Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 23:50:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Curioso Thunder sound Bass II  (Lida 53332 vezes)
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« : 15 de Abril de 2013, as 22:02:49 »

Olá meus queridos amigos handmakers!

Eis que chegou às minhas mãos um Thunder Sound Bass II de um cliente amigo para reparos. As queixas dele eram de que quando aquecia não sustentava o som, tinha um som grave demais (provavelmente o capacitor de 10 nF entre as placas da inversora) e que saturava muito facil.



Até aí tudo bem, mas conforme fui desmontado-o para obter um diagnóstico mais preciso me deparei com um circuito que ao invés de ter 2 x 6L6 no power tinham 2 x EL34  Huh?

Peguei meu esquemático e fui conferindo. constatei então que deveria ser um "mod" para se utilizar o par de EL34.
Outra coisa é que o "artista" que fez isso não teve o trabalho nem de mudar o soquete, utilizando o octal das 6L6.


Pelo que conferi o circuito confere exatamente o mesmo tonestack e só muda a partir do B-.

Os capacitores da fonte estão bem judiados. Reparem este Lorenzeti de 50+50/350Vdc... estufado e cheio de oxidação. Na verdade quase todos eles estão.
No circuito original não existem capacitores de fonte com esse valor.
Outra coisa nessa foto abaixo é esse resistor de 470 Ohm totalmente carbonizado.


Além de um "desconhecido" todo envolto em fita crepe  Lips Sealed


Um dos resistores 470 Ohm das grades supressoras das então EL34 também está em estado deplorável:


No esquema original existem 4 diodos zener ESK 1/12, neste só aparecem 2 diodos:


ahh, e falando no capacitor de 10 nf, olhem só que esquisito. nunca havia visto um desses:


Dentro do meu planejamento irei fazer o seguinte:
1- limpeza de todo o circuito;
2 descupinização da caixa de compensado;
3 - troca dos resistores e dos capacitores comprometidos;
4 - supressão do capacitor de 10 nf;
5 - teste

O que meus amigos podem me dizer?

Um forte abraço

 
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 15 de Abril de 2013, as 22:21:24 »

Foi usado um adaptador para a EL34 servir no soquete octal, ou existe uma EL84 octal, ou eu que sou ignorante?

Quanto a  saturação, pode ser justamente devida ao uso das EL34.

O amp parece bem sambado...

O transformador de alimentação pode ter sido trocado por um modelo com center tap, permitindo o uso de apenas 2 diodos, ou os 2 diodos "desaparecidos" estão por baixo da placa (já olhou?). No geral, acho que a fonte de alimentação merece uma atenção especial, os grandes eletrolíticos parecem a ponto de vazar, devem estar cheios de fugas... E esta pode ser a causa do amp não sustentar o som quando aquece.

No courvinl, graxa de sapato incolor bem esfregada com escova de dentes deixa com cara de novo. Resista à tentação de usar graxa preta, vai ficar sujando a roupa depois.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #2 : 15 de Abril de 2013, as 22:27:41 »

Pessoal,

EL34 é OCTAL!

EL84 é NOVAL!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #3 : 15 de Abril de 2013, as 22:35:11 »

As EL34 tem 7 pinos apenas (pelo menos essas que esse amp tem são assim), as 6L6 (que deveriam ser as originais neste esquemático) são octais. Por isso o cara contou os pinos e adaptou pra encaixar as EL34 nos soquetes das 6L6... Toma na Cabeça

Bem, está impresso em uma das valvulas "6CA7/EL34" isso representa algum tipo específico de valvula?
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #4 : 15 de Abril de 2013, as 22:36:16 »

Já usei muito desse tipo de capacitor vertical.
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #5 : 15 de Abril de 2013, as 22:42:02 »

As EL34 tem 7 pinos apenas (pelo menos essas que esse amp tem são assim), as 6L6 (que deveriam ser as originais neste esquemático) são octais. Por isso o cara contou os pinos e adaptou pra encaixar as EL34 nos soquetes das 6L6... Toma na Cabeça
Calma,

embora use um soquete octal, ela não usa todos os pinos - o pino 6 não é usado internamente. Assim, alguns fabricantes suprimem o pino que não é usado. Mas a base é OCTAL.

O mesmo ocorre nas 6L6, como ela é um tetrodo de feixe, dois pinos (1 e 6) não são usados internamente, mas a base continua sendo octal! Nem por isso se diz que ela usa um soquete de 5 pinos!

Smiley


Citar
Bem, está impresso em uma das valvulas "6CA7/EL34" isso representa algum tipo específico de valvula?

Uma é a designação americana da válvula, a outra é europeia!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #6 : 15 de Abril de 2013, as 22:51:26 »

As EL34 tem 7 pinos apenas (pelo menos essas que esse amp tem são assim), as 6L6 (que deveriam ser as originais neste esquemático) são octais. Por isso o cara contou os pinos e adaptou pra encaixar as EL34 nos soquetes das 6L6... Toma na Cabeça
Calma,

embora use um soquete octal, ela não usa todos os pinos - o pino 6 não é usado internamente. Assim, alguns fabricantes suprimem o pino que não é usado. Mas a base é OCTAL.

O mesmo ocorre nas 6L6, como ela é um tetrodo de feixe, dois pinos (1 e 6) não são usados internamente, mas a base continua sendo octal! Nem por isso se diz que ela usa um soquete de 5 pinos!

Smiley


Citar
Bem, está impresso em uma das valvulas "6CA7/EL34" isso representa algum tipo específico de valvula?

Uma é a designação americana da válvula, a outra é europeia!

Beleza Hgamal!

Só pra "comprovar" hehehe, segue a foto da dita cuja:


-----
Estou certo na minha hipótese de que o cara só mudou a fonte pra poder utilizar o par de EL34?
Alguém sabe me dizer onde encontro esse mod para mudar de 6L6 para EL34?

Um forte abraço
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, as 22:54:20 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #7 : 15 de Abril de 2013, as 22:59:35 »

Só para complementar, se você comprar qualquer um dos modelos de soquete de 7 pinos por ai, e tentar colocar uma EL-34, mas garanto, não vai encaixar, creia-me!

Quanto a modificação, existem algumas fórmulas por ai, mas basicamente é alterar o BIAS e os resistores da segunda grade!

Claro que dependendo das tensões de alimentação do power, outras mudanças se fazem necessárias.

http://www.regiscoyne.com/tech/6L6toEL34/
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #8 : 16 de Abril de 2013, as 08:46:20 »

Pessoal,

EL34 é OCTAL!

EL84 é NOVAL!

Eis a prova da minha ignorância...

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #9 : 16 de Abril de 2013, as 08:50:36 »

Haroldo, tu é o cara!  Legal!

Pelo que analisei do circuito o "artista" não alterou o resistor da grade supressora de 470 Ohm para 1M, como o link que vc enviou sugere.
Por isso eu imagino que ele torrou daquele jeito. Será que o cara trocou as 6L6 pela EL34 como substitutas?? Caramba!  Tongue

Hoje vou seguir a lista do link e verificar se tem algum outro tópico que não foi atendido.
Talvez isso tenha  ocasionado os problemas.

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #10 : 16 de Abril de 2013, as 09:16:59 »

Haroldo, tu é o cara!  Legal!

Pelo que analisei do circuito o "artista" não alterou o resistor da grade supressora de 470 Ohm para 1M, como o link que vc enviou sugere.

Não é 1M, mas sim 1k!
1.000 ohms = 1k ohms
1.000.000 ohms = 1.000k ohms = 1M ohms
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #11 : 16 de Abril de 2013, as 09:22:52 »

Duvido que o resistor de 470R tenha torrado pela troca da 6L6 pela EL34... Alias, acho que ele só escureceu, não torrou. Isso acontece porque esses resistores esquentam mesmo. Coloque um com dissipação maior.
Sugestões.
Troque pela 6L6. Ela satura muito mais tarde do que a EL34. Esse pode ser o motivo de uma das reclamações do seu cliente.
Não retire simplesmente o capacitor de 10n entre as placas da inversora. Troque por um de valor menor.
E sim, troque os capacitores eletroliticos e resistores danificados.
Sim, o comum para EL84 é 1K para G2, e não 1M.
E sim, EL34, assim como 6L6, é octal.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Marcel.
Visitante
« Responder #12 : 16 de Abril de 2013, as 15:15:19 »

Só confirmando, o soquete usado para a 6L6 e para a EL34 é exatamente o mesmo! Octal!
Mas se deve alterar alguns componentes do power para usar o par de uma ou de outra.
Tanto é que eu coloquei, sem querer, um par de 6L6 no meu plexi, ao invés de EL34 e o som saiu, mas achei que as 6L6 esquentaram um pouco demais, sei lá, não gostei muito da cara que ela ficou, não...
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #13 : 16 de Abril de 2013, as 16:32:12 »

Só confirmando, o soquete usado para a 6L6 e para a EL34 é exatamente o mesmo! Octal!
Mas se deve alterar alguns componentes do power para usar o par de uma ou de outra.
Tanto é que eu coloquei, sem querer, um par de 6L6 no meu plexi, ao invés de EL34 e o som saiu, mas achei que as 6L6 esquentaram um pouco demais, sei lá, não gostei muito da cara que ela ficou, não...

Isso se deveu ao fato de que pra usar 6L6 no lugar de EL34 você deve fazer uma pequena modificação pra que isso não aconteça. (sem contar transformador de saída resistores e blablabla...)
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 16 de Abril de 2013, as 18:35:53 »

Citar
Dentro do meu planejamento irei fazer o seguinte:
1- limpeza de todo o circuito;
2 descupinização da caixa de compensado;
3 - troca dos resistores e dos capacitores comprometidos;
4 - supressão do capacitor de 10 nf;
5 - teste

O que meus amigos podem me dizer?

Se o seu cliente/amigo concordar, seria melhor fazer mais coisas, tipo trocar os fios, refazer as soldas (ou mesmo trocar a placa).  Tem fio emendado, com fita isolante, trocar os soquetes por cerâmicos. Veja que as bases das válvulas já estão meio chamuscadas, fale pra ele comprar novas e guardar essas.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2 3 ... 9   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.063 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal