Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 15:01:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajustando bias do JFET j201 - Wampler Pinnacle  (Lida 10045 vezes)
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« : 16 de Julho de 2013, as 23:11:51 »

Fala galera! tudo bem?

Estou planejando montar o clone do Wampler Pinnacle, conforme layout do FSB - http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=7&t=14966&hilit=pinnacle&start=60

Tenho lido que muita gente tem tido dificuldades ao montar o pedal por causa da tensão inadequada que chega nos Jfets.
Vejo que muitos colocam trimpots para regular essas tensões. Conversando com um colega que tem muito mais experiência em eletrônica do que eu ele disse que esse não é o melhor método. Ele disse que o ideal seria colocar no resistor que regula a tensão nos Jfets, um diodo Zener com o voltagem desejada, ligando o cátodo do diodo no resistor e o anodo no gnd.

Alguém já fez isso? Realmente é o mais adequado?

Alguém já montou esse pedal e foi bem sucedido?

Valeu!!
« Última modificação: 16 de Julho de 2013, as 23:51:09 por Nefi » Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #1 : 16 de Julho de 2013, as 23:34:39 »

Nefi, tem uma versão deles que não tem trimpot. Já o modelo novo tem Trimpot acho que a regulagem é em torno de 4,5 só sei que são pedais complicados de montar apesar que tem gente montando o Triple Wreck me parece que está dando certo. Mas tem gente aqui no fórum com mais experiência que eu que vai te dar uma posição melhor ok? Boa sorte Legal!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #2 : 16 de Julho de 2013, as 23:47:03 »

O motivo de ser mais adequado usar o zener ao invés de trimpot é simples.
Você pode ate acertar (regular) uma tensão X com o trimpot, mas conforme a carga da bateria vai caindo, ou no caso de uma fonte quando oscila com os picos, a tensão "X" ajustada no trimpot vai variar também.
Já isso não acontece com o uso do zener (a menos que a tensão caia para valor menor que o zener).

Ocorre um fator "coincidente" por "sorte", que ocorre, e o ajuste acaba se mantendo.
Este fator é o uso de fontes que geralmente são estabilizadas.
neste caso a tensão se manterá, mas caso use bateria ou uma fonte sem estabilização, ou com tensão diferente a usada no ajuste, certamente não se manterá o funcionamento perfeito.
Registrado

Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #3 : 16 de Julho de 2013, as 23:54:32 »

Nefi, tem uma versão deles que não tem trimpot. Já o modelo novo tem Trimpot acho que a regulagem é em torno de 4,5 só sei que são pedais complicados de montar apesar que tem gente montando o Triple Wreck me parece que está dando certo. Mas tem gente aqui no fórum com mais experiência que eu que vai te dar uma posição melhor ok? Boa sorte Legal!

As versões que vi também não tem trimpots. Mas pelo que li seria interessante colocar trimpots  para regular os fets nomeados "q5" e "q6". Os outros não seriam necessários.
Agora estou em dúvida se coloco em todos ou só neles.

O motivo de ser mais adequado usar o zener ao invés de trimpot é simples.
Você pode ate acertar (regular) uma tensão X com o trimpot, mas conforme a carga da bateria vai caindo, ou no caso de uma fonte quando oscila com os picos, a tensão "X" ajustada no trimpot vai variar também.
Já isso não acontece com o uso do zener (a menos que a tensão caia para valor menor que o zener).

Ocorre um fator "coincidente" por "sorte", que ocorre, e o ajuste acaba se mantendo.
Este fator é o uso de fontes que geralmente são estabilizadas.
neste caso a tensão se manterá, mas caso use bateria ou uma fonte sem estabilização, ou com tensão diferente a usada no ajuste, certamente não se manterá o funcionamento perfeito.


Colocando o Zener, alteraria o som original do pedal?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 17 de Julho de 2013, as 00:14:37 »

Colocando o Zener, alteraria o som original do pedal?
Estando na faixa ideal de funcionamento, não altera.
Registrado

tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #5 : 17 de Julho de 2013, as 08:25:16 »

Coloca um trimpot mesmo , os j201 do Wampler é tudo selecionado por isso que ele usa um resistor com valor fixo na bias do J201!
Registrado

Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #6 : 17 de Julho de 2013, as 09:56:11 »

Coloca um trimpot mesmo , os j201 do Wampler é tudo selecionado por isso que ele usa um resistor com valor fixo na bias do J201!

Tiago, você já montou esse pinnacle?

Agora coloco trimpot em todos os jfets ou só nos dois últimos?
Registrado
tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #7 : 17 de Julho de 2013, as 11:38:19 »

Acho que em todos os J201 !
Registrado

Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #8 : 17 de Julho de 2013, as 20:32:55 »

Montei um Pinnacle recentemente (na real, estou colocando ele na caixinha nesse exato momento), e não senti necessidade de mexer no biasing dos j201, está soando muito bem com os resistores stock.
Registrado

Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #9 : 17 de Julho de 2013, as 22:13:44 »

Montei um Pinnacle recentemente (na real, estou colocando ele na caixinha nesse exato momento), e não senti necessidade de mexer no biasing dos j201, está soando muito bem com os resistores stock.

haha, na hora hein?!  Cheesy

Qual layout você usou?

O que sentiu do pedal? Faz tudo que promete? Realmente é igual aos que a gente vê nos vídeos?
Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #10 : 17 de Julho de 2013, as 22:15:39 »

Usei o layout da Sabrotone, fiz em tagboard. Pra mim, soou igual as demos! Tem MUITO ganho, dá pra chegar num "chunk" abafado mesmo com singles. Pedalzaço!
Registrado

Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #11 : 17 de Julho de 2013, as 22:19:55 »

Bacana!!! Estou querendo montar o layout em pcb do lukatosh.

Battery, se der, posta umas fotos da parte, interna por gentileza.

Valeu!!
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, as 22:22:24 por Nefi » Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #12 : 17 de Julho de 2013, as 22:25:31 »

Assim que eu terminar ele aqui, eu posto!
Registrado

tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #13 : 17 de Julho de 2013, as 22:36:14 »

acho que vou ter que testar
Registrado

Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #14 : 19 de Julho de 2013, as 14:02:11 »

Pessoal, sobre o projeto original do pedal, vi que os capacitores são de poliester (tipo orange drops - não sei se tem um nome específico). Porém é muito mais fácil encontrar poliester nos valores requeridos.  Existe alguma diferença em termos sonoros, entre os dois?
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal