Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 03:19:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Capacitores de Poliester.  (Lida 29017 vezes)
felixmeirelles
Visitante
« Responder #45 : 10 de Junho de 2013, as 22:26:27 »

Então essa coisa da industrialização, impostos e custos de transporte faz coisas que são produzidas do lado da casa das pessoas, saírem mais barato comprados de fora do Brasil do que em uma loja na esquina.

Por exemplo, uma época procurei um grande fabricante de cabos brasileiro para comprar um carretel grande, os caras falaram que só vendiam para distribuidores, mas os distribuidores locais não tinham quase modelo nenhum, inclusive não tinham o tipo que eu queria.
Ai se eu quisesse, teria que pagar adiantado por um carretel inteiro, esperar uma pá de tempo, pagar 2 transportes, no final ia sair mais caro que os cabos tops importados.

Não duvido nada que os capacitores feitos em Gravataí vão até os EUA e voltam para cá.




Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #46 : 10 de Junho de 2013, as 23:36:20 »

Gozado que discos de vinil estão voltando.

E as válvulas já voltaram!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #47 : 20 de Julho de 2013, as 23:22:13 »

Já ouvi dizer que os cerâmicos deixam o som mais "ardido"... 
Ardido, ardido..., ... não exatamente.
Os cerâmicos tem uma definição menor.
Já os poliéster e seus similares, tem mais clareza e brilho.

No passado, os capacitores cerâmicos não eram famosos pela tolerância, ou seja, a grande variação dos valores gera a alteração do timbre. Assim, parte do argumento em favor dos capacitores de poliéster, Styroflex, e outros, vem daí.

Outra questão é a reatância gerada por capacitores com dielétrico "enrolado" ou em camadas, que forma uma espécie de bobina que vai atrapalhar a passagem de frequências alternadas de alta frequência, "aveludando" (eu digo "cortando os agudos/harmônicos") o timbre final do circuito. Capacitores cerâmicos sofrem pouco desse efeito, fazendo com o timbre permaneça mais "cru".

Me bateu uma duvida, e não achei nada a respeito (e nunca tive a chance de testar).
Os capacitores multicamadas... eles "respondem", quanto ao audio, como um ceramico comum ou diferente?
Eles são baratos, tem de tudo que é valor (encontra facil acima de 1uF) e são pequenos.. pra pedais, se a resposta fosse boa, seria uma otima pedida...

« Última modificação: 20 de Julho de 2013, as 23:26:32 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #48 : 20 de Julho de 2013, as 23:39:11 »

Eu tenho usado os de 1uF sem problemas, com a resposta normal, ao menos para mim.  Algumas dezenas dos de 100n estão a caminho.

Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #49 : 20 de Julho de 2013, as 23:40:56 »

Eu tenho usado os de 1uF sem problemas, com a resposta normal, ao menos para mim.  Algumas dezenas dos de 100n estão a caminho.
Eu ja tinha lido você falar nos de 1uF... mas 1 (ou 2 - Smiley não tinha visto a foto) capacitor só no circuito não da pra saber se muda muito...
Mas como seria um pedal ou pré só com capacitores desse tipo (em relação a ceramicos e/ou poliester)?  Roll Eyes
« Última modificação: 20 de Julho de 2013, as 23:44:02 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
druidamaluco
Visitante
« Responder #50 : 20 de Julho de 2013, as 23:42:09 »

Já ouvi dizer que os cerâmicos deixam o som mais "ardido"... 
Ardido, ardido..., ... não exatamente.
Os cerâmicos tem uma definição menor.
Já os poliéster e seus similares, tem mais clareza e brilho.

No passado, os capacitores cerâmicos não eram famosos pela tolerância, ou seja, a grande variação dos valores gera a alteração do timbre. Assim, parte do argumento em favor dos capacitores de poliéster, Styroflex, e outros, vem daí.

Outra questão é a reatância gerada por capacitores com dielétrico "enrolado" ou em camadas, que forma uma espécie de bobina que vai atrapalhar a passagem de frequências alternadas de alta frequência, "aveludando" (eu digo "cortando os agudos/harmônicos") o timbre final do circuito. Capacitores cerâmicos sofrem pouco desse efeito, fazendo com o timbre permaneça mais "cru".

Me bateu uma duvida, e não achei nada a respeito (e nunca tive a chance de testar).
Os capacitores multicamadas... eles "respondem", quanto ao audio, como um ceramico comum ou diferente?
Eles são baratos, tem de tudo que é valor (encontra facil acima de 1uF) e são pequenos.. pra pedais, se a resposta fosse boa, seria uma otima pedida...



Kem, utilizei os de mult camadas em um pedal clone do lovepedal 11, e notei que ficou bem mais claro o som, como entre o poliester comum e o cerâmico, achei mais equilibrado, com mais qualidade..., mas sei lá, as vezes é apenas impressão mesmo, mas foi o que percebi..., além de dar muito mais espaço nos layouts..., e são bem mais bonitinhos.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #51 : 20 de Julho de 2013, as 23:58:07 »

Druida, evite citar todo o post, principalmente as imagens... é contra as regras e carrega demais o forum... Veja o post original do Adiel na pagina anterior e veja como eu o editei...
Mas é exatamente o que você me falou que eu imaginava... Precisava é comparar pra ver se é isso mesmo...
E to com uma ideia aqui na cabeça...
Que tal montar um circuito simples em varias placas diferentes usando em cada uma delas um tipo diferente de capacitor e comparando? Usando inclusive soquete pro AO ou transistor/fet para poder usar o mesmo em todas as placas.
Eu pensei no MXR MicroAmp, mas tem eletrolitico no caminho do sinal, e esse não vai mudar...
O Romildo sugeriu o AMZ Mosfet Booster: http://www.muzique.com/schem/mosfet.gif
Alguém tem outra sugestão?
« Última modificação: 21 de Julho de 2013, as 00:03:40 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
guitar_luthier
Visitante
« Responder #52 : 21 de Julho de 2013, as 00:24:18 »

Pessoal, onde vende esses capacitores igual da foto aqui no Brasil? Obrigado!
Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #53 : 21 de Julho de 2013, as 00:47:17 »

Olá Kem, obrigado pela dica, foi mal..., a idéia do mosfet booster é excelente, mas para ter certeza..., necessita testar cada peça uma a uma, os valores tem que bater em todas as placas, senão dará diferença sim..., e não saberemos se é pelo capacitor diferente ou não..., tem que usar se possível tolerância de 1% em todas as peças..., acho que é isso..., no meu lovepedal, como tinha dois, atentei para os valores serem praticamente iguais nas duas placas. e que ótimo pedal love 11, pena que já não está mais comigo, aff, casa de ferreiro...,
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #54 : 21 de Julho de 2013, as 01:33:11 »

Eu pensei no MXR MicroAmp, mas tem eletrolitico no caminho do sinal, e esse não vai mudar...
O Romildo sugeriu o AMZ Mosfet Booster: http://www.muzique.com/schem/mosfet.gif
Alguém tem outra sugestão?

Melhor pedal para fazer isso e o que mais marca é o DIST+, o boosters são muito menos sensíveis a mudança de capacitores que distorções.

O Dist+ original era quase todo cerâmico, ao substituir por poliéster fica clara demais a mudança.

O ideal é manter a estrutura e intercambiar só os capacitores, porque outros fatores, como ganho do Op-amp(cada um tem um), podem influenciar diretamente.
Como o Dist+ tem poucos capacitores, fica fácil botar chaves para selecionar entre um e outro, acho que 5 chaves já fica bom.

Basicamente é só pegar um monte de cerâmicos e poliéster e selecionar pares com valores iguais usando um capacímetro, depois montar um dist+ usar chaves de alavanca para selecionar entre cerâmicos e poliéster.

Porque ai não terá desculpa de tolerância de A ou B.
« Última modificação: 21 de Julho de 2013, as 01:37:31 por felixmeirelles » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #55 : 21 de Julho de 2013, as 01:47:20 »

Felix... o microamp e o dist+ tem praticamente o mesmo esquema, e o mesmo problema... capacitor polarizado no caminho do audio...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #56 : 21 de Julho de 2013, as 02:32:08 »

Estruturalmente parecidos, mas totalmente diferentes na prática.
No MXR Dist+ o capacitor polarizado era de 1uf  e era de tântalo, pode ser substituído tranquilamente por um 1uf de cerâmica ou poliéster.



Pode se usar 2 dpdts e 1 spdt.
Assim:
Dpdt n1 troca C2 e C6 entre cerâmico e poliéster
Dpdt n2 troca C1 e C7 entre cerâmico e poliéster
Spdt troca C4 entre cerâmico e poliéster

São 5 capacitores muito fáceis de encontrar.
Desta forma fica fácil de ver as influências dos tipos de capacitores em cada estágio.


Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #57 : 21 de Julho de 2013, as 03:00:54 »

No MXR Dist+ o capacitor polarizado era de 1uf  e era de tântalo, pode ser substituído tranquilamente por um 1uf de cerâmica ou poliéster.
Sim, o som dos 2 é muito diferente, mas o ruim da semelhança é justamente ter um capacitor polarizado bem no caminho do som...
E esse é o problema... não vai encontrar 1uF ceramico... só multicamadas... provavelmente nem o verdinho...
Eu queria, se possivel, evitar ter um capacitor no caminho do som que não pudesse ser substituído.
Vamos pensar em outras hipoteses...
Minha ideia era testar com os seguintes capacitores (e que todos pudessem ser trocados - evitando justamente que algum que esteja na passagem do som não possa ser trocado). Como eu disse, ou 5 placas com soquetes para CIs / Transistores ou a chave que você citou.

- Ceramico comum https://zamin.websiteseguro.com/01/upload/produto/thumb_66_1.JPG
- Ceramico Multicamadas http://image.made-in-china.com/2f0j00WqTEestFuQza/Radial-Multilayer-Ceramic-Capacitor-Full-Series-TMCC03-.jpg
- Poliester "box" http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/arquivos4689/arquivos/1256860055.jpg
- Poliester "Mylar" "chicletinho verde (ou marrom) http://i01.i.aliimg.com/img/pb/177/358/420/420358177_202.jpg
- Poliester "chiclete" http://i01.i.aliimg.com/img/pb/145/930/434/434930145_444.jpg

Quem sabe também ceramico alta tensão (>1KV)... http://www.stopassoli.com.br/produtos/capacitor%20ceramico.jpg

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 21 de Julho de 2013, as 03:30:58 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
druidamaluco
Visitante
« Responder #58 : 21 de Julho de 2013, as 11:01:15 »

A idéia do Félix também é ótima, mas será que não dá para simplificar ainda mais? usar alguma distorção, fuzz ou overdrive de um único transistor e no máximo uma 5 peças? me lembro de ter visto alguns circuitos assim, mas nunca cheguei a montar.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #59 : 21 de Julho de 2013, as 14:18:21 »

druidamaluco
Quanto menor o ganho efetivo, menor vai ser a diferença entre um capacitor e outro.
Por isso com 1 transistor só a diferença será menor.

Kem é só substituir o 1uf da saída por 0.1uf, ai fica fácil colocar 0.1uf de poliéster e de cerâmica. Não vai ficar tão fiel ao Dist+ mas vai ser ainda mais fácil comparar a diferença entre um tipo de capacitor e outro.

Poderia até deixar soquetes + as chaves que ficaria mais fácil fazer embates, tipo mylar x wima, cerâmico x multicamadas, cerâmico high voltage x cerâmicos 50v.

Mas teria que ter as chaves para poder alternar sem mexer no sistema, porque outra variáveis podem influenciar.
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal