Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:59:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida: Cabo específico para ligar o Amplificador no Falante é necessário?  (Lida 46327 vezes)
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #30 : 20 de Julho de 2014, as 23:00:08 »

Valeu Finck  Legal!
Registrado
fernando1328
Visitante
« Responder #31 : 07 de Maio de 2018, as 17:56:04 »

Se for um bom terminal, de preferência estanhado e com trava (sim, isso existe), eu acho melhor do que a solda.

Mas se quiser soldar, estanhe o fio antes de começar, enfie o fio (que vai ficar durinho) no buraquinho do terminal do falante (conversinha depravada...), faça um gancho, aperte com um alicate e DEPOIS solde. Ou seja, não faça a solda apenas encostando o fio no terminal, ela pode quebrar com a vibração depois. O porque o terminal acaba sendo melhor: se um dia você quiser tirar a solda feita do jeito que eu expliquei, vai dar trabalho.

Boa tarde. Desculpe reativar o tópico, mas foi o mais perto que achei da minha dúvida e acredito não valer abrir um novo. Mas se alguém achar melhor eu abro.
Tenho 04 dúvidas:
1 - Esse terminal que o Finck falou, qual é o tamanho dele (vi que tem de 6,3mm; 4,8mm...)? É um falante Celestion G12M-65 e plugs amphenol mono p10.
2 - Como o cabo pra ligar o cabeçote ao plug do gabinete é de 1 a 2mm, entendo que o que liga o falante dentro do gabinete ao plug siga as mesmas proporções/características, certo?
3 - Tem como colocar um plugue como out em série em um gabinete 1x12? se sim, alguém me explicar pois não consegui entender o esquema sem ter dois falantes no mesmo gabinete. (Minha intenção é fazer duas caixas 1x12 separadas e poder ligá-las em série (falantes de 8ohms) para ter 16ohms final).
4 - Esses plugues amphenol p10 mono tem terminal dos dois lados (tanto no positivo quanto no negativo). Tanto faz o lado que eu ligar? Um lado seria só continuidade do outro? (Amphenol ACJM-MHS 1/4" Mono)

Desculpe esse tipo de pergunta óbvia, mas pra mim não são ainda.
Obrigado quem puder ajudar.
Abraços.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #32 : 07 de Maio de 2018, as 23:32:13 »

1 - Não sei te responder. Esses terminais geralmente são encontrados facilmente em auto elétricas e são baratos. Dá um pulinho em uma e pede o terminal, olhando você já identifica o tamanho correto.
2 - Certo.
3 - Tem sim. Só explique melhor uma coisa, as duas caixas sempre serão usadas em série ou você pretende usar as duas também separadamente?
4 - Dois terminais entram em contato com o plug, enquanto os outros dois são chaves, que ligam aos contatos. Imagine o seguinte: você liga os fios de saída de um amplificador aos contatos, e os fios de um falante às chaves. Sem plug no jack, os contatos e as chaves estão ligados, passando o sinal para o falante. Ao conectar um cabo no jack, essa conexão chave-contato se abre, e o sinal vindo do amplificador passa somente pelo cabo. Dá pra identificar olhando. Na dúvida, solde os fios dos dois lados (isso se for ter somente um jack de saída).
Registrado
fernando1328
Visitante
« Responder #33 : 08 de Maio de 2018, as 00:19:14 »

Obrigado, Marcao.

As caixas vão ser usadas separadamente também.


Valeu.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #34 : 08 de Maio de 2018, as 00:42:33 »

os terminais se chamam terminal faston femea , o tamanho depende do tamanho do terminal do alto falante.
sobre os Jack já foi explicado o seu funcionamento dos 4 terminais, e como ligar as 2 caixas da forma que você quer, eu fiz um rascunho abaixo.
dessa forma poderá uasr as duas caixas juntas em 16 Ohms ou separadas 8 Ohms cada uma.

« Última modificação: 08 de Maio de 2018, as 00:46:22 por edyguitar » Registrado
fernando1328
Visitante
« Responder #35 : 08 de Maio de 2018, as 02:43:58 »

Obrigado, edyguitar.

Bem longe daquilo que poderia imaginar. Só não consegui entender como o positivo chega até a caixa auxiliar :/
A caixa auxiliar pode conter saídas OUT (independente se série ou paralelo)? Teria algum problema? Ah, e o cabo entre as duas caixas é normal, não tem que inverter polaridade, certo?


Vou aproveitar então e esclarecer como seria a ligação paralela também, visto que agora fiquei preocupado de ter entendido errado.

Edyguitar, tomei a liberdade de usar seu esquema.



Valeu!
« Última modificação: 08 de Maio de 2018, as 02:45:32 por fernando1328 » Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #36 : 08 de Maio de 2018, as 03:43:19 »

Obrigado, edyguitar.

Bem longe daquilo que poderia imaginar. Só não consegui entender como o positivo chega até a caixa auxiliar :/
A caixa auxiliar pode conter saídas OUT (independente se série ou paralelo)? Teria algum problema? Ah, e o cabo entre as duas caixas é normal, não tem que inverter polaridade, certo?


Vou aproveitar então e esclarecer como seria a ligação paralela também, visto que agora fiquei preocupado de ter entendido errado.

Edyguitar, tomei a liberdade de usar seu esquema.



Valeu!
Sim se for ligar em paralelo a ligação correta é essa mesmo que você redesenhou.

Bom, Vamos lá o positivo chega até a caixa auxiliar através do cabo que é ligado normalmente e usando um cabo comum sem precisar inverter nada.
quando você inserir o plug p10 no jack de saída auxiliar a ponta do P10 vai estar diretamente conectada ao negativo do falante e o sinal negativo que está nessa ponta do jack é desconectado do negativo do outro jack de entrada. ficando esse conectado apenas ao negativo do jack auxiliar que por sua vez vai conectado ao negativo da outra caixa através do cabo formado assim a ligação em série.
 
"A caixa auxiliar pode conter saídas OUT"  sim, você pode por exemplo fazer a mesma ligação da caixa principal como eu desenhei na outra caixa e pode usar qualquer uma das duas como principal, respeitando sempre a ligação dos cabos entrada/amplificador em uma caixa vai ao amplificador e dessa mesma o cabo que sai da saida aux. vai na entrada amplificador da outra caixa.
não estudei direito as possibilidades ainda, mas creio que adicionando ao esquema uma chave H/H de 6 terminais é possível fazer a ligação das caixas em serie paralelo.
« Última modificação: 08 de Maio de 2018, as 03:45:07 por edyguitar » Registrado
fernando1328
Visitante
« Responder #37 : 08 de Maio de 2018, as 03:56:21 »

Valeu, edyguitar.

Não faz ideia do alívio que senti tirando essas dúvidas! A ideia da chave H/H acho muito interessante, daria versatilidade a caixa. Uma pena não poder contribuir por desconhecimento.
De qualquer forma após tirar essas dúvidas, acho que vou fazer uma caixa com saída paralelo e a outra em série. Assim fico com as duas possibilidades.
Muito obrigado mesmo pela paciência e atenção.
Abraço!
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #38 : 08 de Maio de 2018, as 04:03:36 »

Valeu, edyguitar.

Não faz ideia do alívio que senti tirando essas dúvidas! A ideia da chave H/H acho muito interessante, daria versatilidade a caixa. Uma pena não poder contribuir por desconhecimento.
De qualquer forma após tirar essas dúvidas, acho que vou fazer uma caixa com saída paralelo e a outra em série. Assim fico com as duas possibilidades.
Muito obrigado mesmo pela paciência e atenção.
Abraço!
isso é ineressante, em uma caixa você usa o esquema que eu desenhei da caixa principal, e na outra caixa você usa o esquema que você redesenhou assim terá as 2 possibilidades sem precisar da chave H/H, só atente de usar jack de boa qualidade como amphenol ou neutrix pra usar esse esquema que eu fiz, pois jack vagabundo costuma dar problemas na mola do contato aberto/fechado comprometendo a eficiência do mesmo.
Registrado
fernando1328
Visitante
« Responder #39 : 08 de Maio de 2018, as 04:35:05 »

Bom dia, pessoal.

Se alguém puder ajudar, relacionando a explicação do marcao_cfh sobre os terminais do plugue amphenol e os esquemas série/paralelo discutidos com o edyguitar, todas as ligações, tanto em paralelo quanto em série, ficariam nos terminais contato, com uma única exceção do fio negativo no plugue OUT (quando chega do plugue IN) que ficaria no chave, que estará ativa quando estiver usando a caixa sozinha e desativada quando o a caixa auxiliar estiver conectada. Estou certo?

Obrigado.

PS: corrigido moderação; vou ver as regras de postagem com mais calma. Obrigado por avisarem.
« Última modificação: 08 de Maio de 2018, as 16:39:05 por fernando1328 » Registrado
fernando1328
Visitante
« Responder #40 : 20 de Junho de 2018, as 20:48:19 »

Boa tarde, pessoal.
Quanto ao lado do conector ficou claro.
Agora tenho outra dúvida boba, mas não sei se os conectores do falante tem sentido. Como o positivo tem dois pinos e o negativo também dois, usei os de cima para o plugue in e os do lado para o plugue out/paralelo. Posso fazer isso ou teria que soldar sempre junto no mesmo pino? As fotos mostram o que estou falando. Obrigado.


« Última modificação: 20 de Junho de 2018, as 22:46:15 por fernando1328 » Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal