Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 19:20:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Capacitores de Poliester.  (Lida 29014 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 07 de Junho de 2013, as 22:24:01 »

Santa curiosidade Batman rs... Será que o azulzinho também é assim? Amanhã vou estripar um para ver  Evil

Eu tenho pouco dos azuis quadradinhos, então essa eu vou passar.

Eu já desmontei um styroflex (poliestireno) e parece muito com esse verdinho, acho que a diferença é só no plástico usado como dielétrico.

Mas depois põe a foto do azulzinho desmontado pra gente ver.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #16 : 07 de Junho de 2013, as 22:25:19 »

Saudações,

Vai que a moda pega...  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Minha curiosidade não chegaria a tanto... Muito bom Legal!

Bom final de semana amigos!

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
felixmeirelles
Visitante
« Responder #17 : 07 de Junho de 2013, as 23:02:37 »

Eu tenho um Tropical Fish quebrado/aberto aqui e é exatamente igual ao mylar verdinho ai de cima.
Depois posto fotos.

Atualizando, abri um azulzinho, com muita dificuldade, e tem uma bobina dentro, igual ao mylar também.
Mas esse aqui é de valor baixo....
Abri outro azul de 330nF, também é bobina.

A única diferença é a grossura do filme, no tropical é bem mais grosso que no azulzinho.


Achei uma foto na net da comparação entre o Tropical Fish(esquerda) com um Mustard (direita):


Aqui um Mylar(verdinho) comum igual aos Tropical Fish:



 
« Última modificação: 07 de Junho de 2013, as 23:28:51 por felixmeirelles » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #18 : 07 de Junho de 2013, as 23:43:41 »

Santa curiosidade Batman rs... Será que o azulzinho também é assim? Amanhã vou estripar um para ver  Evil

Tudo pelo bem da ciência  Cheesy

-----
Saudações,

Vai que a moda pega...  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Minha curiosidade não chegaria a tanto... Muito bom Legal!

A curiosidade de um colega guitarrista chegou a tanta que ele quebrou uma 6L6 só pra ver como era por dentro  Toma na Cabeça
« Última modificação: 07 de Junho de 2013, as 23:45:25 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #19 : 07 de Junho de 2013, as 23:58:34 »

Citar
A curiosidade de um colega guitarrista chegou a tanta que ele quebrou uma 6L6 só pra ver como era por dentro  Toma na Cabeça

Ué, o vidro não era transparente Huh?Huh??

Falando sério, notem como o alumínio parece ser muito mais fino nas fotos dos caps mais modernos, em relação aos "tropical fish" ou "mustard", embora a construção seja semelhante.

Quanto à espessura do dielétrico, está relacionada com a tensão de operação. Quanto maior a tensão, mais grosso o filme dielétrico.

Sobre a espessura do alumínio depositado quimicamente, eu não sei como é o processo, mas nas fitas aluminizadas usadas nos condutores elétricos, a camada é bem grossa. Acho que não dá para considerar a espessura como fator determinante para descobrir com certeza qual é o método usado...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #20 : 08 de Junho de 2013, as 00:20:38 »

Ué, o vidro não era transparente Huh?Huh??

Sabe como é né... se guitarrista "ouve com os olhos" não me espanta que ele tenha quebrado pra poder "ver como era"  Grin
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
felixmeirelles
Visitante
« Responder #21 : 08 de Junho de 2013, as 00:43:55 »


Falando sério, notem como o alumínio parece ser muito mais fino nas fotos dos caps mais modernos, em relação aos "tropical fish" ou "mustard", embora a construção seja semelhante.

Quanto à espessura do dielétrico, está relacionada com a tensão de operação. Quanto maior a tensão, mais grosso o filme dielétrico.

No mustard tem uma fita de poliéster separada do papel alumínio.

Nos Tropical Fish(coloridinhos), nos Mylar(verdinhos), nos Boxes (azulzinhos), nos Orange Drops (laranjinhas) e nos Panasonic (marronzinhos) o alumínio é depositado diretamente no filme de poliéster.
O que muda entre eles, é o processo de miniaturização, que pode gerar mais ou menos indutância indireta, dependendo da fabricação.


Bom tópico em inglês com outros capacitores clássicos abertos:
http://www.marshallheads.com/viewtopic.php?f=25&t=1127

Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #22 : 08 de Junho de 2013, as 09:52:39 »

Só com base no post do Felix, pode-se deduzir que:

1) HÁ diferença de "comportamento" entre o Mustard e os outros. É uma afirmação, já que a construção é bem diferente;

2) PODERÁ haver a diferença de comportamento entre todos os outros (não afirmo porque não tenho certeza se a diferença do tamanho físico entre eles, que é razoavelmente sutil, chega a provocar uma variação na indutância grande o suficiente para influenciar no resultado sonoro).

Mas se a diferença é positiva ou negativa, só o ouvido do dono (ou da platéia...) pode determinar.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #23 : 08 de Junho de 2013, as 13:03:13 »

Acabei de abrir um azulzinho de 100n, a construção é diferente da dos verdinhos. As folhas são em bloco,ou como se fossem um leque fechado com com uma barrinha em cada lado de onde saem os terminais.

Tô sem a câmera aqui pra colocar fotos.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 08 de Junho de 2013, as 13:45:27 »

Acabei de abrir um azulzinho de 100n, a construção é diferente da dos verdinhos. As folhas são em bloco,ou como se fossem um leque fechado com com uma barrinha em cada lado de onde saem os terminais.

Tô sem a câmera aqui pra colocar fotos.

Ah, então ele é como os capacitores schiko, com placas paralelas.  Vou esperar as fotos, assim não preciso detonar algum aqui. Se ele não tem o rocambole, deve ter pouca indutância.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
felixmeirelles
Visitante
« Responder #25 : 08 de Junho de 2013, as 14:12:48 »

Eu abri 2 azulzinhos aqui, de baixa tensão, e eles tinham uma bobina só, estilo rocambole, assim como os outros capacitores metalizados, como os mylar (verdinhos).

Pelo que eu andei lendo na Wiki, eles podem intercalar bobinas, tanto em paralelo quanto em série, para aumentar a tensão ou a capacitância.

As vezes capacitores de tensão maiores, mesmo os mylar ou os box, devem ter mais de uma bobina intercalada.
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, as 14:14:45 por felixmeirelles » Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #26 : 08 de Junho de 2013, as 14:17:40 »

O azulzinho que me refiro é igual a este.






Não igual a este.



« Última modificação: 08 de Junho de 2013, as 14:20:47 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
felixmeirelles
Visitante
« Responder #27 : 08 de Junho de 2013, as 14:28:29 »

Então um dos que abri aqui é igual a esse primeiro, boxes azulzinhos, dentro tinha uma bobininha, a diferença é que a bobina estava de lado, e no mylar a bobina estava em pé.
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, as 14:32:18 por felixmeirelles » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #28 : 08 de Junho de 2013, as 14:31:38 »

Ae Espanhol !! Tá ganhando comissão da Waltronica ?   Merchandising/Jaba aqui ? ha ha ha ha
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #29 : 08 de Junho de 2013, as 14:38:06 »

Peguei a imagem na net, mas já que deu a idéia vou pedir uma graninha da propaganda hahahahaha

Sem a capa de plástico ficou parecido com esse maiorzinho da direita.

« Última modificação: 08 de Junho de 2013, as 14:44:14 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal