Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 14:33:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reforma: Giannini StratoSonic - GG08 – 1992  (Lida 67387 vezes)
drusian
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 183

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6


« Responder #15 : 20 de Dezembro de 2012, as 12:35:55 »

Drusian,
tem uma Fender Stratocaster deluxe (mexicana) que tem uma chave entre os pots de volume e tom.
É um botão, na verdade, para ligar o pickup da ponte junto com o do meio e do braço quando a chave está na posição 4 ou 5.
Dá uma procurada nela. É bem interessante e serve para te dar uma ideia de como fazer isso.

http://www.guitarcenter.com/Fender-Deluxe-Player-s-Stratocaster-Electric-Guitar-103538609-i1147157.gc



Interessante também...
Gostei nesse esquema também da foto abaixo também... se meu escudo não viesse com o corte da chave eu honestamente preferia até que fosse desse jeito:




-----
Treble bleed é um recurso usado para diminuir o efeito de "abafar" que o potenciometro de volume causa em posições internediarias. Basta um capacitor (eu prefiro capacitor + resistor).
Eu gosto de usar capacitor de 1n + resistor com valor aproximado a metade do valor do potenciometro soldados em paralelo entre os 2 pinos de sinal (não usa o pino do terra) do potenciometro.

O topico do no-load eu que abri... ainda não testei, mas uma coisa me pareceu preocupante... é dificil saber se você esta com o tone atuando ou não, pois basta um encostão sem querer no potenciometro que a coisa muda.

Mas eu recomendo você perguntar na Malagoli quais os poteciometros recomendados para os captadores que você esta adquirindo... eles dão todas as dicas que você precisar (fale com o Erico Malagoli, o cara é muito gente boa).

As chavinhas são realmente mais praticas e mais baratas que os potecniometros push-pull... mas fica feio pacas na strato.

Eu nem consegui achar esses potenciometros no-load para ser honesto.
Mas eu vou querer montar esses esquema de Treble Bleed, com certeza... e a ideia de perguntar para o Érico foi demais, realmente o cara é muito atencioso, já comprei outras peças na loja dele e o atendimento é espetacular mesmo.
Vou perguntar certinho os valores adequados, se bem que creio que seja os pots de 500k.
Obrigado

-----
Cara, na internet eu nem sei te dizer, pois compro esse tipo de equipamento em lojas antigas de eletrônica (antigos potenciômetros alemães são show!!!), mas é possível que o Felix aqui do handmades tenha parte do equipamento (se não ele todo). Para os knobs, uma dica que dou é usar os de Telecaster. Dão um ótimo visual para as strato.
Dê também uma olhada na Tiggercomp, acho que eles tem os capacitores de tântalo, e são bem confiáveis.

-----
Acabei de dar uma olhada na altana tubes, e eles tem capacitores de poliéster nos valores referidos por35 centavos, e potenciômetros alpha por 7,23. Já a chave de três posições, você deveráprocurar em alguma loja de instrumentos, pois pode ser encontrada.
Vou ver tudo certinho que eu preciso e procuro o Felix =)
Sobre os knobs os que peguei são esses:

São parecidos com o da Tele,
Novamente muito obrigado pela atenção,
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, as 12:41:48 por drusian » Registrado

Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #16 : 20 de Dezembro de 2012, as 12:55:05 »

Tudo é o uso real que se faz de cada componente do instrumento.

Um exemplo: tente, com essas 3 chavinhas alavanca, passar no meio de uma nota sustentada de um solo do captador do braço para o da ponte! Isso é um recurso que eu aprecio ter, escorregar a mão no seletor e já passar de um extremo ao outro da chave seletora de cinco posições, para outras pessoas não faz a menor falta!

Outra coisa: quais os timbres que realmente usa de combinação de captadores?

Ter flexibilidade é ótimo, mas tem que se ver o que dá mais facilidade na performance do instrumento também. É aquela coisa, nada é perfeito, mas dá pra se chegar ao melhor para cada um e suas necessidades.

« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, as 12:56:46 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
drusian
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 183

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6


« Responder #17 : 20 de Dezembro de 2012, as 13:12:13 »

Gente,

sobre treble bleed tem algumas informações aqui:

http://maquinasdemusica.com/informacoes/03/treble-bleed-o-que-e-e-como-fazer/

Abraços
Jorge

Muito obrigado,
Tá sendo meio estranho, ainda estou completamente perdido... Sei que é relativamente simples, mas até se familiarizar você fica um tanto boiando... Obrigado pela leitura,

Alex Frias
Isso que é duro, é tanta informação, rs possibilidades que acabo ficando em um baita saia justa.
E aqui bixo é muito pequeno muito pequeno mesmo... Eu conheço assim menos de 10 caras que tocam guitarra e nenhum que tenha feito qualquer modificação nas guitarras.
Luthier por aqui acha prá lá de 100Km, recursos e guitarras para testar e saber qual  esquema que mais me agrada, rs, nem pensar.
Vou ter que ler prá encrenca....

O que queria mesmo é: que meus humbuckers ficassem o mais brilhante possível, que eu perdesse o minimo de brilho e definição ao usar os pots de volume e tone. Que esses tivessem boa sensibilidade, utilizar o recursos de splitar e defazar da maneira mais simples possível, conceito KISS (Keep it simple stuped), o valor não me interessa o que interessa é ser um projeto simples, funcional e qua atenda os quesitos acima.

Agora que o caldo engrossa, sem você testar, ouvir, poutz é muito complicado saber o que fica mais legal, até porque gosto é gosto...
Mas  era mais ou menos isso que queria.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, as 13:32:19 por drusian » Registrado

Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
GuitarHero
Visitante
« Responder #18 : 20 de Dezembro de 2012, as 14:51:54 »


Agora que o caldo engrossa, sem você testar, ouvir, poutz é muito complicado saber o que fica mais legal, até porque gosto é gosto...


Eu tenho observado bastante a discussão desse tópico. Eu tenho duas stratosonics: uma que é de 70' (big headstock) e uma que é do final de 80' (quando escreviam Stratossonic). A primeira está 99,9% (falta trocar a bala do tensor) e a outra precisa fazer uma visita ao luthier para regulagens, acertar os trastes, dar uma geral no braço...
A questão que você levantou é muito interessante: qual configuração usar na guitarra. Isso é algo muito pessoal. Eu tenho uma opinião: teste todas! Entre meus amigos eu sou conhecido por alterar a elétrica das minhas guitarras a cada mudança de encordoamento. Eu estou sempre testando combinações novas. Tenho vários escudos com diversos testes. Alguns testes eu achei fantásticos, outros nem tanto e aos poucos vou chegandoa onde eu quero. Para aqueles que tem alguma habilidade manual, isso se torna muito divertido! É sério!  Cheesy
Faça isso e se divirta! Acho que você fez uma boa escolha nos captadores. Comece com uma configuração mais comum, com chave de três posições, volume e tone. Depois aprimore. O recurso das chaves série/paralelo em humbuckers é bem interessante. Você nunca vai ter um som de single, mas você pode gostar deste timbre em certas ocasiões. Uma outra opção é "bypassar" uma das bobinas do humbucker. O som fica mais próximo do era para ser um single, mas o volume é mais baixo... As possibilidades são muitas. Teste todas, divirta-se e escolha a que mais lhe agrada!  Wink
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #19 : 20 de Dezembro de 2012, as 15:07:35 »

Cada um é cada um. Eu por exemplo não uso o pot de tone, acho desnecessário. Nas minhas guitas eles estão sempre abertos, ou, no máximo.
Só não retirei-os por estética.
Registrado
drusian
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 183

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6


« Responder #20 : 20 de Dezembro de 2012, as 15:16:22 »


Agora que o caldo engrossa, sem você testar, ouvir, poutz é muito complicado saber o que fica mais legal, até porque gosto é gosto...


Eu tenho observado bastante a discussão desse tópico. Eu tenho duas stratosonics: uma que é de 70' (big headstock) e uma que é do final de 80' (quando escreviam Stratossonic). A primeira está 99,9% (falta trocar a bala do tensor) e a outra precisa fazer uma visita ao luthier para regulagens, acertar os trastes, dar uma geral no braço...
A questão que você levantou é muito interessante: qual configuração usar na guitarra. Isso é algo muito pessoal. Eu tenho uma opinião: teste todas! Entre meus amigos eu sou conhecido por alterar a elétrica das minhas guitarras a cada mudança de encordoamento. Eu estou sempre testando combinações novas. Tenho vários escudos com diversos testes. Alguns testes eu achei fantásticos, outros nem tanto e aos poucos vou chegandoa onde eu quero. Para aqueles que tem alguma habilidade manual, isso se torna muito divertido! É sério!  Cheesy
Faça isso e se divirta! Acho que você fez uma boa escolha nos captadores. Comece com uma configuração mais comum, com chave de três posições, volume e tone. Depois aprimore. O recurso das chaves série/paralelo em humbuckers é bem interessante. Você nunca vai ter um som de single, mas você pode gostar deste timbre em certas ocasiões. Uma outra opção é "bypassar" uma das bobinas do humbucker. O som fica mais próximo do era para ser um single, mas o volume é mais baixo... As possibilidades são muitas. Teste todas, divirta-se e escolha a que mais lhe agrada!  Wink

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ,
Com certeza é muito divertido, eu adoro desmontar e montar as coisas (até um de meus carros eu lixei inteiro e troquei de cor, turbinei na garagem de casa, sou um fuçador nato!).
O grande problema cara é que aqui não se acha nada, já morei em cidades maiores e sei como é facil ter informação, peças, acesso as coisas, porém aqui é algo meio proximo a estar ilhado, sobreviventes da ilha de lost ou the wallking dead, rs

Outra coisa também que é complicado demais prá mim é a falta de tempo, as vezes chego em casa e tenho vontade de ligar o ar e dormir, ver algum seriado, tão acabado que fico... trabalho com tecnologia o que exige as vezes demais da cabeça e tem dias que fico até meio bobo..

A única eletronica que tem na cidade, fui ver os potenciometros que o cara tinha, meu aquilo deve estar lá a cerca de 172 anos, tudo cheio de oxidação, só tem linear também... Quando se tem tudo na mão é muito facil, divertido, em casa tenho bancada, lixadeira, esmerilhadeira, compressor, desempenadeira, furadeira, parafusadeira, formão, serras, machados, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ Ferramenta eu tenho tudo que preciso, há alguns anos atrás eu construi um baixo com madeiras de moveis, ficou bacana...

Mas para eu conseguir brincar um pouco eu precisaria trabalhar menos, ter mais acesso aos componentes, manjar mais, rs
Também queria colocar a guitarra prá funcionar e abrir ela novamente só quando necessário... queria voltar a tocar, terminar algumas composições, gravar um demo delas e voltar a ter uma banda de fundo de quintal para tocar ai uma ou duas vezes no mês.


Já que fez varios testes, o que achou mais fantástico? rs
Abraços



-----
Cada um é cada um. Eu por exemplo não uso o pot de tone, acho desnecessário. Nas minhas guitas eles estão sempre abertos, ou, no máximo.
Só não retirei-os por estética.
Essa ai não tinha nem de volume, nem os pots estavam no lugar... rs
Mas eu quero gravar uns demos de algumas composições, talvés em estudio acabe sendo necessário... sei que 99.9% do tempo vão ficar todos no 10.

.-)
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, as 15:19:28 por drusian » Registrado

Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #21 : 20 de Dezembro de 2012, as 15:25:20 »

Essas chavinhas no lugar do switch de 5 posições não te deixa defasar nas posições 2 e 4.
Eu ainda acho melhor a switch original de 5 posições mais o botão.
Mais versátil e melhor para uso, como explicou o Alex e eu concordo.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
drusian
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 183

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6


« Responder #22 : 20 de Dezembro de 2012, as 15:27:27 »

Tudo é o uso real que se faz de cada componente do instrumento.

Um exemplo: tente, com essas 3 chavinhas alavanca, passar no meio de uma nota sustentada de um solo do captador do braço para o da ponte! Isso é um recurso que eu aprecio ter, escorregar a mão no seletor e já passar de um extremo ao outro da chave seletora de cinco posições, para outras pessoas não faz a menor falta!

Outra coisa: quais os timbres que realmente usa de combinação de captadores?

Ter flexibilidade é ótimo, mas tem que se ver o que dá mais facilidade na performance do instrumento também. É aquela coisa, nada é perfeito, mas dá pra se chegar ao melhor para cada um e suas necessidades.


Com certeza!
Nada é perfeito e sou do tipo que gosta das coisas simples, descomplicadas...
Chavinha de 3 posições mesmo, 2 volumes, 1 tone, chave tic-tac ou push-pull prá esplitar e defazar, treble bleed com certeza vai ser legal prá mim.
Nada tecnicamente muito complicado, só preciso acertar os valores das coisas organizar o esquema..

Acabei de receber resposta do Erico Malagoli e quanto aos potenciometros ele recomendou:

- Volume: A500K - logarítmico
- Tone:    B500K - linear

É isso mesmo?
baita dúvida cruel se uso push-pull ou tic-tac... gosto tanto das tic-tac mas onde que vou enfiar essas chaves prá não perder a estética, tentei ver algo na net mas não achei nada, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Obrigado viu cara,



-----
Essas chavinhas no lugar do switch de 5 posições não te deixa defasar nas posições 2 e 4.
Eu ainda acho melhor a switch original de 5 posições mais o botão.
Mais versátil e melhor para uso, como explicou o Alex e eu concordo.


Dois humbucker, vou usar chavinha de 3 mesmo...
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, as 15:28:59 por drusian » Registrado

Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #23 : 20 de Dezembro de 2012, as 15:32:09 »

drusian... push pull... como falou o Alex... mexer nessas chavinhas no meio da musica... haja...
E existe um milhão de lojas virtuais... e... existe o Ebay.
Hoje nao é necessário contar com lojas fisicas para se adquirir o que quer que seja, nem carro.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #24 : 20 de Dezembro de 2012, as 15:34:11 »

Nem vi que eram humbuckings.
Eu ainda colocaria uma chave para tornar-los singles e defasá-los entre si.
Po, você pode ter um monte de opções.
Singles próximos, afastados, defasados ou não...
Estude as possibilidades e procure ouvir amostras.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
drusian
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 183

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6


« Responder #25 : 20 de Dezembro de 2012, as 15:39:14 »

Nem vi que eram humbuckings.
Eu ainda colocaria uma chave para tornar-los singles e defasá-los entre si.
Po, você pode ter um monte de opções.
Singles próximos, afastados, defasados ou não...
Estude as possibilidades e procure ouvir amostras.



Então mando vir um rolo de 200 metros de fios e 8 bobinas de estanho para solda? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Acho que só splitar e defazar já tá bom, vai ser um desafio bom prá mim, tenho pouca noção...
Senão acho que fica fiação demais, deve ficar uma bagunça já desse jeito que quero..
Obrigado por participar .-)
Registrado

Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
GuitarHero
Visitante
« Responder #26 : 20 de Dezembro de 2012, as 16:06:49 »

Já que fez varios testes, o que achou mais fantástico? rs

Gostei de montar um escudo com um Malagoli Intruder na ponte, com chave série/paralelo, um single em alnico no braço, volume e chave de 3 posições (tipos das Les Paul's) e uma kill switch. Sem captador no meio e sem controle de tone. Gostei muito! Inclusive ainda está montado. Aproveitei os furos dos potenciômetros para por as chaves. Então ficou: no buraco usado para o pot. de volume ficou a kill switch, no buraco primeiro tone ficou o volume (pot. de 500K) e no último buraco ficou a chave alavanca que faz o série/paralelo.
Outra experiência que eu curti foi um escudo com dois humbuckers retirados de uma Sterling Axis, com um volume, um tone (que funciona só para o cap. da ponte) e chave três posições. O pot. de tone botei um push-pull que bypassa as boninas do meio. Pots de 500K e cap. de 47nF.
A última foi por um escudo na minha Stratosonic com dois singles e um Seymour Duncan Hot Rails. Usei potenciômetros de 500k para o volume e tone (que atua só no cap. da ponte). Usei um capacitor de 33n no tone. No lugar do primeiro tone da strato eu pus uma chave alavanca que faz o série/paralelo do HR. Essa ficou bem porrada (até demais para o meu gosto!  Cheesy).
O próximo passo é devolver o single da ponte da Giannini, instalar pots de 250K com caps. de 22n para os tones, pretendo colocar uma chave para ligar o cap. do braço com o da ponte (tipo esse da Fender que alguém postou) e fazer um treble bleed (gosto de explorar os recursos do pot. de volume!!!).
Também tenho stratos com configuração padrão (só tenho stratos!  Grin). Confesso que estou tentado a comprar um set de Lace Sensor Gold o circuito da Mid booster e TBX Fender, mas isso fica para depois... rs
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #27 : 20 de Dezembro de 2012, as 16:13:36 »

Nem vi que eram humbuckings.
Eu ainda colocaria uma chave para tornar-los singles e defasá-los entre si.
Po, você pode ter um monte de opções.
Singles próximos, afastados, defasados ou não...
Estude as possibilidades e procure ouvir amostras.


Roberto... mas você não acha melhor a chave ser um potenciometro push pull?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #28 : 20 de Dezembro de 2012, as 16:19:37 »

Pode.
Vai ao gosto do freguês.

Vai depender também é da cavidade interna da guitarra pra ver o que vai caber.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
drusian
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 183

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6


« Responder #29 : 20 de Dezembro de 2012, as 16:20:58 »

Já que fez varios testes, o que achou mais fantástico? rs

Gostei de montar um escudo com um Malagoli Intruder na ponte, com chave série/paralelo, um single em alnico no braço, volume e chave de 3 posições (tipos das Les Paul's) e uma kill switch. Sem captador no meio e sem controle de tone. Gostei muito! Inclusive ainda está montado. Aproveitei os furos dos potenciômetros para por as chaves. Então ficou: no buraco usado para o pot. de volume ficou a kill switch, no buraco primeiro tone ficou o volume (pot. de 500K) e no último buraco ficou a chave alavanca que faz o série/paralelo.
Outra experiência que eu curti foi um escudo com dois humbuckers retirados de uma Sterling Axis, com um volume, um tone (que funciona só para o cap. da ponte) e chave três posições. O pot. de tone botei um push-pull que bypassa as boninas do meio. Pots de 500K e cap. de 47nF.
A última foi por um escudo na minha Stratosonic com dois singles e um Seymour Duncan Hot Rails. Usei potenciômetros de 500k para o volume e tone (que atua só no cap. da ponte). Usei um capacitor de 33n no tone. No lugar do primeiro tone da strato eu pus uma chave alavanca que faz o série/paralelo do HR. Essa ficou bem porrada (até demais para o meu gosto!  Cheesy).
O próximo passo é devolver o single da ponte da Giannini, instalar pots de 250K com caps. de 22n para os tones, pretendo colocar uma chave para ligar o cap. do braço com o da ponte (tipo esse da Fender que alguém postou) e fazer um treble bleed (gosto de explorar os recursos do pot. de volume!!!).
Também tenho stratos com configuração padrão (só tenho stratos!  Grin). Confesso que estou tentado a comprar um set de Lace Sensor Gold o circuito da Mid booster e TBX Fender, mas isso fica para depois... rs

Caracas..... fiu fiu.... e está ai o taradão do ferro de solda...
Sensacional!
É tanta configuração que agora já deu nó na cabeça...
Deixe eu perguntar cara, que estilo de som você curte tocar?

-----
Pode.
Vai ao gosto do freguês.

Vai depender também é da cavidade interna da guitarra pra ver o que vai caber.



O corpo dessa é bem gorducho e as cavas são bem fundas... conforme for desmontando vou postando fotos dar modificações...
Duro que eu adoro as chavinhas tic-tac,  é achar um jeito de deixar estético... também são mais funcionais para mudança durante a musica né..
Mas isso é mero detalhe, quando chegar as coisas eu vou vendo as opções das chaves.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, as 16:23:03 por drusian » Registrado

Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal