Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Junho de 2024, as 00:59:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pt909 İbanez Pcb?  (Lida 83324 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #120 : 07 de Setembro de 2013, as 04:28:35 »

No que precisar, estou a disposição.
Faço uma sugestão paara usar estes osciloscópios de PC:
Monte um cabo na seguinte forma, plug P2 mono (pode ser estéreo também), e na ponta do cabo coloque uma ponta de prova (daquelas para fazer pontas para multímetro), e coloque uma garra jacaré para o GND.
Deve ser usado cabo blindado, sugiro aquele mais fino que o típico de microfone, ou use RCA.
O primeiro cabo desse que montei foi com o blindado tipo de microfone (do fino) e de dento da ponta puxei um fio ligado a malha para fazer a garra de GND.
O segundo que montei não dava para usar o mesmo cabo e puxar o fio para a garra (faltava espaço para passar) ai usei RCA, onde uma via ia para a ponta e a outra via foi para o GND.
Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #121 : 07 de Setembro de 2013, as 10:53:56 »

A montagem desse pedal para mim está sendo muito útil, nem tanto pelo resultado final do efeito, mas principalmente pelo processo de solucionar problemas com a ajuda dos mestres. Afinal, sou um hobbista típico, com poucos conhecimentos técnicos de eletrônica, como devem ser alguns colegas aqui do fórum. Estou aprendendo bastante.
Queria aproveitar e sugerir um tutorial para o uso do osciloscópio de PC, que ajude aos menos experientes a obter as principais análises com o instrumento. Não só gerar os gráficos, mas entender seus significados, regular trimpots, evitar procedimentos que possam queimar a placa de som do PC, etc. Acho que seria muito útil.
Fica a sugestão.

Fiz umas tentativas de medida no PT909 ontem à noite. No próximo post eu digo o que não consegui concluir.  Cheesy
 
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #122 : 18 de Setembro de 2013, as 00:13:24 »

Notícias do PT-909.
Como eu esgotei minha capacidade para ir além com esse pedal (regulagem), pedi socorro pro mestre Felix, que, como sempre, foi extremamente atencioso. Ele ficou com o pedal por uns dias e hoje me entregou de volta. Só que mal pude acreditar. O Felix não apenas se ocupou da regulagem, como foi minucioso em analisá-lo em cada item de acordo como o esquemático. Debugou algumas coisas, substituiu componentes, implantou algumas melhorias no projeto e me presenteou com um pedal incrível.   Huh? Certamente não é o velho PT-909; é um phaser único, com inúmeras possibilidades de regulagem que vão de uma onda muito suave a uma psicodelia surreal.  Bravo
Não vou detalhar (até porque não me sinto competente para tanto) tudo que foi feito no phaser, pois deixarei isso para ele próprio comentar.
Posso adiantar que a placa não foi alterada (pelo menos nada significante), o que nos deixa possibilidades de desenvolver um novo projeto a partir do que foi feito por ele. Pretendo mais tarde atualizar o esquemático que eu fiz no Eagle, de acordo com as alterações realizadas e compartilhar com os amigos handmaker, já pedindo a colaboração de quem queira roteá-lo. Cool

Amanhã pretendo gravar um vídeo com uma pequena demonstração do pedal.
Este já garantiu seu lugar no meu pedalboard. Legal!

Valeu Félix, arrebentou!  Palmas
Registrado
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #123 : 18 de Setembro de 2013, as 07:18:25 »

Caraca, li praticamente todo o tópico e fiquei emocionado!  Smiley 
Tenho certeza que esse pedalzinho aí valeu muito apena! Parabéns a todos os envolvidos  Legal!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #124 : 18 de Setembro de 2013, as 12:52:27 »

Muito bom o progresso!  Legal!
Seria interessante ou importante, se o Felix mencionar se o ajuste foi feito com scope de PC, assim teríamos confirmação se os de PC também atende para este tipo de ajuste.
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1903
-Recebido: 450



« Responder #125 : 18 de Setembro de 2013, as 13:34:30 »

Vamos Félix! Arrume um tempinho na sua agenda ai, afinal de contas estamos ávidos por essa novidade!
« Última modificação: 18 de Setembro de 2013, as 15:04:02 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #126 : 18 de Setembro de 2013, as 14:37:05 »

Um pouco de suspense as vezes  faz bem!  Cheesy
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #127 : 18 de Setembro de 2013, as 21:46:44 »

Então, quando eu peguei o Pedal do Sérgio, vi que ele estava realmente muito estranho, soava como um phase desequilibrado.
No osciloscópio as ondas eram desritmadas e não tinham padrão definido mesmo tentando regular os trimpots. Testei outros fets...
A conclusão foi que o service manual deveria ter alguma falha proposital, ou existiria falha nas ligações do amigo Sérgio, ou os componentes eram selecionados de uma maneira que só teríamos como saber analisando junto um pedal original para a clonagem 100%.

Então parti para a violência comecei substituindo os 2SK30 que eu tinha casado, por 4x 5952 com 1.75vgs, melhorou.
Também testei alguns op-amps que tinha aqui,  Cheesy, e assim como no CH-1 o TL062 se mostrou um bom amigo das modulações, então coloquei 4 deles, foi ficando bom.

Esses pedais de phase antigos japoneses são conhecidos por não serem bons com distorção e verdadeiros tone suckers, então resolvi fazer um true bypass e regular o nível de sinal limpo dobrado no efeito. Então adicionei um novo POT, o pot de MIX, um pot simples 50KC em série com um resistor 6.8k (para melhor sweep sem matar o efeito) no lugar de R135.
Assim podemos regular o quanto de som limpo está dobrando na saída.

Entretanto após regular o efeito reparei que não era bem distribuído o curso do pot de speed, então alterei para 200KC para toda gama de velocidade ficar mais selecionável, também aumentei a velocidade máxima permitida substituindo R127 por 1.2K.

No decorrer do truebypass reparei que ao remover o FET do chaveamento do efeito o som ficava com muitas pontas, arestas mesmo, grave ou agudo demais, o que me levou a crer que o fet atuava como uma espécie de filtro compondo o aspecto do efeito, então seguindo o service manual e as medições, procurei uma forma de manter-lo sempre ligado mesmo com o mod de true bypass, para isso retirei R139 e usei 2 resistores de 3.3M em série para a alimentação 9v(pode ser só um de 7M ou 6M que já resolve) para chegar ao valor de 5.5v em CP-6.
Desta maneira fiz um true bypass integro sem remover o fet do sistema mantendo as características tonais por ele fornecida.

Na chave 3pdt fiz um antipop simples com 2.2M para o terra continuo e 60K para o terra somente com o efeito desligado (ligação gaussmarkov modificada).
O led foi na chave mesmo, e como ele brilhava pouco originalmente(led quadrado da carcaça de um Oliver) usei um resistor de 1.5k como limitador de corrente.

No geral ficou assim:
1) 4x 2SK30AY -> 4x 2n5952 1.75vgs (invertido com perninha dobrada  Cheesy, pela pinagem diferente)
2) 4x MC1458 -> 4x TL062
3) R127 -> 1.2k
4) R135 -> pot 50KC em série com resistor 6.8K para limitar valor minímo(pot mix)
5) Pot Speed  -> 200KC
6) R139 removido.
    Do ponto CP6 do esquemático foi colocado 6.6M de resistência para a alimentação 9v para igualar os valores do ON natural no fet de chaveamento em 5.5v (Q105).
7) Zener D104 0.5W para 1W (uma hora o louco abriu do nada  Cool desconfio de má qualidade do componente afinal não era meu super zener  Sarcasmo)
8 ) True bypass por 3pdt  com resistência 2.2M antipop da entrada para o terra e 68k da entrada para o terra do led com o efeito off (ligação gaussmarkov modificada).




Anti Pop gaussmarkov modificado para evitar efeito antena na chave 3PDT.


Projeto original:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)










  
« Última modificação: 19 de Setembro de 2013, as 14:31:57 por felixmeirelles » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1903
-Recebido: 450



« Responder #128 : 18 de Setembro de 2013, as 22:53:05 »

Nasceu um novo pedal de phaser!   Legal!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #129 : 18 de Setembro de 2013, as 23:11:09 »

 Huh? Huh?  Huh?

O toque do mestre!

 

Parabéns Félix.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #130 : 18 de Setembro de 2013, as 23:14:15 »

 Palmas  Palmas  Bravo Parabéns, Felix. Muito bem esclarecido. Hoje fiquei me divertindo com ele. Com aqueles 4 controles (Feedback, Velocidade, Intensidade e Mix) são infinitas possibilidades, pois os controles respondem muito claramente. Tentei gravar um vídeo mostrando alguma coisa, mas o áudio é meio tosco. De qq modo estou upando ele no blog pra depois postar o endereço aqui pra quem quiser dar uma olhada. Como eu disse, tá meio bisonho, mas dá pra perceber um pouco qual é a do pedal...  Cheesy

Mais uma vez, não tenho como agradecer ao Félix! Valeu! 

-----
Nasceu um novo pedal de phaser!   Legal!

Certamente!!!  Roqueiro

-----
Podem não acreditar, mas fiz um esforço grande pra postar um vídeo com o pedal funcionando. Mas não consegui equipamento legal, nem um guitarrista legal. Então fiz com o que eu tinha à mão  Cheesy Cheesy Cheesy

Pena que perdeu muita qualidade de áudio. Ao vivo é muito melhor. Enfim, vamos lá. O vídeo está em http://youtu.be/Hb-Ar0Ih6ac .
« Última modificação: 19 de Setembro de 2013, as 13:33:43 por Sergiodam » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #131 : 19 de Setembro de 2013, as 14:19:08 »

...
2) 4x MC1458 -> 4x TL061
...
TL061 ou 062?

Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #132 : 19 de Setembro de 2013, as 14:31:07 »

http://youtu.be/Hb-Ar0Ih6ac

Sérgio ficou comprimido mas já deu para ter uma amostra boa das possibilidades.

 Legal!
« Última modificação: 19 de Setembro de 2013, as 19:15:01 por felixmeirelles » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #133 : 20 de Setembro de 2013, as 00:29:21 »

É. Dá a sensação de que os graves embolam, sei lá. Mas é problema da gravação. Ao vivo não é assim.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #134 : 20 de Setembro de 2013, as 00:55:07 »

Tinha que gravar com o equipamento do Alex Frias.   Cheesy

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Isso ai é só o home studio básico dele o equipo completo está guardado por falta de espaço.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2013, as 00:57:31 por felixmeirelles » Registrado
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 13   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal