Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Abril de 2024, as 21:24:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Procurando por projeto de 100W / AGORA COM FOTOS  (Lida 13510 vezes)
V_amp
Visitante
« : 31 de Março de 2010, as 12:47:09 »

Ola pessoal,
Estou procurando por um projeto de amplificadr de 100W com 6l6GC.
Procuro um projeto simples (dentro do cabe ao um 100W).
Não procuro algo para distorção.
Alguém sabe algum forum que tenho o esquema elétrico e layout?

Vi alguns da Ceriatone.
Alguém saberia me indicar outros?

Obrigado
FAB
« Última modificação: 25 de Junho de 2010, as 21:57:01 por V_amp » Registrado
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #1 : 31 de Março de 2010, as 13:56:47 »

é bem fácil isso, pegue algum projeto de 100w com 6l6GC, tipo um bassman de 100w, que é bem simples, faça somente a seção de power dele.....da valvula inversora para as de power 4 x 6l6GC e depois transformador de saída ....... o fim...

e com 1 12AX7 vc faz o pré estilo fender com grave, médio, agudo e volume, o presence vc usa o da seção de power que vc pegou, simples assim....

tipo assim...

pega o clean channel desse cara aqui, que é só uma 12AX7 estilo fender bem simprão....já montei é bem legal e clean...

http://www.fydamps.com/images/TheFYD1Schem.pdf

depois é só pegar uma seção de power qualquer de 100w com 6l6 igual vc quer e ligar ele á essa seção....

Se eu estiver errado me corrijam....handmasters...

abraço , coragem e boa sorte...
« Última modificação: 31 de Março de 2010, as 13:57:32 por Plautz » Registrado

...money for nothing!!!
galelvis
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 117

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #2 : 31 de Março de 2010, as 23:23:37 »

Ola pessoal,
Estou procurando por um projeto de amplificadr de 100W com 6l6GC.
Procuro um projeto simples (dentro do cabe ao um 100W).
Não procuro algo para distorção.
Alguém sabe algum forum que tenho o esquema elétrico e layout?

Vi alguns da Ceriatone.
Alguém saberia me indicar outros?

Obrigado
FAB

você tem conhecimento de válvulas?
já montou algum?

« Última modificação: 20 de Abril de 2010, as 00:14:16 por galelvis » Registrado
clasmar silva
Visitante
« Responder #3 : 01 de Abril de 2010, as 00:44:35 »

De fato trabalhar com válvulas requer certa prática e conhecimento.
Registrado
galelvis
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 117

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #4 : 01 de Abril de 2010, as 08:58:14 »

Pois é um amplificador valvulado com 4x6l6CG não é mesmo um projeto simples.
E o custo também não.
Valeu.

« Última modificação: 20 de Abril de 2010, as 00:17:34 por galelvis » Registrado
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #5 : 01 de Abril de 2010, as 12:04:49 »

Bom pessoal ,,,realmente se o cara nunca fez nada valvulado (o que não me veio á cachola) então realmente não é assim tão fácil....e a grana também é alta sim concordo, mas ele me pareceu tão decidido e conhecedor do que estava pedindo!!!!Estaria um pouco iludido.....

bom melhor pesquisar bastante antes de começar á fazer....

quando eu fiz meu primeiro all tube funcionar, eu tinha passado um ano planejando e coletando desenhos, experiências, anotações, esquemas, links de lojas...e tudo mais que vc faz antes de sair fazendo um amp valvulado...realmente....

V-amp vc já fez algo antes....é melhor ir devagar pra não tomar preju em $$$ e até riscos....de choque e tal....vai de boa Cool....
Registrado

...money for nothing!!!
galelvis
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 117

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #6 : 01 de Abril de 2010, as 15:09:12 »

brother eu não sou nenhum mestre das válvulas.
Mais trabalho com amplificadores valvulados já algum tempo e posso garantir que é
um trabalho miserável sem contar com os imprevistos.
Lembro do primeiro valvulado que montei foi um verdadeiro desastre levei quase 03/meses p/ ajustar o bicho todo.
Qualquer amplificador de alta potência seja transistorizado ou valvulado não é uma tarefa fácil exigi muito conhecimento.
Agora se nosso amigo v.amp tem conhecimento ai é outra história.
valeu.


« Última modificação: 20 de Abril de 2010, as 00:23:19 por galelvis » Registrado
V_amp
Visitante
« Responder #7 : 11 de Abril de 2010, as 12:56:48 »

Caríssimos, desculpem não responder a este tópico antes.
Nem sei porque não olhei as respostas, na verdade acho que estava pesquisando o projeto.

Respondendo as questões se ja fiz amps valvuldos?
A resposta é sim ja fiz tres. Um 5F1 Retificado com 5YG3. um 5F2 retificado com diodos, e um 18W TMB, com soquetes para duas 6V6 ou duas EL84

Os meus Champs já são completamente alterados para terem 2 6V6 em paralelo na saida ainda em classe A. O que me deixou muito mais feliz. Usando os mesmo transformadores (exigindo ao maximo deles (no caso do 5F1 eu tirei 5YG3 pra aumentar a tensão de placa),  e aproveitando que os transformadores de saída que tinham impedância de 5kOhm, o que dava certa liberdade  para de duas 6V6 em paralelo (4kHom). Ja até indiquei isso aqui no forum no tópico "5F1 com fotos" .

Deixo meu minha opinião particular aos que que querem iniciar com Champs.
Não façam isso! Se vc sabe montar um champ sabera montar esse: http://angela.com/angelasupersingle-ended6v6guitarampproject.aspx

Pelo mesmo custo (praticamente) vc vai ter algo muito mais legal.

Obrigado
FAB


Agora amigos, gostaria de deixar uma sugestão, sobre o que sempre vejo em forums brasileiros.
Entre raras respostas de ajuda, tem-se dezenas de respostas mistificando, de pouco incentivo.
Se vc fosse um cara que vivesse em 1940/60 e quisesse fazem qq. brincadeira com eletrônica como hobbysta (veja as matérias da revista eletrônica popular antigas), teria que se virar com válvulas. E ai? Num tinha saída!!!!! Valvula e transformadores!!! High Tension e etc!  
Eu sempre quis montar projetos eletrônicos, mas os únicos que me despertam interesse são os amplis valvulados. Vou continuar, como se  fosse um bobbysta  em 1950!
Me perdoem os que não compartilham com esta idéia, mas viemos das válvulas para transistores e não o inverso.
Quanto ao custo. O projeto pode demorar um ano. O que vale é o estudo a experiência, o conhecimento, mesmo que no final saia uma grande fumaça!
Dinheiro é diversão, conhecimento é evolução.
E como diria o Raul...."O que eu como a prato pleno, bem, pode ser o seu veneno, mas como vai você saber sem tentar?"
Para os que constroem: Então não tenham medo, isso só atrapalha, somente estudem perguntem e discutam antes de fazer, até entender e ter certeza do que faz ou eliminar as possibilidades de erro grave.
Aos que querem ajudar: Não desencoragem ninguém, nem criem fantasmas onde não existem, apenas apontem onde pode ocorrer os erros graves.














Mensagem Mesclada
Ola pessoal,
Estou procurando por um projeto de amplificadr de 100W com 6l6GC.
Procuro um projeto simples (dentro do cabe ao um 100W).
Não procuro algo para distorção.
Alguém sabe algum forum que tenho o esquema elétrico e layout?

Vi alguns da Ceriatone.
Alguém saberia me indicar outros?

Obrigado
FAB

vc tem conhecimento de válvulas?
já montou algum?



Boa!!!! Rola mesmo então? Vc ja fez isso? Me parece uma boa brincadeira. Era bem isso que eu tava pensando.
Alguém tem alguma forte objeção (ou experiência frustrante) contra a idéia de nosso amigo

Uma válvula de pré , uma inversora e o power com as 4 6L6. Ja não fizerm isso? Será que não existe o projeto pronto? Mas parece que geralmente a galera coloca muito mais coisa nos amps de alta potência pra num ficar simprão demais. Mas eu quero um amp com poucas peças. Deixe as válvulas trabalharem sem muita intervenção.
E como no meu caso eu quero algo cleam, acho que esse é o caminho!
Amigo,  Tufoeffect, vc ja fez este projeto?
Olha eu não estou acessando o PDF do pré que vc falou. Poderia me enviar via e-mail ?

Sobre a seção de retificação (power) , tem alguma dica?
Manda a do 100W Bassman mesmo?
Que acha dessa da criatone http://www.ceriatone.com/images/layoutPic/OvertoneLayout/Overtone100-V2-Ceriatone.jpg
Alguém saberia uma outra?

Muito Obrigado Galera.
Vou estudar mais o livro Valve Amplifires do Morgam Jones pra saber e me convencer melhor do que tenho que fazer?
« Última modificação: 11 de Abril de 2010, as 15:46:25 por V_amp » Registrado
galelvis
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 117

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #8 : 11 de Abril de 2010, as 18:03:34 »

Fala brother b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum)?
Desculpa-me se passei alguma coisa negativo não foi minha intenção.
Gosto de alertar as pessoas para não terem experiências desagradáveis.
Boa sorte com seu projeto.
abraço!

Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #9 : 11 de Abril de 2010, as 19:18:20 »

...

Agora amigos, gostaria de deixar uma sugestão, sobre o que sempre vejo em forums brasileiros.
Entre raras respostas de ajuda, tem-se dezenas de respostas mistificando, de pouco incentivo.
Se vc fosse um cara que vivesse em 1940/60 e quisesse fazem qq. brincadeira com eletrônica como hobbysta (veja as matérias da revista eletrônica popular antigas), teria que se virar com válvulas. E ai? Num tinha saída!!!!! Valvula e transformadores!!! High Tension e etc!  
Eu sempre quis montar projetos eletrônicos, mas os únicos que me despertam interesse são os amplis valvulados. Vou continuar, como se  fosse um bobbysta  em 1950!
Me perdoem os que não compartilham com esta idéia, mas viemos das válvulas para transistores e não o inverso.
Quanto ao custo. O projeto pode demorar um ano. O que vale é o estudo a experiência, o conhecimento, mesmo que no final saia uma grande fumaça!
Dinheiro é diversão, conhecimento é evolução.
E como diria o Raul...."O que eu como a prato pleno, bem, pode ser o seu veneno, mas como vai você saber sem tentar?"
Para os que constroem: Então não tenham medo, isso só atrapalha, somente estudem perguntem e discutam antes de fazer, até entender e ter certeza do que faz ou eliminar as possibilidades de erro grave.
Aos que querem ajudar: Não desencoragem ninguém, nem criem fantasmas onde não existem, apenas apontem onde pode ocorrer os erros graves.

...

Palavras muito bonitas, melhores ainda para quem vivia nos idos de 1950, quando eletricidade remetia aos filmes de Frankstein. Assim, qualquer criança já entrava na briga conhecendo os seus adversários. Hoje, a eletricidade remete aos Tamagoshis e  ipods, que, talvez, se o sujeito engolir um ligado, é capaz de lhe não causar mal algum - talvez uma terrível indigestão e a pior ida ao banheiro que ele jamais sonhou.

Aqui, os membros mais responsáveis e experientes tem o DEVER de manter os "menos favorecidos" dentro da fronteira segura de seus "cercadinhos" - note a palavra DEVER. Eu já levei um choque de 560V e sobrevivi para contar. Garanto que não foi nenhum fantasma que me atacou e me deixou babando sem fala.

Nunca se esqueça que a experiência não substitui a genialidade, mas para quem não é gênio, é uma excelente ajuda. Então eu repito, se você nunca montou nada em eletrônica, não tem experiência para depurar um circuito sequer com uma pilha de 1.5V, pense bem e comece a vida na eletrônica com o fuzz do Bertola (excelente escolha). Não estamos em 1950 e os riscos agora são menores.

Aos que vão trilhar a montagem valvulada (com os 460V envolvidos) boa sorte, mas não vou de deixar de repetir:

CUIDADO COM AS ALTAS-TENSÕES QUE A CONSTRUÇÃO DESTES EQUIPAMENTOS ENVOLVEM.

PS: Eu sou um grande fã de Raul Seixas (e duvido que alguém aqui é fã maior que eu) e mas já dizia o velho Falcão: "Eu acho melhor, escapar fedendo do que morrer cheiroso".

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
V_amp
Visitante
« Responder #10 : 11 de Abril de 2010, as 19:47:14 »

Sem prolongar o tópico, e em total acordo com o Hgamal


CUIDADO COM AS ALTAS TENSÕES QUE A CONSTRUÇÃO DESTES APARELHOS ENVOLVEM



FAB

Mensagem Mesclada
Ola Galera, com o empurrão do amigo tufoeffect, fiquei procurando um projeto Fender.
Na verdade, até desenhei em papel baseado no pré amp do 5F6A, tirei a segunda válvula, copiei o phase inverter e e mandei ver na copia do power do 6G8, (tudo usando 12AX7).

Exceto que o primeiro pre-ampli que eu tinha me desenhado baseado no 5F6A um pouco diferente (do original do 5F6A).
Eu estava ligando os dois tríodos da 12AX7 em paralelo e mandando o sinal pro TMB/Bresence stack e daí direto pro inversor de fase.
Ai eu cortava o volume antes do primeiro capacitor de desacoplamento de entre o inversor de fase e o pre ampli.
Depois seguia normal pro power.

Bom quando vi o desenho que fiz e olhei novamente para o projeto do 6G8 e seus pre-amplis....PÔ ja ta tudo aqui !!!!!!!!!
Só que com a válvula 7025.

Então compartilho com v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) o projeto do 6G8 bem simprão, como eu estava imaginando, e com o pre-ampli indicado pelo tufoeffect.


Agora galera, gostaria de saber o que acham, rola mandar brasa neste projeto? Creio que não tem nada errado. O que eu fiz foi mandar o vibrato pro espaço. Aguardo dicas e ajudas sugestões trocas de experiências, etc.....

Em anexo os dois projetos

Atenciosamente
FAB

Mensagem Mesclada
Agora o modificado

Mensagem Mesclada
Agora uma pergunta:

Alguém conhece o 6G8? Ja ouviu ? Saberia dizer algo?

Obrigado FAB

Mensagem Mesclada
Alo galera,

Alguém saberia me dizer os efeitos de se usar os triodos de uma 12AX7 em paralelo, ao invés de cascatea-los?
Eu imagino que isso evitaria a distorção prematura, porque o sinal chagaria com amplitude duplicada no inversor de fases.

Quando se cascateia, satura-se o primeiro triodo, e o outro ja vai amplificando o sinal saturado  e jogando em cima do inversor de fases (correto?)

Alguém saberia comentar algo/consequencias sobre esta forma de usar a primeira válvula amplificadora?
Tem experiência com alguma tentativa?

Me parece factível !

Obrigado
FAB

Mensagem Mesclada
O que venho pensando dobre pre com 1 12AX7 usando os triodos em paralelo.

Alguém tem sabe alguma coisa, sugestão???

Mensagem Mesclada
Ta ai galeta, mandei um e-mail pro cara que o tufoeffect indicou o pre amp.

Ele me enviou um projeto completo e um Showman 100W layout (ok este é facil de encontar na net).

Bom esquemas  em mãos,,,agora é estudar e traçar a estratégia.

Sugestões são bem vindas.

Obrigado

FAB

« Última modificação: 05 de Junho de 2010, as 06:22:26 por V_amp » Registrado
V_amp
Visitante
« Responder #11 : 17 de Abril de 2010, as 12:25:07 »

Estou Fazendo o Layout deste ampli. Alguém ta afim de encarar o conferencia em colaboração???

O que posso dizer é que depois que que peguei um projeto elétrico e e passei para layout, o conhecimento aumentou muito.

Tá ai o convite à empreitada, o que pode ser bem facial pra um cara experiente.

Atenciosamente

FAB

Mensagem Mesclada
Continuando minhas divagações solitárias, agora vou postar a primeira  versão do 6G8 com um canal, 2 12AX7 e 4 6L6.  Ainda nao sei se está tudo correto!!!
A ampli possui Volume/Bass/Treble  e Presence. Sei que poderia jogar um pot de medios, mas assim creio que esteja suficiente.
Tenho algumas dúvidas sobre a ligação do trim-pot para ajuste de bias. (alguma idéia???)
Tentei jogar todos os componentes na placa PTP, para não ficar aqueles capacitores pendurados nos potenciometros.

Detalhe: Os capacitores de filtro estão ligado em série para dar 700V e valores próximos do original.
O primeiro capacitor de filtro no original era de 40uF 600V (2 de 20uF). No caso eu usei dois em série de 100uF 350V, gerando 50uF 700V. (Ok, podemos fazer dar os 40uF se quisermos)

A idéia aqui é fazer funcionar relativamente bem, (com peças baratas e fáceis de encontrar), e depois substituir os componentes por outros de maior qualidade.

Creio que o caro neste ampli sejam os transformadores.
Válvulas vc pode colocar usadas baratas russas compradas no e-bay ou mercado até livre. Demora pra chegar mas vem!
Vou usar resistores todos de 1W de carvão. E capacitoresde de poliester 400V (exceto os eletrolíticos)

P pino 8 da 6l6 foi aterrado no center tap dp transformador de potência (do enrolamento que fornece 6,3V)

Estou tentando trocar informações. Espero conseguir ajuda de alguns membros e não somente críticas.
Tenho certeza que trocando informações podemos ajustar o projeto.


RETIREI O LAYOUT ANTERIORMENTE POSTADO. ELE CONTINHA ERROS (NÃO FATAIS). EM BREVE COLOCAREI ESTE MESMO LAYOUT, MAS COM OS ERROS CORRIGIDOS.


Atenciosamente
FAB
« Última modificação: 05 de Junho de 2010, as 06:28:33 por V_amp » Registrado
clasmar silva
Visitante
« Responder #12 : 24 de Abril de 2010, as 08:55:05 »

Tá muito legal a título de informação de uma olhada no meu tópico  da para vç tirar algumas idéias inclusive do bias.
Abraço.
Registrado
V_amp
Visitante
« Responder #13 : 24 de Abril de 2010, as 16:17:10 »

Ola Clasmar. Obrigado pelas dicas.
O circuito para o ajuste de bias eu mantive o original do 6G8, somente adicionei um trim-pot de 22k.

O projeto ja dando os primeiros passos !
abraço


Registrado
V_amp
Visitante
« Responder #14 : 27 de Abril de 2010, as 16:55:10 »

Ola.
Gostaria de indicar um site sobre Tone Stack.

http://amps.zugster.net/articles/tone-stacks#BlondeTwin
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal