Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:52:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reverb com PT2399  (Lida 33657 vezes)
Dexter
Visitante
« : 24 de Agosto de 2013, as 20:34:42 »

Tenho observado que o um único CI PT2399 pode ser usado para se obter um efeito de reverberação, entretanto, a qualidade do efeito deixa a desejar.

Em minhas buscas por algo que seja menor que um tanque de reverb, mais fácil de achar que os MN3xxx, mais viável que os módulos Belton Digi-Log e qualidade superior aos PT2399's acabei encontrando um pedal de reverb chamado "Chicklet" da marca "Malekko".

Este pedal da Malekko me parece ser convincente naquilo que se propõe a fazer. Existem vídeos de demonstração dele no Youtube.

Há algumas fotos deste pedal aberto em alguns sites e é possível notar que ele, na verdade, usa 3 CI's PT2399. Além disso, vi alguns usuários aqui dizendo que o módulo Belton também usa 3 PT2399.

Alguém tem ideia de como seria a obtenção do efeito de reverb a partir de vários blocos com PT2399?

PS.: Não estou interessado em "copiar" um pedal existente e sim, ter um ponto de partida para elaborar um projeto usando o CI de delay citado acima.
Registrado
detona
Visitante
« Responder #1 : 24 de Agosto de 2013, as 20:59:56 »

Fala Dexter!
até onde sei o reverb é obtido com várias pequenas repeticoes.. por exemplo se ele tem 3 repeticoes (uma seria 10ms outra 7ms outra 5ms) você pode fazer o teste ligando mais de um pedal de delay!
Registrado
vini7
Visitante
« Responder #2 : 24 de Agosto de 2013, as 21:14:54 »

pois é ! estou com o Dexter...
Gostaria de ajudar na elaboração de um reverb aqui para o site...
Nada de cópias...apenas ponto de referência para criarmos o nosso !
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 24 de Agosto de 2013, as 21:22:27 »

Dexter, na verdade esses atrasos sugeridos são pequenos demais, estariam mais para filter matrix que para reverber ou coisa que o valha.

Pense em 40 ms pra cima. O importante é que não haja uma correlação matemática muito simples entre eles, por exemplo 50, 70 e 110 ms. Mas o melhor seria poder ter para cada circuito de atraso um ajuste, seja por potenciômetro ou por trimpot para experimentar bastante.

Outra questão é se irão ser usados em série ou em paralelo....

Eu optaria por usá-los em paralelo e fazer um espécie de cruzamento de realimentações. Quanto mais densos e confusos os ecos estiverem, mais próximo será o efeito. Claro que para se colocar as três linhas de retardo em paralelo terá que ser feito um pequeno estágio de mistura no final das contas.

Podem partir da arquitetura do Rebote, por exemplo, pra ir montando o monstrinho!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #4 : 24 de Agosto de 2013, as 21:35:06 »

Interessante a ideia!

Por acaso essa é a foto dele?

Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Dexter
Visitante
« Responder #5 : 24 de Agosto de 2013, as 21:50:47 »

Vou providenciar a compra de alguns PT's e montar um circuito inicial.

Penso em fazer em 3 placas e tentar "soquetear" o máximo de componentes possível para experimentar diversas combinações.

Alex, sobre a diferença de atraso, me parece uma boa combinação um atraso de tempo obtido por meio de aproximação de números primos, certo? Além disso, vou ver se consigo dois cenários, um com os blocos em paralelo e outro em série. Para o sistema em paralelo a condição mais "complexa" de cruzamento de ecos, talvez seja a soma das três saídas realimentando cada uma das entradas, ou será que pode haver jeito melhor? Talvez eu consiga fazer o mesmo para o sistema em série.

Fusion, é exatamente este o danado. Tem esta outra foto, apesar do tamanho a qualidade da imagem não é das melhores.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

A propósito se vocês viram algum sample deste pedal gostaria que dissessem se gostaram ou o que acharam da qualidade dele, se for possível chegar a um "veredito" apenas com os vídeos existentes.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2013, as 21:59:10 por Dexter » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 24 de Agosto de 2013, as 22:09:36 »

Acho que ele tem um timbre muito particular, meio granulado, mas bem interessante e usável. Acho que vale a pena investir!

Uma idéia que pode ser interessante: inroduzir em um, dois ou mesmo nos três uma pequena quantidade de modulação, pouca mesmo, e lenta, para não parecer coisa do outro mundo, space invaders, coisas assim. Mas é capaz de dar um movimento interessante no som final! Legal!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Dexter
Visitante
« Responder #7 : 24 de Agosto de 2013, as 22:24:02 »

Interessante proposta, Alex, quem sabe mais um circuito com PT2399 em modo chorus bem suave baseado no Little Angel.
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #8 : 24 de Agosto de 2013, as 22:42:00 »

Ouvi os samples dele. Lembra bem os springs reverbs. O que acho ideal, sem muita frescura  Smiley
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #9 : 24 de Agosto de 2013, as 23:05:05 »

O melhor de tudo é que o CI trabalha sozinho
No datasheet é ele e mais uns poucos resistores e capacitores.
Se for fácil comprar, vai ser mais fácil ainda testar.
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #10 : 24 de Agosto de 2013, as 23:10:09 »

Se for fácil comprar, vai ser mais fácil ainda testar.

Acabei de fazer o pedido, vai demorar aproximadamente um mês para chegar o lote de 20 PT2399's por +-R$11,00, se tudo der certo.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #11 : 24 de Agosto de 2013, as 23:31:41 »

Tu não perde tempo.
Parece que logo mais vamos ter um novo sistema de reverb na área.
Estarei acompanhando. Tongue
Abs.
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #12 : 25 de Agosto de 2013, as 00:08:00 »

Buenas

Da uma olhada neste.

www.4shared.com/document/9b-pHpqX/Reverb_Digital_Project_PT2399.html
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #13 : 25 de Agosto de 2013, as 00:43:46 »

marcioulguim

Obrigado!
É parecido com o datasheet, mas é um outro projeto, e com Layout do PCI.
Temos mais uma opção. Tongue
Abs
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #14 : 25 de Agosto de 2013, as 01:29:50 »

Me parece que o Fobv montou esse projeto postado pelo marcioulguim
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal