Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 07:30:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tutorial de Confecção de Placa de Circuito Impresso por Fotogravação  (Lida 48136 vezes)
PatraoGuitar
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 5



« Responder #60 : 03 de Fevereiro de 2015, as 09:24:34 »

Pelo que li aqui se você utilizar uma lâmpada para a secagem, vai "velar" a tinta, e não vai conseguir fazer a revelação. O ideal é usar um soprador/secador de cabelo, ou uma estufa. Eu ainda estou na caça dos materiais para a estufa, já vi a resistência (de 10 a 30 reais, depende do tipo), agora tenho que saber como montar e como controlar a temperatura. A estufa seria o ideal pois dá pra usar tanto para a secagem da tinta para corrosão como para a cura da tinta de máscara de solda. E também pode ser usada depois para a secagem da pintura das caixas dos pedais.
Registrado

Aprender, aprender e aprender.
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #61 : 03 de Fevereiro de 2015, as 10:04:34 »

Obrigado!  Legal!
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #62 : 03 de Fevereiro de 2015, as 14:50:59 »

Para fazer a pré cura da placa, antes de revelar as ilhas, pode-se usar o secador ou soprador, mas para a cura final que deve ser a uma temperatura aproximada de 150ºC, não dá.
Eu faço tudo no forno elétrico.
Registrado
abraao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 225

Obrigado
-Dado: 116
-Recebido: 15


perdido como lagrimas na chuva


« Responder #63 : 03 de Fevereiro de 2015, as 18:03:05 »

Gugarn assisti o seu video e fiquei mais impressionado com a facilidade e simplicidade, gostaria de saber o que pode substituir o óleo de banana?

Abraços

Registrado

perdido como lagrimas na chuva
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #64 : 03 de Fevereiro de 2015, as 20:54:11 »

gostaria de saber o que pode substituir o óleo de banana?

Óleo de Banana é muito barato e fácil de achar, vá em qualquer loja (ou farmácia) que vende esmaltes que tem lá.
Existem alguns solventes próprios para estas tintas UV, porém o óleo de Banana substitui com a vantagem de ser muito mais em conta.
Abraços,
Antonio
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
abraao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 225

Obrigado
-Dado: 116
-Recebido: 15


perdido como lagrimas na chuva


« Responder #65 : 06 de Fevereiro de 2015, as 07:54:42 »

bom dia pessoal

 estou confeccionando uma bancada para esconder a lampada uv e facilitar o trabalho, estive lendo um tópico antigo e teve um incidente que a lampada estava matando até mosquitos

abraços
Registrado

perdido como lagrimas na chuva
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #66 : 06 de Fevereiro de 2015, as 08:18:56 »

Abraao,

foi comigo que aconteceu. Não sei se foi coincidência, mas estava muito calor, e uma nuvem de mosquitos entrou no local em que eu estava usando a lâmpada, e lógico, foram direto pra ela. Em poucos minutos estavam mortos. Pode ser que morreram por ter terminado o ciclo de vida deles, mas...

O que você deve fazer, é evitar de ficar olhando muito para a lâmpada. Eu ajusto tudo, acendo e saio do local. Retorno apenas para desligar.

Abraço.
Registrado
riverajluiz
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #67 : 06 de Fevereiro de 2015, as 08:21:12 »

Companheiros. Uma boa saída é usar uma scanner velha de mesa. Já vi esse uso. Tira-se o interior e instala-se as lâmpadas. Tenho 2 velhas em casa reservadas para tal.
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #68 : 06 de Fevereiro de 2015, as 08:44:03 »

O problema do Scanner é a altura em que a placa ficará da luz. Para a lâmpada UV (luz negra) tem que ser entre 12cm a 13cm.
Teria que fazer vários testes para ajustar a wattagem e tempo de exposição. Uma vez que a tinta de fotogravação polimeriza muito rápido.
Registrado
riverajluiz
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #69 : 06 de Fevereiro de 2015, as 08:46:10 »

Adapta-se a scanner (pelo menos a tampa e vidro - parte de cima) em uma caixa mais funda. Dá pra fazer tranquilo
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #70 : 06 de Fevereiro de 2015, as 08:50:19 »

Entendido.

Mas também pode-se fazer uma caixa com porta, e colocar a lâmpada dentro da mesma. Acho que o Gustavo Leitão fez.

Sigo fazendo da mesma maneira, nunca tive problemas. rs
Registrado
abraao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 225

Obrigado
-Dado: 116
-Recebido: 15


perdido como lagrimas na chuva


« Responder #71 : 06 de Fevereiro de 2015, as 11:16:24 »

https://docs.google.com/file/d/0ByL23H4SE3xncWkzOG8wamZaRDQ/edit?usp=docslist_api
Marcos na minha bancada deixei 10cm +/-
Registrado

perdido como lagrimas na chuva
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #72 : 06 de Fevereiro de 2015, as 12:01:48 »

Abraao,

para a tinta de fotogravação creio que que não haverá problemas, mas para a máscara de solda, ou legenda, principalmente com a resina branca, em que o tempo de exposição é maior, em torno de 9 minutos, pode dar zica sim.

-----
A distância recomendada pelo site da Fastpcb é de 15cm do laminado. Eu uso 13cm.

-----
E seria legal você colocar papel alumínio no fundo da sua caixa para ser usado como refletor.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2015, as 12:06:12 por Marcos Câmara » Registrado
Lucas Demires
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 75

Obrigado
-Dado: 31
-Recebido: 0


« Responder #73 : 10 de Fevereiro de 2015, as 13:01:47 »

Amigos, boa tarde a todos.

É o seguinte, eu trabalho numa fabrica de sacolas plásticas e de papel personalizados e vi, gostei muito, deste método do gusmão mas...

Eu nunca fiz a minha primeira placa, lá na fábrica tem vários setores, inclusive o setor de revelação de telas para a pitura das sacolas, e eu tenho acesso e amizades com todos. As vezes eu trabalho numa máquina de hot-stamp, que utiliza uma fita com a cor desejada e com um clichê personalizado colado com cola pra junta de motor encosta na fita, que encosta na sacola e em menos de 2 segundos é só levantar e passar a mão na sacola e partir pra próxima. Também temos umas 3 máquinas, estufas, por onde corre uma lona e as sacolas que são pintadas acabam passando por ela cerca de 6m a uma baixa velocidade.

O que posso fazer para começar a criar as minhas placas de circuito impresso?

Eu posso tirar fotos ou perguntar pra os meus amigos o que eles usam pra revelar as telas.

-----
A tinta fotosensível pode ser da gênesis? Utilizada em processos de serigrafia?
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2015, as 15:18:05 por Lucas Demires » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #74 : 10 de Fevereiro de 2015, as 15:56:41 »

A tinta fotosensível pode ser da gênesis? Utilizada em processos de serigrafia?

Não, não pode. Tem que ser obrigatoriamente UV.

E leia as regras. Não pode postar a mesma dúvida em tópicos distintos. (A pergunta foi respondida também no outro tópico).
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal