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Autor Tópico: Bass traps, espuma "casca de ovo" e cola  (Lida 13676 vezes)
RicardoVasconcelos
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« : 27 de Janeiro de 2014, as 23:02:58 »

Pessoal, estou me mudando para um apartamento maior e lá vou finalmente poder ter um quarto só para minha parafernália de áudio e eletrônica.
Inicialmente não tenho pretensão de gravar utilizando microfonação neste quarto, pois não farei isolamento acústico e dependendo da hora já vi que lá tem bastante ruídos externos. Portanto vai ser um lugar mais apropriado para tocar com os amigos que vez ou outra aparecem pra tomar uma cerveja, estudar, eventualmente fazer gravações em linha e executar minha montagens de eletrônica.

Como o quarto lá é em formato retangular, não irei colocar muitos móveis (muito menos feitos com material absorvente como um sofá), eu estou pensando em utilizar bass traps de 120cm x 60cm nos 3 cantos de 90º onde isso vai ser possível (o outro é o da porta e não tenho como mexer lá), um tapete e talvez algumas placas de espuma "casca de ovo" no teto para tentar tratar minimamente a acústica do quarto e eliminar um pouco do reverb natural.

Gostaria de saber de quem já colou espuma qual foi a cola utilizada. Eu tenho utilizado cola de contato (conhecida como cola de sapateiro) para fazer o acabamento dos gabinetes dos meus amps sem problemas e acredito que ela possa ser utilizada sem problemas, mas fico com receio dela atacar a espuma por conta do solvente contido.
Qual a cola adequada? A de contato mesmo?

Abraço a todos!

Ricardo Vasconcelos
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« Responder #1 : 28 de Janeiro de 2014, as 07:17:14 »

Essa série de vídeos sobre 'homestudio' ensina muita coisa interessante: https://www.youtube.com/watch?v=NktxrqXtKaA (nesse especificamente ele fala sobre os bass traps).
Há alguns conceitos imprecisos fisicamente falando, mas para os fins 'audiófilos' está ótimo.
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« Responder #2 : 28 de Janeiro de 2014, as 07:28:47 »

Veja lá qual o tipo de espuma que vai colocar no teto. Ontem fez um ano da tragédia na Kiss e a espuma de lá não era a correta e deu no que deu.
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« Responder #3 : 28 de Janeiro de 2014, as 07:40:36 »

Em um quarto pequeno,  num apartamento onde imagino que os volumes nunca serão elevados, creio não ser necessário nada no teto, até porque as primeiras reflexões do som são desejáveis.

na minha opinião, bota um tapete, um sofá (sim, ele vai absorver e ajudar a diminuir a reverberação, e ainda da para sentar), encha de pôsters, quadros, cortinas e seja feliz.

Agora se tu quer que tenha essa "cara" de estúdio, manda aí as dimensões do quarto, da janela, da porta e o pé direito, que eu calculo a taxa de reverberação para ti, para se saber a área exata de espuma que você precisa instalar.

Como acredito que sera pouca, até vale investir numa adequada para este fim, pois além de botar espumas que absorvam frequências diferentes, não tem o risco que o Xformer salientou.


Abraço.
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« Responder #4 : 28 de Janeiro de 2014, as 07:54:37 »

Só posso opinar com relação à cola. Cola de contato não vai atacar a espuma, mas pode te trazer um outro problema, no futuro.

Se um dia você resolver desfazer o revestimento, os resíduos de cola deixados no reboque vão te atormentar (ainda mais sendo no teto, onde é mais difícil fazer manutenção). Então é melhor usar cola branca mesmo, ela demora para secar, mas dá conta do recado (talvez você precise improvisar um "suporte" para segurar a espuma no lugar enquanto a cola seca). Na hipótese de você precisar remover, pano molhado faz o serviço.

Outra alternativa (acho esta melhor) é colar a espuma em chapas de MDF (pode ser fina, é só um suporte) e fixar as peças com parafusos e buchas pequenas. Neste caso, cola de contato vai na boa.
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« Responder #5 : 28 de Janeiro de 2014, as 13:45:45 »

Essa série de vídeos sobre 'homestudio' ensina muita coisa interessante: https://www.youtube.com/watch?v=NktxrqXtKaA (nesse especificamente ele fala sobre os bass traps).
Há alguns conceitos imprecisos fisicamente falando, mas para os fins 'audiófilos' está ótimo.

Eu já assisti quase todos os vídeos dessas série da Atibaia TV, acho que só não vi o de MIDI e os dois de aterramento.
Realmente não era a intenção deles serem mais técnicos e falar da física envolvida na coisa, mas ainda não vi nenhum outra série de vídeos brasileira tão bom quanto a deles. Me ajudou muito a ter uma noção de como funcionam os bass traps, difusores, portas de estúdio, paredes duplas, ...


... bota um tapete, um sofá (sim, ele vai absorver e ajudar a diminuir a reverberação, e ainda da para sentar), ....

Um tapete vou colocar de certeza, mas como gastei muito com os demais móveis da casa vou deixar este cômodo com o mínimo possível. Mais adiante ponho um sofá de 2 lugares, pois como estou pensando em fazer vai ficar legal até pra ver um filme com a patroa.

De ontem pra hoje tive pensando em não utilizar nada colado no teto, pois com um tapete de bom tamanho já dá pra melhorar bastante a reflexão do piso pra o teto e vice versa.


Veja lá qual o tipo de espuma que vai colocar no teto. Ontem fez um ano da tragédia na Kiss e a espuma de lá não era a correta e deu no que deu.

Quanto a isso não se preocupe que sei muito bem qual espuma deve ser utilizada caso eu decida.

Inclusive na semana anterior ao desastre na boate Kiss eu havia conversado com uns amigos sobre o tipo de espuma adequado e quando ocorreu o fato eles viram o que pode acontecer.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2014, as 13:59:07 por RicardoVasconcelos » Registrado
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« Responder #6 : 28 de Janeiro de 2014, as 14:19:07 »

Hummmmm... você não esta esquecendo dos vizinhos não?
A sensibilidade ao som dos vizinhos aumenta proporcionalmente ao tamanho dos apartamentos.
Um conhecido meu montou um estudio, inclusive com o chão suspenso. Não da pra ouvir quase nada do som, mas ficou no quase...
Hoje se cai um parafuso no chão de algum apartamento qualquer e alguém ouve, a culpa é sempre dele...
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« Responder #7 : 28 de Janeiro de 2014, as 15:57:59 »

Não estou esquecendo dos vizinhos, apenas não tenho como fazer isolamento por vários fatores, entre eles o monetário e de falta de espaço.

No apartamento que moro atualmente e no anterior nunca tive problemas com vizinhos, pois acredito eu que sempre toquei com volume moderado e o que acabou vazando pro apartamento deles não foi o bastante para incomodar.
A única vez que acredito que posso ter incomodado alguém foi uma tentativa de gravar microfonando o amplificador quando eu só tinha uma placa sound blaster para tal e o volume do amp teve que ficar mais elevado. dai veio a solução, coloquei o amp dentro do guarda-roupas e fechei as portas.

No fim das contas é uma questão de bom senso.
Tem um camarada que treina trompete no prédio ao lado do que moro hoje e o local da casa que ele escolheu (ou a mulher dele _) foi simplesmente a varanda. Imagine que boa parte dos prédios da redondeza ouvem o cara tocar. Ai vai da consciência de cada um.
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« Responder #8 : 28 de Janeiro de 2014, as 16:00:04 »

Uma amiga minha recebeu um "aviso" do sindico porque usou aspirador de pó as 21:00hs... A vizinha de baixo dela reclamou.
Vai depender muito dos seus vizinhos...
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« Responder #9 : 28 de Janeiro de 2014, as 16:50:55 »

Pegando o gancho no que o Kem comentou, recomendo ler o estatuto do condomínio.

No meu, por exemplo, determina que "barulho" é permitido das 8:00 às 22:00H, exceto domingos e feriados. Dentro deste horário, se alguém reclamar, mando plantar batatas (e normalmente o pessoal vai).

Obviamente que eu também não reclamo quando a molecada que frequenta a piscina (literalmente embaixo da janela do meu quarto) me acorda pontualmente às 8:00 H da madrugada do sábado...

Mas o fato é que hoje há tantas formas "silenciosas" de tocar e gravar dentro de um apartamento, que só arruma confusão quem quer. E convenhamos, muitas destas soluções trazem resultados tão bons ou melhores do que os obtidos microfonando.
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« Responder #10 : 28 de Janeiro de 2014, as 17:09:24 »

...No meu, por exemplo, determina que "barulho" é permitido das 8:00 às 22:00H, exceto domingos e feriados. Dentro deste horário, se alguém reclamar, mando plantar batatas (e normalmente o pessoal vai)...

No meu atual a regra é praticamente esta do seu, sendo que não sei bem qual a regra pro salão de festas já que houveram algumas festas que mesmo após meia noite o som rolou solto.

Neste próximo apartamento não tem nem regimento interno.
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« Responder #11 : 28 de Janeiro de 2014, as 22:04:06 »

Não estou esquecendo dos vizinhos, apenas não tenho como fazer isolamento por vários fatores, entre eles o monetário e de falta de espaço.

No apartamento que moro atualmente e no anterior nunca tive problemas com vizinhos, pois acredito eu que sempre toquei com volume moderado e o que acabou vazando pro apartamento deles não foi o bastante para incomodar.
A única vez que acredito que posso ter incomodado alguém foi uma tentativa de gravar microfonando o amplificador quando eu só tinha uma placa sound blaster para tal e o volume do amp teve que ficar mais elevado. dai veio a solução, coloquei o amp dentro do guarda-roupas e fechei as portas.

No fim das contas é uma questão de bom senso.
Tem um camarada que treina trompete no prédio ao lado do que moro hoje e o local da casa que ele escolheu (ou a mulher dele _) foi simplesmente a varanda. Imagine que boa parte dos prédios da redondeza ouvem o cara tocar. Ai vai da consciência de cada um.

Ricardo, se todo mundo tivesse essa sua consciência e respeito aos outros, esse país seria bem melhor. Tô cansado ver gente tocando música no celular (sem fone de ouvido, e música de mau gosto, se é que pode ser chamada de música) dentro do ônibus (de viagem, não urbanos - onde o desrespeito deve ser pior ainda) achando que ninguém mais se incomoda ou não quer dormir. O mesmo vale pros manés que poem o som do carro no volume máximo e saem dirigindo pelas ruas achando que estão abafando (e a música é pura porcaria).
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« Responder #12 : 29 de Janeiro de 2014, as 09:45:06 »

Eu não recomendo colar diretamente na parede, depois para reparar isso será um problema, no meu "estúdio" em casa eu utilizei uns painéis de madeira que peguei de portas de um armário antigo, colei a espuma nele, e forrei com carpet, ficou legal, a vantagem disso é que você pode ir mudando eles de lugar até que você ache o local ideal. Eu tinha também um sofá de 2 lugares, tive que tirar por causa de espaço, mas deu muita diferença, ele segura bem a reverberação. Outra coisa que fiz nos cantos é colocar uns colchões que não uso mais, é uma boa alternativa e muito barata, você pode pedir para os amigos se eles tem colchões que não usam mais e usar a espuma dele para fazer o bass traps.
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« Responder #13 : 29 de Janeiro de 2014, as 13:23:46 »

Ontem fui visitar o apartamento e me deparei com um problema, o quarto que eu havia pensado não tem caixa para ar-condicionado e não há uma solução barata de instalação de um split, pois a máquina condensadora teria que ficar longe e eu teria que fazer algum tipo de acabamento para esconder a tubulação nos cômodos que ela passar.
Aqui no Recife (conhecido também como Hellcife) um ar-condicionado é item obrigatório em qualquer ambiente fechado e pequeno como é o meu caso, então vou utilizar o outro quarto livre para fazer meu "home studio", pois lá há caixa pra ar-condicionado.

Agora vem o problema deste outro quarto: não tenho como colocar bass trap em nenhum dos 4 cantos deles, pois cada um tem uma coisa que atrapalha a instalação. Vocês poderão ver nas imagens em anexo.
As pranchas em questão estão chumbadas na parede e sendo assim não vou mexer nelas.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Pensei em fazer os bass traps utilizando duas placas de lã de rocha acondicionadas em uma moldura de madeira como estas da imagem abaixo:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Será que fica bom se eu instalar nas paredes o máximo possível junto as cantos?
Sei que eu não "mataria" o ângulo de 90º, mas pelo menos haveria absorção de um dos lados do canto.

Me deem ideias de como melhorar um pouco a acústica desse quarto e eliminar um pouco do reverb.
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« Responder #14 : 29 de Janeiro de 2014, as 14:49:49 »

Chutando: o tamanho do bass trap não deve ser à toa, ele deve ser da mesma ordem de grandeza da onda sonora grave para amortecê-la.
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