Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 08:31:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Loop de efeitos - utilizando uma das válvulas do amplificador  (Lida 17394 vezes)
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #15 : 29 de Março de 2014, as 12:08:45 »

Aproveitando o tópico para não criar outro, vou fazer uma pergunta sobre a instalação de um loop de efeitos em um JCM 800.

Comparando o circuito do Tiny Terror (no tópico foi postado o esquemático parcial, no fim do post vou botar o link do esquemático completo) com o do JCM 800 e levando em consideração o que foi dito no tópico...
gostaria de saber se posso instalar o loop (com apenas cabos e jacks) no ponto marcado com um "X" vermelho no seguinte esquemático:

https://lh3.googleusercontent.com/-S9c4mph8Y0c/Uzbd-zm9KXI/AAAAAAAABAM/oD3sbXwx-3A/s1440/jcm800.jpg

Fiquei na dúvida se era possível pois no esquema do Tiny Terror, o loop foi inserido depois do potenciômetro que vem do circuito de placa (ou não?) e o Eduardo falou que tinha que ser no circuito de grade.
Já o equalizador do JCM 800 vem do catodo da "V2b" e, se eu não estiver engando, esse estágio (V2b) é um seguidor de catodo. Isso me deixou com mais dúvidas ainda pois não entendo a real função do tal seguidor de catodo).

Poderia inserir o loop ali, sem causar danos a pedais e simuladores de efeitos?

Esquemático completo do Tiny Terror: https://lh3.googleusercontent.com/-nfa_Uc3YES8/UzbeJCfUGSI/AAAAAAAABAc/xVekMxFJIog/s1024/tiny%2520terror%2520TT15_2.jpg
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #16 : 30 de Março de 2014, as 11:05:35 »

Oi Edivan

No Tiny Terror, o melhor lugar para inserir o loop é depois da junção de C8 com R25 e antes do potenciômetro RV1. Fazendo desta forma você não vai danificar ninguém.

No entanto, como eu sempre digo, um equipamento mexido perde valor de mercado. Se você quer um amplificador com loop, monte um do zero com este recurso ou compre um pronto com isso já feito. Se você alterar o Tiny Terror, fique bom ou não, você vai ter que levar ele para o seu túmulo, pois é pouco provável que alguém queira um equipamento desses com furos extras no gabinete.

Desaconselho a modificação.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #17 : 30 de Março de 2014, as 11:16:43 »

Eduardo,
obrigado pela resposta.

Na verdade eu quero inserir um loop no JCM 800 que construí e ainda não terminei. Ele já funciona perfeitamente, mas falta organiza os fios e dar acabamento (faceplates e gabinetes).

Eu postei os esquemáticos do Tiny Terror pois, o que foi postado aqui, me deu ideia de usar loop passivo no meu JCM 800.

Eu queria saber se seria possível inserir o loop ali no ponto, do esquemático do JCM 800 que postei, onde marquei com um X vermelho (o link está no meu post anterior).

Se não for possível, vou usar um loop valvulado mesmo (minha placa já está com os turrets para os componentes do loop,o chassi já está com a furação para mais uma 12ax7 e o transformador de força foi projetado pra aguentar todas as válvulas.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #18 : 30 de Março de 2014, as 11:27:02 »

Oi Edivan

Entendi o contrário.

O esquema para colocar o loop no JCM800 está correto. Pode por naquele ponto mesmo que deve funcionar sem maiores problemas. No entanto tenha em mente que pode haver alguma incompatibilidade de ganho. Se isso ocorrer, mude o ponto para após C7 e antes de R10, que é o circuito de grade de V2a. Nesta segunda opção, o controle de tom do JCM irá operar no loop também, o que pode não ser desejado.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #19 : 30 de Março de 2014, as 11:34:29 »

Novamente agradeço pela resposta!

É nada desejado o controle de tom operar no loop.  Grin

Vou tentar onde marquei com o X, se não funcionar, mudo para um loop valvulado.

http://behindthetone.com/johnfisher/gamp/fx_loop.gif

Li em vários fóruns internacionais que esse (do link acima) funciona perfeitamente. E é baseado nele que fiz o layout dos turrets na placa principal do JCM.

Ter controle de "send" e "return" seria uma vantagem que compensa?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #20 : 30 de Março de 2014, as 17:25:26 »

Na verdade este é o jeito certo de fazer! Com controle de send e return você pode colocar qualquer coisa no caminho e acertar para que funcione. Acho que vale muito a pena você investir em uma 12AU7 e montar esta versão. Colocar uma 12AU7 a mais em um JCM800 não vai pesar no transformador.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #21 : 30 de Março de 2014, as 21:22:17 »

Farei isso então!
Acho que tenho uma 12au7 aqui e o transformador aguenta mais válvulas brincando, pedi com bastante folga quando comprei.
O único problema foi que esqueci do center tap pros filamentos.

Aproveitando o assunto e o tópico; sem querer abusar, mas já abusando:

Um amigo e eu construímos um Soldano Sl60 com o restos mortais de um Thunder Sound e o amplificador está funcionando muito bem. Mas tem um pequeno probleminha: o loop.

Não ficou nada satisfatório nos testes que fizemos e também percebemos que o loop está antes do equalizador.

Minha pergunta é: pra remover esse loop, basta descartar o circuito entre C8 e a grade de V3b?
Estamos pensando em instalar um loop depois do potenciômetro de master.

Ou estou viajando e o loop desse Soldano não usa válvula, sendo apenas "cabo e jack"? Se for isso, vamos fazer um jumper nesse loop original e instalar outro depois do master.

Eis o esquema que usamos:
http://nicosonic.com/sites/default/files/pics/Soldano%20HR50%20SL60%20+%20XL%20mod.jpg
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #22 : 31 de Março de 2014, as 14:51:04 »

Qual foi exatamente o problema com esse loop do Soldano?
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #23 : 31 de Março de 2014, as 17:51:10 »

É difícil de explicar.
No delay ficava um barulho do tipo "ploc, ploc, ploc" e o efeito não ficava bom. O mesmo efeito testado em um bulgera v22 ficava perfeito.
Meu amigo que testou bastante isso, mais tarde ligo pra ele e pego mais detalhes.

Mas depois que você disse: "Com controle de send e return você pode colocar qualquer coisa no caminho e acertar para que funcione",
resolvemos que o ideal seria instalar um loop com controle de send e return e depois do equalizador.

Pra remover o loop desse circuito é aquilo que perguntei ou esse loop não utiliza válvula?

Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #24 : 31 de Março de 2014, as 18:09:20 »

Esse loop do behindthetone na verdade é o Dumbleator ligeiramente modificado, sem o elo de realimentação local do tríodo de ganho.

O Dumbleator é uma unidade autônoma própria para ser ligada no pre-out...power-in do Dumble Overdrive.

É bom checar se realmente é uma 12AU7 nesse esquema. No Dumbleator acho que é uma 12AX7.
Registrado
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #25 : 31 de Março de 2014, as 18:35:39 »

Obrigado pela resposta! Mais uma coisa pra eu pesquisar: dumbleator.
Mas confessor que li umas 10 vezes até entender que você estava falando sobre o loop valvulado que eu tinha postado alguns posts acima.  Grin

Sem querer ser chato, mas já sendo... vou repetir a pergunta sobre remover o loop do Soldano:

Minha pergunta é: pra remover esse loop, basta descartar o circuito entre C8 e a grade de V3b?
Estamos pensando em instalar um loop depois do potenciômetro de master.

Ou estou viajando e o loop desse Soldano não usa válvula, sendo apenas "cabo e jack"? Se for isso, vamos fazer um jumper nesse loop original e instalar outro depois do master.

Eis o esquema que usamos:
http://nicosonic.com/sites/default/files/pics/Soldano%20HR50%20SL60%20+%20XL%20mod.jpg
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #26 : 31 de Março de 2014, as 22:12:16 »

Minha pergunta é: pra remover esse loop, basta descartar o circuito entre C8 e a grade de V3b?
Estamos pensando em instalar um loop depois do potenciômetro de master.

Na verdade a coisa toda parece fazer parte do amplificador. Apenas tire as conexões dos jacks ligando a junção de R16/R17 na grade de V3a/R18. Para caracterizar como um loop de fato, deveria haver um seguidor de catodo no "send", e não há.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #27 : 31 de Março de 2014, as 23:13:23 »

Obrigado pela resposta.
Vamos fazer um jumper e construir um outro loop entre o pré e o power.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #28 : 01 de Abril de 2014, as 18:47:50 »

Edivan é exatamente o que o Eduardo escreveu.

Ignore o loop ou tente faze-lo funcionar melhor, embora loops do tipo Dumbleator e similares sejam os melhores e menos problemáticos, mas nem sempre os mais simples de serem implementados.

Além disso, o circuito do SL60 "mod" acima tem muito pouca utilidade, melhor dizendo, é um genérico sem utilidade nenhuma, assim como todos os circuitos que não trazem as condições de operação (ponto de trabalho) claramente especificadas.

Em outra palavras, todas a leituras de tensões em todos os eletrodos de todas as válvulas (ou transistores).

Sem isso, entra em cena o "eu acho" e fica muito difícil, ou mesmo impossível, atacar os eventuais  problemas racionalmente e em bases técnicas bem estabelecidas.

Esse parece ser um problema crônico entre as comunidades diy.

abraços

Guilherme
Registrado
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #29 : 01 de Abril de 2014, as 22:59:11 »

Realmente fica complicado construir algo sem a documentação necessária.
Mas enquanto o cidadão utiliza o "eu acho" para uso próprio, está tudo certo. O problema é quando o cara começa a construção de amplificadores para "fora".
Como tinha um cidadão aqui na cidade que vendia amplificadores valvulados mas não sabia nem a função de um diodo; era tudo na base de layouts encontrados na santa internet  Grin
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal