Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:31:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: A "parede de som" do Grateful Dead  (Lida 12380 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #15 : 15 de Janeiro de 2014, as 11:53:54 »

Pessoal, peço desculpas pelo mal entendido sobre o Greatefull Dead, eu creio que não me fiz entender. Realmente eu estava falando de uma grande parte do público, incluindo eu mesmo, que não conhece essa banda. E não que a banda seja desconhecida e por isso ruim, apenas os meios de comunicação não deram espaço para a sua ampla divulgação.

Quase ninguém conhece o Greatefull Dead? Sério? Não está perguntando para os fãs do Michel Teló? Que esquisito...

Realmente aqui no fórum existem muitos que têm um amplo conhecimento musical, acima da média.

Também concordo, que todos temos muito a aprender, e muito temos a ensinar. Para isso é bom que se priorize o entendimento entre quem vai ensinar e quem vai aprender Grin
Registrado
felix
Visitante
« Responder #16 : 15 de Janeiro de 2014, as 12:11:57 »

Matec não foi nada pessoal, mas você ao mesmo tempo mexeu com Muḥammad, Meca e Alá dos caras.
Para esse tipo de sonorização de alta qualidade em larga escala existe o antes do Wall of Sound e o depois do Wall of Sound.
Aqui tem algumas informações bem resumidas .
http://en.wikipedia.org/wiki/Wall_of_Sound_(Grateful_Dead)
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #17 : 15 de Janeiro de 2014, as 12:58:43 »

É felix, eu me expressei mal e acabei com os caras querendo me lançar ás piranhas,   Bufando Bufando Bufando . Mas disso eu posso me retratar.  Batendo Cabeça

Agora a única frase que gerou tudo isso: "Assustador é o trabalho do técnico para fazer esse sistema funcionar. " Dessa não tiro uma letra, o que pela leitura do texto está mais do que provado. Além do mais, dependendo das condições, nem esse sistema, nem outro qualquer, vai dar o resultado esperado.
Abs.
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #18 : 15 de Janeiro de 2014, as 22:38:33 »

Alguns pontos de vista:

http://www.prosoundweb.com/article/the_wall_of_sound_to_now_a_pa_evolution_odyssey/

http://www.soundonsound.com/sos/mar06/articles/live_linearrays.htm

http://lenardaudio.com/education/08_live.html

Pelo menos aqui no Brasil, na minha opinião (como público ouvinte), a qualidade média (há variações, claro) do som ao vivo ficou muito melhor depois que o uso de line array se popularizou (em comparação com os PAs "gigantes" do passado). Talvez com os sistemas modernos (menores) seja realmente mais "fácil" (no sentido de ser mais técnica e menos "arte") garantir um mínimo de qualidade.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #19 : 16 de Janeiro de 2014, as 08:17:45 »

Pessoal, peço desculpas pelo mal entendido sobre o Greatefull Dead.... apenas os meios de comunicação não deram espaço para a sua ampla divulgação.
Opa!  Eu já ouvi até na rádio gaúcha AM..   mais povão não tem!   Hoje em dia só na rádio Ipanema, coisa de dinossauro.
Matec, acho que tu nasceu uma ou duas decadas depois!

T+ Saúde e amor!
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, as 09:44:35 por Patines » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #20 : 16 de Janeiro de 2014, as 09:04:02 »

Patines
Ao contrário. Sou mais velho que tu, conhecia o grupo de tabela, mas não a discografia, e por aqui, em Sampa não me lembro de ter ouvido nem na Kiss, mas ultimamente não tenho ouvido rádio. Nunca é tarde para se aprender mais.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, as 09:14:02 por Matec » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #21 : 16 de Janeiro de 2014, as 09:39:54 »

Do ponto de vista "genérico/pragmático" concordo totalmente com o Guilherme GFR, pois ficou mais simples ter e manobrar um PA.

Lembro de chegar mais de uma (muitas vezes na verdade...rs) vez a ter de pedir para o dono do PA religar os falantes corretamente e ter que realinhar o bicho de novo eu mesmo. E não estou falando de PA's improvisados, eram "os caras" do interior do Brasil! O material dos caras era o básico para o tipo de evento - ginásios e ar livre -, mas de nível profissional, porém a mão de obra...

Com PA's improvisados o objetivo era bem mais simples e claro: tornar possível haver o show!  Shocked
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #22 : 16 de Janeiro de 2014, as 10:23:09 »

Alex

No ponto de vista de mão-de-obra temos sempre a falta de qualificação. Os cursos sérios de montagem/operação de som não são muitos , e o custo é relativamente alto. Muitos técnicos são pessoas que são promovidas a esse status e têm que aprender com muitos erros os detalhes do ofício.
O salário não é condizente e a jornada é estafante. Quem faz isso direito merece respeito. Mas o cenário tende a melhorar. Já vi saírem dos cursos pessoas com base excelente, e muita qualidade. O material também melhorou demais nos últimos anos, lógico que algumas problemas têm que ser resolvidos. Isso sempre.
Não basta ter pessoas, não basta que tenha equipamento. Tem que ter ambos integrados para se ter um show. Quando se assiste a um evento e está tudo perfeito, você nem lembra que existem técnicos ou equipamento; quando algum deles é lembrado, pode ser que algum deles tenha ido mal.
 Smiley
« Última modificação: 01 de Maio de 2017, as 13:57:44 por Matec » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #23 : 16 de Janeiro de 2014, as 11:00:42 »

Não curto muito esse pensamento do reconhecimento negativo...

Sempre que você faz um trabalho bem feito, realmente bem executado e preciso, as pessoas certas lembrarão de você!

Há mais profissionalismo hoje do que há tempos atrás, mas ainda está muito aquém do que se precisa para podermos falar sem constrangimentos. Eu não trabalho mais com operação de PA FOH há bastante tempo (nunca trabalhei de verdade com retorno de palco, nunca me interessou...) e fiquei apenas como usuário, dependendo do trabalho de operadores onde vou tocar. O que tenho visto ainda me deixa constrangido perante a comunidade internacional de áudio profissional, infelizmente.

Também não sou adepto de reclamações de "pai governo", sobre a pífia tutela d"o Estado" e outras esquerdices tacanhas. Realmente prefiro a sociedade capaz de se mostrar associativa e ativa na gestão de seus interesses.

A informação está aí na rede, disposta com uma facilidade de acesso como jamais esteve! O problema é o trabalho que dá transformar essa informação em conhecimento. Mas da preguiça individual não se constrói um país de bons profissionais. Reclamar apenas não adianta, o bacana é se juntar com outros e tentar uma melhora naquele interesse comum que se tem. Mas isso é papo pra outros tópicos...rs. Batendo Cabeça
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Guilherme
Visitante
« Responder #24 : 16 de Janeiro de 2014, as 20:10:49 »

Muito boas as referencias que o gfr passou.

Falando francamente, jamais ouví, seja aqui ou lá fora, uma única PA que realmente partisse meu coração.

Não tenho a expertise do Frias nem do Matec, portanto certamente ouví muito menos PA do que cada um deles sozinho, mas reafirmo o paragrafo anterior.

Assistí todos os G3 no Metropolitan/Claro Hall, em todos eles PA abaixo da linha de indigência, falando sinceramente.

Todavia asssiti o Pat Metheny Group e uma praça com pelo menos o dobro da área das casas citadas acima, PA modestissima, dando um resultado muito agradável em volumes mais do que razoáveis para o tipo de som que o PMG tradicionalmente faz.

Para mim, a melhor PA do mundo é a da Sala Cecilia Meirelles, na rua do Passeio, Rio de Janeiro  Lips Sealed

abraços

P.S. Acho que não  existe área no campo do audio mais ingrata e maldosa do que PA.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #25 : 16 de Janeiro de 2014, as 21:40:38 »

Guilherme

Obrigado por apresentar esse artigo sobre o Greatful Death. Como conhecimento foi um ótimo artigo. Os comentários que fiz foram puramente técnicos, mas influenciados pelas encrencas que já passei com equipamentos, espaços e bandas, mas são problemas meus, e não do seu artigo.

Alex
Estou começando a ouvir o som da banda, ainda é muito cedo para que eu tenha uma ideia formada, mas gostei do som que o guitarrista consegue tirar.

Como em tudo que se faz, o bom senso é a melhor fórmula para se fazer bem feito. A intenção é sempre a melhor, mas existem dezenas de milhares de possibilidades de dar algo errado. Acontece raramente, há dias em que pessoalmente eu acho que tive sorte, e que naquele evento que fiz, eu consegui fazer um bom trabalho...

Ps: Guilherme, reconheço que não fui feliz na brincadeira do furacão 2000. Apesar deles utilizarem cópias das cornetas 4520...

 Smiley

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Muito, Muito tempo depois.

Talvez eu tenha ficado velho de vez e muito ranzinza, mas eu ouvi depois disso uma grande dose de Greatful Death, e o que senti depois foi pena por ter perdido meu tempo. Não achei nada de extraordinário nele e creio que o pessoal exagerou muito sobre essa M.... .
Se alguém mais falar sobre esse povo, é isso que vou dizer: -É UMA M....

 Evil Evil
« Última modificação: 01 de Maio de 2017, as 14:06:56 por Matec » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #26 : 17 de Janeiro de 2014, as 19:37:24 »

Citar
Ps: Guilherme, reconheço que não fui feliz na brincadeira do furacão 2000. Apesar deles utilizarem cópias das cornetas 4520...

Abs

Sem crise, mas que foi uma marretada no mindinho do pé direito, lá isso foi  Cheesy
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #27 : 18 de Janeiro de 2014, as 13:01:20 »

Para mim, a melhor PA do mundo é a da Sala Cecilia Meirelles, na rua do Passeio, Rio de Janeiro  Lips Sealed

Pelo menos em matéria de RJ (provavelmente BR), concordo em gênero, número e grau com o meu xará Smiley

Do mundo eu não posso dizer, já que não conheço pessoalmente as "similares" de outros países Sad
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #28 : 18 de Janeiro de 2014, as 16:43:03 »

Idem idem!
 Legal!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal