Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 08:24:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Loop de efeitos - utilizando uma das válvulas do amplificador  (Lida 17393 vezes)
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« : 04 de Agosto de 2013, as 19:48:06 »

Fala galera!

Como disse em outro tópico, estou com um jet city jca20h. De fábrica, ele não vem com um loop. Porém, o antigo dono mandou colocar um loop nele. Pelo que vi no circuito do loop, eles puxaram o loop utilizando uma das 3 12ax7 que o amplificador tem.

Minha dúvida é a seguinte: por eles terem aproveitado uma das válvulas do head, ele perdeu ganho por causa disso?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 04 de Agosto de 2013, as 20:44:08 »

Se o cara desviou uma das válvulas do pré-amplificador, usando um dos triodos como buffer (o "send") e o outro para retomar o nível de sinal (no "return"), com certeza houve perda de ganho (que talvez possa ser compensada com um booster na frente do amp).

Mas verifique se não foi instalado um loop passivo, ou seja, simplesmente uma "derivação" no ponto imediatamente anterior ao estágio inversor de fase (a última válvula 12ax7 antes da etapa de potência. Se foi isso, "oficialmente" não há perda de ganho no pré, mas seu loop PODERÁ não funcionar perfeitamente (digo "poderá" porque, apesar de muita gente falar mal, eu fiz assim no meu amp Tiny Terror e tudo funcionou direitinho), eventualmente com perda de volume e/ou saturação na etapa de potência, dependendo do(s) pedal(is) conectados.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #2 : 04 de Agosto de 2013, as 21:29:38 »

Então acredito que seja um loop passivo, agora não me lembro de onde vinha o fio, vou conferir. Mas se não me engano veio da válvula inversões mesmo. Bom, nunca coloquei no talo o Master para ver se teve perda de ganho no power. Valeu pela resposta!!!

-----
Aliás, gostaria de dar uma empurrada no gain do meu head.
Já tentei com um crunch box, suhr riot e com um okko diablo. Porém, nenhum deles ficou legal (do jeito que eu queria). Estava pensando em montar um booster. Qual vocês me recomendam?

Pensei num ac booster. É transparente? Quero manter bem as características do meu amp.

« Última modificação: 04 de Agosto de 2013, as 22:46:55 por Nefi » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 04 de Agosto de 2013, as 22:47:13 »

Sem olhar o esquema e a modificação, só dá para dizer que o amp não está original! Ou seja, não dá para dizer nada!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #4 : 04 de Agosto de 2013, as 22:55:57 »

Sem olhar o esquema e a modificação, só dá para dizer que o amp não está original! Ou seja, não dá para dizer nada!

Vou olhar certinho... Se possível, posto até uma foto.

Porém, pelo que vi, é só um cabo conectado que sai de uma das válvulas e vai direto para os jacks do send/return. Não há nada conectado na pcb do amplificador.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 05 de Agosto de 2013, as 06:34:15 »

Porém, pelo que vi, é só um cabo conectado que sai de uma das válvulas e vai direto para os jacks do send/return. Não há nada conectado na pcb do amplificador.

Um loop de efeitos não é muito mais que isso mesmo! Se quem fez ligou tudo no lugar certo, não perde nem põem nada. Mas sem ver o esquema, não dá para saber.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 05 de Agosto de 2013, as 14:57:53 »

Eduardo:

Ao ler sua mensagem, voltei a ter um pouco de alegria na vida! Palmas

Antes de instalar o loop no meu ampzinho, pesquisei bastante, e ví muita gente dizer que "loop passivo é ruim, pode queimar pedal, introduz perda de timbre e de ganho", etc. Também ví muita gente dizendo que não é preciso complicar, que o loop passivo dá conta do recado.

Depois de algumas frustrações com circuitos ativos (chiados de todo tipo), resolví arriscar o loop passivo. Do tipo mais boçal possível, dois jacks "com chave", dois pedaços de cabo blindado. Nada de atenuadores, nada de buffers, nada de nada. Espetei um reverb digital (Boss RV5). Resultado: zero de chiados, zero de problemas. Mas, passados já vários meses desde a instalação, confesso que continuo tendo medo de "fritar" algo.

Agora a pergunta: você diz "um loop de efeito não é muito mais do que isso mesmo" (uma derivação como a que eu fiz, penso). O que exatamente seria este "algo mais"? E quais as consequências da falta do "algo mais"?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Marcel.
Visitante
« Responder #7 : 05 de Agosto de 2013, as 15:27:24 »

Finck, essa é uma pergunta bastante interessante.
Assim como você, eu fiz um loop passivo num plexi e, cara... sinceramente... eu achei muito bom. Coloquei uma chave de bypass também. Também tive algumas frustrações com os loops ativos, o que acabou me fazendo desistir deles (pelo menos por um tempo... _).

Por isso eu também queria saber se esse "algo mais" faria alguma diferença relevante...
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #8 : 05 de Agosto de 2013, as 20:24:12 »

No meu não tem nem a chave bypass. Usei aqueles jacks que tem "chave" (abre contatos quanto a gente enfia o plugue), então é só plugar os cabos que o loop já está mandando sinal para o pedal.

Mas você me deu uma boa ideia! No meu caso, ter uma chave bypass (e um led), iria me poupar alguma encheção de saco (no meu caso, problemas com filho adolescente guitarrista, do tipo "despluguei um cabo e esqueci", seguido de "não sai som da porcaria do amp, o que será que está errado, ai meu Deus, será que o negócio queimou, papai me ajuda por favor...").
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #9 : 07 de Agosto de 2013, as 16:14:34 »

Agora a pergunta: você diz "um loop de efeito não é muito mais do que isso mesmo" (uma derivação como a que eu fiz, penso). O que exatamente seria este "algo mais"? E quais as consequências da falta do "algo mais"?

Oi Fink

O "não muito mais que isso" refere-se a não muito mais que dois pedaços de cabo. O "algo mais" são os plugs com chave que você usou. Tirou o plug, volta no circuito original.

Tem perigo de fritar o pedal sim, se a ligação for feita por alguém que não sabe o que está fazendo. Tem que tirar o sinal do circuito de grade e por de volta no mesmo ponto. Mas se o "instalador" tirar do circuito de placa, daí tem alta tensão. A diferença entre um e outro é só um capacitor. Se pegar do lado errado do capacitor, frita. Então, se o seu não fritou até agora, está certinho!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #10 : 07 de Agosto de 2013, as 19:27:49 »

Alguem poderia expor um esquema de como se faz esse loop.
Certa vez me deparei com a mesma situação e ate hoje não achei nada consistente.

Att Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #11 : 07 de Agosto de 2013, as 21:39:28 »

Eu usei o esquema que está nesta página aqui, que se refere ao Tiny Terror, mas acho que a ideia é a mesma (pelo menos a ligação dos jacks):

http://music-electronics-forum.com/t1477-6/

Vamos ver se a figura aparece:



Se apareceu, o "X" vermelho é  ponto final da etapa de pré-amplificação, imediatamente antes do capacitor de acoplamento com a etapa inversora. Deve ser exatamente o que o Eduardo falou, já que funcionou  Legal!

No caso do Tiny Terror, como ele usa a etapa inversora para gerar ganho/distorção (dizem que esse é o segredo dele para tanto ganho com apenas 2 triodos no pré), não dá para enfiar muito o pé na jaca com o ganho. Senão, acaba ocorrendo distorção depois dos efeitos inseridos no loop, acabando com o sentido deste. Mas é um caso muito particular, creio que em amplificadores com projeto mais "convencional" a coisa deve funcionar até melhor.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #12 : 08 de Agosto de 2013, as 08:32:16 »

O circuito é este mesmo!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Marcel.
Visitante
« Responder #13 : 09 de Agosto de 2013, as 00:13:17 »

Finck, usei os jacks cliff chaveados também, mas coloquei a chavinha só pro cara não precisar ter o trabalho de retirar os cabos toda vez que quiser fazer o bypass dos pedais.

Se a única coisa que precisa de atenção pra fazer o loop passivo é essa, de tirar o sinal do circuito de grade, então tranquilo.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #14 : 09 de Agosto de 2013, as 09:23:25 »

Se a única coisa que precisa de atenção pra fazer o loop passivo é essa, de tirar o sinal do circuito de grade, então tranquilo.

É bem tranquilo mesmo! Basta saber o que está fazendo!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal