Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:41:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Caixa para Wah DIY e ideia para cremalheira!  (Lida 41596 vezes)
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #45 : 19 de Setembro de 2014, as 15:04:00 »

Um tempo atrás eu fiz uma cremalheira e um pinhão fixados em uma base para um POT utilizando uma peça de acrílico de 3mm de espessura e uma micro retífica com disco de corte...
Deu um certo trabalhinho (acertei na segunda peça)  mas ficou muito bom!
Tem que relacionar a quantidade de dentes, diâmetro do pinhão entre outras coisas para que o movimento da cremalheira seja suficiente para dar uma volta no POT...
Passei uma pontinha de graxa no conjunto e ficou melhor que as feitas em fábrica!!!!  Cool
Assim que der posto fotos!
« Última modificação: 20 de Setembro de 2014, as 10:41:18 por xformer » Registrado

"Don't talk to strangers..."
leosilvaluthier
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #46 : 20 de Setembro de 2014, as 10:05:36 »

Adiel, este é um sistema bem simples de incrementar, e parece bem eficiente!

Bizzororro, nos cd rom que desmontei da LG, todos tinham a engrenagem (grande por sinal ) que deve caber bem um eixo de potenciômetro e a cremalheira.

As fotos devem ser removidas da citação.
Acabei de abrir um gravador de dvd LG (só puxei a gaveta) e fotografei:
essa cremalheira é perfeita ja usei uma vez e as engrenagens internas tambem, apesar que o potenciometro sofre muito desgaste então passei para o optico

« Última modificação: 20 de Setembro de 2014, as 10:40:24 por xformer » Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #47 : 02 de Abril de 2015, as 20:47:26 »

Olá,
vou postar as fotos da montagem do wah aqui, acabei nao usando uma cremalheira, o led/LDR funcionou muito bem!

Bem aqui vai a sequência de fotos da montagem/desmontagem:










A placa por enquanto está presa por pedaços de madeira...preciso por uma fixação mais adequada, mas funciona.
O shutter é um pedaço de pote de shampoo, e está preso por uma perninha de componente que sobrou num furo feito na borda interna da tampa.

Não muito profissional, mas funcional, inicialmente tentei um prego daqueles de janela, mas ai o shutter precisaria ser circular pra não forçar a placa.

Assim ele tem uma certa mobilidade, e esse problema não ocorre.

O formato é um triangulo, ou quase, foi tentativa e erro, fui cortando a ponta até ficar oK.

Medi a resistência com o shutter na frente do led e em paralelo com o resistor de 100k só dá 25K, o que achei baixo, mas o som está OK, vou checar isso ainda...
EDIT: Dá 25k, porque o plástico, apesar de não parecer, é translúcido. Com uma fita isolante preta, ele vai a bem mais que isso, mas aí fica com metade do movimento numa região grave, sem graça. Ao invés de alterar o perfil, para ter mais do agudo para o grave, preferi ficar como estava anteriormente

Fechei os furos da tampa com durepox e pintei de preto pra esconder, algumas fotos ainda é visível.

As outras peças são presas com porcas e parafusos. Coloquei uns calços pra diminuir o ângulo de ação dele o cry-baby usa 10º, esse aí tem 20º.

o dobro do movimento....

Espero que tenha ficado bem claro!

Segue o video:
https://www.youtube.com/watch?v=kbSpVQFievo
Abraços,
Thomas
« Última modificação: 07 de Abril de 2015, as 20:46:46 por Thomas_h » Registrado
Lucas grabauskas
Visitante
« Responder #48 : 19 de Julho de 2015, as 17:35:28 »

Eu comprei um kit destes http://www.aliexpress.com/item/Wah-Enclosure-Guitar-Effect-pedal-box/1361355273.html achei muito legal, bem funcional, agora estou quebrando a cabeça para ver o que vou usar para a borracha de cima do pedal para não escorregar o pé, e aquelas borrachas de fim de curso, para não bater o pedal no chassis (aquelas duas da foto logo abaixo dos pés de borracha da foto) já que não vieram no kit... até pensei em usar EVA no lado de cima...

Eu achei barato, me custou R$60,00, eu quebrei tanto a cabeça pra projetar um gabinete par ele que quando estava querendo comprar engrenagens e tal, acabei achando este kit e comprei pronto!

aproveitando o tópico, sem querer desvirtuá-lo, alguém sabe onde posso encontrar indutor para o wah? (pode ser respostas por mensagem privada, assim não atrapalho este post!) pois li que o pessoal anda usando tipos diferentes de indutores e o resultado fica legal!

Eu comprei um kit desses também! Só que dei azar, foi parado na receita, dólar alto, no fim custou pouco mais de 100 reais... Olha ele aí:


(foto ruim porque é de celular)

Só achei estranho o comentário de que não veio a borracha pra pisar ou o fim de curso... coloquei elas em destaque na foto, junto com os 4 pézinhos.

EDIT: agora que eu vi, esse anúncio que você linkou não tem mesmo nem a borracha de pisar nem a placa de fundo (embora o fim de curso esteja na lista de peças).... o que eu comprei foi desse link aqui: GEP-2 Wah wah guitar effects pedal
« Última modificação: 19 de Julho de 2015, as 17:40:48 por Lucas Grabauskas » Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #49 : 08 de Junho de 2019, as 14:59:52 »

Pessoal, estou tentando montar um wah em uma caixa 1590B porém a ideia inicial de usar engrenagem não vem dando certo. Então estou pensando em experimentar o sistema óptico. Vi esse vídeo onde usam fototransistor como potenciômetro:
https://youtu.be/nNMSu-FdjFg
Será que daria certo para o meu caso?
Tenho alguns fototransistores, alguém sabe informar se eles são sensíveis a luminosidade em geral ou somente infra-vermelho.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #50 : 08 de Junho de 2019, as 15:03:12 »

Tenho alguns fototransistores, alguém sabe informar se eles são sensíveis a luminosidade em geral ou somente infra-vermelho.

Use um multímetro nas escalas de resistência e ligue nas pontas do fototransistor (tem a polaridade certa, duas chances). Se a resistência medida variar quando você tampa ou deixa luz incidir sobre ele, vai descobrir se eles são sensíveis à luz comum.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #51 : 08 de Junho de 2019, as 16:58:09 »

São sensíveis à luz visível. Nem precisa experimentar.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #52 : 08 de Junho de 2019, as 17:08:08 »

Testei aqui, só deram valor resistivo com infra-vermelho. Os que tenho dá um valor muito alto em torno de 1,5M com o led infravermelho incidindo diretamente. No circuito que estou usando pede um POT de 50k, tenho que fazer uma associação em paralelo de resistores com o fototransistor até um valor próximo a isso?
Outra coisa é que a variação acontece muito rápida com um anteparo diminuído a incidência, vou ter que trabalhar nisso com o circuito todo montado.

-----
São sensíveis à luz visível. Nem precisa experimentar.
Nos meus não funcionaram com luz ambiente e nem com LED normal, será que a sensibilidade é muito pequena. Os que tenho são de mouses antigos, aqueles de bolinha.

-----
São sensíveis à luz visível. Nem precisa experimentar.
ERRATA! Você está certo,  funciona com luz visível. Acho que fiz besteira  Cheesy
« Última modificação: 08 de Junho de 2019, as 17:33:52 por Etelvino Costa » Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #53 : 09 de Julho de 2019, as 22:10:51 »

Pessoal, fiz varias tentativas com com fototransistores e não deu certo. Hoje usei um fotodiodo smd e funcionou...
Agora estou fazendo uns testes com anteparos diferentes, testando distancias e associações com resistores, para isso montei a parte do sensor em uma plaquinha com apenas umas ilhas.
O mecanismo foi basicamente o que o Thomas fez, segue umas fotos para ter uma noção. Por favor não se assustem, estou montando com o que tenho, a crise esta feia.




Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
LHMF
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 2

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #54 : 26 de Outubro de 2020, as 18:37:13 »

Há um pedal de volume da BOSS que utiliza um Sensor Hall (sensor de campo magnético) no lugar do potenciômetro.
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #55 : 27 de Outubro de 2020, as 16:05:58 »

Só uma observação, este sensor do pedal da Boss é um sensor de efeito Hall linear, mais difícil de achar, não o tipo mais comum que era usado em VCR players como sensor de rotação do cabeçote.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #56 : 22 de Janeiro de 2021, as 15:01:25 »

A algum tempo atrás eu pretendia fazer um pedal de volume em acrílico, mas acabei desistindo, porém cheguei a desenhar o sistema de engrenagem e cremalheira, cortei no laser e funcionou. O arquivo está em DXF, quem tiver acesso a uma máquina laser, pode fazer o teste com chapa 10mm.

https://www.4shared.com/file/wPFtRtkxea/engrenagemcremalheira.html
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal