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Autor Tópico: Estagio de entrada com 6CB6  (Lida 11464 vezes)
Guilherme
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« : 13 de Fevereiro de 2013, as 15:25:20 »

Valvofilos...

Tambem vale a pena, uma 6CB6 NOS/NIB custa menos que um lanchinho no maquidonaldis e não faz mal à saude:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/6cb6_input_stage.gif

talvez o 6cb6 seja em maiusculas, entao...

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/6CB6_input_stage.gif

abraços

Guilherme
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« Responder #1 : 21 de Fevereiro de 2013, as 08:07:19 »

Oi Guilherme

Certamente a inspiração deste tópico veio daquele pré que eu montei para você com duas 6CB6 e uma EAA91. Você pegou os dados do manual RCA RC25, que eu sei que você tem, e existem algumas considerações a serem feitas.

O circuito que você propõem funcionda em áudio se forem usadas as 6CB6 da RCA. As de outras marcas não tem um isolamento muito bom entre o catodo e o filamento. Por isso problemas com ruído serão frequentes. A solução para isso é usar um capacitor de catodo de 220uF em lugar de 22uF.

Outro ponto é quanto a notação usada. Sempre recebo mensagens de clientes da minha loja que não encontraram capacitor de 0,1uF ou de 0,047uF. Essa notação caiu em desuso. Recomendo que coloque a notação moderna, especificando capacitores de 100nF e 47nF. Vai facilitar a vida de muita gente que não tem tanta familiaridade com esquemas antigos como você e eu.

Um terceiro ponto que deve ser mensionado é que a 6CB6 ligada como pentodo não é lá muito linear, são bastante propensa a microfonia e a ruído de partição por desalinhamento da grade auxiliar. Por isso espere distorções de segunda harmonica generosas desse circuito e não use em combos, mas apenas em cabeçotes.

No pré que eu fiz para você elas estão ligadas como triodos, o que resolve muita coisa.

Grande abraço do seu amigo!

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« Responder #2 : 21 de Fevereiro de 2013, as 09:49:42 »

Um terceiro ponto que deve ser mensionado é que a 6CB6 ligada como pentodo não é lá muito linear, são bastante propensa a microfonia e a ruído de partição por desalinhamento da grade auxiliar. Por isso espere distorções de segunda harmonica generosas desse circuito ...

Epa! Comecei a me interessar pelo assunto!
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Guilherme
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« Responder #3 : 21 de Fevereiro de 2013, as 19:22:01 »

Exatamente, "receita de bolo" do RCA Receiving, como consta no esquema. Depois de muitos anos resolví fazer alguma coisa com as que você me presenteou , duas do pré-triodo e 4 de reserva !

Essas valvulinhas são sensacionais, funcionam bem de qualquer jeito, pentodo, triodo e triodo seguidor de catodo. Não é a toa que a RCA a coloca junto com a 6AU6, 5879 e 7199 !

No meu AC-4 está no lugar da EF86 com ganho de +/- 200x, catodo desacoplado por 470uF. Filamentos AC com CT.

abraçao

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« Responder #4 : 22 de Fevereiro de 2013, as 07:55:20 »

Oi Guilherme

Seria legal você postar um vídio no youtube do seu AC4 para a gente ouvir a 6CB6 em ação.

Eu comecei a estudar esta válvula para fazer um pré RIAA para meu toca discos. Faltou ganho. Daí virou o pré triodo que está com você. Minha próxima tentativa, sabe lá quando, vai ser com a EF184.

Para quem quiser se aventurar no manual RCA RC30, tem para baixar no meu site:

www.nartlof.com.br

Haroldo, se você está interessado, vamos retomar o projeto do IALL 2.0 e botar uma 6CB6 nele! Daí dá para fazer inclusive um controle de tom de três bandas!

Abraços

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« Responder #5 : 22 de Fevereiro de 2013, as 16:47:16 »

Não é? Cool
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« Responder #6 : 22 de Fevereiro de 2013, as 17:34:54 »

Olá.

Sugiro empregar a ECF80, que tem praticamente as mesmas características da 6CB6 e que vem com um triodo de brinde para fazer o primeiro estágio.

Como se sabe, o primeiro estágio de um amplificador deve ser sempre feito com um triodo.
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« Responder #7 : 22 de Fevereiro de 2013, as 19:57:37 »

Epa! Comecei a me interessar pelo assunto!

Eu também principalmente porque tenho uma aqui que ganhei de presente do Guilherme!

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Como se sabe, o primeiro estágio de um amplificador deve ser sempre feito com um triodo.

Porque não um pentodo como a ef86 ?
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2013, as 19:59:46 por bossman » Registrado

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« Responder #8 : 24 de Fevereiro de 2013, as 08:32:31 »

Como se sabe, o primeiro estágio de um amplificador deve ser sempre feito com um triodo.

Só para citar alguns famosos, o Willianson tinha entrada por uma EF86; alguns dos últimos modelos do Futterman tinham entrada por EF184; O Vox AC30 tinha entrada por EF86. Esses que eu me lembro de cabeça. Tenho um livro de esquemas na loja de vários outros amplificadores comerciais com entrada com 6SJ7, 6SS7, EF40, EF80 e assim vai.

Não existe nenhuma obrigação em colocar triodo no primeiro estágio. É uma opção do projetista.

Abraços

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« Responder #9 : 24 de Fevereiro de 2013, as 10:20:32 »

Só para citar alguns famosos, o Willianson tinha entrada por uma EF86; alguns dos últimos modelos do Futterman tinham entrada por EF184; O Vox AC30 tinha entrada por EF86. Esses que eu me lembro de cabeça. Tenho um livro de esquemas na loja de vários outros amplificadores comerciais com entrada com 6SJ7, 6SS7, EF40, EF80 e assim vai.

Faltou o mais famoso kit de valvulado: o Dynaco ST 70 que usava um pentodo de  7199 logo na entrada.
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« Responder #10 : 24 de Fevereiro de 2013, as 10:32:27 »

Como se sabe, o primeiro estágio de um amplificador deve ser sempre feito com um triodo.

Só para citar alguns famosos, o Willianson tinha entrada por uma EF86; alguns dos últimos modelos do Futterman tinham entrada por EF184; O Vox AC30 tinha entrada por EF86. Esses que eu me lembro de cabeça. Tenho um livro de esquemas na loja de vários outros amplificadores comerciais com entrada com 6SJ7, 6SS7, EF40, EF80 e assim vai.

Não existe nenhuma obrigação em colocar triodo no primeiro estágio. É uma opção do projetista.


Bom não se pode descartar o gosto pessoal. Na minha opinião (sagrada por direito e humilde por desconhecimento), acho que a maioria dos circuitos a válvula tendem a "colorir" o sinal, assim sendo, podemos dizer que o projetista tem o "direito" de escolher com que caneta ele vai colorir.

Em se tratando de circuitos lineares ("não coloridos"), acho que a escolha é determinada pelo ganho de sinal desejado para o primeiro estágio!

A metáfora das canetas para colorir me lembra uma história antiga: tenho um amigo que havia sido diagnosticado no jardim de infância como se tivesse graves problemas psicológicos. Segundo ele, o motivo pelo qual ele foi diagnosticado como tal, fora dado pela psicóloga da escola. Segundo ela era muito estranho o fato dele nunca pintar o seus desenhos. Eles eram sempre monocromáticos. Após a mãe dele levá-lo a diversos psicólogos, passar por várias sessões de análise e sem resultado. Ele se deparou com uma boa profissional que perguntou a ele, simples e diretamente: Por que você não pinta seus desenhos? Ele respondeu: Eu sou o menorzinho da turma (ele havia entrado um ano antes no Jardim), a confusão é grande na hora de pegar as canetinhas, quando consigo chegar até elas, só acho uma que funcione!

Será que não estamos usando outros tipos e modelos pela falta de "canetinhas" ou pela falta de exemplos?
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« Responder #11 : 24 de Fevereiro de 2013, as 11:03:09 »

Olá.

Os antigos tinham pouco conhecimento de várias coisas corriqueiras hoje em dia, e davam pouca importância a detalhes que hoje são cruciais em qualquer projeto.

A realimentação negativa e o problema da estabilidade eram temidos pelos antigos, pois os recursos computacionais para resolver as equações envolvidas eram restritos.

A questão do ruído também não era importante, pos a maioria das fontes de sinal era intensa o suficiente para mascarar o ruído ( chiado ou " hiss " ) causado pelos pentodos na entrada e, às vezes o " hum " introduzido pelos filamentos sendo alimentados em AC. A questão do ruído, por outro lado, tornou-se importante com o advento da TV e das comunicações em VHF e bandas superiores, onde a influência do ruído shot e do ruído de partição era crucial para o bom desempenho do estágio de entrada dos receptores.

Conceitualmente, o primeiro estágio de qualquer amplificador deve ser feito com um triodo. É boa prática seguir a diretriz.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2013, as 11:29:16 por a.sim » Registrado
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« Responder #12 : 24 de Fevereiro de 2013, as 15:38:10 »

Os antigos tinham pouco conhecimento de várias coisas corriqueiras hoje em dia, e davam pouca importância a detalhes que hoje são cruciais em qualquer projeto.

Você considera Julius Futterman antigo? Pior que os pentodos só apareceram em seus projetos mais recentes. Os primeiros eram todos triodos. Será que o cara perdeu a mão com a idade? Ou será outra coisa?
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« Responder #13 : 24 de Fevereiro de 2013, as 15:44:50 »

Olá.

Já expliquei. Quem quiser entender, que entenda.
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Guilherme
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« Responder #14 : 24 de Fevereiro de 2013, as 18:15:15 »

Pois é, Xformer, com o sumiço da 7199 e seus preços cada vez mais altos, meus clientes de Dynaco Stereo 70 sumiram  Cry

Tenho boas e más reportagens sobre a ECF80 / ECF82 substituindo a 7199.

Estou começando um canal do ST-70 para avaliar eu mesmo. Sinceramente acredito nesse par de ECF's.

Citar
Em se tratando de circuitos lineares ("não coloridos"), acho que a escolha é determinada pelo ganho de sinal desejado para o primeiro estágio!

Pessoal, vamos ler mais uma vez o que o Gamal escreveu acima ? Eu só incluiria um /necessario depois do desejado.

abraços

Guilherme
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