Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 08:13:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Curioso Thunder sound Bass II  (Lida 52819 vezes)
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #120 : 17 de Fevereiro de 2014, as 19:00:35 »

OLá pessoal

Em pesquisa encontrei um transformador original do TSB, o AG 4080 na jwtubes. Ele me pediu R$ 215,00+frete.
O que vocês acham do preço?
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Guilherme
Visitante
« Responder #121 : 17 de Fevereiro de 2014, as 19:48:56 »

Duff, o AG-40-08 original fabricado pela Willkason ou um modelo com a mesmas specs do 40-08 ?

O reposição Willkason era o 4083, de melhor construção e acabamento do que o AG-40-08, esse fabricado exclusivamente para a Giannini.

Pelo jeito é um similar...

Pergunte qual as resistências (Rdc) do primário em relação ao center-tap que eu te confirmo se bate com o Willkason AG-40-08.



Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #122 : 17 de Fevereiro de 2014, as 20:11:21 »

3. Se você optar pelo circuito 5F6-A, que eu recomendo muito, tente coloca-lo nas condições de trabalho conforme o esquema a seguir, independente de você usar rectificação a vácuo ou SS. Caso você não consiga, me informe o valor da tensão disponível sobre o primeiro cap. de filtro que eu lhe digo o que fazer.

4. O transformador de saída original do Bassman, código 45249, tem 4000 ohms no primário e secundário de 2 ohms. Com esse valor baixo de carga, o resistor de realimentação deve ser 27k, tal como no circuito 5F6-A. Em taps de 4 ou 8 ohms, caso do TS, esse valor deve ser revisto. Em geral deve ser diminuído, mas isso vai depender do transformador de saída utilizado. Um osciloscópio será fundamental para verificar se não há oscilação em alta-frequência, inaudível portanto.

Guilherme

Iniciei a modificação do circuito conforme indicado por você.
Permita esclarecer uma dúvida antes de descrever como estou me saindo. Você diz acima que " Em geral deve ser diminuído mas isso vai depender do transformador de saída utilizado, neste caso, pelo o que pesquisei deve ser de fato 4000 Ohms no primário.
Pedi ao Johnny da JWtubes para me passar as especificações e ele disse o seguinte:

Tem 4200 ohms no primário. Taps de 4 e 8 ohms no secundário.

Estive verificando que esse transformador que temos dá tranquilamente para 2x6L6 (cerca de 45W) para GUITARRA, e tem o tamanho relativamente pequeno (embora suficiente para guitarra). Se for usar para o baixo, recomendo que pegue um transformador um pouco maior (com mais ferro no núcleo).

 E para duas EL34? Será que aguenta o pedido?





-----
Duff, o AG-40-08 original fabricado pela Willkason ou um modelo com a mesmas specs do 40-08 ?

O reposição Willkason era o 4083, de melhor construção e acabamento do que o AG-40-08, esse fabricado exclusivamente para a Giannini.

Pelo jeito é um similar...

Pergunte qual as resistências (Rdc) do primário em relação ao center-tap que eu te confirmo se bate com o Willkason AG-40-08.

Guilherme

A resposta que obtive foi:
Não sei dizer. No fim das contas, não uso esse parâmetro para nada na hora de calcular os transformadores.

Outro detalhe é que a resistência DC de uma metade até o center tap é diferente resistência da outra metade até o center tap, pois a que foi enrolada primeiro tem bem menos fio (no começo com o carretel vazio se usa bem menos fio pra dar uma volta do que quando o carretel está cheio).


Aí não entendi. Na minha opinião ele não quis é repassar a informação, certo?
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, as 22:27:03 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #123 : 17 de Fevereiro de 2014, as 22:32:14 »

Esse transformador dele foi enrolado de forma comum como um de força ( A Willkason enrolava alguns de saída assim também!
) e não tem os entrelaçamentos que visam também diminuir esse problema que ele relatou ai.


E sobre a resistência DC ou ele realmente quis esconder o jogo ou é um mero copiador.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, as 22:34:12 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #124 : 18 de Fevereiro de 2014, as 08:02:33 »

Xande, já que você está perto de Blumenau, veja se o Edson Brusque não consegue um transformador de saída pra você, ele vende peças e amplificadores valvulados.

http://www.bruschiamps.com.br/Vendas/Lista/lista.html
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #125 : 18 de Fevereiro de 2014, as 09:49:53 »

Xande, já que você está perto de Blumenau, veja se o Edson Brusque não consegue um transformador de saída pra você, ele vende peças e amplificadores valvulados.

http://www.bruschiamps.com.br/Vendas/Lista/lista.html
No site dele não tem transformadores mas mantive contato por email para verificar.
Quanto ao do JWTubes fiquei desanimado depois de saber que o procedimento de fabricação dos transformadores deles não são dedicados.

Um forte abraço

-----
Olá pessoal

Recebi a resposta do Edson da Bruschi e ele me recomendou o JWtubes  Cheesy
Bom, pelo jeito terei que partir pra essa alternativa mesmo  Roll Eyes

Um forte abraço
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2014, as 10:37:24 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #126 : 17 de Março de 2014, as 19:22:40 »

(...)
3. Se você optar pelo circuito 5F6-A, que eu recomendo muito, tente coloca-lo nas condições de trabalho conforme o esquema a seguir, independente de você usar rectificação a vácuo ou SS. Caso você não consiga, me informe o valor da tensão disponível sobre o primeiro cap. de filtro que eu lhe digo o que fazer.
(...)
abraços

Guilherme

Então Guilherme, voltando à vaca fria...

Minha intenção é utilizar as EL34, e pelo o que o xformer disse, precisa de uma preparação no estágio antes da inversora. Fiz as alterações que o link recomenda no estágio de saída. As alterações recomendadas no seu esquema redesenhado resolvem a compatibilidade com as EL34?

Bem, vamos dissecá-lo:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Basicamente troquei os resistores necessários nesta parte do esquema.
Não encontrei o de 1,6k e utilizei o de 1,5k.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Aqui, em série com o resistor de 100k existe um capacitor de 47pF pelo esquema da Giannini. Certa vez o Peregrini (você deve conhecê-lo, imagino) me disse que a retirada deste capacitor melhora em muito o timbre para a guitarra.
Foi o que fiz. Suprimi ele do circuito.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Aqui é que o bicho pega.
Os resistores 1,5k das grades 1 já estavam lá, ok.
Como o circuito que tenho é retificado a diodo não consigo visualizar direito como adaptar estas ligações da fonte.
No Giannini dois resistores de 220k que vão para -B ligam em série um resistor 10k com um trimpot de 10k.
Como não existe transformador de choque e nem retificadora não consigo traduzir bem como adaptar essa parte.
Os resistores de 470k que vem dos pinos 4 das EL34 foram substituídos por 2 resistores de 1KOhm, conforme instrução anterior.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Aproveito para postar novamente o giannini para comparações.

Comprei o transformador de saída do JW Tubes e me parece bem simples mesmo. Quero instalá-lo logo após tirar todas as dúvidas acima.

Agradeço toda a ajuda para fazê-lo soar bem bonito.

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Guilherme
Visitante
« Responder #127 : 17 de Março de 2014, as 20:12:59 »

Duff, esse amp deve estar te tirando o sono...

Mas sinto lhe dizer, se ele ainda está parecido com as primeiras fotos que você postou no inicio do tópico, você não vai ter sossego com ele.

Cada dia vai ter uma zica diferente, resolve uma aqui aparece outra alí, igual furos em queijo suíço.

Olha, o Thunder Sound III no qual estou trabalhando quando tenho um tempinho livre e inspirado, corresponde  exatamente à esse esquema:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/5f6a1.gif

Note que nesse esquema eu uso metade de uma 12AY7 para ficar com jeito de Bassman 5F6-A

Um outro esquema  muito interessante é fazer o Thunder Sound III com o canal de entrada igual ao DeLuxe Reverb, com 1/2 12AX7.

Já reconstruí alguns TS-III assim e ficaram maravilhosos, com a vantagem de fugir da 12AY7.

Mas note que é necessário um desacoplamento DC extra, (47k + 8uF) para alimentar a placa do primeiro estagio e faze-lo idêntico ao DeLuxe Reverb AB763.

Esse sim é o circuito que você deveria se basear:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/5f6a2.gif

Quanto ao choke e a fonte de alimentação em geral, repare que eu não uso circuito filtro/dobrador de tensão, tal como no seu TS-III.

Mantenha a fonte exatamente como está, não mexa nela. O importante é você conseguir 420...440V sobre o primeiro capacitor de filtro e  manter o bias entre -48...-52V

abraços

Guilherme

Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #128 : 17 de Março de 2014, as 22:18:05 »

Guilherme

Na verdade ele mudou um pouco das primeiras fotos. troquei os capacitores que estavam inchados e vazando por novos, e refiz a ligação conforme o esquemático da Giannini com a retificação com dois diodos.
Liguei e deixei ele uns 5 minutos e conferi a tensão no primeiro capacitor e deu 453 Volts. É muita coisa?
O que pode estar conferindo esta tensão ao circuito?

-----
Ahh, e esqueci. bias de -50mV

-----
Eureka!! Palmas

Esqueçam todas as cogitações. Descobri o que dava o problema de headroom.

Era o transformador de saída. Troquei ele agora e está soando uma maravilha Guitarrista
Senti uma certa diferença no timbre, mais pra agudo comparado ao original.

Está ligado em um gabinete com 2 falantes selenium 12PW3 (sei, não é lá grandes coisas) em 4 Ohms mas está com som muito agradável.
Não está mais distorcendo como antes, um som bem clean e definido, até em alto volume (não consegui colocar na metade do potenciometro, e olha que fui ousado para o horário)  Cheesy

Bem, Só me resta agradecer a todos que me auxiliaram nesta empreitada.

Um forte abraço
« Última modificação: 17 de Março de 2014, as 23:26:39 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #129 : 18 de Março de 2014, as 09:44:25 »

Parabéns! Não se esqueça de me convidar para testar essa belezinha...  Tongue
Registrado

Guitar Craft
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #130 : 04 de Novembro de 2016, as 08:26:43 »

Duff, esse amp deve estar te tirando o sono...

Mas sinto lhe dizer, se ele ainda está parecido com as primeiras fotos que você postou no inicio do tópico, você não vai ter sossego com ele.

Cada dia vai ter uma zica diferente, resolve uma aqui aparece outra alí, igual furos em queijo suíço.

Olha, o Thunder Sound III no qual estou trabalhando quando tenho um tempinho livre e inspirado, corresponde  exatamente à esse esquema:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/5f6a1.gif

Note que nesse esquema eu uso metade de uma 12AY7 para ficar com jeito de Bassman 5F6-A

Um outro esquema  muito interessante é fazer o Thunder Sound III com o canal de entrada igual ao DeLuxe Reverb, com 1/2 12AX7.

Já reconstruí alguns TS-III assim e ficaram maravilhosos, com a vantagem de fugir da 12AY7.

Mas note que é necessário um desacoplamento DC extra, (47k + 8uF) para alimentar a placa do primeiro estagio e faze-lo idêntico ao DeLuxe Reverb AB763.

Esse sim é o circuito que você deveria se basear:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/5f6a2.gif

Quanto ao choke e a fonte de alimentação em geral, repare que eu não uso circuito filtro/dobrador de tensão, tal como no seu TS-III.

Mantenha a fonte exatamente como está, não mexa nela. O importante é você conseguir 420...440V sobre o primeiro capacitor de filtro e  manter o bias entre -48...-52V

abraços

Guilherme



Bom dia Guilherme.

Estou com um TS-3 na bancada e com algumas dúvidas com ele.

Amplificador de amigo, que estava parado, então decidimos dar uma geral.
Uma 12at7 quebrada, capacitores estufados/vazados, transformador de alimentação 5067, válvulas russas 6p3s ( 6L6)

Foi feito um transformador novo ( 165+165 x 300mA), placa para fonte com capacitores de 47uF em série por questoes de tensão.
Foram utilizados mesmos valores de resistor na fonte ( 470R , 5k6 e 10K) e seguindo o esquema original, chegando o +B em 450V

Montei com 02 sovtek 5881 wgc, 02 12AX7 e 01 12AT7 ( pretendo montar com uma 5751 no primeiro estagio e a 12AT7 como inversora)

Resultado:

Ib ( I placa) em 35m ajustado.
Sinal limpo sem distorção com volume em 70%. Onde começa achatar a forma de onda, crossover não aparece.

Análise FFT no osciloscópio sem alteração e sem presença de harmônicos até 70% do volume, usando gerador de sinal com 50mV.
Teste realizado de 400Hz até 11Khz
O sinal de pré não apresenta distorção na entrada da inversora até o volume máximo, com 12AT7 no primeiro estágio, mas saturava invertendo com uma 12AX7.

Dúvidas

1) A tensão de fonte cai até quase 400 no volume máximo e estou suspeitando do transformador da fonte, mas acontece o mesmo com o transformador original wilkasom.
2) Percebo uma distorção ao tocar notas mais graves na guitarra e não sei se é normal, some ao baixar o volume da guita. No osciloscópio é difícil de ver mas aparecem alguns picos achatados. Será normal? ou será o maldito alto falante...

3) E quanto ao texto citado acima, o Res de 47K é para reduzir o ganho da 12AX7 e não saturar o estágio 2 ?
Registrado
Páginas:  1 ... 7 8 [9]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal