Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:10:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Início da construção de um 18w com el84  (Lida 36530 vezes)
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #15 : 11 de Outubro de 2013, as 22:09:23 »

_ ok eduardop, eu li uma coisa e pensei ouitra, em relaçao a ef 184 com a ef86.. sobre os canais jumpeados, isso as vezes se usa em amplificadores com 2 canais e 4 entradas, unindo um canal ao outro com um pequeno cabo, como usado para ligar pedais . tem um video aqui de um marshall jumpeado e uma strato limpa, sem pedal, consegue-se um timbre bem legal, um drive "cremoso"....., e misturando a equalizaçao de ambos, no seu caso, com canais usando valvulas diferentes, isso deve ser ate mais percebido.. olha aí...:

http://www.youtube.com/watch?v=JIbdfQ7Dfdc
e aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=HblqcRibaFs

Abraçao e boa montagem, eduardo, eu por aqui vou aprendendo a mexer com o KIcad, assim jaja eu posto o esquema e a placa do que vou fazer...
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #16 : 27 de Dezembro de 2013, as 10:52:22 »

 Continuando...

 Nesses dias consegui montar a seção do power e o canal com o EF184 ala marshall 18w com EF86 (volume e tone), com layout da tubedepot, abaixo algumas fotos que tirei:

 

 

 

 


 As impressões que tive foram:

 O amp tem graves profundos, como era de se esperar ao utilizar um transformador de saída superdimensionado (25w) e o som é muito alto! Testei com um GB128 e realmente, a pressão sonora de um 18w parece de um amplificador de pelo menos uns 35w.

 O B+ ficou com 342v (em relação ao terra), um pouco alto para as EL84 JJ que possuem, pelo datasheet, máximo de 300v.
 Para um resistor de cátodo de cerca de 156 ohm (3x 470 ohm em paralelo), a tensão ficou em 11,52v, ou seja, cerca de 37 ma por válvula, que dá uma potência total de 12,2w.
 A corrente na grade 2 ficou em 3,53ma para 332v em relação ao terra (320 em relação ao cátodo) ou seja, cerca de 1,13w dissipados, que está dentro dos 2w máximos, e a potência do anodo de cerca de 11w, menor que os 12w.
 As válvulas estão ok, não há avermelhamento das placas e pelos cálculos não há dissipação maior que a máxima. Minha única preocupação é em relação as tensões estarem cerca de 30v a mais que o recomendado.

  Uma triste notícia para quem irá realizar um projeto parecido é que a EF184 é muito microfônica. Mesmo o soquete estando suspenso por passa fios de borracha e possuindo anéis de silicone, qualquer toque no chassis (como ao inserir o plug do cabo) ocorre um ruído das partes internas tocando no vidro. Antes de colocar os amortecedores existia uma microfonia de alta frequência em volumes maiores. Ela melhorou, mas ainda existe.
Estou ainda estudando a possibilidade de adquirir uma EF86 ou 6J32P para testar. Alguém com experiência nelas poderia ajudar?
 
 Primeiramente eu polarizei a EF184 como uma EF86, mas o ganho é extremo distorcia demais a inversora. Acabei diminuindo os resistores de anodo (100k) e da segunda grade (470k) e melhorou, porém ainda vou fazer modificações. Em volumes maiores o overdrive aparece bem rasgado, o controle dinâmico da distorção é incrivel, gostei bastante.
 
 O tonestack é o mesmo do marshall com EF86 mas achei o som com excesso de médios e graves (culpa do transformador de saída? Roll Eyes) e acabei colocando um capacitor de trebble bleed de 220pf no pot de volume. Balanceou um pouco, mas em algumas regulagens os agudos incomodam também (vou realizar mais experimentações), porém o controle de tom agora está muito mais efetivo.

 No mais, está sendo muito interessante experimentar e buscar o meu timbre (viva o handmades!!!).


 Um grande abraço e bom fim de ano a todos!

 Eduardo
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2013, as 10:59:04 por Ledod » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #17 : 27 de Dezembro de 2013, as 13:48:10 »

Lelod, me permite algumas sugestões?
Põe um resistor SAG na entrada. Vai baixar um pouco essa tensão e ainda dar uma compressão legal quando aumentar o volume. 120R 10W de fio (5W daria, mas...) é um bom valor.
Qual a tensão que esta chegando para alimentar a EF184?
Tenta deixar abaixo de 180V (150 ~ 180V), e usa resistor de placa de 220k, de grade de 1M e resistor de catodo em 2K7.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2013, as 13:57:14 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
gubterra
Visitante
« Responder #18 : 27 de Dezembro de 2013, as 14:21:36 »

Licença amigos....

Estou acabando hoje ou amanhã o 5e3 tweed special versão modificada do site ppwatt, usando placa de fibra dupla face... 

Usa 2x 6v6  o resistor SAG eu estou usando 120 ohms 5w, tenho o de 10w será que devo trocar?

Ledod parabéns pela criança!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #19 : 27 de Dezembro de 2013, as 14:24:02 »

gubterra... esse resistor vai consumir no maximo uns 1.2W... 5W da e sobra. Mas como é um resistor que vai ficar quente o tempo todo, dissipação extra nunca é demais...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #20 : 27 de Dezembro de 2013, as 17:32:27 »

 Kem

 Claro, sugestões são sempre muito bem vindas!

 Eu acabei de medir, a tensão está um pouco alta, 272v, resistor de catodo de 2k2. A alimentação está no último estágio do filtro com 4 capacitores de 47uF e resistores de 1k5, 8k2 e 27k.

 Na minha primeira montagem eu coloquei 1M na grade 2 e 220k na placa, mas achei o ganho muito alto e o som embolado, por isso as alterações para 470k e 100k.

 Eu não tenho de imediato resistor de 10w neste valor, vou tentar associar alguns valores para chegar nos 120 ohms.

-----
Obrigado gubterra! Daqui a pouco sai o seu também! Wink
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2013, as 17:35:16 por Ledod » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #21 : 27 de Dezembro de 2013, as 22:02:56 »

... Eu acabei de medir, a tensão está um pouco alta, 272v, resistor de catodo de 2k2. A alimentação está no último estágio do filtro com 4 capacitores de 47uF e resistores de 1k5, 8k2 e 27k.

 Na minha primeira montagem eu coloquei 1M na grade 2 e 220k na placa, mas achei o ganho muito alto e o som embolado, por isso as alterações para 470k e 100k.
Com 272V o ganho vai ser perto do estupido...  Cheesy Vai embolar e ser ruidoso...
Mude esse capacitor de 27K por um de 180K ou mesmo 220K (pode ser 1/4W mesmo).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #22 : 03 de Janeiro de 2014, as 12:40:21 »

 Kem:

 Coloquei o resistor de sag, dois de 68 ohms em série. O B+ caiu para 313v, bem melhor que os 342v. Pelos meus cálculos a dissipação agora está em 9w. Alterei o resistor do filtro para 150k e a tensão para a EF184 ficou em 160v. Não alterei os resistores da grade e placa da EF184 (talvez faça isso depois).

 O amplificador agora está mais "calmo", o volume geral ficou menor. O comportamento está interessante, distorce bastante em volumes mais altos, mas é muito controlável pelo volume da guitarra.
 
 Agora, parece que também o tonestack está muito agudo, culpa do capacitor de 220pF. Vou tentar fazer mais alguns experimentos com o controle de tom.

 O negócio está ficando bom!

 Um abraço,

 Eduardo
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #23 : 03 de Janeiro de 2014, as 13:11:20 »

Com 160v, tente os valores dos resistores que te passei, ou os utilizados no 100Buck...
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2014, as 12:30:57 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #24 : 22 de Janeiro de 2014, as 08:06:05 »

 Só para constar, fiz as alterações que o Kem tinha proposto, e o resultado é que ainda distorce, e bem, mas o controle de tom pareceu mais efetivo. O único porém é que ainda não gostei realmente do som deste canal. Ainda falta alguma coisa!

 De qualquer forma, deixei esse canal de lado e montei o tradicional TMB com volume e ganho! Gostei muito dele, o tonestack é muito atuante e a saturação é leve, perfeita para se usar com pedais. Usando um booster com transistor de germânio para empurrar a entrada, consegui ums distorção e tanto!! Sem ruídos, bem definida e sem embolar.

 Por enquanto deixei ligado apenas esse canal. O com EF184 ainda precisa de modificações para chegar em um timbre que eu goste mais e após isso o chaveamento entre eles. Ainda estou pensando em colocar uma EF86 e ver o que dá (sendo a cópia do canal do marshall 18w), o duro é o precinho salgado delas (80 reais em apenas uma válvula de teste dói bastante no bolso  Embarrassed)

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #25 : 22 de Janeiro de 2014, as 10:36:19 »

Chegou a tentar com os valores do 100buck? Acho que vai ser o mais proximo do que voce quer...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Guilherme
Visitante
« Responder #26 : 11 de Fevereiro de 2014, as 17:39:23 »

Monsieur Ledod

Caso você opte por experimentar com a EF86 ou 6267, e eu insisto veementemente que você o faça, leve em consideração a minha modesta e singela sugestão que está materializada no circuito ao final desse post.

Os valores entre parênteses, no circuito em questão, referem-se aos valores encontrados no amp modelo Clavier fabricado por uma empresa holandesa, ou francesa, nos '60. Tratava-se de um ampzinho bem feinho mas muito limpinho por dentro. Creio que você não encontrará dificuldades em obter informações sobre esse amp na Internet, caso assim deseje.

Os outros valores referem-se ao modelo Route 66, do fabricante Dr.Z, nada mais do que um clone do venerável Hi-Fi Leak 25, um sensacional monobloco de 25W.

Note que os dois pontos de operação são quase diametralmente opostos.

Alguns cuidados com a EF86:

1. Use alimentação de filamentos em DC e com alguma sub-tensão. No diagrama a seguir tem uma sugestão, empregada pela Mesa Boogie para alimentar a primeira 12AX7 em seus amps de alta potencia.

2. Ligue ao chassis, de preferencia muito próximo ao soquete, os dois resistores de 150 ohms. Nesse mesmo ponto, ligue um só fio que interliga os pinos 2 e 7 da EF86 e, isso é importante, o "spigot" central do soquete de 9 pinos.
Os resistores de 100 ohms devem ser ligados do star-ground principal, aquele onde vai ligado ao chassis o retorno do falante e os CT's do transformador.

3. Evite vários ciclos de on-off ou aquecimento/desaquecimento.

abração

Guilherme



abraços

-----
Não carregou a imagem:

« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2014, as 17:46:34 por Guilherme » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #27 : 11 de Fevereiro de 2014, as 22:25:15 »

 O Kem deve achar que eu abandonei o projeto... haha! Desculpe a demora em responder.

 Sim! Eu troquei os componentes para os do 100 buck para a EF184, o resultado é que melhorou, mas ainda não é aquela coisa! O tonestack, por hora, substitui pela topologia do big muff, com modificações nos valores que calculei pelo "tone stack calculator" (não lembro de cabeça os valores...)

 Achei que ficou legal, mais próximo do que eu pretendia, mas parece que esse tonestack faz a válvula perder a vida, sem dinâmica nenhuma...

 A questão mesmo é que o estágio tem tanto ganho que a distorção por segunda harmônica (a tão falada, que deixa o timbre incrível...) é muito presente, sendo que, quando toco notas graves e abertas com mais força na LP, o som lembra dos oitavadores analógicos, meio rachado, meio fuzzy. Isso acontece porque ela fica bem notável em relação a fundamental.

 Ainda não se parece nada com esse timbre (tudo bem que o cara toca bem, as guitarras e caixas são diferentes, mas... é uma idéia de timbre) :

 http://www.youtube.com/watch?v=5gnbda0FyTc

 Guilherme

 Obrigado pelas sugestões! Quando estiver um pouco mais tranquilo, vou tentar pelo menos montar o circuito para alimentação DC. Isso eu já percebi, o ruído desse canal é um problema...

 Eu acabei comprando uma 6j32p por cerca de 15 reais com frete de um cara da lituânia... Eu nem imagino onde a válvula esteja (algum dia chega... rs) para testes. Caso o timbre seja mais próximo do que eu quero, acabarei investindo em uma EF86/6267 ou mesmo uma EF806.

 Sobre o ciclo de on-off, seria o de ligar e desligar o amplificador?

 Um abraço!

 Eduardo

-----
Engraçado mesmo, o "ruído de Natal" (ruído cintilante da vibração do invólucro de vidro) da EF86 está presente no amplificador dele... Realmente, é uma bixinha dura de acertar... rs
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2014, as 22:31:50 por Ledod » Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #28 : 11 de Fevereiro de 2014, as 22:43:07 »

Esse timbre também é exatamente o que procuro!  Cry
Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #29 : 12 de Fevereiro de 2014, as 00:23:36 »

Guilherme,na entrada do +b tem assim,"(170) 300" significa que posso usar de 170,até 300 volts de tensão?
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2014, as 03:55:31 por cobalto777 » Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal