Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 19:12:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida: Cabo específico para ligar o Amplificador no Falante é necessário?  (Lida 46729 vezes)
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« : 26 de Julho de 2013, as 10:06:45 »

Pessoal,

Vejo nos estúdios que toco e nas lojas de instrumentos uns cabos que são específicos para conectar os cabeçotes nas caixas (speaker cable).

Estas cabos fazem realmente a diferença? Quais características eles têm que diferem dos normais? Quais a vantagens de utiliza-los?

Fico com essa dúvida pois num valvulado, por exemplo, os fios dos transformadores de saída são daqueles cabinhos normais e eles não são específicos para este fim.

Claro que eu entendo que bons cabos fazem diferença no som final e que uma boa malha ajuda bastante na redução dos ruídos.

Abraços,

Ricardo
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 26 de Julho de 2013, as 10:28:19 »

A blindagem só ajudaria em cabos de sinais de áudio que ainda serão amplificados. Não é o caso dos cabos que levam o sinal da saída do amplificador de potência ao alto-falante. Nesse caso até evita-se esse tipo de cabo com malha de blindagem, optando-se por um paralelo específico. É só pedir em boas lojas de eletrônica ou de falantes.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #2 : 26 de Julho de 2013, as 10:32:11 »

É isso aí que o Alex disse.
Em casas de material elétrico, vende o cabo com duas vias por dentro.
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #3 : 26 de Julho de 2013, as 12:47:53 »

Tudo bem, mas a minha dúvida é em relação a este tipo de cabo ser realmente muito melhor que os outros ou não.

Eu montei um cabo daqueles paralelo vermelho e outro preto com um plug P10 numa ponta e aqueles conectores que encaixam nos terminais do falante.
Pelo jeito estou realmente com o cabo apropriado para tal, mesmo não sendo industrializado e tal.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 26 de Julho de 2013, as 12:59:34 »

Ricardo, da uma olhada nesse vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=V6ZecDs0GI4


Abraço.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 26 de Julho de 2013, as 13:35:47 »

Ricardo, meu xara...
Tem um topico aqui no forum onde testaram para ligação de falantes a amplificadores um monster cable (considerado um dos melhores do mundo) e compararam com um..... cabide.
Praticamente empatou...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #6 : 26 de Julho de 2013, as 13:55:33 »

Minha experiência, já relatada aqui, noutro tópico.

Quando eu "transformei" o meu combo 1x12 para ser usado
apenas como caixa, coloquei um pedaço de cabo de guitarra
soldando diretamente nos polos do falante e na outra ponta
um plug P10 macho.

Achei legal, mas testando o Corvo Nero eu achei o som abafado
e fiz um cabo igual a esse do vídeo do TubeDepot e na hora o
som melhorou, mais aberto, mais agudos.

Então eu acho que vale a pena fazer um como o do vídeo.

A única coisa mais difícil de se encontrar é a malha plástica para
proteger o cabo, mas eu deixei sem ela mesmo.

Abraço.
« Última modificação: 26 de Julho de 2013, as 13:58:55 por Ferro_Velho » Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #7 : 26 de Julho de 2013, as 18:24:43 »

Cheguei em casa agora e assisti o vídeo. Realmente é uma ótima ideia e o cabo parece ficar muito bom. O único problema realmente seria achar a tal malha plástica, mas num é algo super necessário.

Valeu pela dica.
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #8 : 26 de Julho de 2013, as 19:28:25 »

Olá.

Até onde eu saiba, é necessário um cabo todo especial para ligar o amplificador à caixa acústica. Algumas das características do cabo são :

a) cabo composto de 256 fios de cobre ultra-puro oxygen-free, trançados de forma a anular o campo magnético mútuo ( ! )

b) isolamento de teflon

c) conectores com banho de ouro + níquel, soldados com solda à base de prata / cádmio

E por aí vai...

Não é só em transformadores de saída que existe pajelança.

É só olhar a internet que coisas assim aparecem.

Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #9 : 26 de Julho de 2013, as 19:40:33 »

Melhor coisa para ligar caixa acústica em amplificadores de instrumentos: cabo PP (ou Cordplast, ou V70VF, e outros nomes, dependendo do fabricante, mas se pedir "cabo PP" em qualquer loja de material elétrico os caras entendem). São flexíveis, mecanicamente resistentes e funcionais. Procura no Google para saber do que estou falando. Importante escolher a bitola adequada, que deve ser diretamente proporcional a potência do amp e a distância deste à caixa. 2 x 1mm2 é suficiente (até exagerado) para amps até 50 W em distâncias até 5m. Seções mais altas favorecem (melhor dizendo, atenuam menos) os agudos, devido ao efeito pelicular.

Para ligar caixas de Hi-Fi e Home Theater, eu tive boas surpresas com cabos feitos a partir de cabos UTP (aqueles azuis que se usa em redes de dados), ligando os condutores isolados em paralelo nas duas pontas. Esse arranjo reduz indutância total do cabo, melhorando a resposta e definição de graves. Sai barato e dá pau em muito cabo "top". Mais uma vez, só dar uma procurada no Google que há vasta literatura sobre o assunto.

Em tempo: cabo para ligar caixa acústica não precisa ser blindado. Ao contrário, chega a ser desaconselhável, devido às impedâncias introduzidas, que vão provocar perdas como as relatadas pelo Ferro Velho, mesmo quando a bitola é mais parruda (por incrível que pareça, existe cabo de guitarra de 1mm2...).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 26 de Julho de 2013, as 19:52:37 »

Eu ja falei isso aqui umas 20 vezes...
O melhor cabo pra caixa de som é cabo de força de aspirador de pó... Wink
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #11 : 26 de Julho de 2013, as 19:53:14 »

Finck

Ótima dica!

E quanto aos plugs P10, são bons para ligar as caixas?
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #12 : 26 de Julho de 2013, as 19:53:28 »

Olá.

Quanto ao vídeo do TubeDepot, indicado pelo Ferro Velho, duas considerações :

a) isolar o terminal central do plug com termocontrátil, após soldar o fio branco ( e fazer um ponto de solda menor ! )

b) soldar o fio preto " mais atrás " no plug, próximo ao ponto onde se dobra as abinhas que prendem os fios, de forma a deixar as soldas dos fios branco e preto desencontradas.

Do jeito que o " cara " fez, ficou um prato cheio para dar curto dentro do plug...
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #13 : 27 de Julho de 2013, as 02:16:10 »

ayé onde eu tive certa experiencia. depende m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) da potencia.
até 50Wrms, um simples cabo pp ou os vermelho e preto paralelo de 1mm  ligado com conector  P10 vai de boa. acima disso, melhores resultados que me indicaram foi utilizar tanto conector de saida quanto os próprios cabos com conector Speakon.  é caro, mas faz diferença.
uma coisa que me falaram.... cabo de guitarra para ligar cabeçote em caixa não é aconselhavel... pois a malha de terra causa um indutância parasita que mata o som. além da secção do fio central ser m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) fina para suportar certa potencia de saida.
atualmente na maioria dos meu projetos de amp eu utilizo cabo PP de 1mm ou 1,5mm
Registrado
Bacelete
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 177

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 21



« Responder #14 : 27 de Julho de 2013, as 15:01:48 »

Olá.

Quanto ao vídeo do TubeDepot, indicado pelo Ferro Velho, duas considerações :

a) isolar o terminal central do plug com termocontrátil, após soldar o fio branco ( e fazer um ponto de solda menor ! )

b) soldar o fio preto " mais atrás " no plug, próximo ao ponto onde se dobra as abinhas que prendem os fios, de forma a deixar as soldas dos fios branco e preto desencontradas.

Do jeito que o " cara " fez, ficou um prato cheio para dar curto dentro do plug...

Faltou só uma coisa Alexandre: Cortar aquelas unhas!! Isso sempre me dá nervoso quando vejo os vídeos do TubeDepot
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal