas também... Capacitores papel/óleo, além de difíceis e caros atualmente, nem sei se existem nesse valor.

Quando se usa um capacitor e um resistor em paralelo altera-se o sistema de outra forma. Isso exige um capacitor de valor maior, como 1nF. A performance é outra. O capacitor de valor mais baixo sem o resistor apenas ajuda a preservar o brilho, mas não as médias altas, quando se abaixa o volume.

De qualquer forma, por mais que expliquemos detalhadamente, só a experiência pessoal indicará o que é melhor pra você!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #128 : 09 de Fevereiro de 2013, as 10:10:48 »

Retorno com a sugestão dos dois fios ligados ao potenciômetro de volume, com garras jacaré para fora do escudo da guitarra, para que se possa testar vários valores de capacitores e possíveis associações com resistores.
Registrado

drusian
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 183

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6


« Responder #129 : 09 de Fevereiro de 2013, as 10:59:36 »

Retorno com a sugestão dos dois fios ligados ao potenciômetro de volume, com garras jacaré para fora do escudo da guitarra, para que se possa testar vários valores de capacitores e possíveis associações com resistores.
Vou fazer isso sim Adiel.
É que como pode ver, eu não entendo dos componentes, não tenho como medir.
Preciso saber os que tenham os valores mais proximos para ai sim testar os valores, com e sem resistor.



-----
O mais preciso nessa faixa de valor seria o de silver mica. Pode ser que o multicamadas também... Capacitores papel/óleo, além de difíceis e caros atualmente, nem sei se existem nesse valor.

Quando se usa um capacitor e um resistor em paralelo altera-se o sistema de outra forma. Isso exige um capacitor de valor maior, como 1nF. A performance é outra. O capacitor de valor mais baixo sem o resistor apenas ajuda a preservar o brilho, mas não as médias altas, quando se abaixa o volume.

De qualquer forma, por mais que expliquemos detalhadamente, só a experiência pessoal indicará o que é melhor pra você!
Me ajudou muito com o conceito de funciomento, quanto ao uso do resistor.
Vou tentar localizar os capacitores de silver mica ou multicamadas.
Vou ver se consigo alguns valores diferentes de capacitor e testar com uso de resistor, ver o que fica mais legal.
Tens ajudado bastante, obrigado.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2013, as 11:13:00 por drusian » Registrado

Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #130 : 09 de Fevereiro de 2013, as 12:57:56 »

Com a idéia do Adiel você pode comprar várias unidades de valores de 180 até 470pF de capacitores cerâmicos e ir testando. Os cerâmicos comuns são normalmente muito baratos, dá pra fazer a festa! Também pode aproveitar experimentar com o resistor, nos valores que o Kem passou, por exemplo! Tudo vai sempre em paralelo nos mesmos dois pontos do pot de volume. É a parte mais barata do seu upgrade, porém muito importante. E não descarte a possibilidade de simplesmente você não querer usar o treble bleed se ele não fizer sentido na sua performance.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
drusian
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 183

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6


« Responder #131 : 09 de Fevereiro de 2013, as 15:19:34 »

Com a idéia do Adiel você pode comprar várias unidades de valores de 180 até 470pF de capacitores cerâmicos e ir testando. Os cerâmicos comuns são normalmente muito baratos, dá pra fazer a festa! Também pode aproveitar experimentar com o resistor, nos valores que o Kem passou, por exemplo! Tudo vai sempre em paralelo nos mesmos dois pontos do pot de volume. É a parte mais barata do seu upgrade, porém muito importante. E não descarte a possibilidade de simplesmente você não querer usar o treble bleed se ele não fizer sentido na sua performance.

Eu vou usar Treble Bleed sim, e agora que tenho um pouco de ideia como funciona (graças a vocês) pensei até em fazer o seguinte:

No Pot de volume do captador da ponte, usar capacitor n1F e um resitor de 250K, já que esse captador é mais agudo, assim preservaria os medios e graves.
Já no captador da braço onde o som já é naturalmente mais grave, usar apensar o capacitor em valores mais baixos como você recomendou, valores entre 180pF / 470pF, assim não preservando tanto os graves e medios, para eu que não gosto muito de som abafado, o mix desses captadores com o volume do cap do braço mais baixo, poderia trazer um som interessante.

Registrado

Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #132 : 09 de Fevereiro de 2013, as 16:54:22 »

Mas em qualquer um dos captadores passivos a faixa de frequencias que é atenuada ao reduzir o volume é a de agudos, as altas, por isso se usa o truque do capacitor para "sangrar os agudos", facilitar a passagem das altas.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #133 : 09 de Fevereiro de 2013, as 20:45:47 »

drusian, o Alex já falou mas vou reforçar. O treble bleed não tem atuação nenhuma quando o potenciometro de volume da guitarra esta no maximo.
É como se ele nem estivesse lá. Ele só atua quando você abaixa o volume da guitarra.
Apesar de na teoria os potenciometros lineares se darem melhor com o treble bleed, eu prefiro os logaritimicos, mas isso é questão de gosto.
Por isso reforço o que ja foi dito de monte aqui... tem que testar.
Faça o que o Adiel disse e teste só com capacitor ou resistor + capacitor.
Compre ceramicos mesmo de 270pF, 330pF, 470pF e 1n.
Vai gastar menos de R$1,00...
Se achar os capacitores com tensão maior prefira esses (100V~500V ao invés do de 50V mais comum).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #134 : 14 de Fevereiro de 2013, as 12:49:44 »

Eu usava trebble bleed com logarítmico, ams depois que alterei para linear, vi que tinha muito mais controle no volume. Usando log, a atuação do pot só existe quando está próximo do minimo.
Alex
Captadores a óleo possuem uma boa faixa de valores. Tem uma loja daqui onde encontro de 0,5 k até 2 uF(enorme) e a 1 real a unidade. Uso um de 0,033uF para o tom de minha guitarra(atualmente com três single coils). Nessa loja. consigo encontrar até capacitores pin-up!
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal