Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 15:09:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Borne T7 Classic  (Lida 23327 vezes)
EddieTavares
Visitante
« : 25 de Novembro de 2013, as 11:49:10 »

Ola pessoal.

Eu estou com um T7 em casa para manutenção, é de um amigo meu da igreja que eu frequento, o pot de volume não esta funcionando adequadamente, ontem eu abri o bixinho e encontrei 2 pontos de solda fria, uma delas no resistor do catodo, vou refazer as soldas e testa-lo hoje depois do trabalho.

Trata-se de um amp SE com uma 12AX7 no pré e uma 5881(6l6 WGC) base curta ambas Sovtek. Vou tirar algumas fotos do equipamento e vou postar aqui.

Alguém faz ideia em que amp ele é baseado/clonado?


Tnx.
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #1 : 25 de Novembro de 2013, as 13:17:15 »

Se não estou enganado, li que esse amplificador é um projeto do Pedrone, segundo o artigo, específico para a Borne.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #2 : 25 de Novembro de 2013, as 13:52:21 »

Olá Eddie.
Tem gente que testou esse ampli e achou o som bem razoável. Deve ser um esquema simples, mas se é bom, não custa ter o esquema. Por isso fiquei bem interessado nas fotos que vc vai tirar, aguardo novidades.
Abs
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #3 : 25 de Novembro de 2013, as 14:19:36 »

So...

Hoje à noite vou analisar melhor o circuito, mas não acredito que seja um design novo sem precedente, porque se isso acontecesse, alguém teria divulgado como algo revolucionário...

Analisando a grosso modo, ele tem os controles ganho (volume de entrada), tone e volume, válvulas 12ax7 (duplo triodo) e 6l6 (pentodo), estou intuindo que seja um fender 5f6-a com alguma adaptação para usar 6l6 no power.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #4 : 25 de Novembro de 2013, as 14:25:15 »

Eu também li essa suposição em outro lugar, um Fender clássico com algumas alterações. Mas se o som agrada, deve ser conhecido. Qual falante que ele usa?
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #5 : 25 de Novembro de 2013, as 14:44:36 »

Matec

O falante parece ser produzido pela própria borne ou feito por encomenda, não há nenhum adesivo ou impressão com marca ou mencionando impedância ou potência, o cone é feito de um papel bem fino, escalonado e mais fundo que um woofer , o imã é cerâmico de tamanho médio para um falante de 10''.

Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 25 de Novembro de 2013, as 15:04:06 »

Eu experimentei esse amp na Expomusic do ano passado...

Com uma Fender Strato de uma pessoa do próprio time da Borne (Boa guitarra, mas não é a SUA guitarra...) eu o achei tendendo um pouco para o agudo. Não estou aqui falando de brilho, estou falando de AGUDOS! Deu pra tirar um bom som, mas acho que o falante que estava nele era um Celestion de uma linha básica, mas decente. Havia essa coisa de poder ou não encomendar com o Celestion, adicionando uma boa diferença de preço, claro.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #7 : 25 de Novembro de 2013, as 15:15:10 »

Eu experimentei esse amp na Expomusic do ano passado...

 eu o achei tendendo um pouco para o agudo. Não estou aqui falando de brilho, estou falando de AGUDOS!

E provavelmente faltavam médios e graves...
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #8 : 25 de Novembro de 2013, as 16:35:24 »

E provavelmente faltavam médios e graves...


Por tratar-se de um classe A, não espere graves de um Mesa Triple Rectifier, mas os médios estão lá, firmes, mas realmente não é um amp pra tocar nu-metal.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 25 de Novembro de 2013, as 16:48:14 »

Eu nunca toco Nu-Metal, pode crer!  Cheesy

É o equilíbrio mínimo do qual estou falando, guitarra limpa e depois com um cadinho de crunch, deu pra ajustar em algo legal, mas sinto falta de corpo de graves. Poprém isso foi uma impressão de tocar quinze ou vinte minutos no meio de uma feira insana! Head Banger
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #10 : 26 de Novembro de 2013, as 08:34:45 »

Frias

Venhamos e convenhamos, por mais que eu concorde com você, na hora da mixagem um som de guitarra com grave parrudos, embola com o som do baixo, corre-se o risco da guitarra sumir no meio da mixagem.

Em estilos mais agressivos isso não é problemas pois a sincronia dos bicordes da guitarra com o baixo e o bumbo da bateria são essenciais pra dar peso à musica (ex.: Metallica, Sepultura).

Mas quando falamos de Rock Pop, Rock Clássico, Mpb, Ska/Reggae, Gospel (que pagam a conta da maioria dos músicos brasileiros) a guitarra tem que se colocar na mixagem num range de frequências próximo da região da voz, e nesse quesito esse amp se sai muito bem, apesar da potência relativamente baixa, ele se destaca no meio da mixagem. Lá na igreja só é necessário microfonar na hora da apresentação, durante o ensaio não é necessário.

-----


Mas... Voltando ao assunto.

Ontem à noite eu tracei o esquema do amp, como suspeitei ele se assemelha bastante com o 5f6-a, alguns valores foram alterados no pré e no power para receber uma válvula 6l6, o controle de tonalidade é um capacitor e um pot entre o signal path e o terra.

A placa tem diversos jumps, é possível mudar o controle de tonalidade para depois do controle de volume, por exemplo.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2013, as 08:41:55 por EddieTavares » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 26 de Novembro de 2013, as 09:04:40 »

OFF TOPIC MODE ON -

Isso é bastante relativo e dependente de uma coisa chamada arranjo: uma guitarra bem colocada em um arranjo enxuto não necessita ter seu timbre "enquadrado" na falta de visão de alguns que se dizem "engenheiros de som" e muito menos são produtores, afinal é muita gente no youtube dando receita de bolo de mixagem medíocre, não vão precisar da minha colaboração para engordar esse quadro. Se o baixo quiser arrumar uma briga, caso haja teclado, que vá brigar com a mão esquerda do tecladista...rs. Mas no fim é aquilo, arranjo ruim, não há mixagem que salve! Nessa hora é que sinto saudades das gravações em tempo real: 1, 2, 3, e...!

- OFF TOPIC MODE OFF

Quanto ao timbre geral do amp apenas o achei tendendo para o agudo, nada absurdo, mas um pouco difícil de ter um timbre bem equilibrado para o seu tamanho. Não o estou comparando a um stack de 4x12".

-----
Eddie, quais os valores dos capacitores entre os estágios? Há capacitor de bypass nos catodos dos estágios de pré? Se os há, que valores?
« Última modificação: 26 de Novembro de 2013, as 09:07:28 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #12 : 26 de Novembro de 2013, as 09:09:56 »

Opa, Esquema!

Estou no aguardo...

 Legal!

Abs
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #13 : 26 de Novembro de 2013, as 09:39:08 »


Eddie, quais os valores dos capacitores entre os estágios? Há capacitor de bypass nos catodos dos estágios de pré? Se os há, que valores?


Tomando por base o esquema do fender princetom que é bem parecido:



Saindo da 1/2 V1 para o controle de ganho temos um capacitor de 2n2, e antes da v2 temos um capacitor de 22n ambos blue box.
Ambos os catodos tem capacitores de bypass, respectivamente 10u e 22uf eletrolíticos em paralelo com os resistores de 1k em ambos os catodos.

O resistor de catodo da V2 é de 390r mas medi no multímetro e deu 350r, resistor de placa de 1k e não tem feed back negativo.

É bem fácil converte-lo no 5f2-a, tem vários jumpers e pads de componentes n/u.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #14 : 26 de Novembro de 2013, as 09:43:15 »

Ontem à noite eu tracei o esquema do amp, como suspeitei ele se assemelha bastante com o 5f6-a, alguns valores foram alterados no pré e no power para receber uma válvula 6l6, o controle de tonalidade é um capacitor e um pot entre o signal path e o terra.

Mas o 5f6a é um amplificador push pull... e esse é single ended. É isso mesmo?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal