Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 19:15:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Ajuda] Problema com o chuveiro!  (Lida 22175 vezes)
vinealonso
Visitante
« : 03 de Junho de 2013, as 03:51:34 »

Amigos, depois de "Googlar" um bocado, e não chegar a uma explicação satisfatória, recorro a ajuda de vocês. Se os moderadores acharem o tópico inapropriado podem excluir.

Recentemente, venho tendo problemas com o chuveiro elétrico de casa. Na época de frio, como exigimos mais usando a temperatura do chuveiro no máximo, os fios começaram a derreter. Eles vão derretendo gradativamente, e a cada 2 semanas tem que ser feito reparo.

Um resumo do plano geral:

A casa é nova, bem como a sua fiação.
O chuveiro é 220V/5.700W. (antigamente havia um chuveiro com 7.000W que não apresentava esse problema)
A bitola do fio da instalação elétrica é maior que a padrão do chuveiro, mas não sei precisar as medidas.
O disjuntor é de 40a.

Obviamente eu vou chamar um eletricista pra verificar e fazer os reparos, mas sempre procuro me informar e ficar por dentro do problema.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 03 de Junho de 2013, as 05:24:35 »

O principal motivo que faz os fios derreter, esta na emenda dos fios do chuveiro com os fios da rede elétrica.
Obvio que considerando que a bitola dos fios da rede seja apropriado de acordo com a corrente especificada.

Emendas mal feita, com folga, meio frouxa, etc... vai causar um aquecimento neste local, que se propaga pelo fio.
Caso use aqueles conectores (barra sindal), certifique que a corrente deste esta de acordo.
Prefira os de cerâmica (porcelana), e aperte bem os parafusos.

Uma dica que dou, é estanhar os fios para depois parafusar no conector.

caso ainda prefira fazer emenda dos fios sem esta barra, torça bem os fios, e ao invés de sar fita isolante comum, prefira usar a fita auto-fusao.

Naturalmente ocorre aquecimento nas emendas, e com o tempo esse aquecimento vai criando folga nestas emendas (por meio da dilatação/contração do material), por isso é bom sempre verificar periodicamente.
A fita auto-fusao, por sua natureza de "envolver" e aderir ao  material, da um pouco de proteçao contra esta dilatação.

Outra coisa que acabo de lembrar:
é melhor que os fios que vai ao chuveiro, va diretamente da caixa de distribuição a ele, sem ramificações (obvio que passando pelo disjuntor).
Estes fios seria melhor se forem rígido, e não aquele flexível (vários condutores pequenos)
Registrado

vinealonso
Visitante
« Responder #2 : 03 de Junho de 2013, as 08:02:25 »

Muito obrigado GrAmorin! Fui informado de que estes conectores de porcelana não prestavam e que era melhor ementar os fios diretamente. Vou refazer a instalação com este conector e ver se o problema persiste.

Eu notei também que quando o fio está esquentando, ainda que lentamente, o chuveiro não esquenta tanto. Isso tem relação com o problema? Ou já estou começando a imaginar coisas?  Huh? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 03 de Junho de 2013, as 08:15:34 »

Os conectores de porcelana devem ser de qualidade.
O bloco metálico onde encaixa o fio não deve ser fino.
Siga a dica de estanhar o fio do chuveiro, ou dobre a ponta do fio,  e aperte bem o parafuso.

A emenda direta, se for bem feita não tem problema.

Registrado

GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #4 : 03 de Junho de 2013, as 08:54:33 »

Caro Vinealonso, já tive problemas parecidos com o seu e resolvi usando sindal ceramico com o citado pelo Gramorin.
Hoje em dia o padrão de fiação para chuveiros é de 4mm/6mm. Verifique a bitola.
Compre sindal de boa qualidade e CERAMICO, pois os de plástico tendem a derreter.
Estanhe as pontas dos fios do chuveiro, pois estes são maleaveis e tendem a oxidar, criando assim uma resistencia.
O disjuntor está correto ser usado de 40A, mas verifique se há ramificações, pois o ideal como nosso amigo disse é ir direto da caixa para o chuveiro.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
vinealonso
Visitante
« Responder #5 : 03 de Junho de 2013, as 09:34:55 »

Fiz como recomendado, estanhei os fios e fiz a emenda corretamente com conector de cerâmica, apertando bem os parafusos. O chuveiro voltou a esquentar que é uma beleza! Vou ainda chamar um técnico pra verificar a fiação da casa, pois ainda ficou uma pulga atrás da orelha quanto a fiação. Roll Eyes

Bem amigos, imensamente obrigado, as vezes um simples banho só mostra sua importância quando falta!
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #6 : 03 de Junho de 2013, as 10:16:24 »

A sua fiação é de cabo rígido ou dos chamados cabinhos?
Os cabos rígidos costumam ser velhos e podem apresentar problemas.
O GRAmorim tocou no ponto importante que é o das emendas mas verifique como os fios chegam na sua casa. Pode haver alguma má conexão entre o seu quadro de luz e o relógio no seu prédio. Se houver alguma emenda mal feita nesse caminho, ela pode causar esse aquecimento, mesmo depois de você verificar a fiação dentro da sua casa.

Uma coisa que me chamou a atenção foi que você usa seu chuveiro em 220v mas o disjuntor é de 40A que já passou por muita temperatura elevada, acho que seria cauteloso trocá-lo.
Se puder, aproveite para trocar seu disjuntor pelos mais modernos e pequenos (Din ou mini-Din) termomagnéticos bipolar. Eles têm uma garantia que vão desligar não apenas por sobre-corrente mas por sobre-temperatura e tensão além do curto-circuito.
Os antigos também têm o erro no valor nominal onde atuam. Podem deixar passar muito mais que os 40A que você disse que marcam nele.
O mais importante é trocar o seu disjuntor pois esse que já esquentou demais pode estar com problemas e em fiação de chuveiro não é bom dar mole.


Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #7 : 03 de Junho de 2013, as 10:36:19 »

No caso desse seu chuveiro 220V/5700W o consumo dele, no máximo, será de uns 25A e pouco. No mínimo sua fiação deverá ser de 4mm2, e no máximo usar um disjuntor de 25A. Atualmente eu sempre coloco em projetos fio de 6mm2 e disjuntor de 35A, pois muitos chuveiros hoje são de 7500W, e aqui mais pro Sul no frio o bicho pega.

Dê uma conferida em sua instalação, nem precisa chamar eletricista, primeiramente desligue o disjuntor geral, troque esse seu disjuntor por um de 25A (caso sua fiação seja de 4mm2) ou por um de 35A (caso sua fiação seja de 6mm2), confira as conexões com o disjuntor do chuveiro, as vezes tem alguma fixação solta, atrapalhando o contato.

Use sempre fio flexível, estanhar as pontas na conexão é uma boa, e sempre utilize a emenda com aquele conector de porcelana, veja corretamente a dimensão  dos fios e compre um conector desses de porcelana compatível com a sua fiação e que suporte a corrente que passa pelos fios.

Sempre utilize o condutor de aterramento.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #8 : 03 de Junho de 2013, as 10:39:32 »

É meu amigo, um banho bem tomado lava até a alma!!!
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #9 : 03 de Junho de 2013, as 10:43:15 »

Em casa eu uso conector cerâmico e além de estanhar os fios eu usei pasta de cobre em cada ponta.

Pasta de cobre é uma espécie de graxa de alta temperatura com pó de cobre, serve para aumentar a área de contato entre as partes, também tem a função térmica, distribuindo a temperatura de forma mais uniforme evitando que de tempos em tempos você tenha que apertar novamente o conector, além de parecer aumentar a vida útil do chuveiro (o meu já tem 7 anos de vida).

Eu uso um pouquinho nos pés das válvulas, isso reduz um pouco o aquecimento dos soquetes e alguns ruídos.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 03 de Junho de 2013, as 10:48:05 »

Lendo as sugestões dos colegas, apareceu de novo o que pra mim é muito controverso: é melhor usar condutores sólidos (1 fio só) ou flexível (uma malha de fios) nas instalações elétricas residenciais ?  Conversar com eletricistas é perda de tempo pois muitos são eletricistas na prática, então vão dizer que o flexível é melhor (porque passa mais fácil no conduíte).  Eu realmente nunca achei nada recomendando esse ou aquele pra determinada aplicação. Na escola, na oficina prática sempre utilizávamos os fios sólidos (mas acho que na época não eram tão difundido o fio flexível). Vai existir problema de contato na oxidação de um tipo ou de outro, qual é melhor ?

 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #11 : 03 de Junho de 2013, as 11:36:10 »

O fato de se usar fio ou cabos é irrelevante com relação a condução de correte, durabilidade e isolamento, os dois tipos empatam nesses quesitos.
O cabo flexível apareceu principalmente para facilitar a instalação.

Mais interessante é dar atenção para o tipo de material empregado no isolamento dos cabos e fios.

Consultem também a NBR 5410:2004
Registrado

Americana-SP
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #12 : 03 de Junho de 2013, as 11:37:18 »

Além de estanhar as pontas dos cabos, eu dou uma "amassadinha" com um martelo para aumentar a área de contato do cabo com o disjuntor, o cabo ficando cilíndrico, por mais que se aperte não fica bem preso.


Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #13 : 03 de Junho de 2013, as 11:44:51 »

Este sintoma que o camarada comentou no primeiro post é com certeza mal contato. Estanhar não adianta, principalmente se for cabo, daí é que não deve ser feito mesmo.

O melhor é emendar e soldar com estanho.  Os conectores não devem ser usados em lugar com água, inevitavelmente estragam.  Não esqueça de usar o fio de aterramento com o chuveiro.  Recomendo ainda utilizar diferencial residual (http://pt.wikipedia.org/wiki/Disjuntor_diferencial).

Fiz uma solda num chuveiro em 127V e o fio era 6mm2 e durou mais de 10 anos(até que teve obra) na casa da minha sogra.  Só trocamos o resistor do chuveiro algumas vezes, pois é o que estragou.
Aqui em casa fiz instalação nova sexta-feira, logo que achar o ferro de 100W eu soldarei.

Abraços, T+
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #14 : 03 de Junho de 2013, as 12:59:19 »

O lance do disjuntor, é recomendado a troca a cada 5~8 anos, para garantir segurança.
A ideia de estanhar o fio, é mais para quando for o tipo cabinho, porque quando vai apertar os fiapos se espalham e reduzem os que fazem contato, e estando estanhado, estará todos em contato.

No conector recomenda-se envolver com fita isolante para proteger da umidade.

Soldar a emenda do chuveiro não é muito pratico, tendo em vista que não da para desfazer uma emenda soldada, tem que ser cortado na emenda se precisar tirar o chuveiro fora.
Os chuveiros de hoje em dia não são tao bons quanto os de antigamente que duravam ate mais de décadas.
Muitos dos chuveiros de hoje so da para trocar a resistência por 2, 3, 4 vezes no máximo, porque com um tempo derrete o suporte do terminal da resistência, fora os contatos que ligam, que se desgastam.

Agora aqueles antigos Lorenzetti de metal, ai é outra coisa.  Cool
Registrado

Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.063 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal