Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 02:49:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 17 18 [19] 20   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedido: Power Valvulado 1 Watt.  (Lida 116181 vezes)
Guilherme
Visitante
« Responder #270 : 28 de Agosto de 2013, as 19:13:05 »

Quando não se tem documentação original do fabricante, sem erros, que são comuns, o jeito é confiar nas "inspeções" e nas opiniões individuais, também passiveis de má interpretações.

O circuito abaixo é proveniente de aplicações sugeridas para transformadores fabricados pela Luxman, Japão.

O OPT COH-35-8 tem as especificaçoes  constantes no esquema e uma 12AU7 funcionaria maravilhosamente bem nesse circuito, tanto quanto a 6SN7.

Com apenas mais uma 12AX7/ECC83 é possível fazer um preamp JCM, aproveitando o segundo tríodo da inversora de fase para o follower do stack de tonalidade.

Matec, você recebeu os circuitos da "economia" da Marshall ou está de brincadeirinha  Wink

Se não está, dá logo nome aos bois. 

Guilherme


Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #271 : 28 de Agosto de 2013, as 19:34:41 »

Guilherme, eu quase entendi o que vc falou.  Huh? Se vc explicar melhor eu acho que posso responder.

Abs
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #272 : 28 de Agosto de 2013, as 20:00:26 »

Porém só não consegui testar com a 12AU7. Não achei as danadas! o teste BOM foi com a 12BH7 que deu um valor de pico de tensão de 7,5V ; testei também com uma 12AT7 deu um pico de 5V e at´com uma 12AX7 que estava com a marca apagada, 2,5V pico. Tudo isso com carga de 8 Ohms.
O transformador tem que ter mais de 20K/8Hms senão não rende, o som ficará mais baixo em vez de mais alto.
estou usando em torno de 25k.

De todo jeito 1W rms é lenda.

Ué com 7,5Vp = 5,3Vrms (se for senoidal, que eu presumo que seja) = 3,5W em 8 ohms
com 5Vp = 3,5Vrms = 1,5W em 8 ohms

Então você já tem os transformadores de saída, já dá pra ter uma idéia da possibilidade. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #273 : 28 de Agosto de 2013, as 20:28:26 »

Xformer

Acho que eu tenho dormido pouco....
Isso parece promissor com a 12bh7 e também com a 12au7 que deve funcionar um pouco mais forte que a 12at7
Esse sinal foi medido no limiar do clipping com o osciloscópio calibrado.
Sim eu tenho muitos transformadores de saída e muitos valvulados esperando reparos por aqui. Taí a despreocupação com os transformadores.
Parece que com as fórmulas eu não estou legal.
Vou corrigir o post anterior.
Obrigado!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #274 : 03 de Setembro de 2013, as 01:36:35 »

Olá a todos.
Nesse fim-de-semana eu finalmente fiz uns testes com a 12AU7 no power do JCM1, para sentir se o esquema realmente é viável.
O amplificador funciona muito bem. O som fica no mesmo patamar que a 12AT7 e mais baixo que a 12BH7.
Consegui algo próximo dos 5Vpp. Mas o timbre foi o melhor de todos.
A impedância do transformador de saída é mais alta , em torno dos 27k ou 30k. Porém a diferença de números entre 22,5k, 27k ,30k ou 35k, não é tão expressiva quando traduzida em tensão de saída. Diferenças de milivolts. importantes para a válvula, pouco perceptível em volume. Com esses valores consegui o maior volume possível de saída.

Há uma característica do som quando levado ao overdriving que faz com que a potência real suba um pouco mais, e que depois quero discutir com os colegas do fórum.

Também detalhei o sistema de redução de potência, que é dos mais simples, e que se resume em uma carga para o transformador e resistores em série com o falante, um para 8, e outro para 16 Ohms.

A numeração dos componentes é condizente com a numeração na placa.

O restante do esquema terei que ficar devendo.
Como até agora me baseei em fotos ou vídeos para fazer o esquema, é possível que haja algo que esteja faltando. A parte do pré-amp é mais complicada e não há imagens ou fotos suficientes para que eu possa afirmar que minha engenharia reversa esteja fiel ao original.

Para mim, com os dados que tenho, poderei fazer uns protótipos bem interessantes, sabendo que pelo menos o power tem o som bom.

Agradeço a todos que deram uma força neste tópico.




Esquema do JCM1 (Power). JCM1 SCHEMATIC (POWER AMP)

« Última modificação: 27 de Abril de 2016, as 13:09:27 por Matec » Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #275 : 03 de Setembro de 2013, as 06:41:35 »

Matec, nesta configuração, qual seria o consumo nos filamentos das duas válvulas? seria possível usar transformador invertido não?
Parabéns pelo projeto..., uma dúvida que sempre tive, foi se na saída valvulada, teria como ligar um power transistorizado...,
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #276 : 03 de Setembro de 2013, as 08:53:53 »

Olá druida!

Filamentos em 12,6v 150mA por válvula.
Primeiro transformador: 0-120V, 0-120V sec 12V 2A.
Segundo transformador 16v 1A sec 0-120V + 0-120V.
Com isso o HT vai ficar com ~ 180vAC, e depois de retificada e filtrada ~ 250vDC.

Vai sobrar energia para o JCM1 "druidamaluco".

Abs
Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #277 : 03 de Setembro de 2013, as 09:23:11 »

Olá druida!

Filamentos em 12,6v 150mA por válvula.
Primeiro transformador: 0-120V, 0-120V sec 12V 2A.
Segundo transformador 16v 1A sec 0-120V + 0-120V.
Com isso o HT vai ficar com ~ 180vAC, e depois de retificada e filtrada ~ 250vDC.

Vai sobrar energia para o JCM1 "druidamaluco".

Abs

Valeu Matec..., a propósito, estou engajado em um projeto de Reverb com Pt2399, se tiver interesse..., toda ajuda é bem vinda..., o circuito é bem complexo...,
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #278 : 03 de Setembro de 2013, as 10:06:08 »

Parabéns pelo resultado obtido Matec ! Seria demais pedir por amostras de som?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #279 : 03 de Setembro de 2013, as 10:24:54 »

Druida

Sobre ligar o miniamp em outro amplificador (tipo pedal) vc teria que diminuir muuuito o sinal de saída.
A saída desse ampli ficará no máximo em 5vpp em 8Ohm, (garanto que vai ser no máximo que todos vão querer usar), por isso para ter um nível de linha é preciso atenuar de 5x a 20x, dependendo do ampli que vier depois.
por isso o mais prático seria ligar à saída de 8ohms do transformador, um resistor de 10kohm em série com um potenciômetro de 2,2K e regular a saída, que seria em um jack separado, exclusivo para isso.

Bossman
Não seria difícil as amostras, o difícil é laçar um guitarrista para tocar, para eu não ter que passar vergonha...
O nível de sinal é baixo, logo tenho que fazer um pré-amp. Tenho usado um pedal como pré, mas acho que um ampli completo ficaria mais interessante.

Abs.
Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #280 : 03 de Setembro de 2013, as 10:28:10 »

Druida

Sobre ligar o miniamp em outro amplificador (tipo pedal) vc teria que diminuir muuuito o sinal de saída.
A saída desse ampli ficará no máximo em 5vpp em 8Ohm, (garanto que vai ser no máximo que todos vão querer usar), por isso para ter um nível de linha é preciso atenuar de 5x a 20x, dependendo do ampli que vier depois.
por isso o mais prático seria ligar à saída de 8ohms do transformador, um resistor de 10kohm em série com um potenciômetro de 2,2K e regular a saída, que seria em um jack separado, exclusivo para isso.

Abs.

Valeu Matec..., criei um tópico a respeito do reverb..., estou ajeitando umas coisas e logo terá esquemas e imagens...,
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #281 : 03 de Setembro de 2013, as 12:45:27 »

Sobre ligar o miniamp em outro amplificador (tipo pedal) vc teria que diminuir muuuito o sinal de saída.
A saída desse ampli ficará no máximo em 5vpp em 8Ohm, (garanto que vai ser no máximo que todos vão querer usar), por isso para ter um nível de linha é preciso atenuar de 5x a 20x, dependendo do ampli que vier depois.
por isso o mais prático seria ligar à saída de 8ohms do transformador, um resistor de 10kohm em série com um potenciômetro de 2,2K e regular a saída, que seria em um jack separado, exclusivo para isso.

Existe um outro tópico recente tratando desse assunto. Para ter esse sinal de saída ajustável, conforme o outro tópico, precisa além do resistor de 10k + potenciômetro de 2k2, de que a carga vista pelo secundário do transformador de saída continue na faixa dos 8 ohms, senão a impedância refletida para o primário que consequentemente vai ser a carga para os as válvulas de saída estará muito alterada (maior) e o funcionamento será diverso do desejado. Como a opção seria usar em paralelo a esse arranjo um resistor de potência na faixa de 8 ohms, ainda assim pode haver modificação no timbre, pois um alto-falante tem comportamento bem diferente de uma carga puramente resistiva.  
« Última modificação: 28 de Novembro de 2017, as 20:14:04 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #282 : 03 de Setembro de 2013, as 14:41:13 »

Existe um outro tópico recente tratando desse assunto. Para ter esse sinal de saída ajustável, conforme o outro tópico, precisa além do resistor de 10k + potenciômetro de 2k2, de que a carga vista pelo secundário do transformador de saída continue na faixa dos 8 ohms, senão a impedância refletida para o primário que consequentemente vai ser a carga para os as válvulas de saída estará muito alterada (maior) e o funcionamento será diverso do desejado. Como a opção seria usar em paralelo a esse arranjo um resistor de potência na faixa de 8 ohms, ainda assim pode haver modificação no timbre, pois um alto-falante tem comportamento bem diferente de uma carga puramente resistiva.  


Eu não poderia explicar melhor.

xformer

O que vc me diz das cristas que aparecem na frente do sinal, com cargas de falante? Elas aparecem quando as válvulas de saída entram em overdive e continuam crescendo, mesmo quando o restante da onda já está clipada.
Isso realmente faz diferença no timbre. Eu tenho minhas interpretações sobre isso, mas gostaria de saber outras opiniões.

Abs.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2017, as 20:14:51 por xformer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #283 : 03 de Setembro de 2013, as 15:31:04 »

Você quer dizer os spikes que acontecem nas bordas dos sinais ?  Assim:



Isso acontece porque os sinais quadrados ou clipados tem alguns componentes harmônicos cujas frequências (altas)  entram em ressonância com o conjunto transformador+falante (e respectivas indutâncias e capacitâncias, parasitas ou não), ocorrendo então o repique. Mas em tese por serem de alta frequência, ou estão fora da faixa de áudio ou não serão reproduzidas pelos falantes.  Por ex. esses spikes tem frequência acima de 100kHz, o sinal quadrado tem 10kHz.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #284 : 03 de Setembro de 2013, as 15:56:12 »

xformer

Ótimo exemplo, mas não é isso.
Essas ondulações que você mostrou são oscilações devido à algum componente que forma um tipo de combinação como se fosse um tanque LC.
O que eu citei, ocorre mesmo em senóides, mais especificamente em frequências médias e baixas quando a saída entra em saturação. Em vez do sinal ser clipado em uma única amplitude, o que é normal, a frente da onda continua a subir té um ponto, para depois cair para o nível do clipping, as ondas ficam com uma "crista" na frente.. como um sinal passando por um tone stack quase sem graves. O interessante disso tudo é que ocorre de maneira muito acentuada com a presença do falante, e muito menos com carga resistiva.  
Abs
« Última modificação: 08 de Outubro de 2019, as 17:45:57 por xformer » Registrado
Páginas:  1 ... 17 18 [19] 20   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal