Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 00:39:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 16   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reabrindo - IALL-3.5 - Power com ECL-82  (Lida 72302 vezes)
juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« : 26 de Março de 2010, as 14:08:51 »

Bom pessoal, estou querendo mandar enrolar os transformadores do IALL 3.5 e o transformador de saída me gerou dúvidas.
Este núcleo GO/Gap de Ar, teria que ter alguma especificação para mandar enrolar? Qual seria a necessidade deste Gap?
Outra coisa, qual seria a corrente do secundário, considerando que somente utilizarei 8 Ohms?

Especificações retiradas do tutorial:
OT - Transformador de Saída
      Primário: 5600 ohms
      Secundário: 4/8 ohms
      Núcleo GO / Gap de Ar

Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 26 de Março de 2010, as 16:29:33 »

Amplificadores SE - Single Ended - necessitam deste tipo de configuração de transformador para funcionar.

A razão é simples. Na configuração SE, a corrente flui no transformador em apenas um sentido. Isto faz com que  o núcleo sature uma vez que o fluxo acumula dentro do núcleo.

O fluxo excedente vaza através do GAP. Para que o processo funcione corretamente, sem que o vazamento comprometa as características do transformador, o GAP tem que ser corretamente calibrado.

Núcleos em classe B não necessitam deste artifício, uma vez que o fluxo direto e inverso do fluxo é garantido pelo desenho do transformador e a da configuração push-pull do circuito.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #2 : 26 de Março de 2010, as 16:37:50 »

Entendi perfeitamente Hagmal, mas como calculo o GAP?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 26 de Março de 2010, as 18:36:12 »

Entendi perfeitamente Hagmal, mas como calculo o GAP?

O projeto de um transformador é uma tarefa complexa e detalhada. Existem alguns livros sobre o assunto.


Mensagem Mesclada
http://www.turneraudio.com.au/se-output-trans-calc.htm

Cansei de deixar o IALL 3.5 desabrigado, como uma curiosidade científica para todos olharem dentro.

Fiz um chassis que lembrasse um amp valvulado, mas que não fosse muito grande. Seguem as fotos.

Em breve ele terá um gabinete e ficará ao lado dos seus irmãos em minha casa!

Smiley
« Última modificação: 28 de Março de 2010, as 17:55:33 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #4 : 29 de Março de 2010, as 11:21:10 »

Bacana demais o projeto, parabens hgamal.
Ficou com quais medidas o chassi?

Voltando ao transformador de saída:
O que eu preciso saber é somente qual é o GAP para este projeto (IALL-3.5 - Power com ECL-82), quando você foi comprar o transformador de saída na Líder ou na Lynx Audio você não precisou informar o GAP? Isso que não estou entendendo!_
No projeto fala a relação do transformador, tudo muito bem explicado, mas do GAP não tem informação nenhuma, somente que é necessário o GAP.
To meio perdido e sem coragem de pedir para fabricar o transformador e não ter todas as informações, você me entende?
Obrigado.
Abraços
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #5 : 29 de Março de 2010, as 13:09:39 »

O chassis tem 300 x 100 x 40 mm. É feito de uma chapa de alumínio de 1mm dobrado (dobrei em casa, deu um trabalhão, acho que nunca mais faço novamente).

Quando você compra um transformador SE (Single Ended) de um fabricante especializado para uma dada potência, o fabricante já calcula e calibra seu processo de fabricação para que o GAP seja adequado.

Na foto os transformadores são produzidos pela Lider Transformadores. Embora eu prefira muito mais os da Lynx, resolvi experimentar os da Lider. São bem adequados e baratos. Difícil foi pedir. No fim, após alguns e-mails e uns telefonemas, deu tudo certo.

Já experimentei enrolar também (na verdade eu projetei pedi e um profissional aqui de Cascadura para enrolar). Não é uma tarefa fácil e requer cuidados. Para uma primeira montagem sugiro a compra.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #6 : 29 de Março de 2010, as 13:58:57 »

Nossa, ficou muito pequeno.
Agora ficou claro as informações.
Obrigado Hgamal
Registrado
rhadam
Visitante
« Responder #7 : 10 de Abril de 2010, as 20:23:53 »

Ae pessoal!

Montei o meu IALL 3.5 hoje! O som é muito bom! Isso que testei numa caixa 36W de um Staner Kute 25 que tenho aqui... Irei tirar umas fotos nos próximos dias e posto aqui...

Mas como toda primeira montagem, precisa de melhorias... Senti que preciso melhorar o aterramento do amp, com o volume no máximo a guitarra da "choque" hehe, na verdade muito menos que um choque, mas é algo a ser corrigido.
O grande problema que tive é ao colocar a guitarra com tom mais agudo possível. O amp começa a fazer uns barulhos estranhos, assim tenho que manter o tom 3/4 antes do máximo. Porém com estes 3/4 já estou com um tom bem agudo.

Estes testes foram feitos primeiramente com a tal lâmpada em série e sem a lâmpada em seguida. O amp foi montado sobre uma bancada de madeira, sem chassi, acredito que o chassi melhore o problema de aterramento.

Alguma sugestão para para tentar corrigir o amp?

Agradeço a atenção!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 11 de Abril de 2010, as 00:29:25 »

rhadam

Se ele está dando choque, revise a montagem, isto NÃO ERA PARA ACONTECER. A entrada é ligada a grade isolada e esta não devia haver nenhuma tensão que causasse choques. Ou seja, provavelmente o choque acontece via terra do plugue.

TOME UM CUIDADO ADICIONAL NESTE CASO.

Quanto a barulhos estranhos, não se esqueça de aterrar o jack de saída do alto-falante. Muitos dos barulhos esquisitos desaparecem com esta ação.

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Emmanuel
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 44

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


Emmanuel


« Responder #9 : 11 de Abril de 2010, as 13:18:02 »

Parábens haroldo!!!
essas fotos do seu IALL ficaram show de bola  Smiley
eu estranhei o tamanho do seu transformador de força!!!
achei ele muito grande, o meu eu mandei enrolar aqui mesmo e aparentemente o seu ficou mais gordão do que o meu!!! mais tudo bem!!!
v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)
Registrado
rhadam
Visitante
« Responder #10 : 11 de Abril de 2010, as 20:52:05 »

rhadam
Quanto a barulhos estranhos, não se esqueça de aterrar o jack de saída do alto-falante. Muitos dos barulhos esquisitos desaparecem com esta ação.



E quando não tem aterramento na rede de casa?

« Última modificação: 11 de Abril de 2010, as 21:10:30 por Plautz » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #11 : 11 de Abril de 2010, as 22:30:03 »

rhadam
Quanto a barulhos estranhos, não se esqueça de aterrar o jack de saída do alto-falante. Muitos dos barulhos esquisitos desaparecem com esta ação.



E quando não tem aterramento na rede de casa?



Quando falo de aterrar o jack de saída, falo em ligar o terra do jack ao terra da fonte!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
BigBlues
Visitante
« Responder #12 : 18 de Abril de 2010, as 00:57:33 »

Em relaçaõ ao timbre, a qual  vãlvula a ecl82 se acemelha? As outras válvulas dessa mesma família como ecl86 soam da mesma maneira?
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #13 : 18 de Abril de 2010, as 03:08:56 »

Em relaçaõ ao timbre, a qual  vãlvula a ecl82 se acemelha? As outras válvulas dessa mesma família como ecl86 soam da mesma maneira?

a ECL86 é mais potente. suporta até 9w de dissipação de placa (isso dá por volta de 5w de potêcia no seu falante). quanto a timbre, não sei dizer ao certo por nunca ter ouvido.

e se for usar qualquer uma delas, lembre de confirmar a pinagem pois acho que elas não têm a mesma pinagem.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
rhadam
Visitante
« Responder #14 : 25 de Abril de 2010, as 15:45:07 »

E aí pessoal.

Bom, continuo tendo problemas com ruídos no IALL.
Segui os conselhos do hgamal, aterrei o jack de saída do falante. Estou utilizando um filtro de linha antes do circuito, resolvendo os problemas de "pequenos choques", estou utilizando cabo blindado na entrada de sinal da guitarra.

Um ruído agudo surge gradativamente ao aumentar o tom agudo na minha guitarra, este barulho é diretamente proporcional ao volume do amp. Já estou na terceira placa montada e o ruído é sempre o mesmo. Acredito que não seja problema de montagem.

Gravei um sample deste ruído. Em um primeiro momento o volume do amp está no máximo e eu vou mudando o tom de grave para agudo gradavitamente, fazendo com que o ruído apareça. Na sequência eu abaixo o volume do amp e faço o mesmo teste, onde o ruído não é reproduzido. No final, aumento o volume do amp com a guitarra em tom agudo, fazendo com que o ruído apareça novamente.

Segue o link do Sample: http://www.upload-mp3.com/files/183983_i4gga/IALL_RUIDO.mp3

Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 16   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal