Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Junho de 2025, as 18:55:26

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ampere PMPO  (Lida 8912 vezes)
plautz
Visitante
« : 04 de Julho de 2013, as 10:42:02 »

Ampere PMPO

Senhores,

Estou imbuído da árdua inebriante tarefa de criar um layout para o 100 BUck, amplificador desenvolvido pelo nosso amigo Kem.

Após ter todas as peças em mãos, com boa parte generosamente enviada pelo próprio Kem, fiz a primeira tentativa, tão mal sucedida que não cabem comentários.

Fiz um segundo layout, que inclusive foi mostrado em vídeos e no próprio tópico do 100 Buck, que se comportou melhor e, após uma mexida aqui e outra acolá, ele passou a se comportar quase que perfeitamente, sem ruídos de quaisquer espécie.

Porém estava encucado, pois a tensão dos filamentos, que deveria ser da ordem de aproximadamente 31 volts, estava em 26 volts e uns quebrados. E a alta tensão, que deveria chegar a 140V, aproximadamente, no ponto de maior tensão, não chegava aos 125 e uns quebrados.

Ao medir a tensão no secundário do transformador enviado pelo Kem, fabricado pela Transforcenter, percebi que ao estar em repouso a tensão caia de 31 VAc para 24 VAc, no braço que alimenta o setor de de alta tensão, e caía de 31 VAc para 25 ~ 26 VAc no braço que alimenta o setor de filamentos.

Esse transformador teve um problema, de modo que não podia confiar plenamente nos resultados apresentados.

Assim, o Eduardo gentilmente me enviou um novo transformador, desta vez enrolado pela Lune.

As tensões em vazio (secundário desligado) estavam ótimas: 31,5 VAc aproximadamente, mas foi só ligar no amplificador para as coisas desandarem.

Primeiro que o ruído, que praticamente não existia, apareceu assustadoramente alto.

Segundo, mesmo com o transformador melhor dimensionado, ainda assim as tensões caiam muito. Para alta não atingia os 130 VDc, e para os filamentos não atingia 29 VDc.

O ruído é fácil de explicar: como antes as tensões eram menores, eles não eram tão evidentes.

Não havia modo de alimentar o 100 Buck com apenas um transformador. Assim, resolvi ligar os dois que tinha, um para alta, e um para os filamentos.

Feito isso, as tensões ficaram mais próximas das indicadas pelo Kem: 145 VDc na alta e 30,5 VDc nos filamentos.

Vocês podem perguntar: "E daí? O que isso tem a ver com o título do tópico?"

Explico:

Após relatar o ocorrido para os envolvidos na discussão (Kem, Eduardo e Xformer), o Eduardo resolveu tirar a estória a limpo, indo na loja onde adquiriu o transformador da Lune. Relatou o ocorrido para um conhecido cidadão, mas como este ficou confuso ao ouvir VAs, correntes, etc, chamou outra pessoa que soltou a pérola:

"Mas você quer 1A real? Se for para áudio esse aí dá conta, mas se precisar de 1A real, tem que mandar enrolar".

O Eduardo ainda fez medições comparativas (no olhômetro), sobre os tamanhos dos transformadores, verificando que os transformadores de 6V+6V 1A, 12V+12V 1A e 30V+30V 1A tem o mesmo tamanho físico, ou seja, 6VA, 12VA e 30VA com o mesmo tamanho de núcleo!

Aqui no Rio tenho amizade com o pessoal de uma determinada loja e um dia, ao olhar os transformadores de determinada marca, notei uma discrepância: na etiqueta dizia "12V+12V 1A" e abaixo estava 8VA.

Ou eu estou maluco ou tem algo muito errado nessa conta. 12V+12V 1A são 12VA!

E isso estava em todos os transformadores desta marca.

Ao mostrar isso para o vendedor, ele só disse "estão todos chegando assim".

Depois dessa, particularmente, cheguei a conclusão que somente comprarei transformadores em lojas em último caso. Mais vale gastar, por exemplo, R$ 50,00 em um transformador de 12V+12V x 1A bem enrolado do que R$ 21,00 em um comercial que não dá 500ma totais.

A Lune, pelo que fabrica e põe no mercado, e a loja (que não vou citar para não criar publicidade), deveriam sofrer um processo. A primeira por fabricar algo fora do padrão, propaganda enganosa, e consequente lesão o consumidor. A segunda por ser solidária com tal prática.

Ampere PMPO: um dia você vai ter um.

Abraços.

Edit: lembrei de mais uma coisa:

Após os fatos ocorridos nesta tal loja, o Kem voltou à ela e encontrou os transformadores da Lune, agora com o tamanho um pouco mais compatível com a corrente indicada, com a etiqueta informando "1A (REAL)". Isso, a palavra REAL está escrita na etiqueta, como se isso bastasse para ter mais corrente. Essa Lune merece... deixa pra lá.
« Última modificação: 04 de Julho de 2013, as 11:13:48 por Plautz » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #1 : 04 de Julho de 2013, as 11:39:44 »

Esse foi off topic mais "In"  de todos os tempos.

Obrigado pela informação!!!
Colaborador

Obrigado
-Dado: 467
-Recebido: 51

« Responder #2 : 04 de Julho de 2013, as 11:43:47 »

Pois é pessoal... pra mim, isso também faz parte do custo-Brasil.
E isso é mais comum de ocorrer do que pensamos.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 510

« Responder #3 : 04 de Julho de 2013, as 11:45:08 »

... pra mim, isso também faz parte do custo-Brasil.

isto não é custo brasil é cara de pau brasil! cabe a nós não deixar isto acontecer!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
whitebilly
Visitante
« Responder #4 : 04 de Julho de 2013, as 12:09:42 »

É só procurar transformador com a etiqueta RMS...hahah
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 112
-Recebido: 538

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #5 : 04 de Julho de 2013, as 13:08:16 »

Oi Pessoal

É exatamente com o Plautz reportou. O que posso dizer para acrescentar é que eu estou ficando cansado de retornar mercadorias fora de especificação. Não tem fornecedores sérios nesse país na quantidade necessária para atender a demanda de mercado. Os poucos sérios que restam não dão conta de atender pedidos, e por isso são obrigados a encarecer seus produtos.

O pior é que são poucos os consumidores, seja lá do que for, com conhecimento de causa para avaliar se o produto que estão comprando atende as especificações e vale o que é pedido. Minha mãe foi costureira. Sempre que vou comprar roupas, olho o avesso para ver se foi bem arrematado e não vai começar a descosturar depois da primeira lavada. Quantos aqui sabem o que é arremate? Quantos aqui tem roupas descosturando? Garanto que os números são inversamente proporcionais!

O que dá para levantar dessa história é que ou ocorre uma mudança radical no comportamento do comércio geral (não só eletrônicos, mas roupas, calçados, pãozinho, etc.) ou o país vai travar. Precisamos dar um basta na tapeação institucionalizada.

Uma pena não podermos citar nomes aqui.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 510

« Responder #6 : 04 de Julho de 2013, as 14:17:06 »

Sobre a questão de citar nomes, o Plautz (nosso advogado de plantão) poderia averiguar isso. Acho que citar nomes de maus fornecedores não é uma prática ilegal! Ilegal é citar nomes de bons fornecedores com maus, ou seja, mentir!

Mas de qualquer forma, reportar um fato ocorrido também não me parece errado também: "Fui comprar uma maçã e me venderam uma jaca como maçã!"

Temos que procurar formas de nos defender, até quando vão usar as leis para continuar enganando os consumidores?
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
plautz
Visitante
« Responder #7 : 04 de Julho de 2013, as 14:21:29 »

Se o produto em questão é ruim, não há crime em dizê-lo. Do contrário é difamação da marca.

Como estou com os dois transformadores aqui (Transforcenter e Lune), posso afirmar sem medo de incorrer em crime:

Transforcenter: Lixo!
Lune: Lixo!

E se as empresas quiserem me processar, que o façam, mas antes peguem esses dois transformadores e, mediante testes laboratoriais precisos, provem que as peças fornecem a tensão / corrente informada.

Já citar nome de pessoas é mais complicado. Prefiro não citar, até pra não aumentar minha pressão / raiva.

Abraços.
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2072

e^(i x pi)+1=0

« Responder #8 : 04 de Julho de 2013, as 15:04:53 »

Muito da culpa é do pessoal de marketing das empresas.  O exemplo mais descarado são as potências declaradas nos aparelhos de som (1000Wpmpo, 5000Wpmpo) que muitas vezes mal chegam a 10W reais. 
Quem já usou pilhas recarregáveis também percebe isso: aquelas AA de NiMH que tem 3000mAh, 3600mAh, etc tudo mentira.
Outro dia denunciaram a Hyundai do Brasil porque os anúncios inflavam a potência dos automóveis em CV (ou HP).
Que falar das embalagens de vários produtos com quantidades menores do que as impressas ?
E dos produtos que mudam a embalagem diminuindo a quantidade mas mantendo o preço (ex. tablete de chocolate Garoto, que era 180g e agora 150g, mas mesmo preço ou até maior).
Que dizer dos planos de internet que vendem velocidades nunca atingíveis ?
Tem algumas coisas que o consumidor não tem como aferir (caso da potência do carro ou do som), então realmente só havendo o aviso e divulgação das marcas enganosas. Quem puder ler a revistinha do IDEC, vai descobrir um monte de falcatruas em diversos produtos que eles fizeram testes.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Espanhol
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #9 : 04 de Julho de 2013, as 18:17:44 »

Esse problema reportado pelo Plautz também vale pra PTP?
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
plautz
Visitante
« Responder #10 : 04 de Julho de 2013, as 18:21:42 »

Esse problema reportado pelo Plautz também vale pra PTP?

Pneu careca faz carro derrapar, independente de ser fusca ou ferrari.

Se o transformador é ruim de nascença, você há de convir que independentemente do tipo de montagem, ele irá causar prejuízo.

Como no caso o prejuízo é inaudível (tensão baixa = menos ruídos = menos volume final), muitos acham que está tudo bem.

Mas há que se verificar as tensões do circuito, o consumo, etc.

Pelas conversas que estão rolando na "panelinha" (Eu, Kem, Xformer e Eduardo), acredito que o problema seja um maior rigor na montagem, pois o próprio Kem montou com transformador de Transforcenter e foi tudo bem. Comigo já não foi. E aí? O que pode ser?

Não sei. Por isso falei com o Eduardo para não ter mais erro: ir na Líder e especificar o que precisamos.

Abraços.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #11 : 04 de Julho de 2013, as 18:31:22 »

Oi Plautz, acho que não me expressei direito.

Perguntei sobre o PTP, devido ao comentário sobre o amplificador estar funcionando quase que perfeitamente, sem ruídos com o outro transformador no segundo layout.

Por isso a dúvida se esse transformador enviado pelo Eduardo apresentaria o mesmo problema tanto no layout que você fez como em PTP.

Obrigado.
« Última modificação: 04 de Julho de 2013, as 19:36:25 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1915
-Recebido: 471

« Responder #12 : 04 de Julho de 2013, as 19:36:33 »

Quem puder ler a revistinha do IDEC, vai descobrir um monte de falcatruas em diversos produtos que eles fizeram testes.

E quem puder digite também no youtube "canal do otário" pra ficar sabendo de mais um monte de falcatruas que cometem contra o povo todos os dias.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
a.sim
Visitante
« Responder #13 : 04 de Julho de 2013, as 20:33:40 »

Ou eu estou maluco ou tem algo muito errado nessa conta. 12V+12V 1A são 12VA!

Olá, colega.

Tem algo errado na conta, sim; 12 + 12 x 1 A ainda dá 24 VA. Esse é um erro CRASSO em transformadores.

Se bem me lembro, tivemos uma boa discussão há uns meses atrás exatamente sobre o assunto " transformadores e suas especificações " + " retificadores ".

Seria bom alguém compilar aquele material e deixar à disposição no forum para posteriores consultas, visto que o assunto é frequentemente retomado.
Visitante
« Responder #14 : 04 de Julho de 2013, as 21:09:37 »

Tem uma loja que vende transformadores enrolados sob medida em são paulo.... produto muito bom, entrega rápido e aceita cartão e o preço também com frete normalmente empata ou fica mais barato do que nos outros lugares em que eu coto...
Ja comprei transformadores de força para valvulado inclusive eles vão fazer a minha réplica do hammond 270ex... Todos se comportão muito bem em todos os aspectos...
Tenho um aqui que estou usando no amplificador que estou montando...  18+18 por 10 amperes um trombolho pesadíssimo, como tem que ser....  transformador em loja ja não compro há tempos... não da pra confiar....

Se alguém quiser o contato comercial deles é só me mandar mp...   Abraço
  Imprimir  

Ir para: