Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 12:04:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: DOD YJM 308 - Layout do Big Louis  (Lida 7345 vezes)
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« : 01 de Julho de 2013, as 12:29:19 »

Oi, pessoal.
Já tinha montado o YJM 308, com o layout do Güero, que usa o CI TL071, e fiquei motivado para fazer o do BigLouis (2009), que usa o CI 4558.
Só que ele apresentou um hum misturado com um hizz quando o gain está no máximo.
Tentei alguns procedimentos:
1 - conferi todas as trilhas - tudo ok
2 - mudei potenciometros por outros semelhantes - ficou igual
3 - substituí fonte - ficou igual

O que há de diferente no projeto: não tinha o 4558 na hora, então usei o 4560, mas acho que isso não tem relevância neste caso. Também o resistor na entrada (2M2) eu não tinha e então usei dois 4M7 em paralelo (2M35), e foi indiferente. Todos os componentes novos, com capacitores de mylar, exceto o PF que é cerâmico.
Eu t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) usei pinos nos furos de IN, OUT, GND e 9V, e soldei os fios neles, isolando com termorretrátil.
Quando eu reduzo o ganho um pouco o ruído diminui muito (praticamente desaparece) e o timbre fica bem legal.

Enfim, estes são os detalhes que eu me lembro para passar. Roll Eyes

A pergunta é: alguém já montou este layout e teve problemas?
Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #1 : 01 de Julho de 2013, as 12:47:32 »

Ainda não montei com o 4558, porém, tenho algumas dicas a passar para você.

Tente utilizar o 4558 ao invés do ba4560 e veja se melhora.

Agora, já que disse que quando reduz um pouco o ganho no Pot, esta barulheira diminui, tente colocar um Pot de qualidade, tipo Alpha.

Outras opções, seria colocar ele dentro de uma caixa de metal, para ver se diminui os ruídos e chiadeiras, montei o outro layout do guero e ficou com ruído, após colocar em uma caixa hammond, sumiu o ruído.

Jacks de má qualidade também influenciam para ruídos, assim como Cabos.

Sucesso, abração.

Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #2 : 01 de Julho de 2013, as 14:01:18 »

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Obrigado pela contribuição druidamaluco. Os pots já eram da ALPHA e a caixa é Hammond de alumínio. Legal!

O pedal é muito bom e não deve nada ao original.  Palmas
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, as 14:57:59 por Plautz » Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #3 : 01 de Julho de 2013, as 14:05:42 »

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)



Fico feliz que tudo deu certo, vivemos e aprendemos, já passei por isso com Jacks de Plástico, não aterram na Carcaça, se quiser, um pedaço de fio bem colocado no terra do jack, indo para a carcaça do Pot, também funciona, ou qualquer terra da placa, na carcaça do Pot, ambos funcionam. Abração.
« Última modificação: 01 de Julho de 2013, as 14:57:08 por Plautz » Registrado
dartagnan
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 42



« Responder #4 : 01 de Julho de 2013, as 15:16:28 »

Isso aconteceu com um Purple Plexi que montei.

q d o (moderador, peço que me suspenda do fórum) o ganho estava no máximo, aparecia o ruído.

A solução foi usar cabos blindados na entrada e saída do circuito.

Boa sorte!
Registrado
tiago_guitar84
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 79

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18



« Responder #5 : 01 de Julho de 2013, as 19:42:29 »

Eu montei esse pedal porém eu achei o som dele muito agudo. Tem como colocar um controle de tone nesse pedal?
Registrado
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #6 : 01 de Julho de 2013, as 19:54:31 »

Eu montei esse pedal porém eu achei o som dele muito agudo. Tem como colocar um controle de tone nesse pedal?
Sim ,dá uma olhada nesse tópico http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1965.0
Abraços.
 Legal!
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #7 : 01 de Julho de 2013, as 20:17:31 »

Eu montei esse pedal porém eu achei o som dele muito agudo. Tem como colocar um controle de tone nesse pedal?
Sim ,dá uma olhada nesse tópico http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1965.0
Abraços.
 Legal!

É mesmo. Nesse tópico foi postado um layout bem compacto para um controle de tone.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=1965.0;attach=8332
Talvez seja interessante colocá-lo como um trimpot, não?  Roll Eyes


-----
Eu montei esse pedal porém eu achei o som dele muito agudo. Tem como colocar um controle de tone nesse pedal?
Sim ,dá uma olhada nesse tópico http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1965.0
Abraços.
 Legal!

É mesmo. Nesse tópico foi postado um layout bem compacto para um controle de tone.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=1965.0;attach=8332
Talvez seja interessante colocá-lo como um trimpot, não?  Roll Eyes

Não tinha um trimpot, mas usei um potenciômetro e funcionou muito bem.  Roqueiro
« Última modificação: 02 de Julho de 2013, as 13:52:56 por Sergiodam » Registrado
Alex Coyote
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 355

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 1


« Responder #8 : 20 de Janeiro de 2016, as 16:04:12 »

Boa tarde, galera.

Montei esse pedal o layout do big louis. Dá um drive bacana, mas tenho duas observações que me incomodam um pouco nesse projeto. 1 - ao aumentar o ganho em cerca de 90% ou mais ele começa a apitar, e ao reduzir abaixo de 75% o drive limpa muito sem ter chegado a 50% ainda. 2 - dá um bom volume, mas diminui muito quando tá de 60% pra baixo.

Como solucionar esses pontos?
Obs.: montei numa caixa de madeira com blindagem em papel alumínio. Mas não para de apitar com o ganho alto.

Agradeço desde já.
Registrado

"Pra trás, nem pra tomar impulso!"
(O Pai do Clóvis)
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 821

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 158



« Responder #9 : 20 de Janeiro de 2016, as 18:51:41 »

Alex Coyote creio que seja característica desse pedal, pois pelo que andei pesquisando esse pedal e quase um treble booster, outra coisa que encontrei aqui mesmo no fórum foi uma modificação pra deixar ele com mais drive.
Trocar o capacitor da entrada de 1n para 10n e o CI por um 1458, mudar os diodos para 1N400...
Lembrando que ao trocar o capacitor da entrada vai perder um pouco de agudo no pedal.
Quanto ao apito tente usar fios blindados na estrada e saída, se o isolamento com papel alumínio não estiver bom vai gerar ruido mesmo.
Tente afastar ao máximo os fios da entrada e saída do fio de alimentação do pedal também.
Registrado
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #10 : 20 de Janeiro de 2016, as 19:29:50 »

Eu montei e funcionou de primeira sem nenhum problema, meu amigo. Legal! estou até com a placa dele lá em casa esperando chegar uma 3pdt, vou tentar com esses capacitores citados acima e a modificação que o Wainer Said falou pra ver como fica. vou tentar também combinar ele com o ts9  .] Vai ser bem interessante!
Montei também o ts8/ts9 do Gustavo Leitão, seguindo o conselho do Ruy Thonson, que pedalzão! Grin
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2016, as 16:08:37 por Andshadows » Registrado
Alex Coyote
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 355

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 1


« Responder #11 : 20 de Janeiro de 2016, as 19:35:30 »

Valeu pelas dicas, Wainer Said. Ficou ainda uma dúvida sobre o que explicou. Qual a relação do fico de alimentação e os fios e entrada e saída na produção de ruídos? No que interfere essa proximidade entre esses fios?

Grato!
Registrado

"Pra trás, nem pra tomar impulso!"
(O Pai do Clóvis)
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #12 : 21 de Janeiro de 2016, as 03:21:08 »

Valeu pelas dicas, Wainer Said. Ficou ainda uma dúvida sobre o que explicou. Qual a relação do fico de alimentação e os fios e entrada e saída na produção de ruídos? No que interfere essa proximidade entre esses fios?

Grato!

Pelo que entendi:Quando os fios de "sinal" (input e output) ficam muito perto dos fios de alimentação, pode haver algum tipo de interferência dependendo da qualidade e do isolamento dos fios, se teus jacks forem de plástico, também vale a pena ligar um fio do GND para a caixa do pedal (caso seja de metal, talvez alguém tenha já dado essa dica).
Você isolou a caixa do pedal com alumínio?
Sim, só confirmando as dicas do Wainer, eu também o testei com alguns C.I.'s e o melhor funcionamento foi com o 4558 mesmo.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2016, as 05:43:42 por Andshadows » Registrado
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 821

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 158



« Responder #13 : 21 de Janeiro de 2016, as 11:42:42 »

Boa tarde e isso mesmo Andshadows, ocorre uma condução por indução, pelo que sei pode ocorrer de o fio positivo mesmo encapado passar corrente para entrada ou para saída causando uma realimentação no pedal.
De uma lida nesse link para entender um pouco mais do assunto, abraço e sucesso na montagem.

http://fiquesabendobia.blogspot.com.br/2013/04/eletrizacao-atrito-contato-e-inducao.html
Registrado
Andshadows
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 296

Obrigado
-Dado: 136
-Recebido: 62


« Responder #14 : 22 de Janeiro de 2016, as 04:03:39 »

Wainer, meu brother, me ajudou muito! Muito obrigado! Findei aprendendo porque um dos meus pedais estava dando esse chiado chato.
Com esse documento entendi mais plenamente o que o mestre Ruy ensinou: "os cabos dos pedais, se puderem ser mais curtos, é melhor"  Wink foi muito útil.
Obrigado! Legal!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal