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Autor Tópico: Tutorial de Confecção de Placa de Circuito Impresso por Fotogravação  (Lida 48158 vezes)
alambike
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« Responder #75 : 10 de Fevereiro de 2015, as 22:42:19 »

Boa noite,

Comprei o kit mencionado aqui nesse tópico do site da Placompel.

Tinta Fotossensível + Lâmpada + Revelador.

Veio junto um manual de instruções que é idêntico ao vídeo, porém com algumas recomendações diferentes.

Por exemplo, no procedimento da Placompel eles dizem: "A tinta de circuito é mono componente, bater bem antes de usar para ficar bem homogênea (já está preparada para uso)"

Gostaria de saber se eu necessariamente preciso diluí-la com óleo de banana.

Outra coisa, este mesmo manual diz: "Depois de revelado fazer uma revisão no circuito, e uma cura final para secagem da tinta total antes de corroer usar como base 85 graus 30 minutos". Isso não acontece no vídeo, porque secar a tinta após a revelação? Seria para ficar mais resistente ao Percloreto?

Para finalizar, o que seria "procedimento para mascara..." ?

PS - pretendo usar um secador de cabelos para secar a tinta fotossensível.

Obrigado,


Alambike
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2015, as 22:46:00 por alambike » Registrado
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« Responder #76 : 11 de Fevereiro de 2015, as 09:32:06 »

Alambike,

eu uso a tinta da Fastpcb, depois de revelada não precisa de pré cura, pode ir direta pra corrosão.

Para a máscara uso as tintas específicas. Depois da placa já corroída e limpa, aplico a tinta, faço a pré cura no forno à uma temperatura entre 50º a 60ºC por +/- 40 min. Depois a exponho montada com o fotolito das ilhas de solda à luz UV. Em seguida faço a revelação. Por fim, ela volta ao forno para a cura final que deve ser numa temperatura próxima de 150ºC de 30 a 40 min. Essa cura final é que dá resistência a resina para suportar a temperatura do ferro de solda, e não soltar com facilidade da placa.
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« Responder #77 : 11 de Fevereiro de 2015, as 12:23:16 »

Para finalizar, o que seria "procedimento para mascara..." ?

Máscara é uma tinta que você aplica na placa para proteger a placa e não oxidar as trilhas. Ela também é fotossensível e você aplica luz UV com fotolito protegendo com fotolito os ilhós da placa onde vão soldados os componentes. Após esse processo você remove a tinha dos ilhós e todo o resto fica protegido pela tinta. Sabe placas de computadores ou qualquer componente eletrônico, geralmente é verde. Aquele verde é a máscara de solda.

Neste video após a corrosão da placa você pode ver o procedimento de máscara.

Produzindo PCI com uso de dry-film

PS: Dryfilm é outro processo análogo à FastPCB, tão bom quanto ou até melhor.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2015, as 20:26:39 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
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« Responder #78 : 11 de Fevereiro de 2015, as 19:58:59 »

Máscara é uma tinta que você aplica na placa para proteger a placa e não oxidar as trilhas. Ela também é fotossensível e você aplica luz UV com fotolito protegendo com fotolito os ilhós da placa onde vão soldados os componentes. Após esse processo você remove a tinha dos ilhós e todo o resto fica protegido pela tinha. Sabe placas de computadores ou qualquer componente eletrônico, geralmente é verde. Aquele verde é a máscara de solda.

O que é "tinha" ?
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« Responder #79 : 12 de Fevereiro de 2015, as 10:08:17 »

Obrigado pelas respostas.

O verniz em spray ou o estanhamento das trilhas pode substituir o procedimento da máscara?
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2015, as 10:44:15 por alambike » Registrado
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« Responder #80 : 12 de Fevereiro de 2015, as 13:45:26 »

Pode sim.

Mas o verniz vitral em spray tem menos resistência.
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« Responder #81 : 16 de Fevereiro de 2015, as 13:38:26 »

Gostaria de dar minhas considerações:

[Tinta diluída aplicada com pincel]
Bem, a técnica com óleo de banana é bem simples mas eu não tive bons resultados mas não pela técnica ser ruim, imagino que o motivo seja o pincel que eu utilizei, ele tinha fios grossos e não era um pincel macio e isso deixava a "pintura" da placa bem ruim, não ficava muito uniforme. Acho que um pincel mais macio é mais indicado. Eu acabei tendo melhores resultados com aplicação da tinha e remover o excesso com processo centrifugo. Apesar que para chegar no resultado final também foram muitas tentativas.

[Processo de cura]
O processo de secagem é muito sensível a poeira e o secador manda para a placa toda sujeira existente no ar. Portanto, uma câmara para a cura da tinta é uma ideia bem vinda nesse processo. Ideias?

[Imprimir em transparência]
Outro complicador que tive foi no papel de transparência que eu nunca tinha usado antes. Eu comprei um papel de transparência para impressora a jato de tinta e só percebi na 3a folha. A impressão a laser ficava muito ruim (óbvio, né?!). Quando eu descobri fui utilizar a impressora a jato de tinta e só ai descobri que existe um lado correto para impressão (na folha não tinha uma marcação de "este lado para cima"). No lado correto da folha de transparência existe uma película que permite a aderência da tinta da impressora a jato de tinta. Portanto, atenção nesse item também. A marca da transparência que eu utilizei era SISTEM (com "i" mesmo) e não recomendo, não existem instruções nem na embalagem e nem no site do produto.

[Aplicação da tinta com aerógrafo]
O próprio Gustavo tem um outro video onde ele utiliza um aerógrafo para aplicar a tinta.

Confecção de placa PCB

Claro, utilizar um aerografo exige habilidade também, mas acredito que seja a melhor técnica utilizando o melhor método. Em um terceiro video mais empolgante ainda o Gustavo utiliza o aerógrafo na pintura de alguns pedais. Ou seja, o aerógrafo vale muito a pena, não apenas para as PCB´s.

[Resultado]
Bem, o resultado final tive algumas falhas, tive uma trilha mal acabada e a máscara.. bem... vejam só...

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Abração
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2015, as 10:51:31 por xformer » Registrado

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« Responder #82 : 16 de Fevereiro de 2015, as 15:19:31 »

O que você usou para fazer a máscara de solda?
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« Responder #83 : 16 de Fevereiro de 2015, as 18:55:42 »

Tinta de máscara mesmo que se mistura a um catalisador.

Tinta foto-sensível para mascara vermelha

Mas esta ruim não é pelo produto, foi totalmente pelo meu manuseio mesmo.  Cry

« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2015, as 10:52:01 por xformer » Registrado

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« Responder #84 : 16 de Fevereiro de 2015, as 18:57:45 »

Valeu meu amigo. Legal!
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« Responder #85 : 17 de Fevereiro de 2015, as 19:00:38 »

Alguém já tentou usar cola branca a base de água como esse cara?
http://www.ibytes.com.br/como-fazer-placas-de-circuito-impresso-com-qualidade-e-de-baixo-custo/
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« Responder #86 : 19 de Fevereiro de 2015, as 08:44:49 »

Juloliveira,

essas falhas na sua placa, provavelmente são por diluição da tinta para a máscara de solda.

Acho que sua placa está invertida. Wink

Abraços.

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« Responder #87 : 19 de Fevereiro de 2015, as 09:25:49 »

Acho que sua placa está invertida. Wink

Não está não, eu já conferi. É o "Power Supply" que está errado apenas. Esse 'espelhamento' das trilhas me entorta o cérebro  Cheesy
A máscara estava brilhante mas acho que não estava bem seca e quando passei na água com barrilha saiu uma camada fina.

Máscara de solda não pode ser diluída em óleo de banana ou algum outro produto?
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« Responder #88 : 19 de Fevereiro de 2015, as 12:29:39 »

Juloliveira,

no caso da sua placa, me parece mais excesso de barrilha.

Agora, para diluir a tinta, pode-se usar acetona ou até Thinner, mas o resultado final é uma placa mais clarinha mesmo, como essa sua.

Abraço.
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« Responder #89 : 20 de Fevereiro de 2015, as 07:39:28 »

Juloliveira,

no caso da sua placa, me parece mais excesso de barrilha.

Agora, para diluir a tinta, pode-se usar acetona ou até Thinner, mas o resultado final é uma placa mais clarinha mesmo, como essa sua.

Abraço.

Amigos em uma determinada tentativa obtive o mesmo resultado (manchado e utilizando pincel) na placa. O que eu deduzi é que pelo fato de passar o pincel em uma determinada área e depois retornara passar, a primeira demão já está ligeiramente mais seca e com densidade diferente da segunda e isso impossibilita a homogeneidade na pintura e as cerdas do pincel "fere" a primeira demão causando essas manchas.

Outra dedução é que a tinta azul (utilizei a verde, azul e branca) é muito mais fácil de manusear, com cobertura e secagem mais fácil e rápida.

A opção de centrifugar a placa com a furadeira, para mim, ainda é a melhor opção, e até mesmo essa questão do desperdício de tinta você pode ir dosando e pegando o ponto.

Uma dica que acidentalmente descobri é que (utilizei esse recurso para aumentar a transparência no papel vegetal - material que utilizo - li em um site - carece de fonte)  passar margarina no papel (no lado em que há o contato com a placa) evita o transtorno de que fique grudando na tinta.

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