Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 09:49:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sobre a EF86  (Lida 7656 vezes)
a.sim
Visitante
« : 01 de Janeiro de 2013, as 19:32:09 »

EF86

A propósito, por que o pessoal insiste em usar uma válvula assim tão cara quanto a EF86 ?

Não é ganho, pois na maioria das vezes ela é usada como triodo ( embora seja pentodo )

Não é pelo ruído, pois o ruído eletrônico ( térmico + shot + 1/f ) é essencialmente igual ao de outros pentodos e o ruído " hum " do filamento poderia ser eliminado alimentando o filamento com DC

« Última modificação: 01 de Janeiro de 2013, as 19:52:05 por a.sim » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 01 de Janeiro de 2013, as 19:36:27 »

Bossman... com R$1.000,00 fica facil fazer um valvulado. O desafio era fazer com R$100,00
Mas...
Guilherme, Bossman e a.sim...
E a EF184? Ela tem muito da EF86. Muita gente usa ela para substituir a EF86 com excelentes resultados.
Eu to apostando no hibrido do 18Watts com a EF184 na entrada...
Vou ver se nesse começo do ano termino o layout (PTP claro).

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
vitorwolff
Visitante
« Responder #2 : 01 de Janeiro de 2013, as 20:11:18 »

O Ken salvando a pátria  Cheesy
Seria muito bom facilitar a montagem, quero montar um pra mim pra testar futuros pedais e um pra dar de presente pro meu irmão, mas não tenho nada em relação a componentes, isso seria muito bom mesmo.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #3 : 01 de Janeiro de 2013, as 22:27:26 »

Complicado é a EF86...

Ótima notícia Guilherme! Quanto a EF86 eu tenho uma NOS aqui guardadinha se não me engano da Philips... 

E se me permite a pergunta GUilherme esse Route 66 ai seria com direito a GZ34 e tudo ?

-----
Guilherme, Bossman e a.sim...
E a EF184? Ela tem muito da EF86. Muita gente usa ela para substituir a EF86 com excelentes resultados.
Eu to apostando no hibrido do 18Watts com a EF184 na entrada...
Vou ver se nesse começo do ano termino o layout (PTP claro).

Eu tenho algumas EF184, XF184 e EF183 aqui... Mas nunca tinha me aparecido nada pra usá-las antes do seu projeto

-----
EF86
A propósito, por que o pessoal insiste em usar uma válvula assim tão cara quanto a EF86 ?

Acredito que seja pelo "hype" que a válvula têm no mundo guitarrístico Alexandre, haja visto que ela foi usada num dos mais famosos amplificadores de guitarra o VOX AC-30!
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2013, as 23:01:56 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Guilherme
Visitante
« Responder #4 : 02 de Janeiro de 2013, as 18:51:47 »

Cobalto, perdoe-me, eu deveria ter justificado por que eu acho a EF86 "complicada".

Fazendo um rapido levantamento de preços de uma EF86 qualidade boa, na Altana e no TubeDepot, cheguei a mais ou menos R$ 150,00.

Esse valor, para um ampli de 1.000, completissimo (chassis, gabinete, parafusos, porcas, arruelas etc. etc. etc.) compromete o projeto logo de cara, pois em apenas um item, lá se vai 15% do custo.

Infelizmente a EF86 e sua familia (6267, 6F22, CV4085, EF806, EF806S) nao tem substitutas. Se houvesse um trono para a rainha das valvulas  de AF esse trono seria dela, certamente para a EF806S..

Bossman, acho a EF86 Philips/Miniwatt  o "padrão" para essa valvula. As aplicaçoes que temos para ela não precisa mais, tipo Telefunken, que está por 200 USD no TubeDepot. Essas são mais para microfones diafragma largo, preamps, equipos cientificos etc.

Um amigo construiu o Route 66, estagio de saida não UL, por R$ 1.190,00 importando apenas as KT66 e os 50+50 JJ, bypassando os federais, e comprando os caps e carbon film na Farnell. O chassis comprou cego, tendo que furar tudo na munheca com ajuda de punchers. O gabinete ficou praticamente identico ao Dr. Z e custou 200,00, muito em conta comparando com os 220 USD que cobram para um gabinete Plexi lá fora.

Kem, preamp com EF184 + ? e power SS ?

abraços

Guilherme
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 03 de Janeiro de 2013, as 17:58:56 »

...
Kem, preamp com EF184 + ? e power SS ?
...
Não... EF184 pré, 12AX7 inversora e PP de EL84.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2779.0
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #6 : 03 de Janeiro de 2013, as 19:03:34 »

Não... EF184 pré, 12AX7 inversora e PP de EL84.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2779.0

Permita-me comentar...

Um pentodo como pré, seguido de um triodo com ganho e um triodo inversor de fase. Por que não um triodo de pré, seguido de um pentodo com ganho e um triodo inversor de fase ?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #7 : 03 de Janeiro de 2013, as 19:20:42 »

a.sim... varias opções ja foram discutidas nesse topico aqui: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2529.0 . Na pagina 4 tem varias opções, inclusive como você citou.
Mas o 18Watt da Marshall é feito com inversora LTP (assim como 90% dos amplificadores de guitarra), e eu procurei seguir isso. Esse amplificador é uma versão do 18Watts, apenas mudando a primeira parte.
Do jeito que você falou fica interessante também... vamos ter saturação bem mais forte no pentodo, mas perdemos saturação na inversora... são opções diferentes apenas...
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, as 19:26:29 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #8 : 03 de Janeiro de 2013, as 19:28:42 »

OLá.

O nível de ruído de um amplificador é determinado pela figura de ruído do primeiro estágio. Como triodos são menos ruidosos do que pentodos, a primeira válvula do amplificador deve " sempre " ser um triodo.

É por essa razão que a EF86 aparece conectada como triodo quando ela é a primeira válvula, em amplificadores onde o nível de ruído é crítico.

E é por isso que eu gosto tanto das ECF80 !
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, as 19:31:54 por a.sim » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 03 de Janeiro de 2013, as 19:38:38 »

a.sim... você esta pensando em HI-FI...
Olhe os VOX... EF86 na entrada, modo pentodo...
Mesmo o 18Watt tem uma versão (com 2 opções de entrada) com EF86 na entrada, modo pentodo.
Pentodo na entrada só fica com muito ruido se o ganho for muito alto. Mantendo o ganho mais baixo o ruido diminui.
O 100Buck tem uma  EF184 na entrada... e não tem ruido.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #10 : 03 de Janeiro de 2013, as 19:59:03 »

Claro que, se o ganho é pequeno e/ou a potência é baixa, o ruído pode chegar a ser inaudível, não importando se a primeira válvula é pentodo ou triodo. Mas ruído é ruído, quer seja o amplificador HiFi ou não.

Para atender o critério do ruído, quer ele seja inaudível ou não, os amplificadores série S têm sempre um triodo na entrada.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #11 : 04 de Janeiro de 2013, as 19:06:15 »

Kem, seu amp já está fechado ?

Dá uma olhada nos circuitos inversores de fase dos VOX, principalmente os de baixa potencia (AC-10, Cambridge etc.) dando atenção às tensoes de alimentaçao de placa desse estagio.

Já ouví alguns circuitos TMB bem ruins por falta de criterio na alimentação da inversora. Lembre-se que v. precisa de poucos Vpp para excitar ao maximo um par de EL84 em AB1.

Muitas vezes uma 12AT7 com tensoes moderadas de Ebb é melhor para EL84/6V6.

Alexandre, eu tenho algumas ECF80/806, NOS-NIB, inclusive Telefunken. Tens EF86/6267 que gostaria de trocar ?

abraços

Guilherme


Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #12 : 04 de Janeiro de 2013, as 19:27:05 »

Kem, seu amp já está fechado ?

Dá uma olhada nos circuitos inversores de fase dos VOX, principalmente os de baixa potencia (AC-10, Cambridge etc.) dando atenção às tensoes de alimentaçao de placa desse estagio.

Já ouví alguns circuitos TMB bem ruins por falta de criterio na alimentação da inversora. Lembre-se que v. precisa de poucos Vpp para excitar ao maximo um par de EL84 em AB1.

Muitas vezes uma 12AT7 com tensoes moderadas de Ebb é melhor para EL84/6V6.

Guilherme, não esta fechado, nem testado.
Mas a inversora e alimentação desta seguem o esquema do 18Watt... que é um classico. Na verdade deixei com um tensão um pouco (bem pouco) menor que o original.
A unica modificação foi no primeiro estagio, trocando a 12AX7 pela EF184. Tentei configura-la para entregar ao tone stack um sinal proximo a saida do 2 triodo da 12AX7... se consegui não sei... Smiley
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2013, as 19:28:51 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal