Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:02:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sugestão para novo Mini-amp do site 0,5W  (Lida 50356 vezes)
Albuquerque
Visitante
« : 21 de Julho de 2013, as 22:26:18 »

Olá a todos.
Como é sabido de todos (pois não escondo), parte do meu tempo dedicado à eletrônica é voltado à elaboração dos chamados mini e micro amplificadores. É meio que uma tara realização.
Por isso venho com essa sugestão de "atualizar" o mini-amp do site.
Digo isso porquê à primeira vista, quem entra no site se depara logo com os projetos deste. (Que são todos bons e não tiro o mérito de quem os fez, LONGE DISSO!)
Mas, o principiante em eletrônica, aquele que está começando a estudar esquemas, vai ter uma certa dificuldade de entender bem o "esqueminha" do mini-amp daqui como eu tive logo no início.
Embora sei que existam muitos outros projetos de mini-amps bons dentro do site, postado pelos vários usuários, o que está na seção de projetos é meio que um "cartão-postal" daqui, e não deixa de embelezar o site.

Notem que o meu objetivo não é tomar o lugar de quem fez o mini amplificador daqui do site, nem estou querendo dizer que QUERO fazer. Mas apenas dando a ideia de TALVEZ atualizar o mesmo.
Atualizar com um passo-a-passo completo, com fotos de soldagem (correta soldagem, já que muitos estragam projetos por não saberem soldar), montagem dos componentes, montagem da caixa, ajustes, enfim, atualizar por completo.
Pode até ser o mesmo amplificador, porém com um esquema mais "limpo", talvez retirando um ou outro componente desnecessário...

Enfim, são apenas idéias que tinha aqui em minha caixola e decidi compartilhar.
Peço a atenção dos Administradores para avaliarem se a ideia é válida e se é viável.

Abraços,
Rafael Albuquerque.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1 : 21 de Julho de 2013, as 22:36:59 »

O HM tem um mini ampli oficial?
Não sabia...  Roll Eyes Já vi tantos topicos de mini-amplis por aqui...
Tem o link?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #2 : 21 de Julho de 2013, as 22:40:39 »

Tambem vi vários por aqui, pensando bem fico com a mesma dúvida do Kem
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Albuquerque
Visitante
« Responder #3 : 21 de Julho de 2013, as 22:40:58 »

Na primeira aba do site "PRINCIPAL", onde tem projetos.
O link: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=miniamp
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #4 : 21 de Julho de 2013, as 22:51:04 »

Eu nem sabia que esse projeto existia Shocked
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Albuquerque
Visitante
« Responder #5 : 21 de Julho de 2013, as 22:52:38 »

Caramba!!!  Shocked
Ninguém conhece os projetos oficiais do site???  Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #6 : 21 de Julho de 2013, as 23:55:02 »

Eu devo ter visto esse projeto na epoca que entrei no handmades, mas não me lembrava...
Esse esquema é meio padrão... saida complementar com BC548/558...
Eu tenho um esquema numa revista saber eletronica (2 na mesma edição na verdade - mas 1 é quase identico) bem parecido, mas não sei porque o 2º me parece mais legal...
Vou ver se escaneio e coloco aqui...
Mas acho que se a ideia é um ampli simples, CI é o mais indicado. O problema é que já tem amplis otimos, como o Ruby, e não tem muito mais o que inventar.

-----
Ta aqui... a revista é de 1987...
Ambos os circuitos precisariam de um estagio a mais na entrada... pode ser usado o do Ruby mesmo...
O da esquerda é bem parecido com o do site... se for usar 12V, tem que usar (pelo menos com componentes da epoca) BC338 e BC328...
O da direita eu acho que deva ser mais legal... mas só testando...

« Última modificação: 25 de Julho de 2013, as 02:27:29 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #7 : 22 de Julho de 2013, as 00:20:55 »

Eu fiz o Noise Cricket e gostei do resultado, acho que é também uma variação do Ruby.
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #8 : 22 de Julho de 2013, as 07:13:00 »

O circuito é bem assim mesmo como o que o Kem mostrou. O objetivo não é competir com outros amplificadores, e sim valorizar o site com um belo projeto de entrada.
Tenho certeza que um bom pré, com controle de tom simples pode ser elaborado sem problemas e adaptado a esse pequeno power.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #9 : 22 de Julho de 2013, as 11:33:02 »

Apesar desse não ser um circuito dos mais simples, ele funcionaria bem e não teria nenhum ajuste pós montagem.
Como todos os circuitos apresentados aqui ele deve ser testado para verificar a existência de algum problema.
Abs

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #10 : 22 de Julho de 2013, as 12:40:02 »

Matec... acho que a ideia era simplificar... Smiley
Que tal a entrada a entrada do Ruby com o TDA7052...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Albuquerque
Visitante
« Responder #11 : 22 de Julho de 2013, as 14:20:17 »

Exatamente, a idéia é simplificar. Mas acho também que simplificar demais vai tirar aquele gostinho de auto-superação. Por isso citei que o amplificador que o Kem postou ficaria legal. Eu acho (e apenas acho) que um mini transistorizado seria uma boa pedida, pois como tem na descrição do atual projeto, o 0,5W, ele tem a questão didática também. Até mesmo aprender como os transistores funcionam! Acho muito precioso todo esse primeiro contato com a eletrônica voltada para a música.
Daí será que o uso de Op-Amps não "roubaria" esse aprendizado? Sou fã de Op-Amps, mas nesse caso específico, acho que seria 'simplão' até demais.
Mas quem sou eu pra decidir alguma coisa?? Para isso existem os nossos bons administradores, os quais novamente eu peço sua valiosa atenção a este tópico, para saber se é ou não viável fazer essa atualização.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #12 : 22 de Julho de 2013, as 14:47:01 »

Também sou da opinião de simplificar, porém acho didático colocar algo que além de simples, funcione satisfatoriamente. Às vezes, circuitos "fáceis" demais têm em compensação desempenhos ruins. Por isso 1 CI e 2 transístores e alguns componentes à mais. Talvez seja muito. Mas pode funcionar bem.
Registrado
Epron
Visitante
« Responder #13 : 22 de Julho de 2013, as 16:33:52 »

Nossa, legal !
Tambem achei o esquema do site meio complicado e confuso.. deve ser a resolução do esquema ou os componentes muito juntos e mal organizado. Mas falo isso sinceramente e não com intuito de ofender o autor.

Posso contribuir com a idéia ?

Montei uma vez um amp para fone de ouvido com o TDA2822 se eu não me engano.. rs
Ficou muito bom ! Ele é de 2 canais e bem compacto, mas tem um ganho muito alto pra fone de ouvido, talvez seja preciso modificar o circuito. O ganho é tão alto que da pra ligar caixinha de som perfeitamente, e ele é alimentado apenas com 3V...
Bom, desculpe por não da mais detalhes, é que estou no trabalho e não tenho como apresentar o projeto. rs

Abçs aí amigos !
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #14 : 23 de Julho de 2013, as 09:09:19 »

Então Epron, a ideia do TDA2822 é legal, gosto muito desse CI.
Mas a questão desse mini-amp daqui do site é dar a quem for montar a oportunidade de ter esse 'primeiro contato' com amplificadores. E por esse motivo seria legal manter o projeto como está, com um par de pequenos transistores complementares. Daí viria o aprendizado a respeito de transistores, que seria tão fundamental para o crescimento do Handmaker. Acho (e volto a dizer que APENAS ACHO) que o uso de qualquer CI nesse projeto roubaria um aprendizado enorme a respeito de transistores.

Por favor ADMINISTRADORES, deem uma atenção a este tópico e digam se é viável ou não fazermos essa atualização. Se quiserem qualquer ajuda eu me disponibilizo!
Abraços,
Rafael Albuquerque.
« Última modificação: 23 de Julho de 2013, as 09:26:44 por Albuquerque » Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal