Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 06:00:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mais um 1x12 Cabinet...diário de construção  (Lida 20076 vezes)
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #30 : 12 de Abril de 2013, as 10:58:12 »


Citar
Qual?  Roll Eyes

Batendo Cabeça
Foi mal,agora vai.
http://www.coveramp.com/

Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #31 : 12 de Abril de 2013, as 11:12:16 »

Então acabei decidindo pela 500x400x270 (54L), embora a litragem do eminence no sheet esteja assim:

Compliance Equivalent Volume (Vas): 43.9 ltr/1.6 cu. ft.

http://www.eminence.com/pdf/Legend_GB128.pdf

Se eu fizer uma caixa que se aproxime dessa litragem do sheet o rendimento será melhor ou tanto faz?

O valor de Vas NÃO É o valor do volume que a caixa acústica tem que ter (mas é um dos parâmetros que se usa para calcular o volume da caixa).

Finck, eu dei uma pesquisada ontem sobre Vas e percebi isso mesmo, mas ainda não tive tempo pra estudar a respeito. Mas obrigado pela dica.
Registrado

Guilherme
Visitante
« Responder #32 : 13 de Abril de 2013, as 20:01:36 »

Citar
O valor de Vas NÃO É o valor do volume que a caixa acústica tem que ter (mas é um dos parâmetros que se usa para calcular o volume da caixa).

Exatamente, mas esse é o procedimento totalmente equivocado, mas usual, adotado por inúmeros fabricantes de caixas 1x12, fazer Vb=Vas.

Não porque eles queiram que assim seja, mas sim porque é muito complicado chegar a dimensões razoáveis para 1x12 que atendam ao mesmo tempo exigências estéticas, técnicas e $$$.

Foi por esse motivo que, no primeiro paragrafo de meu primeiro post, escrevi que era 4x mais fácil fazer uma boa 4x12 e 4x mais difícil fazer uma boa 1x12.

Guilherme
Registrado
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #33 : 14 de Abril de 2013, as 15:12:06 »

Desculpe minha burrice mas não entendi muito bem Vas é o volume ocupado pelo falante? Batendo Cabeça E qual seria a melhor formula para saber o Volume exato,seria só calcular o volume do falante a mais?
 Cry
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #34 : 14 de Abril de 2013, as 15:36:04 »

Fábio, dá uma pesquisada sobre os parâmetros que são utilizados na descrição dos falantes.

o Vas pelo que eu entendi é o volume de ar que se iguala a compliance do falante, e não o volume que a caixa deve ter.

No site da Eminence tem em support.

http://www.eminence.com/support/understanding-loudspeaker-data/

Eu baixei o programa deles que simula um designer de caixa, com ele vc importa o bando de dados do falante que vc deseja e ele te dá o volume sugerido, mas lá mesmo ele diz que não é uma coisa tão precisa e sugere que se teste com outros volumes para ver a diferença.
Registrado

Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #35 : 14 de Abril de 2013, as 15:50:25 »

Muito obrigado Bruno,aqui ta tudo explicadinho.Eu não sabia como pesquisar.
 Legal!
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #36 : 14 de Abril de 2013, as 22:08:09 »

O Bruno fez a lição de casa direitinho...

Esse negócio de usar o Vas como "volume da caixa", às vezes dá certo, mas muitas vezes a caixa pode ter volume muito menor que o Vas para ter uma resposta aceitável, representando economia de dinheiro. Dependendo de outros parâmetros do falante, aumentar o tamanho da caixa não oferece melhora sensível de resposta em graves, então fazê-lo é pura tolice ou desperdício.

Embora existam várias ferramentas (programinhas online, planilhas...) para calcular caixas acústicas, todas baseadas nas mesmas fórmulas e no uso dos parâmetros T/S, algumas sugerem volumes absurdos, não porque estejam erradas, mas porque tentam oferecer a resposta mais plana possível, o que na maioria das vezes é impraticável, e em algumas vezes é inconveniente.

Eu gosto de usar as ferramentas que fornecem o gráfico de resposta, porque dá para ir brincando com valores e simulando como fica o desempenho teórico da caixa "em tempo real". Um exemplo é o link que eu passei, da Autosom.net.

Para quem quer coisa boa mesmo, e grátis, pode tentar estes programas:

Para caixas seladas: http://www.softpedia.com/get/Multimedia/Audio/Other-AUDIO-Tools/AJ-Sealed-Designer.shtml

Ou o "conjunto completo da obra do autor": http://www.ajdesigner.com/speaker/

Para quem baixar o "sealed" (para caixa "closed back") e for brincar com o tamanho da caixa, o parâmetro QTC é onde se deve mexer (além de entrar com os T/S do falante, claro). QTC maior significa caixa menor, resposta menos estendida em graves, pico eventualmente acentuado em certas frequências, na região da frequência de ressonância do falante. QTC menor significa resposta mais plana e estendida em graves, eventualmente retumbantes, com caixa maior.

De novo, vejam que o tamanho da caixa não influencia em nada na resposta de médios e agudos. Estes estarão definidos/limitados pela própria resposta do falante, não apenas no tocante a frequência máxima que ele é capar de reproduzir, mas também suas "imperfeições" de resposta, que longe de serem uma coisa ruim, ajudam e definir o "sabor" do mesmo.

Volto a dizer: caixa acústica está relacionada ao desempenho DE GRAVES. Mas não nego que este desempenho, somado às respostas de médios e agudos e interferindo com elas, vai definir o timbre final. Agora, se este timbre agradará ou não, não tem modelo matemático capaz de dizer...

Então, o que se pode fazer com caixa selada para chegar ao nirvana:

- Definir, usando o programa, o volume da caixa que tenha uma boa relação entre volume (tamanho) e resposta de graves. Sem exagero, nem economia.
- Construir a caixa.
- Ajustá-la a gosto, por tentativa e erro (é o único jeito): pode-se DIMINUIR O VOLUME da caixa (e portanto, alterando sua curva de resposta em graves, e a interação destes com o resto da faixa de resposta) colocando blocos de madeira em seu interior, provisoriamente colados com fita dupla face.
- Encontrado o resultado ideal, colar os blocos em definitivo.

É tarefa para macho. Pessoalmente, não acho que valha a pena para quem vai construir uma única caixa. Mas fica o registro...

Caixas dutadas são mais fáceis, basta ir brincando com o comprimento do duto. Mas eu, pessoalmente, não gosto da resposta delas, acho que oferecem graves excessivamente embolados, gosto mais "secos"...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal