Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 09:53:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Feedback na área de compra/venda  (Lida 10319 vezes)
rikathu
Visitante
« : 09 de Fevereiro de 2013, as 12:30:08 »

A ideia que estou propondo neste tópico não é nenhuma novidade, e acredito que quase todos já tenham visto em outros lugares, principalmente em sites de vendas. Não quero transformar nosso fórum em um espaço de divulgação e etc, embora isso já esteja acontecendo e imagino que por este motivo foi criada a área de Compra/Venda!

Para tornar este espaço de comércio mais organizado, sugiro um tópico fixo onde no post inicial teríamos uma lista de membros "comerciantes", cada um com uma pontuação positiva e negativa, que seria atualizada e obtida a partir da soma de feedback's informada por outros usuários que dariam este ponto postando um relato da negociação após comercializar com outro indivíduo, seja comprando ou vendendo.

Além da estrutura que deve ter este tópico também surge um problema: como evitar que um usuário aja de má fé ao pontuar tanto positiva quanto negativamente em outro? Uma solução simples, porém não perfeita, seria que ao votar com um ponto positivo ou negativo, a pessoa deve justificar o ponto, esclarecendo qual foi o problema ou quais as vantagens em comprar/vender com o outro, e antes de ser contabilizado no post inicial ele deveria ser aprovado por pelo menos 2 administradores ou pessoas que ficariam responsáveis de atualizar e organizar o espaço, e se houvesse desacordo entre estes "juízes", poderia haver um terceiro para desempate.

Se esta sugestão for aprovada pela comunidade que frequenta o fórum, acredito que seria muito positivo para todos os vendedores que frequentam este espaço, por transmitir confiança e credibilidade a quem está com receio de comprar pela internet, além de ser ótimo para que os compradores saibam se estão negociando com alguém de respeito e confiança!

Poderíamos discutir também se apenas vendedores receberiam "pontos" ou se quem compra também seria avaliado como bom ou mau comprador, da mesma forma que deve ser decidida a possibilidade de separar os pontos entre duas categorias como "pontos de compra" e "pontos de venda", para não misturar as coisas...

Estou ciente que esta proposta pode não ser aprovada, mas deixo em aberto para serem discutidas suas vantagens e desvantagens, bem como aperfeiçoamentos e novas ideias em cima desta iniciativa.

Um grande abraço a todos!
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #1 : 09 de Fevereiro de 2013, as 13:47:27 »

Tive uma ideia assim a um tempo atrás e fiz esse tópico, assim as pessoas interagem com vendedores que morarem perto,
ou membros que já tenham negociado, relatando o de forma positiva, procure alguém próximo a você e que tenha vários "Obrigado",
que de certa forma aumenta a credibilidade!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #2 : 09 de Fevereiro de 2013, as 14:53:43 »

Acho totalmente desnecessário algo do gênero, como todos sabem eu troco, vendo e compro coisas pelo handmades a mais de um ano, e nunca tive uma experiência ruim em todo esse tempo.

Creio que cada um criando seu tópico é a maneira mais democrática de vendermos, trocarmos e comprarmos.
Se alguém quiser analisar a reputação de um vendedor é só olhar os comentários no tópico de vendas dele, o nível de participação no fórum e principalmente conversar antes.

Criar um nível de "vendas" é uma forma de "robotizar" um ranqueamento, algo totalmente inútil aqui, uma vez que temos menos de 10 vendedores fixos no handmades.
Acho que como o handmades é um espaço livre, o ideal é justamente "humanizar" o atendimento, assim como os grandes Eduardo e Alexandre fazem.

Abraços a todos
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2013, as 14:57:55 por felixmeirelles » Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #3 : 09 de Fevereiro de 2013, as 15:08:26 »

Mesmo assim dou meu ponto positivo para o Felix(estou comprando com ele e já fiz negocios de troca anteriormente) e para o Apache(já comprei com ele tambem).
Vendedores nota 10. Bravo
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
rikathu
Visitante
« Responder #4 : 09 de Fevereiro de 2013, as 15:12:48 »

Tive uma ideia assim a um tempo atrás e fiz esse tópico, assim as pessoas interagem com vendedores que morarem perto,
ou membros que já tenham negociado, relatando o de forma positiva, procure alguém próximo a você e que tenha vários "Obrigado",
que de certa forma aumenta a credibilidade!
Legal, não sabia que você já tinha feito algo parecido, pode me indicar algum link onde o assunto foi discutido?

Acho totalmente desnecessário algo do gênero, como todos sabem eu troco, vendo e compro coisas pelo handmades a mais de um ano, e nunca tive uma experiência ruim em todo esse tempo.

Creio que cada um criando seu tópico é a maneira mais democrática de vendermos, trocarmos e comprarmos.
Se alguém quiser analisar a reputação de um vendedor é só olhar os comentários no tópico de vendas dele, o nível de participação no fórum e principalmente conversar antes.

Criar um nível de "vendas" é uma forma de "robotizar" um ranqueamento, algo totalmente inútil aqui, uma vez que temos menos de 10 vendedores fixos no handmades.
Acho que como o handmades é um espaço livre, o ideal é justamente "humanizar" o atendimento, assim como os grandes Eduardo e Alexandre fazem.

Abraços a todos
Respeito sua opinião felix, mas minha ideia não é de forma alguma robotizar a área de vendas ou criar um ranking entre vendedores! Mas agradeço pelo seu comentário, pois eu ainda não havia pensado nesse aspecto!

Contudo, quando estamos lidando com o comércio, no fim tudo não se baseia na concorrência? Por exemplo, você não busca preços mais baixos e produtos de qualidade para agradar seus clientes e fazê-los comprar com você em vez de ir em outros lugares? Do meu ponto de vista, este sistema de feedback não iria mudar muito as coisas, pois essas pessoas geralmente pesquisam e comparam você a outros vendedores antes de te escolher!

Não sou vendedor, estou propondo isto pois sou um consumidor, pense nisso...

Abraços!
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #5 : 09 de Fevereiro de 2013, as 15:22:56 »

Contudo, quando estamos lidando com o comércio, no fim tudo não se baseia na concorrência?

Não, não existe concorrência aqui, quem quer vender muito e rápido, e comprar comparando preços, vendo ranqueamentos e etc, existem vários sites de vendas para isso como o Ebay, o Mercado livre e outros sites.

O que basicamente eu, Apache, Fernando, Eduardo, Alexandre, Kem... oferecemos aqui, é um serviço personalizado de atendimento, oferecendo promoções e fazendo uma pré venda que não é possível em sites de vendas.

Acho que se alguém não consegue entrar no site e achar a gente(e nosso tópicos) é porque precisa ler mais o handmades antes de tentar sair "soldando" peças.

Entender a estrutura do site, o objetivo, aprender, e futuramente ensinar, se não é para isso, é melhor nem comprar nada ou comprar um pedal pronto.

Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #6 : 09 de Fevereiro de 2013, as 15:33:08 »

Acho bacana isso, porém vejo que aquele tópico que o marcusbass criou foi pouco frequentado, aquele lá achei interessante porque dá para saber quem já negociou com a pessoa através dos "obrigado", eu já vi algumas negociações aqui e nunca tive problemas.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
rikathu
Visitante
« Responder #7 : 09 de Fevereiro de 2013, as 15:33:36 »

Não, não existe concorrência aqui, quem quer vender muito e rápido, e comprar comparando preços, vendo ranqueamentos e etc, existem vários sites de vendas para isso como o Ebay, o Mercado livre e outros sites.

O que basicamente eu, Apache, Fernando, Eduardo, Alexandre, Kem... oferecemos aqui, é um serviço personalizado de atendimento, oferecendo promoções e fazendo uma pré venda que não é possível em sites de vendas.

Acho que se alguém não consegue entrar no site e achar a gente(e nosso tópicos) é porque precisa ler mais o handmades antes de tentar sair "soldando" peças.

Entender a estrutura do site, o objetivo, aprender, e futuramente ensinar, se não é para isso, é melhor nem comprar nada ou comprar um pedal pronto.
Não compartilho totalmente do seu ponto de vista, pois não condiz com minhas observações! Me parece contraditório algumas coisas que tu falou, mas não quero discutir, pois penso que nestes assuntos não existe opinião certa ou errada, mas sim argumentos coerentes. Certamente o seu atendimento e o das pessoas mencionadas é muito bom, não há o que questionar. Um abraço!
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #8 : 09 de Fevereiro de 2013, as 15:37:38 »

Esta foi a minha ideia a quase um ano atrás:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3434.0

Seria prático procurar nos tópicos fixos.

Mas foi ignorada pela administração da época.

Como disse o Félix, o ranking mais eficiente são os comentários dos
colegas que compraram e gostaram.

Eu já comprei com o Félix, com o Apache, o Eduardo (Altana) e com
o Tiagojoy e aprovo fortemente todos eles.


Abraços.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #9 : 09 de Fevereiro de 2013, as 15:44:25 »

Seria prático procurar nos tópicos fixos.

Amigo Ferro Velho muito obrigado pela indicação, mas é justamente esse o problema, a própria estrutura do handmades, evita "curiosos", e isso é ótimo para quem vende.

Normalmente quando o cara acha o tópico, ele sabe o que quer, é jogo rápido, assim como todos os meus clientes normais daqui.

As vezes vem uma galera sem conta no handmades, e sem experiência nenhuma em montagens também, me alugam por semanas mais 20-30 e-mails trocados, no final acertamos uma lista, e o cara some...

Como eu disse antes:

Acho que se alguém não consegue entrar no site e achar a gente(e nosso tópicos) é porque precisa ler mais o handmades antes de tentar sair "soldando" peças.

Entender a estrutura do site, o objetivo, aprender, e futuramente ensinar, se não é para isso, é melhor nem comprar nada ou comprar um pedal pronto.
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #10 : 09 de Fevereiro de 2013, as 15:45:22 »

Felix, a idéia no meu tópico não era estimular uma concorrência entre os vendedores fixos mas estimular trocas entre todos do site,
o obrigado no meu tópico passa uma segurança a grosso modo, digamos que o diego ai de cima que falou do meu tópico,
tenha uma guitarra pra trocar e queria um baixo eu me ofereço pra trocar, mas ambos não somos vendedores conhecidos apenas vimos
no meu tópico que moramos meio perto como confiar, é preciso arriscar as vezes, mas para que outros se sintam confiantes o que fazer?

Simples alguém que já tenha trocado com ele e deu um obrigado vai evitar que novos "rolos" não sejam evitados por ver que o cara é honesto,
o Cesar aqui do fórum é o maior roleiro do planeta, ele vai me matar, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, já trocamos algumas coisas, eu confio nele como confio no felix,
mas como os outros vão confiar no Cesar se eventualmente aparecer uma troca, se ele não tem um tópico de vendas, então vendo por esse lado
eu fiz para que as pessoas saibam quem mora perto para eventuais trocas e para saber quem já negociou com sucesso!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #11 : 09 de Fevereiro de 2013, as 15:47:29 »

Se o cara olha o fórum e participa ele vai saber que você, e o Cesar, e tantos outros são de extrema confiança.

Não precisamos usar o fórum para atrair compradores ou negociantes, queremos usuários como você, participativos e inteligentes.



Outro dia um cara me mandou um e-mail, se eu achar vou postar, de uma falta total de educação, simplesmente ignorei, o mundo longe do handmades é feio, muito feio.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2013, as 15:50:08 por felixmeirelles » Registrado
rikathu
Visitante
« Responder #12 : 09 de Fevereiro de 2013, as 15:49:27 »

A ideia inicial não era ter um ranking, mas sim uma lista que expressasse a satisfação dos clientes. Na verdade, meu primeiro pensamento foi em ajudar a evitar golpes virtuais, que ocorrem muito.

Todos que frequentam o fórum sabem que esse vendedores mais tradicionais são de confiança, mas para os novatos é difícil escolher pois muitas vezes a pessoa pode se sentir insegura em confiar em um estranho, e isso também ajudaria novos vendedores a conquistar seu espaço e a confiança dos clientes mais facilmente.

Se o cara olha o fórum e participa ele vai saber que você, e o Cesar, e tantos outros são de extrema confiança.

Não precisamos usar o fórum para atrair compradores ou negociantes, queremos usuários como você, participativos e inteligentes.
Você fala representando todos os vendedores?
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #13 : 09 de Fevereiro de 2013, as 15:51:07 »

Se o cara olha o fórum e participa ele vai saber que você, e o Cesar, e tantos outros são de extrema confiança.

Não precisamos usar o fórum para atrair compradores ou negociantes, queremos usuários como você, participativos e inteligentes.

Eu entendi o teu ponto, não sei se é porque tenho um certo receio que frizo isso mas meu medo ainda é o seguinte, vou dar um exemplo
com alguém grande MERAMENTE ILUSTRATIVO, vamos dizer que o Adiel seja um cara muito participativo muito prestativo mas seja enrolado com
dinheiro, o fato de ele ser prestativo não simultaneamente o torna honesto nos negócios!

OBS.: Usei o Adiel porque ele é o cara mais tranquilo do fórum e vai saber que foi um exemplo estúpido, também analisando a personalidade dele
sei que ele não vai ficar bravo, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #14 : 09 de Fevereiro de 2013, as 15:54:45 »

Citar
Amigo Ferro Velho muito obrigado pela indicação, mas é justamente esse o problema, a própria estrutura do handmades, evita "curiosos", e isso é ótimo para quem vende.

Entendo Félix.

Não havia pensado que haviam alguns que alugam e nada compram.

Na época que dei esta ideia eu estava começando a saber quem vendia o quê,
então achei que seria prático ver um tópico com um post único que seria sempre
atualizado e conteria a lista de componentes, o preço e as informações de como comprar.

Até pensei que pouparia lenga-lenga até para vocês mesmo pois o cliente já teria
todas as informações ali.

Mas hoje, com este método que vocês usam, atualizando o primeiro post, já esta
legal.

Abraço.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal