Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 18:40:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: A "parede de som" do Grateful Dead  (Lida 12520 vezes)
Guilherme
Visitante
« : 13 de Janeiro de 2014, as 19:18:29 »

Difícil encontrar atualmente uma PA com a qualidade e o punch do Wall of Sound que o Grateful Dead utilizava em seus concertos.

Por exemplo, a PA do Claro Hall (ainda é esse nome ?), no Rio de Janeiro, com aquelas duas indefectíveis/horrendas line-array nas laterais do palco, é a prova de que a maioria das PA's atuais ainda estão no paleolítico.

Concebida por engenheiros da Alembic (guitarras, baixos e preamps), egressos se não me engano da JBL, coloca no palco, e entrega ao publico, áudio com qualidade de studio, mesmo em locais bem grandes onde, em geral, apresentam toda sorte de problemas acústicos.

No link a seguir encontra-se  a história, desenhos, imagens e detalhes técnicos da Wall of Sound, incluindo amplificação, microfonagem etc.

http://dozin.com/wallofsound/index.html

Quem quiser ver/ouvir o Grateful Dead e a parede de som em ação, o LD/DVD abaixo é imperdível.

Traz cenas da montagem/alinhamento da wall of sound, testes com a guitarra Alembic do "viajandão" Jerry Garcia e, é claro, mais de uma hora de rock dos bons tempos.

Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 13 de Janeiro de 2014, as 20:00:24 »

Muito interessante, eu passei boa parte da minha juventude trabalhando com operação FOH. Já vi de tudo um pouco, de SotA a PA's muito improvisados. Mas fiquei impressionado com esse conceito dos caras...

Agora essa guitarra do JG me impressionou também:

http://www.dozin.com/jers/guitars/rosebud/rosebud.html
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felix
Visitante
« Responder #2 : 13 de Janeiro de 2014, as 20:38:13 »

O lance todo montado é assustador.


Ótima leitura!
Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #3 : 14 de Janeiro de 2014, as 10:53:12 »

1 ano com o som desse no pé do ouvido, não se esculta mais nada _ retorno bão esse!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #4 : 14 de Janeiro de 2014, as 12:21:09 »

O lance todo montado é assustador.

Assustador é o trabalho do técnico para fazer esse sistema funcionar. Caixas de PA atrás dos microfones!!! Nem no Brasil, onde tudo se dá um "jeitinho", tem maneira disso não dar zica!  Huh?

Gostaria de saber o que os músicos conseguiam ouvir num show desses. Guitarrista Guitarrista Guitarrista Guitarrista
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #5 : 14 de Janeiro de 2014, as 13:42:25 »

Provavelmente as caixas de baixo tinham menor volume ou até ficavam desligadas, já que, esse equipamento parece mais pirofágico do que funcional.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #6 : 14 de Janeiro de 2014, as 16:55:17 »

Boa leitura, não é Felix.

Punch sem um pingo de agressividade. Nota por nota de todos instrumentos e vocais, como você estivesse em uma poltrona em sua sala.

Citar
Assustador é o trabalho do técnico para fazer esse sistema funcionar. Caixas de PA atrás dos microfones!!! Nem no Brasil, onde tudo se dá um "jeitinho", tem maneira disso não dar zica!

Gostaria de saber o que os músicos conseguiam ouvir num show desses

Matec, se você lesse o artigo todo no link postado acima, você teria entendido. Novamente:

http://dozin.com/wallofsound/index.html

Para começar, o chefão era o Rick Turner, da Alembic, e não o "Tonho do Som".

Os microfones eram Bruel & Kjaer, diferenciais, 4 grupos de dois pares. Os amps, 26.400 watts de McIntosh 2300, está tudo no link acima...

Citar
Provavelmente as caixas de baixo tinham menor volume ou até ficavam desligadas, já que, esse equipamento parece mais pirofágico do que funcional.

Eddie, ponha a mão no bolso e gaste R$ 30,00 no ML. Lá tem um DVD duplo do Grateful Dead - Movie. Você terá as repostas ehehehehe

A capa desse DVD é diferente do LDV postado acima. Para quem não sabe o que é um LDV, segue uma imagem.

Lançado comercialmente 3 anos antes do CD, meados de 1978, contem áudio melhor do que o atual DVD mas imagem pior, digamos um VHS melhorado. É, e sempre foi, uma mídia meio que "cult".

abraços

Guilherme


Registrado
felix
Visitante
« Responder #7 : 14 de Janeiro de 2014, as 17:24:08 »

Eu ainda li em algum lugar que infelizmente eles não conseguiam captar na época o sistema quadrafônico, então as gravações da época não eram tão fiéis quanto o som ao vivo.

Tem um lance, uma matemática, que não consigo entender ainda, que as emissões sonoras das frequências foram balanceadas para criar uma espécie de "empacotamento" sem perder qualidade sonora mesmo a distâncias absurdas, mesmo em situações adversas.
Ao que parece essa técnica passou a ser empregada e conhecida a partir dessa turnê com o Wall.

Para resumir eles revolucionaram a forma de se fazer som de qualidade em altura máxima.

E ainda tem a coisa dos microfones em fases diferentes para não gerar microfonia mesmo na frente das caixas.

Coisa de louco em cada detalhe.


« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, as 17:53:35 por felix » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #8 : 14 de Janeiro de 2014, as 19:22:20 »

 Grin Exatmente! Como eu sou realmente um "Tonho do Som", não tenho dúvidas do trabalho assustador que dá fazer um PA desses funcionar sem problemas, de modo que fica mesmo difícil avaliar o quanto que há de verdade em cima disso tudo.  Microfones diferenciais, nunca usei, mas deve haver um ponto certo de utilização, e, fora dele deve rolar tanta microfonia como com qualquer AKG. Como é uma parede de caixas, não há um ponto onde deixe de haver realimentação. Cry

Agora!  Huh? Huh? Eu não duvido que isso possa ser feito!  Grin

E dadas as proporções, têm sido feitos muitos shows assim mesmo aqui no Brasil. Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Legal!
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, as 19:36:55 por Matec » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #9 : 14 de Janeiro de 2014, as 19:50:11 »

Matec

Lamento profundamente que sua referencia seja o Furacão 2000, mas acho que, na verdade, é aquilo que você gosta e conhece bem  Cheesy

Dou a você a mesma sugestão que dei ao Eddie, compre o DVD e ouça em sua casa.

Caso você precise de boas dicas de como construir um ótimo sistema Hi-Fi DIY de custo baixo-moderado, conte comigo.

abraços

Guilherme
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #10 : 14 de Janeiro de 2014, as 20:06:22 »

Guilherme
Na verdade eu não tenho essas referências não. Eu escuto coisas que não gosto por ser da minha profissão.
E quanto ao PA, eu já tenho o meu e não preciso de dicas DIY, obrigado!
Como este tópico é de conhecimento, vou assistir e escutar o DVD que você indicou, pois ás vezes a percepção de uns é diferente para outras pessoas. Pelo que você descreveu essa banda deve ser incrível, pena que quase ninguém conheça.
 Smiley
« Última modificação: 01 de Maio de 2017, as 14:09:16 por Matec » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 15 de Janeiro de 2014, as 07:28:33 »

Quase ninguém conhece o Greatefull Dead? Sério? Não está perguntando para os fãs do Michel Teló? Que esquisito...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #12 : 15 de Janeiro de 2014, as 09:13:55 »

Quase ninguém conhece o Greatefull Dead? Sério? Não está perguntando para os fãs do Michel Teló? Que esquisito...

NÃO SOBROU NINGUÉM
(Martin Niemöller)

Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista.
Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata.
Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista.
Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu.
Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse.

...
E quanto ao PA, eu já tenho o meu e não preciso de dicas DIY, obrigado!
...

Puxa... por mais que não queiramos... devemos estar sempre abertos ao aprendizado!
Este é o espírito handmades! Ouve o Guilherme... te garanto que ele tem muito a ensinar!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #13 : 15 de Janeiro de 2014, as 09:19:39 »

Quase ninguém conhece o Greatefull Dead? Sério? Não está perguntando para os fãs do Michel Teló? Que esquisito...

Além dos discos sensacionais e classicos como "Shades of grey", o Greatful Dead é citado em uma infinidade de livros relacionados a Business e empreendedorismo por conta do modelo adotado pelos caras para gerenciar as suas carreiras.

Adicionando a isso essa preocupação gigante que eles tinham com a qualidade do som em seus shows só faz aumentar ainda mais o respeito que eu tenho por esses caras. São fodas mesmo.
E se pouca gente conhece....eu só posso lamentar por eles Smiley
Jorge
Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 15 de Janeiro de 2014, as 11:01:32 »

Qualidade não é o mote dos tempos que vivemos, no Brasil, ao menos!

Na educação escolar, nos meios de comunicação e na rede o grande lance é mais parecer que ser...

A busca pela excelencia foi aos poucos substituída pela resignação de conseguir ser medíocre. Nesse cenário só mesmo a loucura de alguns justificaria aprender mais que "o necessário", afinal o senso geral aponta para a máxima de que "mais ou menos já é bom".
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal