Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 05:47:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Orange Squeezer não comprime  (Lida 43852 vezes)
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #90 : 16 de Agosto de 2016, as 10:36:35 »

Adiel, você já havia comentado sobre estes diodos e eu de teimoso não os usei. Estou pensando em fazer um teste definitivo amanha aqui e postar para o pessoal, vou ver se encontro estes diodos aqui e vou gravar um video comparativo antes e depois com os diodos.
Estou com um osciloscopio antigão aqui e queria ver se conseguia visualizar a compressão da onda, mas estou perdidinho com ele aqui.
Alguém tem uma dica para me ajudar a testar com este osciloscópio? Estou pensando em usar o injetor de sinais na entrada do pedal, sera que daria certo?
O bicho é este aqui:
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #91 : 16 de Agosto de 2016, as 12:07:34 »

Eu não tenho muita experiência com osciloscópios, mas você pode testar a entrada e a saída, medindo a relação de amplitude dos sinais.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #92 : 16 de Agosto de 2016, as 14:01:27 »

Tenho notado uma constante nos pedais que utilizam JFET:
...ha o meu funciona
               ......ha o meu não
                             ....ha o meu mais ou menos.

....o meu mata o sinal
       ....O meu não   

Acho que o que está acontecendo é que existe muita variação de características nos JFETs e existem certos parâmetros a serem ajustados pra que funcione a contento.

Um outro exemplo disso é o Noise gate, que por vezes funciona e outras não, dependendo das características do JFET...  mas ninguém atina o que acontece.

Neste caso do Orange Squeezer, o compressor só passa a funcionar, comprimindo uma vez que:
1) JFET esteja polarizado corretamente, diga-se o trimpot de bias jogue o JFET fora da condição de resistência baixa
E
2) amplitude do sinal de saída supere a tensão de limiar do diodo retificador.

Desconhecendo as caracterísiticas do JFET  E a amplitude do sinal de entrada não se pode comparar nada!
Também considero de projeto "frágil" um circuito que dependendo do componente ou do calor no dia vá funcionar diferente.

Acredito sinceramente que alguns ensaios com o JFET poderiam elucidar se ele funciona ou não para o circuito em questão e em outros, assim como a região de tensão para polarizar o dito cujo.  No caso do Orange Squeezer, nem se pode definir uma única tensão de polarização, pois depende de VGSoff do JFET que comprime o sinal.

Abraços, T+
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #93 : 16 de Agosto de 2016, as 14:26:50 »

Até agora, a combinação J201 e Schottky tem funcionado bem, todas as vezes.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #94 : 16 de Agosto de 2016, as 16:02:06 »

Até agora, a combinação J201 e Schottky tem funcionado bem, todas as vezes.
No caso de o sujeito não ter disponível um diodo Schottky, basta aumentar o ganho do sistema amplificador a OP-amp e teria um efeito similar(não idêntico).  Pois num circuito a compressor, conforme aumenta o ganho do amplificador, a compressão aumenta.

O J201 tem um VGSoff bem pequeno, tornando mais fácil trabalhar com ele...  também tornando sensível o compressor.  teria um efeito parecido a isto também aumentar o ganho do amplificador operacional.  Medindo a resistência do canal, com os dois primeiros JFETs que encontrei na gaveta, com um J201 tenho 620Ω e para um BF245B, 145Ω, sugerindo que, desses dois, o BF245B poderia levar a comprimir a amplitude 5X mais que um j201.  porém , com um VGSoff bem maior, o BF245B começaria a atuar com uma amplitude bem maior que o J201.
Uma pista disso encontramos no datasheet, parâmetro gfs que tem mínimo 3mS para BF245B, enquanto que para o J201 é de 0,5mS, Também sugerindo que o BF245B poderia ser usado para uma maior compressão.

Uma vez o circuito a JFET bem polarizado, não arregaçando o ganho a ponto do circuito ficar instável, a forma mais óbvia de aumentar a compressão seria aumentando o ganho do circuito a amplificador operacional.  Vá diminuindo o resistor de 10k e veja o que acontece.   se colocar um resistor de 1k8 no lugar, ainda teremos início da faixa de passagem abaixo dos 20HZ, mas o ganho muito maior.

São utilizados 2 JFETs para haver compensação térmica.  Se a opção for não usar dois JFETs similares, nem precisaria de um segundo JFET para circular corrente no trimpot: bastaria ligar ao Vcc.   E adeus compensação térmica...  no dia de calor vá ajustar novamente o trimpot.

Por favor tomem em consideração o que estou dizendo, o que pode facilitar a vida.

----- xxx -----

Até agora, a combinação J201 e Schottky tem funcionado bem, todas as vezes.
No caso de o sujeito não ter disponível um diodo Schottky, basta aumentar o ganho do sistema amplificador a OP-amp e teria um efeito similar(não idêntico).  Pois num circuito a compressor, conforme aumenta o ganho do amplificador, a compressão aumenta.
Não sei se é obvio para todo mundo, mas analisando o circuito, chego a conclusão que o JFET vai começar a  atuar, comprimindo, quando a tensão de saída é maior que a tensão de limiar do diodo.  Então, na teoria, se o ganho fosse infinito, a amplitude da saída seria igual a tensão de limiar do diodo.  Diminuindo o ganho teremos um erro, que no caso se traduz numa maior amplitude de saída do que a tensão de limiar do diodo.
Não sei se é obvio, mas com um diodo com a tensão de limiar menor, no caso do diodo Schottky em relação ao diodo de sinal comum, a compressão é maior, porque o JFET começa a atuar num momento de tensão de entrada menor.
Porém a amplitude de saída com um diodo de sinal de silício comum é maior do que a amplitude da tensão de saída com um Schottky.

----- xxx -----

Achei no site Analog man, como se ajusta o trimpot de polarização:
http://www.manualslib.com/manual/967248/Analog-Man-Mini-Bicomp.html?page=2

Em inglês:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Minha tradução(quem sabe alguém não pode traduzir melhor?)
"O trimpot de POLARIZAÇÃO do Orange Squeezer está no interior do pedal na parte inferior esquerda da placa de circuito.  Este é o único ajuste complicado.  Ele deve ser definido, rodando para cima a maior parte do caminho, em seguida, bater as cordas abertas na guitarra.  Agora gire no sentido anti-horário até o som ser cortado.  Então, LENTAMENTE, gire de volta no sentido horário até que o som volte. Se você girá-lo novamente até que o som mal venha, você não vai obter tanto volume como se você girasse ainda mais, mas vai ficar mais COMPRESSÃO no ataque e menos vibrante no som.  Se você girá-lo ainda mais, por mais volume, você pode não obter tanta compressão, e também vai obter um pouco mais de ruído e instabilidade.  É um ajuste fino, eu recomendo que marque o ajuste de fábrica (se já não estiver marcada) e tente um pouco de ambos os lados para ver onde você gosta. Em seguida, marque o seu ajuste favorito e você deve ser capaz encontrá-lo.  Eu gosto de ajustá-lo no ponto em que o volume é o mesmo tanto com o Orange Squeezer ligado como desligado, quando o VOLUME do Orange Squeezer está definido para aproximadamente 11 horas batendo as cordas abertas em uma Strat.  Mas o melhor é configurá-lo para onde o volume está começando a subida da rampa quando você gira-lo no sentido horário."

Abraços.




« Última modificação: 16 de Agosto de 2016, as 20:21:35 por Patines » Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #95 : 17 de Agosto de 2016, as 15:44:52 »

Quando chegar em casa vou testar este procedimento de ajuste do trimpot de polarização. apezar de telo usado bastante nunca tive todo este cuidado para regula-lo. Verifiquei o diodo aqui e resolvi deixar como esta por enquanto. estou usando um de germânio de 0,21V. Coloquei um injetor de sinais na entrada e medi a onda com o osciloscópio na saida mas não entendi nadinha. Cheesy
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
danilo_serra
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 14


« Responder #96 : 18 de Agosto de 2016, as 09:09:51 »

Minha tradução(quem sabe alguém não pode traduzir melhor?)
"O trimpot de POLARIZAÇÃO do Orange Squeezer está no interior do pedal na parte inferior esquerda da placa de circuito.  Este é o único ajuste complicado.  Ele deve ser definido, rodando para cima a maior parte do caminho, em seguida, bater as cordas abertas na guitarra.  Agora gire no sentido anti-horário até o som ser cortado.  Então, LENTAMENTE, gire de volta no sentido horário até que o som volte. Se você girá-lo novamente até que o som mal venha, você não vai obter tanto volume como se você girasse ainda mais, mas vai ficar mais COMPRESSÃO no ataque e menos vibrante no som.  Se você girá-lo ainda mais, por mais volume, você pode não obter tanta compressão, e também vai obter um pouco mais de ruído e instabilidade.  É um ajuste fino, eu recomendo que marque o ajuste de fábrica (se já não estiver marcada) e tente um pouco de ambos os lados para ver onde você gosta. Em seguida, marque o seu ajuste favorito e você deve ser capaz encontrá-lo.  Eu gosto de ajustá-lo no ponto em que o volume é o mesmo tanto com o Orange Squeezer ligado como desligado, quando o VOLUME do Orange Squeezer está definido para aproximadamente 11 horas batendo as cordas abertas em uma Strat.  Mas o melhor é configurá-lo para onde o volume está começando a subida da rampa quando você gira-lo no sentido horário."

Prezado Patines,

Li com calma a sua explicação e confesso que ainda não entendo com clareza todos os conceitos apresentados, por isso vou continuar estudando sobre o assunto de transistor, etc. Mas essa última citação me fez descobrir que a questão de "matar" o som totalmente com o potenciômetro ou trimpot de sustain não é um problema, mas a sacada está em encontrar esse ponto onde o sustain fica ideal e deixar ali. Voltando algumas páginas vi que o Adiel já havia falado sobre isso também (do comportamento do potenciômetro de sustain) mas no anseio de resolver o "problema" as vezes fazemos perguntas desnecessárias.

Ontem a noite, fiz isso, coloquei o transistor 2sk246 corretamente posicionados. Usei o diodo de germânio 1N60 e um potenciômetro de 10k linear com a ligação do terra no pino 1 como o Doug me ajudou a interpretar o layout.

O que aconteceu, com o potenciômetro de volume do pedal aproximadamente em 12 hs fui girando o potenciômetro de sustain lentamente, do início do curso até 10 hs fica sem som, depois até 12 hs ele vai alterando o volume até um máximo e a partir de 12 não altera mais nada, aparentemente só mais ruído. Então voltei a essa região de 10 a 12 hs e fiquei buscando um local de maior compressão exatamente como o texto supracitado. Utilizei uma guitarra Stratocaster com 3 single coils.

Minha conclusão depois de ligar e desligar o bypass algumas vezes é que realmente ele comprimi. Deduzo então que é por causa da necessidade desse ajuste fino do sustain que a segunda versão usa um trimpot interno de ajuste da compressão e o potenciômetro externo somente dosando o volume. (Pelo menos os videos do Youtube sobre o OS tem somente o controle de volume)

Agradeço as contribuições pois, a principio, consegui fazer funcionar o meu OS Naranjito 1. Se tiverem observações, gostaria de aprender mais com vocês.

Abraço!

 




[/quote]
« Última modificação: 19 de Agosto de 2016, as 13:10:49 por danilo_serra » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #97 : 18 de Agosto de 2016, as 10:26:44 »

danilo_serra;
 
Acho que você, não apenas aprendeu, mas também ensinou de uma forma mais sucinta como o ajuste deve ser feito.

Desta forma irá ajudar muito, aos que vierem a montar o circuito, tendo assim um parâmetro para faze-lo,

Abraços,
Alfredo
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #98 : 18 de Agosto de 2016, as 10:47:18 »

danilo_serra;
 ..também ensinou de uma forma mais sucinta como o ajuste deve ser feito.
Só esqueceu de dizer qual potenciômetro estava falando, do volume do pedal e da guitarra ou do ajuste de BIAS, e que guitarra usou.  As vezes sendo mais sucintos, podemos também ser tão dúbios a ponto de cada pessoa entender uma coisa diferente.
É por isso que algumas vezes temos que lembrar de um dito popular: "O Que abunda não prejudica"; E tem mais uma dito popular:  "gosto, é gosto, dizia uma véia comendo ranho" é por isso que o analogmike lá fala na sua explicação:
"É um ajuste fino, eu recomendo que marque o ajuste de fábrica (se já não estiver marcada) e tente um pouco de ambos os lados para ver onde você gosta."

Além disso, o assunto já tinha 7 páginas e ninguém explicou como ajustar a coisa, se limitando somente a fazer observações qualitativas que não abrandaram em nada as dúvidas constantes.

Abraços.

 
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #99 : 18 de Agosto de 2016, as 12:39:30 »

Só esqueceu de dizer qual potenciômetro estava falando, do volume do pedal e da guitarra ou do ajuste de BIAS, e que guitarra usou.  As vezes sendo mais sucintos, podemos também ser tão dúbios a ponto de cada pessoa entender uma coisa diferente.
É por isso que algumas vezes temos que lembrar de um dito popular: "O Que abunda não prejudica"...

Ou ainda: "O que abunda, não redunda."
 Legal!
Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #100 : 18 de Agosto de 2016, as 13:03:18 »

Regulei o meu ontem também, com estas instruções passadas pelo Patines. Consegui chegar em um ponto em que a compressão ficou bem mais perceptível. Acho que esta resolvido, mas vou pesquisar por mais amostras de som para comparar.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #101 : 18 de Agosto de 2016, as 15:22:34 »

Patines ajudou muito, mesmo.  Meu primeiro OS ficou meses guardado, pois não parecia funcionar.  Com mais paciência e uma 3pdt conectada, consegui regular o trimpot de acordo, e perceber a forte compressão desse projeto.
Registrado

danilo_serra
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 14


« Responder #102 : 19 de Agosto de 2016, as 12:55:50 »

danilo_serra;
 ..também ensinou de uma forma mais sucinta como o ajuste deve ser feito.
Só esqueceu de dizer qual potenciômetro estava falando, do volume do pedal e da guitarra ou do ajuste de BIAS, e que guitarra usou.  As vezes sendo mais sucintos, podemos também ser tão dúbios a ponto de cada pessoa entender uma coisa diferente.
É por isso que algumas vezes temos que lembrar de um dito popular: "O Que abunda não prejudica"; E tem mais uma dito popular:  "gosto, é gosto, dizia uma véia comendo ranho" é por isso que o analogmike lá fala na sua explicação:
"É um ajuste fino, eu recomendo que marque o ajuste de fábrica (se já não estiver marcada) e tente um pouco de ambos os lados para ver onde você gosta."

Além disso, o assunto já tinha 7 páginas e ninguém explicou como ajustar a coisa, se limitando somente a fazer observações qualitativas que não abrandaram em nada as dúvidas constantes.

Abraços.

 

Vou ajustar o texto. Estava falando do potênciometro de volume do pedal. Usei uma guitarra Stratocaster com 3 singles coils. De tanto mexer, uma "perna" de um transistor quebrou, vou ter que comprar outro e aproveito e compro o trimpot de 10k e deixo regulado dentro do pedal, utilizando o layout Naranjito v.2 do Tonepad.

Abraço! 
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #103 : 19 de Agosto de 2016, as 22:01:18 »

Assisti alguns vídeos do Orange Squeezer no Youtube e achei a chamada "compressão" bem sutil, quase imperceptível, só dando para se notar um leve aumento do sustain em som clean.

E isso é típico de quaisquer compressores em formato de pedal, sejam eles feitos com VCA, Fet ou óticos.
Eu já testei diversos tipos de pedais de compressores, e até tenho um que é um Marshall Ed-1 The Compressor que utiliza um VCA e que atualmente está encostado numa gaveta, porque eu notei que ao invés de comprimir o som, tudo o que ele faz é deixar o som um pouco mais grave e com um pouco mais de sustain.

Como todo mundo sabe, os ditos "pedais compressores" funcionam amplificando mais os sons baixos e amplificando menos os sons altos de modo a produzir um som de nível constante.
Só que na verdade isso se chama sustain (sustentação) e que não tem nada a ver com compressão do som.

Então esses pedais chamados de compressores na verdade deveriam se chamar sustainers, porque, comprimir o som que é bom, eles não comprimem nada.

O som realmente comprimido que é visto em discos de muitos guitarristas conhecidos só é possível de ser obtido em estúdios de gravação, através de algoritmos complicados.
O resto é especulação...




Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #104 : 20 de Agosto de 2016, as 02:00:59 »

Assisti alguns vídeos do Orange Squeezer no Youtube e achei a chamada "compressão" bem sutil, quase imperceptível, só dando para se notar um leve aumento do sustain em som clean.

E isso é típico de quaisquer compressores em formato de pedal, sejam eles feitos com VCA, Fet ou óticos.
Eu já testei diversos tipos de pedais de compressores, e até tenho um que é um Marshall Ed-1 The Compressor que utiliza um VCA e que atualmente está encostado numa gaveta, porque eu notei que ao invés de comprimir o som, tudo o que ele faz é deixar o som um pouco mais grave e com um pouco mais de sustain.

Como todo mundo sabe, os ditos "pedais compressores" funcionam amplificando mais os sons baixos e amplificando menos os sons altos de modo a produzir um som de nível constante.
Só que na verdade isso se chama sustain (sustentação) e que não tem nada a ver com compressão do som.

Então esses pedais chamados de compressores na verdade deveriam se chamar sustainers, porque, comprimir o som que é bom, eles não comprimem nada.

O som realmente comprimido que é visto em discos de muitos guitarristas conhecidos só é possível de ser obtido em estúdios de gravação, através de algoritmos complicados.
O resto é especulação...
compressor e sustentador são a mesma coisa.  Abraços. 
Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal