Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 02:21:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Ajuda] Problema com o chuveiro!  (Lida 22181 vezes)
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #15 : 03 de Junho de 2013, as 13:06:33 »

A ideia de estanhar o fio, é mais para quando for o tipo cabinho, porque quando vai apertar os fiapos se espalham e reduzem os que fazem contato, e estando estanhado, estará todos em contato.
Oi amorin,

Estanhando o cabo, todos os "fiozinhos" estarão em contato entre si, mas a área do cabo que é "redonda" terá só dois pontos em contato com o disjuntor, a de cima e a de baixo, não sei se estou me fazendo entender. Quando dou uma amassada na ponta do cabo aumenta a área de contato com o disjuntor, isso aumenta a passagem dos elétrons do cabo para o disjuntor.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #16 : 03 de Junho de 2013, as 13:11:17 »

Em relação aos fios sólidos ou flexíveis, suas características quanto a corrente, tensão, são praticamente iguais, hoje em dia se usa mais o flexível para facilitar no trabalho, e facilita muiiiito, digo porque sempre to executando projetos de instalações elétricas prediais.

Antigamente tinhamos muito pouco circuitos em nossas casas, aí usavam aquele esquema de fazer uma rede fixada com roldanas no madeiramento do telhado da casa e ia puxando para tomadas, lâmpadas etc. Hoje em dia isso é inviável e contra as normas. Como temos muitos circuitos, fica complicado você passar uns 9 fios sólidos desses dentro de eletrodutos com curvas e tudo mais, por isso se usa o flexível, é muito melhor e mais fácil trabalhar com ele.

Em relação aos contatos com os disjuntores, alguns preferem estanhar, esqueci de mencionar os terminais de compressão, muito mais fácil de usar, e serve para essa finalidade.

Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #17 : 03 de Junho de 2013, as 13:16:32 »

Entendi  o que quis dizer.
Eu que expressei mal.
Me referia a conexão com a barra sindal.
A maioria destas barras é o parafuso que "prensa" o cabo ao bloco, diferente de um disjuntor que tem uma "placa" metálica que prensa o cabo a base de contato.
O parafuso da barra é menor que o diâmetro do cabo, e quando prensa, alguns ou vários fiapos se espalha e reduzem a área de contato, ou quantidade do cabo que transportara a corrente.
Registrado

diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #18 : 03 de Junho de 2013, as 13:27:22 »

GrAmorin, isso que vc falou é verdade, alguns fiapos inclusive se quebram, nesse caso acho interessante estanhar ou também colocar uns terminais desses que mencionei.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #19 : 03 de Junho de 2013, as 13:32:44 »

Pois é!
 E isso quando o próprio parafuso não corta alguns dos fiapos.
Registrado

Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #20 : 03 de Junho de 2013, as 14:04:58 »

Usar conector sem estanhar ou sem usar terminais sem chance, é melhor fazer uma emenda bem firme sem estanho que usar conector sem estanhar o cabo.

Eu, particularmente, prefiro estanhar o cabo do que usar terminais pra esse fim. Pro terminal ficar bem firme no cabo, tem que ter alicate próprio, com alicate universal a capa do terminal se solta e fica um serviço mal feito.

Só gosto de terminais de argola, esses pra usar com parafuso, aí sim fica bom!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #21 : 03 de Junho de 2013, as 15:16:29 »

Fiz no sábado a instalação da metade da casa, pois estava trabalhando só.  Usei claro, CABO FLEXÍVEL e retirei todos os FIOS antigos.  Sim com cabo tudo fica mais fácil.  Soldei tudo, para que eu morra e os fios cabos continuem lá.
Como minha casa é a segunda mais alta da rua usei DPS e DR.

Sempre que instalo chuveiro, soldo se possível, porque com conector, a ponta do fio sempre estraga, a capa endurece e gruda no fio e temos que cortar um pedaço, ou deixar a mesma M que estava.   Se troco o chuveiro, corto o pedaço emendado, nem penso sobre isso: dá trocar seis por meia dúzia.  espero que o pedaço de 25cm que sai da caixa dure a minha vida toda.
Também usei um chuveiro eletrônico compatível com DR e com controle de temperatura, pois pretendo utilizar aquecedor solar, que vou implementar logo que a minha casa estiver habitável e eu possa sentar pra tomar chimarrão algum final de semana.

Abraços, T+
« Última modificação: 03 de Junho de 2013, as 15:19:24 por Patines » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #22 : 03 de Junho de 2013, as 20:40:36 »


A bitola do fio da instalação elétrica é maior que a padrão do chuveiro, mas não sei precisar as medidas.


Não confie apenas na medida física do fio/cabo. Os "rabichos" dos chuveiros são isolados com PVC diferente, que aguenta 105ºC, temperatura maior do que os fios/cabos "normais", que suportam 70ºC.

E, num condutor elétrico isolado, o que limita a corrente que pode circular numa certa seção/bitola é a temperatura que a isolação aguenta. Lei de Joule.

Tem outra coisa: o mesmo fio/cabo poderá suportar maior ou menor corrente, dependendo da maneira que estiver instalado. Instalação em conduítes, por exemplo, dificulta a troca de calor entre os fios/cabos e o meio ambiente, reduzindo a capacidade de corrente em relação ao mesmo condutor "ao ar livre".
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #23 : 04 de Junho de 2013, as 00:16:12 »

Para emendas dos cabos usei esses conectores em duas obras. Achei bem interessante, facil de fazer emendas, ligações lâmpadas em paralelo e intermediário.

http://www.wago.com/cps/rde/xchg/SID-B4858779-3CC933FA/wago/style.xsl/ptb-2117.htm
Registrado

Americana-SP
vinealonso
Visitante
« Responder #24 : 07 de Junho de 2013, as 22:41:29 »

Eu estanhei, e coloquei o conector de cerâmica, mas não usei fita isolante. Hoje notei que os fios estão esquentando um pouco, mas não tanto que eu não possa segurar com a mão. Esquentar um pouco é normal mesmo? Pois se não for, acho que vou trocar a emenda usando esses terminais, com parafuso e fita isolante:

Em relação aos contatos com os disjuntores, alguns preferem estanhar, esqueci de mencionar os terminais de compressão, muito mais fácil de usar, e serve para essa finalidade.


Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 07 de Junho de 2013, as 22:53:36 »

Eu estanhei, e coloquei o conector de cerâmica, mas não usei fita isolante. Hoje notei que os fios estão esquentando um pouco, mas não tanto que eu não possa segurar com a mão. Esquentar um pouco é normal mesmo? Pois se não for, acho que vou trocar a emenda usando esses terminais, com parafuso e fita isolante:

O fio esquenta por efeito Joule. Quando a corrente elétrica passa por um condutor, devido à resistência do fio, ele dissipa potência o que causa o aquecimento. Quanto maior a corrente, maior a potência dissipada e mais calor é gerado. O fato de ter uma conexão ou emenda com mau contato apenas aumenta a resistência do sistema, diminuindo a corrente elétrica. Ou seja, a causa do aquecimento não é na emenda ou no contato, mas o próprio fio mesmo, que está subdimensionado e fino (embora nas emendas com alta resistência aconteça de aquecer naquele ponto).

mensagem #994  faltam 6 !!
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
vinealonso
Visitante
« Responder #26 : 08 de Junho de 2013, as 00:07:45 »

Sim, eu entendo, mas na verdade como o cabo estava derretendo, eu não sei se vai acontecer novamente. Acho que vou trocar logo para os terminais e não esquentar mais a cabeça!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #27 : 08 de Junho de 2013, as 00:13:45 »

Sim, eu entendo, mas na verdade como o cabo estava derretendo, eu não sei se vai acontecer novamente. Acho que vou trocar logo para os terminais e não esquentar mais a cabeça!

Vai acontecer de novo. O problema é a bitola do fio, não o terminal. Em português claro: o fio que tem é fino. Põe fio mais grosso na instalação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
vinealonso
Visitante
« Responder #28 : 08 de Junho de 2013, as 00:39:52 »

Na verdade o fio do chuveiro é mais fino do que o da instalação. Ainda assim devo trocar?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #29 : 08 de Junho de 2013, as 00:43:32 »

Na verdade o fio do chuveiro é mais fino do que o da instalação. Ainda assim devo trocar?
Vine... o fio do chuveiro é sempre mais fino do que o da instalação. É um pedaço pequeno, então esquenta pouco.
Veja qual o fio recomendado na embalagem do chuveiro e use-o. Não faça emendas nesse a não ser a do fio no chuveiro. Esse fio deve vir completamente sem emendas do disjuntor até o chuveiro.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal