Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:59:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida: Cabo específico para ligar o Amplificador no Falante é necessário?  (Lida 46326 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #15 : 27 de Julho de 2013, as 15:11:36 »

Como ele parece só ter as unhas compridas na mão direita, pode ser que seja violonista e essa sua idéa se torne bem mais ofensiva e intrusiva do que parece...rs  Toma na Cabeça
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #16 : 29 de Julho de 2013, as 12:52:49 »

Olhando aqui no google imagens vi que já montei um cabo para caixa com este tal de cabo PP.

Fui em uma loja aqui e pedi um metro de cabo, dai o vendedor me perguntou pra que seria e me indicou um cabo lá do mesmo formato dos PP que vi no google, sendo que ele falou que esse era específico.

Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #17 : 29 de Julho de 2013, as 13:59:21 »

Se o tal "cabo específico" for muito mais caro ou barato, desconfie. Pode ser mera enganação.

Ter mais fios de diâmetro individual menor não altera em nada o comportamento elétrico do condutor. Pode usar um ou outro, que ambos vão funcionar bem.

Mecanicamente, a flexibilidade PODE melhorar no cabo com fios mais finos, e isso talvez seja uma coisa boa.

Porque eu digo que PODE melhorar, ao invés de afirmar que VAI melhorar? A formação do condutor é um bom indicativo, mas a flexibilidade do cabo completo depende também de outros fatores:

- maleabilidade da isolação e cobertura (capa externa), ou seja, não adianta envolver um condutor extraflexível com uma isolação rígida;
- Facilidade de deslizamento da isolação (a camada que recobre os condutores individuais) em relação a cobertura, ou seja, se a isolação "grudar" na cobertura o cabo fica mais rígido).

Adicionalmente, comento que hoje praticamente todos os fabricantes que produzem cabo PP não usam TORÇÃO nos cabos de 2 condutores. Ou seja, internamente, os dois condutores são mantidos em paralelo (igual a um cabo "de caixa acústica").

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #18 : 29 de Julho de 2013, as 14:33:00 »

Uma outra alternativa seria o Tecniforte Stack, que pelo que vi no site deles é justamente aquele cabo que o cara da Tube Depot fez.
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #19 : 29 de Julho de 2013, as 14:39:45 »

Bom vamos a minha humilde opinião.

Vocês ja ouviram falar em efeito skin? ou efeito pelicular?

pois bem, este efeito esta ligado a frequência do sinal que passa pelo cabo, ahá!

Todo condutor singelo possui resistencia e indutancia caracteristicas a sua bitola e comprimento.

Com o aumento da frequencia do sinal que esta passando pelo cabo, o sinal tende a passar pela borda do cabo, deixando o meio do cabo inutil, diminuindo a densidade de corrente, portanto o sinal se "aglomera" na periferia da circunferencia do cabo tendo entao menos espaço para passar. Se há menos espaço existe uma dificuldade maior em atravessar de ponta a ponta o cabo. Essa restrição de espaço se traduz em aumento da impedancia do cabo (resistencia + reatancia indutiva - R+XL).

Esse efeito skin é bem presente em fontes chaveadas que trabalham com alta frequencia de comutação, e é objetivo de estudo há anos...mas a solução é simples, diminuir a "bitola" do cabo e aumentar a quantidade de tentos... idealmente o melhor cabo seria o de maior quantidade de tentos possivel sendo estes os mais finos possiveis. Para aplicações de longa distancia existe ainda o efeito capacitivo entre os dois cabos, que nao chega a ser tao signifivo. Se a perda de potencia for grande a solução é aumentar a "bitola" do cabo.

Portanto Finck existe diferença e há alteração, ainda mais se a potencia (corrente) e frequencia forem elevadas. Talvez imperceptíveis aos nossos ouvidos.

Contudo, o aumento da impedancia somente será significativo à grandes distancias.... se o falante ficar muito longe do amplificador aí sim é problema, mas se for perto e o cabo o menor possivel, nao vejo por que gastar com o cabo mais caro, compartilho da opiniao do finck em utilizar o cabo mais barato, mas de bitola coerente à potencia que o falante vai tocar... coloca o PP ou o paralelo (de abajur) mesmo que funciona sem grandes problemas.

Cabo Blindado NUNCA, esse cabo além de ter uma "bitola" relativamente pequena, possui alta capacitancia, o som sai extremamente distorcido.... ja liquei uma caixa passiva da ciclotron a 6m do amplificador e simplesmente foi uma super roncadeira.

Espero ter esclarecido mais que confundido.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #20 : 29 de Julho de 2013, as 16:29:53 »

Efeito skin não representa influência expressiva na transmissão de potência, dentro da faixa de frequência de áudio. É uma coisa para se preocupar na transmissão de sinais de baixo nível (o sinal do instrumento, por exemplo).

E a pouca influência é bastante amenizada pelo simples uso dos condutores flexíveis (independente de serem "razoavelmente flexíveis" ou "extremamente flexíveis"), além do fato de que as seções de cabos que normalmente se usa (1 mm2 ou maior) já são superdimensionadas para a aplicação, botando a pá de cal no efeito.

Parâmetros dos cabos como indutância, capacitância e resistência representam influência muito mais significativa.

Por falar nisso, seguem parâmetros de cabo PP 2 condutores de uma marca idônea (acabei de calcular...), que podem ser úteis (mas exige um pouco de boa vontade para enxergar porque eu não sei fazer tabela direito):

[t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Seção[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Rcc20[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]     L     [/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]     C     [/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr][/table]
[t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)](mm2)[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)](ohm/km)[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)](mH/km)[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)](uF/km)[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr][/table]
[t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]0,50   [/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]39,00   [/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]0,3677[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]   0,3277[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr][/table]
[t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]0,75   [/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]26,00   [/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]0,3458[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]   0,3765[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr][/table]
[t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]1,00   [/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]19,50   [/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]0,3340[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]   0,4006[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr][/table]
[t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]1,50   [/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]13,30   [/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]0,3435[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]   0,3825[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr][/table]
[t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]2,50   [/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]  7,98   [/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]0,2942[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]   0,4724[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr][/table]
[t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]4,00   [/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]  4,95   [/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]0,2928[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]   0,5436[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr][/table]

A Rcc20 (resistência em CC a 20ºC) não é calculada, e sim a máxima permitida pela norma ABNT/Mercosul NM-280.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Guilherme
Visitante
« Responder #21 : 29 de Julho de 2013, as 19:10:09 »

Citar
Eu ja falei isso aqui umas 20 vezes...
O melhor cabo pra caixa de som é cabo de força de aspirador de pó...

Era mais ou menos o que a Marshall dos bons tempo fornecia: cabo paralelo, 2x17 SWG, PVC jacketed, ou seja, sobre-capa circular, em comprimentos de 5 ou 10 pés, com plugs P10 Cliff nas pontas.

Quem não tem a pericia necessária em soldagem e montagem de cabos, é preciso muito cuidado ao montar condutores grossos em P10. Pluga/despluga/torce/distorce e curtos internos aparecem sem aviso prévio. É bom praticar ou pouco antes de fazer coisa séria
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #22 : 29 de Julho de 2013, as 20:15:40 »

Quem não tem a pericia necessária em soldagem e montagem de cabos, é preciso muito cuidado ao montar condutores grossos em P10. Pluga/despluga/torce/distorce e curtos internos aparecem sem aviso prévio. É bom praticar ou pouco antes de fazer coisa séria
Eu aconselho a usar espaguete termo retratil para isolar as soldas. E como o Guilherme disse, MUITO cuidado...
Qualquer descuido e seu ampli pode ir pro saco...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #23 : 29 de Julho de 2013, as 22:44:03 »

Era mais ou menos o que a Marshall dos bons tempo fornecia: cabo paralelo, 2x17 SWG, PVC jacketed, ou seja, sobre-capa circular, em comprimentos de 5 ou 10 pés, com plugs P10 Cliff nas pontas.

Também conhecido como Cabo PP 750V 2 x 1mm2...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #24 : 30 de Julho de 2013, as 09:05:29 »

Era mais ou menos o que a Marshall dos bons tempo fornecia: cabo paralelo, 2x17 SWG, PVC jacketed, ou seja, sobre-capa circular, em comprimentos de 5 ou 10 pés, com plugs P10 Cliff nas pontas.

Também conhecido como Cabo PP 750V 2 x 1mm2...
Exato... que é o cabo de força de aspirador de pó... Wink
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #25 : 20 de Agosto de 2013, as 20:20:37 »

Bem, fiz um cabo no estilo do que o cara da Tube Depot mostra no vídeo e quando minha caixa chegar testo ele.

Tomei bastante cuidado com as soldas e usei plugs Santo Ângelo série Ninja que são pelo menos melhores que aqueles de plástico e os safadinhos de metal.

Segue a foto do mesmo:

Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #26 : 20 de Agosto de 2013, as 21:49:37 »

Ficou bonito! Dicas:

1) Ao mudar o passo de torção dos condutores, você muda a indutância do cabo, ainda que muito sutilmente. Talvez com este comprimento tão curto não chegue a fazer nenhuma diferença, de qualquer forma há margem para experimentações.

2) Você pode colocar alguma proteção externa no cabo. Se ainda não tivesse soldado os conectores, eu recomendaria uma mangueira de borracha. Como já soldou, pode usar um pedaço de conduíte fino, cortado longitudinalmente para poder ser "encaixado" (o conduíte é premoldado, então mesmo cortando ele não vai abrir). Mas é pura frescura estética.

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
zekkez
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 477

Obrigado
-Dado: 24
-Recebido: 33


« Responder #27 : 20 de Agosto de 2013, as 22:05:23 »

Como sou um cara meio exagerado, fiz meu Speaker Cable com Cabo PP (paralelo), 2,5mm² encapado.

Como este:
http://i106.photobucket.com/albums/m262/somaovivo/cabos_conectores/Cabo_pp.jpg

E fiz com 03 metros de comprimento para poder colocar a caixa dentro de um isobox (armário), separada do amp.
Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #28 : 20 de Julho de 2014, as 19:22:21 »

Amigos:
Estou finalizando minha caixa 1 x 12", que será tocada por um amplificador HB-1 que vou montar.Já comprei cabo PP 2 por 1 1/2 e minha dúvida é:
É melhor soldar o cabo direto no alto falante ou usar aqueles terminais para conectar o cabo no falante??
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #29 : 20 de Julho de 2014, as 21:45:51 »

Se for um bom terminal, de preferência estanhado e com trava (sim, isso existe), eu acho melhor do que a solda.

Mas se quiser soldar, estanhe o fio antes de começar, enfie o fio (que vai ficar durinho) no buraquinho do terminal do falante (conversinha depravada...), faça um gancho, aperte com um alicate e DEPOIS solde. Ou seja, não faça a solda apenas encostando o fio no terminal, ela pode quebrar com a vibração depois. O porque o terminal acaba sendo melhor: se um dia você quiser tirar a solda feita do jeito que eu expliquei, vai dar trabalho.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal