Pt909 İbanez Pcb?

Started by birgitay, 25 de June de 2013, as 16:40:34

Previous topic - Next topic

GrAmorin

Hand MasterMind
Alguns circuitos não funcionam em simuladores.  :(
O melhor seria montar em uma matriz de contatos (proto board).

wainer said

Colaborador
Pra quem tiver dificuldades de encontrar o TL022 na TiggerComp tem ele o preço e 4,00 reais e relativamente barato pra um CI tão raro, quanto aos outros CI MC, se fizerem pedidos na parte de sugestões e reclamações eles correm atras pra colocar no site a venda! Experiência propria os caras la sao gente boa!!

Electric Effects

Handmaker
Quem dera o problema fosse o CI, o difícil mesmo vai ser alguém testar se o circuito é funcional...

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: Electric Effects on 19 de August de 2013, as 22:42:55
Quem dera o problema fosse o CI, o difícil mesmo vai ser alguém testar se o circuito é funcional...
O CI tem soluções!
Já a parte de testar...   :pinchX

Por isso quem quiser esse clone, tem que "ralar", e praticamente ter para si só.
A maioria do pessoal so monta se mais pessoas além do autor montar.
Como da um certo trabalho fazer uma documentação, e pouco resultado depois, foi o motivo que fiz apenas o layout e descartei uma documentaçao.
Isso é uma pena porque tem muitos pedais deste "naipe" que acaba sendo abandonado.

Sergiodam

Colaborador
Oi, pessoal.

Não sei se já foi feito o desenho da placa, mas como estava de bobeira  8) resolvi "limpar' o layout dos componentes e tentar uma PCI. Cheguei neste resultado:

Se não ajudar, pelo menos me diverti um pouco.  :D
OBS: Não segui o esquemático, só pintei por cima da foto que estava no manual. Também precisa dar uma conferida final nos furos (sabe-se lá se pulei algum... :-))

Abção

DESENHO JÁ CORRIGIDO. O Amorim tinha detectado um curto no desenho anterior. Já modifiquei.

bossman

Administrator
DIY Freak
Caramba!  :o  Muito bom hein! Espero muito que seja funcional esse layout porque ficou muito bom.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: Sergiodam on 21 de August de 2013, as 00:17:56
Se não ajudar, pelo menos me diverti um pouco.  :D
Ajudar... ajuda.
A questão é quem vai montar.
Esse sempre é a questão nos pedais pouco mais complexos para montar.

Ficou legal o trabalho.
Mas tem um curto no desenho. Da esquerda para direita em baixo, primeira e segunda ilha.

Sergiodam

Colaborador
Quote from: GrAmorin on 21 de August de 2013, as 15:17:59
Quote from: Sergiodam on 21 de August de 2013, as 00:17:56
Se não ajudar, pelo menos me diverti um pouco.  :D

Mas tem um curto no desenho. Da esquerda para direita em baixo, primeira e segunda ilha.

Legal a dica. Vou revisar q d o (moderador, peço que me suspenda do fórum) chegar em casa e posto de novo.

Modifiquei, conforme o alerta do Amorim. Por favor, verifiquem se ficou ok e se falta consertar algo.

-----

Oi, pessoal.
Estive dando uma olhada no manual do PT909 e estranhei muito os diodos.
Procurei por equivalências, mas não encontrei nada muito exato. Abaixo estão exemplos do que consta no manual e o que eu encontrei de equivalências, para confirmar com v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum). O D105 eu não encontrei nenhuma citação de equivalência. ???

D104   1N5231      -->  Zener 5,1V
D103   RD5.6EB     -->  ?? Seria zener 5V6?   
D105   WO3C        -->  ??   
D101   MA150   -->  1N4148    
D102   MA150   -->  1N4148    
D106 LN21CPSL    -->  LED Vermelho

-----

Ainda na busca das equivalências:
"D1 is a diode for protection against reverse voltage supply. Silicon rectifier diode (WO3C, 10D1 and equivalent) is appropriate....". Presumo que WO3C e 10D1 são utilizáveis, e os 1n400* são substitutos do 10D1 Está correto?

Referência                             Equivalentes                                                                   Aplicação   
10D1..D10                             BY 126...127, BY 133...135, 1N4001...4007                           100..1000V, 1A
Diodo Silicio
Retificador             

Outra dúvida é sobre os componentes CR1 e CR2, que estão no esquema e no layout dos componentes. Do que se trata? ???

Os demais componentes existem nas lojas virtuais brasileiras. Sanando estas dúvidas quem sabe não dá pra testar?   :P

bossman

Administrator
DIY Freak
Tenho certeza de que o Amorin vai sanar essas dúvidas !
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Electric Effects

Handmaker
Tenho uma proposta, já que esse chaveamento dele, as vezes pode surgir algumas dúvidas, se você animar fazer ele sem esse chaveamento, ou seja, não coloca as peças do chaveamento e faz ele TBP, se quiser pode contar com a resolução, vai até reduzir o número de peças.

plautz

Guest
Quote from: Sergiodam on 21 de August de 2013, as 16:29:07
...D103   RD5.6EB     -->  ?? Seria zener 5V6?...

Sim, é isso mesmo, 5V6 x 0,5W.

Quote...Presumo que WO3C e 10D1 são utilizáveis, e os 1n400* são substitutos do 10D1 Está correto?

Se for usado para proteção, sim, está correto. Pode usar os 1N400X.

QuoteOutra dúvida é sobre os componentes CR1 e CR2, que estão no esquema e no layout dos componentes. Do que se trata? ???

CR: Capacitor + Resistor.

Não sei de onde vem isso, mas são apenas capacitores com resistores em paralelo.

Observando o esquema pode ser notado que é o mesmo usado no TS-808. Nele (TS), esses componentes são 1 capacitor de 1nF com um resistor de 100K em paralelo.

Dê uma olhada neste tópico e baixe o documento que está na primeira mensagem que você terá uma visão melhor do que falei.

Abraços.

Electric Effects

Handmaker
Vamos te auxiliando em suas dúvidas e depois você passa o feedback, tem algumas coisas que eu tava querendo saber sobre esse efeito. A posição dos pots e outros detalhes. Abraços e boa sorte que vai valer a pena o resultado final.

Sergiodam

Colaborador
Quote from: Electric Effects on 22 de August de 2013, as 13:11:12
Vamos te auxiliando em suas dúvidas e depois você passa o feedback, tem algumas coisas que eu tava querendo saber sobre esse efeito. A posição dos pots e outros detalhes. Abraços e boa sorte que vai valer a pena o resultado final.

È isso aí. Vamos seguindo. Quanto à sugestão de fazer TBP, acho que não vou arriscar num primeiro momento. Estou pensando em montar como ele está no layout e, dependendo do resultado, quem sabe o pessoal se anima a fazer novo layout... Sobre a posição dos pots penso que seguindo o esquemático com bastante calma deve dar pra desenrolar. Não será uma montagem vapt-vupt.  Se der zebra eu corro pra cá de novo...  :D
Quem tiver mais observações a fazer pode ficar à vontade.

-----

Componentes encomendados. :P

Como havia dito, estou pensando em fazer a montagem fiel ao manual. Neste caso imaginei em usar uma chave tactil de dois terminais como footswitch, com alguma proteção flexível (uma borracha, talvez)  por cima. v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) acham que daria certo? Ou não aguentaria as pisadas?  :-)  Existe alguma alternativa de chave com dois terminais?

David_Ce

Colaborador
  1. ufc.david@hotmail.com
Se for pra fazer dessa forma, Sérgio. Acho que seria mais interessante o uso de uma chave mais robusta, tipo essa do link abaixo.
Abraço!
http://www.taydaelectronics.com/spst-momentary-soft-touch-push-button-stomp-foots-pedal-switch.html

Sergiodam

Colaborador
Essa seria perfeita, David. :tup  Vou ver se eu encontro em algum fornecedor brasileiro, porque a Tayda leva duas semanas pra chegar.  :( . Valeu.