Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 01:16:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Boss DS-1 (Keeley Mod)  (Lida 20540 vezes)
Henriq
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0



« : 23 de Dezembro de 2012, as 19:57:28 »

Amigos do Fórum, eu abri esse tópico para tratar de questões relativas ao Keeley Mod no DS-1, pois na pesquisa só encontrei algumas informações espalhadas, e que respondem a apenas algumas perguntas que costumam surgir entorno do assunto.

Estou pensando em comprar um DS-1 por causa do preço, timbres que eu ouvi/imaginei tirar com ele e etc. Olhando esse conhecido .PDF (http://www.diystompboxes.com/DIYFiles/up/Build_Your_Own_DS-1_Distortion.pdf) que explica modificações no DS-1 me surgiu uma dúvida:

O DS-1 com o Keeley mod tem uma chave adicionada ao pedal, ok, mas eu não entendi: A chave é para selecionar entre o Seeing Eye e o Ultra Mod, ou entre um dos modos e a configuração stock(fábrica) de diodos?

Satriani e Vai usam Seeing Eye ou Ultra Mod?

Desde já muito obrigado!
Registrado

"Blues is easy to play,but hard to feel" - Hendrix
felixmeirelles
Visitante
« Responder #1 : 24 de Dezembro de 2012, as 00:13:02 »

Com certeza isso já foi discutido aqui no fórum umas 20x, mas posso te responder na boa.

O Satriani usava um DS-1 japão com alguma modificação nos filtros, mas ninguém sabe ao certo qual.
Já o Steve Vai usava um DS-1 japão stock no início, mas passou a usar um DS-1 Taiwan com M5223AL e keeley all seeing eye mod.
Ambos aparentemente abandonaram os DS-1 pela suas próprias distorções signature (Satchurator e Jemini)

A chave adiciona um led a mais no clipping, transformando o seeing eye em ultra. Coisa bem simples.
Em vermelho os componentes modificados:


« Última modificação: 24 de Dezembro de 2012, as 02:33:08 por felixmeirelles » Registrado
Henriq
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0



« Responder #2 : 24 de Dezembro de 2012, as 01:00:19 »

felixmeirelles,

eu pesquisei por DS-1 Keeley Mod e apareceram só 3 resultados de comentários dentro de outros tópicos, mas valeu pela compreensão!


A chave adiciona um led a mais no clipping, transformando o seeing eye em ultra. Coisa bem simples.

Como assim? o Ultra MOD é só mais um diodo que você adiciona usando a chave SPDT? e o Seeing Eye é o resto(maioria) do MOD?
O Seeing Eye é o que fica em uma posição da chave seletora, e o Ultra Mod é o Seeing Eye+ 1 LED, quando você seleciona a outra posição da chave?

Você viu o arquivo do link que eu postei? Aquilo ali me deixou confuso porque quando trata do Ultra MOD ele mostra alterações no D4, e quando fala do Seeing Eye ele mostra alterações no D5.

Esse MOD tem visivelmente 1 única chave seletora, e o documento mostra uma chave seletora fazendo o Ultra Mod, e parece que outra chave seletora fazendo o Seeing Eye Mod, pois a chave é SPDT, dessas On-On, se é que não estou enganado essa chave só tem 3 terminais, então não haveria como fazer as ligações dos mods que tão descritos no PDF com uma só SPDT.

Tô com a sensação de que a resposta tá bem debaixo do meu nariz e só eu não tô vendo, mas beleza hehehe

Ah, e obrigado pela imagem Smiley
Registrado

"Blues is easy to play,but hard to feel" - Hendrix
felixmeirelles
Visitante
« Responder #3 : 24 de Dezembro de 2012, as 02:31:43 »

O Seeing Eye é o que fica em uma posição da chave seletora, e o Ultra Mod é o Seeing Eye+ 1 LED, quando você seleciona a outra posição da chave?

Isso, e só isso.

Esse led a mais acionado pela SPDT dá um peso extra ao efeito em troca da resolução (ou dinâmica), que diminui.

O All Seeing eye é só as modificações com 1 led no clipping sem usar a chave, quando adicionamos a chave e consequentemente o outro led no clipping fazemos o ultramod.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2012, as 02:37:39 por felixmeirelles » Registrado
Henriq
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0



« Responder #4 : 25 de Dezembro de 2012, as 15:10:49 »

Eu tô pensando em comprar o Toshiba TA7136P, que é o AmpOp que vinha nos primeiros DS-1;
A dúvida é: Posso simplesmente substituir o AmpOp que vem de fábrica(provavelmente o NJM3403AL) pelo TA7136P, ou terei que fazer alguma modificação como colocar um resistor em função de biasing, para instalar o AmpOp?
Registrado

"Blues is easy to play,but hard to feel" - Hendrix
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #5 : 25 de Dezembro de 2012, as 17:32:55 »

A dúvida é: Posso simplesmente substituir o AmpOp que vem de fábrica(provavelmente o NJM3403AL) pelo TA7136P, ou terei que fazer alguma modificação como colocar um resistor em função de biasing, para instalar o AmpOp?
Tera que fazer algumas modificações, não apenas resistores...
O TA7136 tem 7 terminais, enquanto o atual modelo usa um op.amp que é de 8 terminais.
Por aí se vê que tem diferenças.
MAs essas diferenças não é gigantesca, é sim possível adaptar o TA np atual layout.

A proposito, me lembro de uma entrevista em uma revista Italiana, em que o Satriani disse que o pedal dele (DS-1) era modificado para a versão antiga.
Como mencionado mais acima, não se sabe exatamente quais modificações tem no pedal do Satriani.
Com a entrevista nesta revista, nao se sabe se é apenas os filtros, ou se adaptou um TA, ou o que...
Registrado

Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #6 : 25 de Dezembro de 2012, as 18:05:22 »

No meu eu fiz as sugeridas por Keeley, porém usei o OPA2134PA no lugar do M5223AL. Ficou bem interessante o resultado. Também usei capacitores de tântalo no lugar de Metalfilm (1uF). Acho que utilizando estas mods mesmo com o CI original já vale muito a pena.
Registrado

Long live the King!
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #7 : 26 de Dezembro de 2012, as 08:43:26 »

Nesse PDF tem as mods bem explicadas:

http://www.4shared.com/office/MU5RX3q_/Mod_Keeley_DS-1_Instructions__.html
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, as 08:53:14 por Marcos Câmara » Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #8 : 26 de Dezembro de 2012, as 09:58:11 »

Bom dia pessoal, onde eu acho esse circuito integrado? já fiz uma busca mas só achei fora do Brasil. Abç
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #9 : 26 de Dezembro de 2012, as 10:42:26 »

Veja com o FOVB e com o Felix  Wink
Registrado

Henriq
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0



« Responder #10 : 27 de Dezembro de 2012, as 04:04:06 »

GrAmorin, até consegui os datasheets mas tá difícil de comparar os pinos do TA com os do NJM3404, se quiser eu posso postar os datasheets, caso tenha dificuldades para encontrar.

Marcos Câmara, muito obrigado!

guitar_luthier, eu achei o 7140, toshiba mesmo, agora é conferir se é equivalente ao 7136

Pessoal, das imagens do próprio Keeley (http://www.robertkeeley.com/audio6l6/dsfront.jpg) aparece esse capacitor de cor vermelha (como por exemplo C8) com valor de 1uF. Nos textos em inglês aparece escrito "metal film", mas por qual nome devo procurar aqui no Brasil?

Tô pensando em misturar o Keeley Mod com o MIJ MOD, alguem já tentou? O que acham?
Registrado

"Blues is easy to play,but hard to feel" - Hendrix
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #11 : 27 de Dezembro de 2012, as 07:29:34 »

...eu achei o 7140, toshiba mesmo, agora é conferir se é equivalente ao 7136
Não é equivalente.
Pelo menos não de modo direto.
Observe que no 7136 o Vcc é no pino 7, enquanto que no 7140 é no pino 6.
As entradas no 7136 são nos pinos 2 e 3, e no 7140 é nos pinos 1 e 2.

Da uma olhada no projeto do Tonepad, que entendera melhor como adaptar o TA para o layout atual.
Registrado

guitar_luthier
Visitante
« Responder #12 : 29 de Dezembro de 2012, as 19:18:11 »

Temos que achar um substituto não é possível!! Sad
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #13 : 29 de Dezembro de 2012, as 20:03:38 »

Para achar um substituto é melhor deixar como está com o op-amp original.
Registrado
Henriq
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0



« Responder #14 : 02 de Janeiro de 2013, as 01:15:27 »

Da uma olhada no projeto do Tonepad, que entendera melhor como adaptar o TA para o layout atual.

Vô quebrar a cabeça aqui com isso, sou inexperiente nisso, ai vai ser um trabalho lento e árduo  Cheesy
Comecei a ler um capítulo sobre AmpOp aqui, tá começando a clarear a situação.
GrAmorin, você já tentou fazer alguma adaptação? Tem algo relacionado a isso adiantado já?

Qual o tipo de capacitor que devo comprar pra fazer o Keeley Mod?

Registrado

"Blues is easy to play,but hard to feel" - Hendrix
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal