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Autor Tópico: Ajuda com reforma - Strato Aria  (Lida 7733 vezes)
andrey.som
Visitante
« : 20 de Janeiro de 2015, as 22:36:27 »

Boa noite pessoal.
Então, como o tópico já sugere, estou começando a reformar minha strato Aria II 2002 que já estava encostada há algum tempo desde que comprei outra. Essa guitarra eu ganhei, então não sei a procedência dela.
Apesar de ser filho de marceneiro nunca fui muito bom com madeiras. Hoje comecei o processo de lixamento e pra minha surpresa descobri que ela não é de madeira prensada (sempre achei que fosse, porque sempre achei ela leve demais).
Então minha primeira dúvida é: que madeira é essa? (a madeira não está manchada, é que eu tinha passado um pano úmido pra tirar o pó da lixa)
https://www.dropbox.com/s/fe0oqdxaz2cbjn9/2015-01-20%2022.01.59.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/3p0u15x3c289tky/2015-01-20%2022.02.27.jpg?dl=0

Eu achei a madeira dela bem bonita até e estou pensando em só enverniza-la, já que meu escudo é preto, minha dúvida é em relação a melhor forma de fazer. Não sei se é preciso selar antes de envernizar e qual o melhor verniz.

Minha outra dúvida é em relação ao braço
https://www.dropbox.com/s/k4z8k6f10rd6hox/2015-01-20%2022.03.46.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/opvhe3f176hyyng/2015-01-20%2022.03.59.jpg?dl=0
Os trastes dele já estão cansados de guerra. Eu vi no ML que tem um pessoal que vende o jogo de trastes, só que eu não sei qual o ângulo do meu braço. Existe alguma forma de eu descobrir isso ou é padrão para strato?
As costas do braço está bem manchada, escura, devido a muito tempo de uso. será que tem como eu diminuir isso ou já impregnou na madeira?

Agora vamos ao meu experimento Tongue
Há algum tempo atras um amigo meu me mostrou uma guitarra com captação por piezo para ter um som próximo a um violão de aço. Apesar de não ser igual, é um timbre bacana e dá pra ser combinado com o som da guitarra e se tirar sons bem interessantes.
Depois dessa descoberta comecei a procurar por esse tipo de captação, mas não encontrei aqui no Brasil, ou só achava o hexpander da graphtech que tem um valor (pelo menos pra mim) alto.
Eu tinha trocado o pré do violão de um amigo meu e acabei ficando com um captador de rastilho sobrando. A grana encurtou e aquela idéia de ter uma guitarra/violão continuava batucando na cabeça.
Eu estava montando uns pedais, quando me veio na cabeça de colocar o rastilho na guitarra pra ver o que dava. Estava perto de trocar as cordas e comecei a pensar em como fazer.

Decidi colocar o captador de rastilho prensado pelas cordas no saddle mais ou menos como nessa imagem (desculpe pelo paint)
https://www.dropbox.com/s/4i9jyfwv5gfw4ca/bridge_lg.png?dl=0
Bom, era uma tentativa, o máximo que iria acontecer era perder um jogo de cordas. Eu sei que dessa forma eu teria que perder a regulagem das oitavas, mas o que tava valendo era a experiência.
Pré amplifiquei ele por um tillman com volume, e enfiei uma bateria 9v junto no compartimento do potenciometro, e passei ele por um BBE Sonic Maximizer(clone) pra dar um boost nos graves.
Pra minha imensa surpresa funcionou! e continuei usando ela (mesmo com as oitavas desreguladas) por 2 meses na igreja. O nosso violonista nem sempre podia estar e eu comecei a quebrar um galho com isso e o pessoal gostou. O problema desse sistema foi que a borda de alumínio do rastilho cortava as cordas com o tempo. 3 das 6 cordas "estouraram" na altura da ponte.

Nessa strato eu uso um escudo HH, e pesquisando pela net eu vi que a dimarzio, a seymour duncan, a lr baggs, e até o malagolli estão fabricando captadores magnéticos para violão. A minha idéia é colocar um entre os dois humbuckers mais próximo do braço.
A minha dúvida é. Eu nunca ouvi esses captadores magnéticos, será que o som deles é fiel ou tem alguma "coloração". Infelizmente eu não tenho grana pra ficar testando então vai ser meio um tiro no escuro.
Eu acho os reviews do youtube uma verdadeira furada. É complicado porque você pega um que gravou um taylor em uma interface profissional e outro que gravou um strinberg em uma fast track pro, então não há referencia.
Algum de vocês usa algum captador desses? A princípio vou de woody da seymour.

Abraços

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David Loos
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« Responder #1 : 21 de Janeiro de 2015, as 07:14:03 »

Sobre a madeira, tenho um amigo que tem uma Aria e uma Fender (stratocaster´s), ele fez umas melhorias na Aria com captadores melhores e umas ferragens um pouco mais elaboradas, e falou que de tocabilidade se assemelha á Fender dele.
Não tem como levar em consideração o timbre e o padrão sonoro pois os captadores e as madeiras são são diferentes, mas segundo ele a Aria é uma guitarra fantástica e muito boa.
A madeira da Aria, segundo o que consta no site, é Alder www.ariaguitars.com , e não compensado como reza a lenda, ou seja, é uma strato "de verdade" e vale investir em peças legais para ela.

Quanto ao braço, não achei informações suficientes para te dar certeza, mas acredito que seja Mapple com top em rosewood. (não tenho certeza, me baseei em outros modelos).
Quando tiveres um tempo, aqui fala um pouquinho de uma guitarra Aria: http://guitarra99.blogspot.com.br/2010/10/aria-pro-ii-ts-300.html não é o mesmo modelo que a sua, mas dá para se ter uma noção do padrão de qualidade das guitarras desta marca.

SObre o seu experimento, confesso que já pensei em fazer isso e ver o que acontece no som, achei legal sua idéia do rastrilho em baixo dos carrinhos, mas tenho uma idéia que talvez fique melhor, se cavares um duto na madeira logo abaixo da ponte, não muito fundo, só o suficiente para conseguir colocar o rastilho e ainda ficar um pouco para fora, para encostar no metal da ponte e ficar pressionado quando parafusares ela na guitarra, será que não funciona também? daí não perdes o ajuste das oitavas e as cordas não vão mais arrebentar na altura da ponte, creio eu.

abraço


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« Responder #2 : 21 de Janeiro de 2015, as 07:54:38 »

Andrey,

Acho que deu a sorte grande da sua Aria ter uma boa madeira, pois uma AriaPro II STG de um colega meu, que peguei para dar uma ajeitada veio com madeira laminada. Fiz até um tópico aqui sobre ela: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6428.0



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« Responder #3 : 21 de Janeiro de 2015, as 09:44:28 »

fiquei curioso em relação a madeira dela, tenho uma Kashima parada aqui (que ganhei de presente lá prá 2000) e ela é feita dessa mesma madeira, aparentemente, em apenas um bloco sem emendas, mas não faço ideia de qual é o nome.
pra falar a verdade, é uma guitarra até honesta, mas a captação original é lixo.
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« Responder #4 : 21 de Janeiro de 2015, as 11:12:12 »

Eu particularmente gosto de modificações.....
Eu faria o seguinte: Tentaria a idéia de colocar o captador debaixo da ponte, creio que daria certo, mas se não ser a ponte vai cobrir a cavidade mesmo, então não há problemas.
Usaria um escudo com a configuração H S H e nos humbuckers usaria pot push pull(fiz isso na minha) para ter um som mais de strato quando quiser.
Sobre a pintura, porque você não tenta colar uma folha de madeira com efeito e fazer pintura translucida?
Quando a parte de colagem creio que seu pai o ajudaria, a pintura eu indicaria uma pintura automotiva.
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« Responder #5 : 21 de Janeiro de 2015, as 13:46:56 »

Eu tenho uma aria, que comprei a MUITO tempo atrás..
O corpo / braço são confortaveis mesmo, bem ajustada é uma guitarra gostosa de tocar.
Mas captadores e principalmente as tarrachas... são muito ruins...
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« Responder #6 : 21 de Janeiro de 2015, as 20:32:01 »

Respondendo algumas das peguntas:
Sobre usar ou não seladora, eu particularmente acho importante, tanto para fechar os poros da madeira e diminuir aquele aspecto "enrugado" do verniz quando aplicado sobre a madeira apenas lixada, quanto para melhorar a aderência do verniz. Quanto ao tipo de verniz, escolha um com omesmo tipo de solvente químico que a seladora, para evitar problemas.
Sobre os trastes, o ângulo ao qual você se refere é o raio de curvatura? Se for, não há trastes específicos para um determinado raio, ele pode ser encurvado de modo a acompanhar a curvatura da escala. Pode comprar o tipo de traste que preferir. Uma dica é comprar aquele em rolo. Dois metros são suficientes, e ainda sobra o bastante para reparar possíveis erros. Mais uma dica: se não tiver aquele martelinho de plástico, pode prender uma tampa de garrafa PET em um martelo convencional que dá certo.
Sobre a captação piezo: por que não experimenta a ideia do David Loos de colocar o captador piezo debaixo da ponte?
Sobre captadores magnéticos para violão, eles são, em suma, iguais a captadores convencionais de guitarra (alguns até piores), portanto, soará igual a um captador convencional.
Na primeira guitarra que fiz, sua captação era um songle coil e dois captadores piezo ligados em série (sendo um deles de rastilho e o outro de disco, daqueles bem vagabundos). O interessante é que quando a captação piezo era ligada em série com a magnética, e usava-se uma distorção moderada, obtinha-se um efeito de oitava bem pronunciado em algumas notas, e muito ruído.

Espero ter ajudado, e boa sorte!
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andrey.som
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« Responder #7 : 21 de Janeiro de 2015, as 21:48:38 »

Galera, obrigado pelas respostas =D

Então, estou pensando em seguir a idéia do David e colocar o rastilho em baixo da ponte.
Quanto a pintura eu não sei por onde começar. Na verdade estou acostumado a pintar pedais, então eu tenho spray, wash primer, verniz spray e verniz PU. Pensei em pintar ela de azul, vou comprar tinta automotiva e tenho um compressor na oficina que eu trabalho, mas vou dar uma estudada nisso.

Essa foi minha primeira guitarra, então ela nunca recebeu muitos cuidados. Realmente a captação original não era nada legal e era HSS. Quando eu comecei a entender um pouco de captação resolvi trocar.
Certa vez ela até ganhou um par de captadores PRS Artist II que eram simplesmente maravilhosos! Infelizmente tive que vende-los. =(
Acabou que ela hoje tem um Duncan designed passivo ( daqueles com a capa preta fosca ) na ponte, e um malagolli hb-6 no braço. Eu hoje não consigo mais gostar do timbre dela. Na época eu tocava metal core, afinação dropada em dó e aquilo me supria na época. Hoje o timbre que busco é outro e eu não consegui gostar do hb6.
Hoje eu não tenho a grana que gostaria pra colocar um par de Seymour, então eu gostaria de algumas opiniões de captadores "custo-benefício", tendo em vista que o som que eu levo hoje é bem mais leve. Toco na igreja, então eu preciso de um captador na ponte mais encorpado, mas que tenha um "brilho" também, já no braço eu preciso de um captador que dê pra fazer um solo "rasgando" sem embolar. (só pra ter uma idéia, meu drive principal é um Triple Wreck drive em 1h, e o meu overdrive pra fazer um "funk" é um timmy com meio ganho"). Eu estou por fora de captação então preciso da ajuda de vocês.

E pra finalizar eu vou trocar as tarraxas dela, novamente preciso de um custo-benefício bom, o que me indicam?

Conforme eu for avançando no processo vou postando as fotos.

PS.: Fiquei feliz de saber que tenho uma guitarra bacana nas mãos, pelo que me lembro em 2002 quando eu ganhei, ela custava na faixa de R$500,00 na santa efigenia

Abraços

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Outra duvida é em relação a marca dos trastes, no ML tem dhl, Dunlop, gotoh e umas made in korea, qual a melhor?
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2015, as 21:59:28 por andrey.som » Registrado
andrey.som
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« Responder #8 : 08 de Dezembro de 2016, as 13:45:14 »

Boa tarde pessoal. Depois de um bom tempo estou dando um update no tópico.
"Terminei" boa parte da reforma. Realmente o corpo é maciço mas são dois blocos colados um no outro um pouco pra cima do braço.
Deixei ela em madeira natural, envernizei, ela ficou bem bonita (depois posto fotos).
Porém (sempre tem um), tenho um problema. O braço dela estava muito ruim, madeira manchada, trastes amassados, e eu tinha um braço de uma eagle aqui que está bom por sinal, só tem que trocar o nut, mas ao colocar o braço na guitarra tive 2 problemas. O braço ficou desalinhado em relação ao corpo, quase 1mm, e o segundo problema é que o braço trasteja na segunda e terceira casa, mesmo eu tendo regulado os saddles o mais alto que consegui.
Agora peço ajuda a vocês. Como posso alinhar o braço? Encher os furos no braço e furar denovo ou alargo os furos do braço? E quanto ao trastejamento, o braço não está empenado e o tensor está trabalhando bem, pode ser que o braço seja mais alto que o meu em alguns décimos de milímetros?
Digo isso porque a guitarra afina bem, consegui acertar as oitavas.

Obrigado pela ajuda, abraços

PS. Hoje tiro fotos e anexo no post
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« Responder #9 : 08 de Dezembro de 2016, as 18:11:18 »

Isso se resolve usando calços de papel grosso entre o tróculo e o braço.
O link abaixo mostra o caminho das pedras:
http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/12/angulacao-do-braco-correcao-com-calcos.html

Faço votos de que consiga resolver o seu problema.
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« Responder #10 : 08 de Dezembro de 2016, as 23:01:43 »

Nunca alargue os furos. Tape eles com palitos para churrasco ou de sushi e bonder e depois refaça-os.

Olhe este tópico onde me ajudaram e ficou perfeito:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=7151.15
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