Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 22:55:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 13 14 [15] 16   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reabrindo - IALL-3.5 - Power com ECL-82  (Lida 72298 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #210 : 04 de Agosto de 2011, as 13:10:32 »

Não olhei os seus cálculos ainda (no trabalho é difícil fazer este tipo de análise), mas no caso do IALL 3.5, você esqueceu a componente indutiva do transformador. Isto faz com que a excursão de sinal no primário seja quase o dobro da tensão de alimentação.

Veja o site abaixo:

          http://www.freewebs.com/valvewizard1/se.html

Veja a linha de carga.

Para os classes B, onde cada válvula simplesmente param de conduzir quando o meio ciclo acaba, isto não acontece.

O que limita a potência dos powers valvulados é a dissipação de placa e não a tensão de alimentação.

Data a "resistência" de placa, você não pode simplesmente diminuir a impedancia do transformador (o que aumentaria a pot~encia), pois ela não vai transferir a energia adequadamente para o transformador. A outra alternativa, aumentar a tensão de placa, irá aumentar a dissipação de anodo, ultrapassando a capacidade da válvula.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2011, as 13:13:40 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #211 : 04 de Agosto de 2011, as 14:36:36 »

Citar
Não olhei os seus cálculos ainda (no trabalho é difícil fazer este tipo de análise), mas no caso do IALL 3.5, você esqueceu a componente indutiva do transformador. Isto faz com que a excursão de sinal no primário seja quase o dobro da tensão de alimentação.

Mas no IALL3.5 os cálculos que eu fiz estão consistentes com as medições que você fez. Não tem nada de estranho, tudo dentro do esperado. Se considerar o dobro da excursão do sinal no primário, é que as coisas ficam incoerentes. (veja adendo abaixo).


Meu irmão toca guitarra, e queria um ampli valvulado (ele tem só transistorizado) e falei pra ele que daria pra talvez fazer um.  Estou querendo ver qual dos dois (3.5 ou 10.5) tem maior custo benefício (peças x potência) e aí caí nessa dúvida.

=============================================================

Depois de um pouco de pesquisa (após ler o trecho relevante do Tube Wizard), conclui que o cálculo da potência fica difícil, pois:

- A tensão de anodo não consegue ir até perto da de catodo, porque entre uns 50V a 80V acima desta, a coisa perde muito a linearidade, portanto o ponto quiescente não pode ser perto do meio do B+.  Nesse caso meus cálculos ficam prejudicados, pois a excursão do sinal ficaria menor e menor potência na saída.
- Como tem a tensão induzida no transformador como o Gamal citou, a tensão para excursão do sinal aumenta de novo. o que explica a medição dele de 353Vpp quando a tensão de C2 era de 320V.
- Na verdade, a tensão induzida não é exatamente igual ao da alimentação (o que dobraria a tensão útil para excursão), pode ser bem variável (pode ser menos, pode ser mais). Dobrar é apenas uma estimativa, para se desenhar a reta de carga.  Esse thread explica alguma coisa:
http://www.diyaudio.com/forums/tubes-valves/181432-how-does-anode-voltage-swing-twice-ht-voltage.html
- Como eu não entendia porque havia essa tensão induzida, o thread aclarou a dúvida. Como existe uma corrente dc quiescente circulando pelo transformador de saída, há o armazenamento de energia no núcleo. Quando há a diminuição da corrente pela excursão do sinal, há a geração de força contra eletromotriz (tensão) ocasionando o aumento de tensão.  Esse mesmo efeito ocorre quando usamos drivers DC para acionar bobinas de relés, solenóides, motores, etc.  E costuma-se usar um diodo em anti-paralelo a bobina pra evitar e cortar a tensão induzida reversa.

Conclusão: como não dá pra prever quanto vai ser essa tensão induzida, fica difícil calcular qual vai ser a potência do amplificador. Só medindo mesmo.

-----

============================================================================

Gamal, veja se o meu cálculo para o pushpull está correto:


Continuando o exemplo da datasheet:
No IALL10.5, no labnotes tem a datasheet do ECL82, que tem na pág 4, um exemplo para 10,5W (com 4,8% de distorção); onde:
- Tensão de anodo: 250V
- Tensão de screen: 200V
- Resistor de catodo (comum): 220ohm
- Resistência de carga (placa a placa): 10000ohm
- Corrente de anodo: 2 x 31 mA
- Corrente de screen: 2 x 13 mA
- Corrente de catodo: 2 x (13+31) mA = 2 x 44mA = 88mA  (meu calculo)
- Tensão de catodo: 88mA x 220 ohm = 19,36V   (meu calculo)
- Logo a excursão da tensão sobre o transformador (1 perna só do primário) seria: 250v-20V=230V = 230Vpico
- A relação de espiras seria: raiz(10000/8) = 35,35 (placa a placa)  de uma placa ao CT seria metade: 17,67
- A tensão no secundário seria 230V/17,67 = 13Vpico = 13/raiz(2) = 9,2Vrms   (senoide)
- Assim a potência seria (9,2^2)/8 = 10,5W  (como na datasheet)

Aplicando o mesmo cálculo para o IALL10.5:
- Tensão de anodo: 214V
- Resistor de catodo (comum): 390ohm
- Resistência de carga (placa a placa): 10000ohm
- Tensão de catodo = 14,77V
- Logo a excursão da tensão sobre o transformador (1 perna só do primário) seria: 214v-14,77V=200V = 200Vpico
- A relação de espiras seria: raiz(10000/8) = 35,35 (placa a placa)  de uma placa ao CT seria metade: 17,67
- A tensão no secundário seria 200V/17,67 = 11,3Vpico = 11,3/raiz(2) = 8Vrms   (senoide)
- Assim a potência seria (8^2)/8 = 8W 
Faltaria alguém confirmar medindo a potência do IALL10.5
 
-

-----
Bacana demais o projeto, parabens hgamal.
Ficou com quais medidas o chassi?

Voltando ao transformador de saída:
O que eu preciso saber é somente qual é o GAP para este projeto (IALL-3.5 - Power com ECL-82), quando você foi comprar o transformador de saída na Líder ou na Lynx Audio você não precisou informar o GAP? Isso que não estou entendendo!_
No projeto fala a relação do transformador, tudo muito bem explicado, mas do GAP não tem informação nenhuma, somente que é necessário o GAP.
To meio perdido e sem coragem de pedir para fabricar o transformador e não ter todas as informações, você me entende?
Obrigado.
Abraços


Como eu estou estudando o IALL3.5 para talvez montar um, vou vendo que tem muitas dúvidas nas mensagens. Bom sobre o gap, eu achei uma fórmula num manual italiano (que pode ser baixado no site: http://digilander.libero.it/giunchifabrizio  ) para calcular a espessura do gap (pág 113):

gap = 0,001256 x N1 x Ia / B

onde
N1 = número de espiras do primário
Ia = corrente de anodo
B = indução magnética em Wb/m2   (usar 0,5)

Assim no exemplo:
gap = 0,0001256 x 3188 esp x 0,04 ampere /0,5 = 0,32 mm

Se o núcleo forem E I, o gap deve ser dividido por 2 (no caso 0,16mm)  Em caso de nucleo T U usar o valor obtido.




« Última modificação: 04 de Agosto de 2011, as 20:42:04 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Rikrdo
Visitante
« Responder #212 : 25 de Agosto de 2011, as 23:49:15 »

Ja tenho um IALL montado a algum tempo mas utilizo uma PCL82. Utilizava um transformador enrolado sob medida pra ela com os 16VAC no filamento mas acabei trocando os transformadores num pedal com um colega daqui do forum. Bom, o amp ficou parado algum tempo mas hoje coloquei ele de novo na ativa com outros transformadores que consegui. Porém no transformador, além da alta tensão só tem um enrolamento de 11VAC que após retificado está me entregando 13VDC ligado no filamento da PCL82. O amp funciona normalmente. A dúvida é a seguinte: há problema de estragar a valvula por usar uma tensão baixa no filamento ou é até melhor pois não estou "forçando" ele?

Abraços!
Registrado
tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #213 : 26 de Agosto de 2011, as 00:02:58 »

O meu estou com um problema quando coloco com o pré fender twin , após mais da metade ele começa a apitar demais ... gravei um audio aumentando o volume em intervalos pra ter a noção do que eu estou falando ...

Sem o pré ele vai bem!

http://www.4shared.com/video/fBYvUEMG/ruido_iall__pr_fender.html
Registrado

rafammbass
Visitante
« Responder #214 : 26 de Agosto de 2011, as 00:05:34 »

HAHAHA o grito no final foi o melhor hahahahaha!

Você aterrou o falante??? O meu também fazia isso! Entra no MESSENE, RAPÁ!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #215 : 26 de Agosto de 2011, as 00:09:03 »

Acho que dá problema usar a válvula com uma tensão menor de filamento sim! Fora que com o menos tensão ele irá aquecer menos e consequentemente menos eletrons livres fluirão. Resumindo use na tensão para que a válvula foi especificada, pode até ter uma certa folga pra mais ou pra menos de acordo com o datasheet da válvula.

Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #216 : 26 de Agosto de 2011, as 07:21:13 »

HAHAHA o grito no final foi o melhor hahahahaha!

Você aterrou o falante??? O meu também fazia isso! Entra no MESSENE, RAPÁ!


Aterrei sim ! O grito é porque ja era mais de 22hrs hahaha!!
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #217 : 26 de Agosto de 2011, as 07:29:06 »

Oi Rikrdo

Usar a válvula com tensão menor no filamento muda as curvas dela. A nuvem eletrônica fica menor e o ponto de trabalho se altera. Não é possível dizer com certeza que isso vai danificar a válvula. Pode ser que opere em um ponto seguro ou não. Com certeza posso te dizer que a potência dele está reduzida.

O melhor a fazer é corrigir o problema usando o transformador adequado para PCL82 ou então mudar para a LCL82/11BM8, que é a versão com filamento para 10,7V!

Fica mais barato trocar a válvula que mandar fazer outro transformador.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Rikrdo
Visitante
« Responder #218 : 26 de Agosto de 2011, as 10:07:12 »

bossman
Eduardo

Obrigado por responderem.
A questão de trocar a valvula é mais inviavel do que corrigir o transformador pois teria que comprar na net e pagar frete. O transformador eu mesmo posso reenrolar os 11VAC para algo em torno de 15VAC e se precisar uso um 7815 após a retificação.
No mais será que funciona usar um dobrador naquele estilo do seu video sobre transformadores e depois usar o 7815?

Abraços!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #219 : 26 de Agosto de 2011, as 19:13:38 »

Haroldo... NO labontes você recomenda um transformador de saida de 11W. Que calculos usou pra chegar nesse numero?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #220 : 26 de Agosto de 2011, as 19:15:23 »

Haroldo... NO labontes você recomenda um transformador de saida de 11W. Que calculos usou pra chegar nesse numero?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).

Este amp chega com dificuldades a 10 Watts. Coloquei uma margem pequena! só isso!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #221 : 26 de Agosto de 2011, as 22:02:43 »

Haroldo... NO labontes você recomenda um transformador de saida de 11W. Que calculos usou pra chegar nesse numero?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).

Este amp chega com dificuldades a 10 Watts. Coloquei uma margem pequena! só isso!
Esqueçe...  Roll Eyes Roll Eyes Roll Eyes
Isso que da ver as coisas com pressa.... achei que tava abrindo o do IALL 3.5 mas abri o do 10.5... A pergunta era p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) um transformador de 11W para um ampli de 3.5W...  Batendo Cabeça Batendo Cabeça Batendo Cabeça

Você chegou a postar aqui no forum um esquema de transformador de saida pro IALL 3.5?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
« Última modificação: 27 de Agosto de 2011, as 00:01:26 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Rikrdo
Visitante
« Responder #222 : 26 de Agosto de 2011, as 22:19:35 »

Só esclarecendo sobre a situação que havia citado acima sobre a alimentação do filamento da PCL82 (16V).
Montei o dobrador de tensão na linha de 11VAC e consegui 31,5VDC sem carga. Dai coloquei um regulador 7812 com dissipador e com um trimpot entre o pino 2 e o GND pra chegar nos 16V. Deu certo. Com a valvula no lugar medi 20VDC no dobrador e 16VDC após o regulador.

Abraço!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #223 : 27 de Agosto de 2011, as 08:25:01 »

Oi Pessoal

Para quem precisar de transformador de saída para o IALL 3.5, o TSS-23 do Baby Wonder também atende a ECL82.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #224 : 13 de Setembro de 2011, as 23:30:39 »

Falando sobre o 10.5, eu pergunto... porque não usaram 1 dos triodos como preamp e o outro pro circuito inversor? acho que isso poderia dar um pouco mais de "gás" pro som, pois pelo que li, os estágios inversores não dão ganho algum ao sinal, só servem pra separá-lo pros elementos de saída. Foi por algum motivo como microfonia, ruído...? Shocked
Eu tô com essa dúvida desde que vi o esquema dele pela primeira vez, mas andei ocupado com outras coisas na cabeça e esqueci de perguntar antes.

Muito boa observação!

Se você olhar bem o esquema, vai perceber que é isso que é feito. Observe que V2B é altamente realimentado, possuindo ganho -1 (via R13 e R15), Enquanto isso, V1B faz a pré-amplificação. Eu sei, do jeito que foi desenhado, parece um inversor de fase clássico. Mas as aparências enganam!

Não consegui de forma dar mais ganho neste circuito, mas se você conseguir, por favor, apresente. Por isto estou aqui, para aprender e ensinar.

Haroldo... Vamos la a mais uma pergunta sobre um de seus filhos...
V1B, como você disse, é usado como pré...
É possivel eu colocar um potenciometro na saida de V1B para controlar o volume? Ou ainda intercalar uma outra valvula entre V1B e V2B?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 13 14 [15] 16   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal