Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 18:18:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Construção do MOD102 - valvulado 5 Watts SE  (Lida 54630 vezes)
Anderson Machado
Visitante
« Responder #105 : 06 de Janeiro de 2014, as 23:04:59 »

Ola.

Estou acompanhando o Post desde o começo.

Quero ver esse bicho funcionando.

Estou usando o DIYLC, muito bom.

Pergunta de Novato no mundo dos tubos quentes: Faz alimentar os filamentos com AC?

Abraço.

-----
Olá.

Está muito Bom  .

Mas pra ficar melhor ainda (penso em membros inexperientes - EU - e outros que podem escolher esse amplificador como seu primeiro).

Colocar a tensão nos capacitores ex: 47 uf x 400 V
Por a potência nos resistores ex? 100 K x 1 W.

Claro é só uma sugestão, não precisa aderir.

Se considerar essa mensagem desapropriada pode exclui-la.

Abraço.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, as 23:10:58 por Anderson Machado » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #106 : 07 de Janeiro de 2014, as 07:36:32 »

Então Anderson, achou o soquete da válvula que você precisa no DIYLC?Qualquer coisa.. estamos aqui.
Anderson, eu tenho trocado algumas imagens à medida que o amplificador vai melhorando, talvez até não devesse estar trocando para se ver a evolução do mesmo, mas agora já foi.
A partir da pagina 5 você verá tudo que precisa.
Na pagina 5 se encontra o esquema original e o que eu fiz com as MOD's
Ambos esquemas trazem os valores dos componentes,potência e tolerância de tensão.
Apenas o ultimo esquema, que foi no feito no programa Kicad, traz as MOD's e a identificação dos componentes na placa.
Na pagina 6 você encontra varias imagens da placa inteira com as ligações externas, também apenas com os componentes sem ligação externa,  e também a parte de traz da placa, onde ficam os jumpers que conectam os componentes, e com os componentes identificados e mostrando sua posição na placa.
Esta ultima imagem que postei da placa toda está com 4 diodos, algumas imagens terão 2 diodos pois são mais antigas, antes da modificação da retificação.
Pretendo hoje mesmo acertar tudo isso para que não ocorra confusão.
A identificação dos componentes quanto ao seu valor, na placa, fica um pouco complicado, pois além de alguns componentes serem pequenos e não comportar um texto grande,a própria imagem da placa toda não pode ser muito ampliada.
Vou ver a possibilidade de fazer só a placa sem ligações externas com a indicação dos seus valores.
Hoje tentarei isso.
Até mais tarde....
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, as 15:36:45 por casacunha » Registrado
Anderson Machado
Visitante
« Responder #107 : 07 de Janeiro de 2014, as 09:55:59 »

Obrigado pela resposta Casacunha, vi o que precisava.  Grin

Desculpe importunar.

Estou pensando ainda nos filamentos....

Quando alimentados com AC direto na saída do transformador ele está sujeito a interferências externas.

Digo; no caso de uma sobre tensão externa na entrada do transformador, a mesma vai elevar estes 6,3 V (que já tem uma tensão de pico de 8,9 V) podendo queimar o filamento da valvula.

Se estiver errado por favor me corrija.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #108 : 07 de Janeiro de 2014, as 10:22:34 »

Digo; no caso de uma sobre tensão externa na entrada do transformador, a mesma vai elevar estes 6,3 V (que já tem uma tensão de pico de 8,9 V) podendo queimar o filamento da valvula.

Se estiver errado por favor me corrija.

Não precisa se preocupar com isso. Os filamentos funcionam bem com até 10% a mais ou a menos de tolerância na tensão.  Como a rede não deve variar tanto assim (pelo menos no papel) não causa dano algum.  Caso a tensão esteja fora das especificações, a  solução é se usar um estabilizador ou variac pra acertar a alimentação do amplificador.
Com relação a picos de tensão ou transientes na rede, os filamentos não se importam com isso (eles são resistências) e o que importa é a tensão rms sobre eles.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #109 : 07 de Janeiro de 2014, as 11:41:08 »

Desculpas do que Anderson, estamos aqui para colaborar um com o outro....
Já te disse, qualquer coisa,pergunta aí que a gente responde daqui, o que estiver ao meu alcance,estará nas tuas mãos amigo...
Me sinto hoje no handmades como se tivesse fazendo um curso, e aqui é bem assim mesmo, tem uma equipe aqui que não da aula.. da show...
Daqui a pouco você vai perceber o que estou dizendo.
Não esquece, estamos aí...
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #110 : 07 de Janeiro de 2014, as 12:11:21 »

... no caso de uma sobre tensão externa na entrada do transformador, a mesma vai elevar estes 6,3 V (que já tem uma tensão de pico de 8,9 V) podendo queimar o filamento da valvula.

Vou aproveitar a oportunidade para dizer isto mais uma vez. É muito difícil "queimar" uma válvula. O filamento, em geral, é a última coisa a apresentar problemas nas válvulas. O defeito mais comum é curto-circuito interno seguido de abertura de catodo. Se você ligar uma EL84 em 12V ela funciona normalmente por várias horas! Eu já fiz essa besteira e a válvula sobreviveu para contar a história. Evidentemente sua vida útil foi comprometida, mas não houve morte súbita.

Em resumo; válvulas não são lâmpadas!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #111 : 07 de Janeiro de 2014, as 12:31:20 »

Vamos anotando Anderson, são dicas valiosas...é experiencia.. não se encontra em livros...
E, pessoal, a placa com retificação em ponte e com a posição e valor dos componentes, como foi prometido:



Mas se alguém não enxerga bem, ou não tem uma tela LCD de 43" para o seu PC ,que é o meu caso, estas outras imagens resolverão.
Cada placa foi dividida ao meio para maior ampliação, os resistores R14 e R18 são comuns às duas metades para dar uma melhor ideia da divisão.














« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, as 23:03:53 por casacunha » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #112 : 07 de Janeiro de 2014, as 21:13:22 »

Mas se alguém não enxerga bem, ou não tem uma tela LCD de 43" para o seu PC ,que é o meu caso, estas outras imagens resolverão.


Orra!  Shocked Cuidado pra não ferrar com os olhos hein! Imagino o calor que isso deva gerar e ir de encontro aos seus olhos...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Anderson Machado
Visitante
« Responder #113 : 07 de Janeiro de 2014, as 21:21:27 »

Casacunha, meu amigo  Huh? ....

O negócio está ficando profissional  Bravo

Tenho de me mudar pra capital, pra ver se consigo fácil acesso a componentes eletrônicos, ou continuar comprando na net mesmo.....

Qual a medida desta placa? E qual a distância entre componentes?

 Palmas Parabéns pelo trabalho.  Palmas
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, as 21:30:24 por Anderson Machado » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #114 : 07 de Janeiro de 2014, as 22:45:50 »

É bossman, é só não chegar perto dos resistores de catodo e fonte.... hahaha....^
Obrigado pelo apoio Anderson, a gente tem se aplicado bastante para postar um bom trabalho  aqui
Se você explorar o programa DIYLC, verá que ele tem opção de placas com ilhoses, poderia até ter feito com esta placa, mas é tipo placa universal, e ficariam alguns ilhóses sobrando embaixo dos componentes, então eu peguei a medida entre eles e fiz uma placa com a quantidade certa  e distribuído conforme a minha necessidade.
Julgo ser a medida padrão, pois encontrei esta medida em outros arquivos de placas com ilhoses e turrets.
Nas carreiras horizontais a distância entre centros dos ilhoses é de 1/2" na parte de pre e power (que são mais próximos) e 3/4" na fonte.
Nas carreiras verticais, 1" da carreira superior ate a central e a mesma distância da central a inferior.
Ela tem 29 x 6,5 cm
Registrado
Anderson Machado
Visitante
« Responder #115 : 07 de Janeiro de 2014, as 22:57:17 »

Casacunha. Obrigado.

Ainda estou aprendendo a usar o DIYLC, o básico já foi aprendido.

Abraço.

Que as soldas frias não te persigam.
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #116 : 07 de Janeiro de 2014, as 23:10:29 »

Explore bastante, faça placas , mude o layout, use outras ideias.. o segredo é deixar o medo de lado e tentar, tentar, querer sempre melhorar o que você ja fez e explorar bem o programa.
Afinal tudo pode ser salvo e revertido.
Realmente, que as soldas frias fiquem longe da gente, meu amigo....

-----
Pessoal, atualizando informações,estou postando novas imagens agora feitas no mesmo momento, para evitar qualquer desigualdade entre elas.Há também um gabarito para furação.
Uma mudança:
O resistor R7 de dreno, mudou de lugar , agora os diodos ficam na ponta da placa e o resistor logo após eles.











As imagens maiores na parte superior da pagina podem ser usadas para visualizar o valor dos componentes, já a sua localização pode ser feita nestas imagens aqui, que ja possuem o novo posicionamento dos diodos e de R7.

Gostaria da opinião dos amigos sobre a possibilidade de mudar o conjunto C1/R3 para o lado do conjunto C5/R8.
Ambos conjuntos trabalham no catodo da V1 (12Ax7).
Minha duvida é se esta mudança pode trazer algum ruido , pelo fato dos componentes de catodo da V1 ficarem próximos.
Com esta mudança, a distância entre eles será de 1/2 polegada
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, as 13:34:52 por casacunha » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #117 : 11 de Janeiro de 2014, as 00:08:19 »

Novo layout pessoal, algumas mudanças para diminuir o tamanho da placa.
R7 voltou à ponta da placa para ficar longe de C6 e mais algumas mudanças
no posicionamento dos componentes de pré
Layout elaborado a 4 mãos
Queria agradecer imensamente o Matec, que se propôs a trabalhar conosco neste layout.
Já tem uma semana que estamos acertando este layout, acho que agora chegamos ao fim....
Neste momento a placa tem 24,5cm por 6,5cm.
Dicas e observações são bem vindas, amigos.


« Última modificação: 11 de Janeiro de 2014, as 09:30:14 por casacunha » Registrado
Anderson Machado
Visitante
« Responder #118 : 11 de Janeiro de 2014, as 02:13:52 »

 Bravo

Buscando a perfeição.

Parabéns casacunha.

Vou começar a estocar umas peças para não gastar tudo de uma lambada só.

Creio que as peças mais caras serão os transformadores. (já foram dimensionados?).

Abraço e excelente trabalho.  Palmas
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #119 : 11 de Janeiro de 2014, as 06:29:57 »

Parabéns casacunha!

Espero que alguns palpites tenham ajudado.

Aguardamos agora a parte mais prática do projeto, isso se não for encontrada nenhuma inconsistência, (às vezes acontece...  Roll Eyes ).
Precisando de palpites, estamos aí. Legal!
Abs

PS: Falando em correções, veja seu e-mail que já descobri um probleminha..... Huh?  Huh?
 
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2014, as 06:52:55 por Matec » Registrado
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 12   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal