Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 23:24:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Ajuda] Problema com o chuveiro!  (Lida 22180 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #30 : 08 de Junho de 2013, as 00:48:49 »

O fio do chuveiro é curto e está ao ar livre. O da instalação é bem mais longo e entra no conduite, sem muita ventilação.  Além disso a instalação deve ter uma folga pra poder aceitar aparelhos que consomem potências diferentes (por ex. as tomadas tem que ter fiação pra aguentar um pequeno carregador de bateria de celular de 5W assim como um secador de cabelos de 1000W).  Você pode trocar de chuveiro, mudar a chave de verão pra inverno, etc tudo isso a instalação deve aguentar até pelo menos o valor de corrente do disjuntor.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
felixmeirelles
Visitante
« Responder #31 : 08 de Junho de 2013, as 00:53:07 »

Colocar um disjuntor de medida certa, bem próximo ao chuveiro também é uma boa para "dividir" a temperatura do fio, o que o Kem falou é verdade.

Sempre morei em casas com fusível, sem proteção próxima ao chuveiro, e sempre torrava os fios, quando instalamos um disjuntor perto, ele passou a esquentar e desarmar na hora certa, até aumentou a vida útil das resistências.

Atualmente puxo o fio direto do chuveiro (que agora é fabricado mais longo do que era antigamente) e ligo no disjuntor, usando ele mesmo como borne...
O fio que vem na "Gorducha" atualmente é enorme, por exemplo.

Mas se precisar alonga o fio compre um borne de porcelana de preferência da Lorenzeti, tipo esse:
http://www.santil.com.br/produto/12986

Gosto das "Gorduchas" porque quando a resistência queima, consigo muitas vezes emendar, diminuindo a seção ou cortando alguma temperatura, também sinto que por ter um sistema que força a água a percorrer toda a resistência ela consegue ser melhor(esquentar mais com mais economia) que os Lorenzetti de mesmo valor...
Sem falar que odeio aquele diafragma dos lorenzetti baratos... Descartáveis.

« Última modificação: 08 de Junho de 2013, as 01:00:00 por felixmeirelles » Registrado
vinealonso
Visitante
« Responder #32 : 08 de Junho de 2013, as 01:20:10 »

Entendi amigos. A caixa de luz fica ao comodo ao lado, bem próxima do banheiro. Acho que vou comprar um cabo e fazer a troca diretamente.
Mas algo acaba de me ocorrer: o cabo que eu disse que estava esquentando um pouco é justamente o do chuveiro, está ficando apenas morno na verdade. Como não sabia como fazer a emenda corretamente eu vinha tendo problemas recorrentes, e talvez esteja com um pouco de 'trauma' de acontecer de novo  Cheesy

Vou observar, se o cabo começar a ficar muito quente, ou aparentar que está derretendo, vou fazer a troca e colocar um cabo de boa qualidade diretamente até o chuveiro. Meu chuveiro é de 5700W, mas gostaria de fazer este reparo e deixar tudo ok para poder ligar até um de 7500W, que creio ser a potência máxima disponível no mercado. Qual bitola eu devo comprar? Aliás, também não sei qual marca é boa, o que vocês recomendam?
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #33 : 08 de Junho de 2013, as 01:28:11 »

.. até um de 7500W, que creio ser a potência máxima disponível no mercado. Qual bitola eu devo comprar? Aliás, também não sei qual marca é boa, o que vocês recomendam?
tem essa aí de 7700W
http://lista.mercadolivre.com.br/ducha-thermosystem-eletronica-7700W

Eu coloquei lá em casa, e tem controle de temperatura eletrônico...  não precisa usar no máximo de 7700W, tem regulador, tipo um potenciômetro, dá pra dosar  Além disso o jato de água é perfeito..  Lá no equipamento tem que dizer a bitola do fio.

T+
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #34 : 08 de Junho de 2013, as 01:28:17 »

...Qual bitola eu devo comprar?...
6mm2
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #35 : 08 de Junho de 2013, as 01:28:47 »


Foi o que usei.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #36 : 08 de Junho de 2013, as 01:29:14 »

...tem essa aí de 7700W...
Ele tava perguntando do fio...   Roll Eyes  Cheesy
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, as 01:37:14 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #37 : 08 de Junho de 2013, as 01:32:33 »

...tem essa aí de 7700W...
Ele tava perguntando do fio...


Aí no fórum tem vendedor de fio...  T+
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #38 : 08 de Junho de 2013, as 01:38:55 »

...tem essa aí de 7700W...
Ele tava perguntando do fio...


Aí no fórum tem vendedor de fio...  T+
Tem? Quem?
Fiquei curioso agora...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
vinealonso
Visitante
« Responder #39 : 08 de Junho de 2013, as 01:46:31 »

Peguei isso do anúncio:

• Informações Técnicas:
- Tensão: 220V
- Potência:7700W
- Fiação mínima: 6mm²
- Disjuntor: 40A

Devo pensar em uma bitola maior por segurança?
Sobre o chuveiro, quando for trocar vou procurar um com resistência blindada. Mesmo que custe um absurdo, vai durar.
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, as 02:12:28 por vinealonso » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #40 : 08 de Junho de 2013, as 02:12:46 »

...:
- Tensão: 220V
- Potência:7700W
- Fiação mínima: 6mm²
- Disjuntor: 40A
...
6mm2 vai dar conta.
Mas o disjuntor tem que ser especifico para cada chuveiro.
Não vá usar um de 40A para um chuveiro de 5000W. A não ser que seu chuveiro seja alimentado por 110V - não perguntei isso...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Zedosal
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 258

Obrigado
-Dado: 662
-Recebido: 47


A ideia é a rotina do papel


« Responder #41 : 08 de Junho de 2013, as 02:18:07 »

Aqui em casa mandei mudar mudei a fiação toda no começo do ano, ficando a rede principal da casa com fio 10mm² e o as ramificações com 4mm², nas tomadas 2,5mm² (exceto cozinha 4mm²) e lampadas 1,5mm².

E no chuveiro ficou com o de 10mm² mesmo. Instalado em 220V com disjuntor adequado.
Registrado

Dubium Sapientiae Initium
vinealonso
Visitante
« Responder #42 : 08 de Junho de 2013, as 02:29:53 »

Meu chuveiro é de 5700W em 220v, e o disjuntor é de 40A. Vou substituir por um de 30A, da ultima vez o fio derreteu e entrou em curto antes de o disjuntor desarmar, bem quando eu estava enxaguado o cabelo.
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #43 : 08 de Junho de 2013, as 12:46:15 »

Vine, quando quiser saber se os cabos de uma instalação estão dimensionados corretamente, use as leis de Ohm e veja a capacidade de corrente dos cabos nessa tabela que está no link.

http://www.4shared.com/office/1qdlIKbs/Tabela_corrente_cabos.html

Essa tabela é bem útil para todos que forem projetar alguma instalação elétrica.

Abraço.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #44 : 08 de Junho de 2013, as 20:26:48 »

Vine, quando quiser saber se os cabos de uma instalação estão dimensionados corretamente, use as leis de Ohm e veja a capacidade de corrente dos cabos nessa tabela que está no link.

http://www.4shared.com/office/1qdlIKbs/Tabela_corrente_cabos.html

Essa tabela é bem útil para todos que forem projetar alguma instalação elétrica.

Abraço.

Só complementando...
Os condutores de instalações elétricas prediais devem ser dimensionadas também pela queda de tensão admissível e adota-se o condutor de maior seção.
Quem nunca ligou um chuveiro e viu uma lâmpada de 100W virar uma de 60W?
Registrado

Americana-SP
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal