Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 02:21:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: MGV 30 com defeito.  (Lida 36064 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #30 : 05 de Fevereiro de 2014, as 17:43:56 »

Sobre o resistor, o catodo está ligado direto ao terra comum da pci no último borne (seta verde), porém tem um resistor de 10ohms (seta azul) do terra para o penúltimo borne (seta vermelha) e nesse penúltimo borne não tem nada ligado.

Boa descoberta.  Esse resistor não está aí a toa. Ele pode servir pra fazer o ajuste de bias das 6L6.  Como os catodos estão ligados diretamente ao terra (tem um fio que vem deles é ligado a algum borne aterrado ?) então esse amplificador tem bias fixo (que pode ser ajustado).  Existe uma fonte de tensão negativa (provavelmente mais de 40V negativos) que é ligada ao trimpot (que ajusta quanto de tensão negativa) vai para as grades. Dependendo da tensão negativa nas grades das 6L6 você ajusta a corrente de placa e por consequência a corrente de catodo, que vai sair pelo catodo das válvulas e vai pro terra. Pra medir essa corrente de catodo, usa-se esse resistor de 10 ohms, parafusando o fio que vem dos catodos (um fio ou 2 fios ? um de cada válvula ?) no borne ligado a esse resistor. Agora a corrente dos catodos vai passar pelo resistor e gerar uma tensão sobre ele. Com isso você consegue medir a corrente de catodo indiretamente. Por ex. se medir no resistor 1V, então a corrente que passa nele será de 100mA (pois 100mA x 10 ohms = 1Vdc) e se as válvulas forem casadas, cada uma estará com 50mA de corrente de catodo (precisa ver no manual quanto é a corrente recomendada).  Enfim, faça o ajuste em último caso, mas pode medir pra ver quanto que está.

O problema é a falta de amplificação no estágio de saída.  Tem tensão nas grades de screen (G2 = pinos 4 das 6L6) ?

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #31 : 05 de Fevereiro de 2014, as 17:53:30 »

Xformer, pois é, é como procurar uma rua sem gps ou "guia 4 rodas" Cheesy, bom segue:
"um esquema, meu reino por um esquema..."

Citar
- Vou montar um gerador de sinal com o 8038, ja estou com todos componentes aqui, só não havia montado por falta de tempo.
Este você faz com peças perdidas por ai:

http://www.geofex.com/FX_images/q&dosc.pdf
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #32 : 05 de Fevereiro de 2014, as 18:13:02 »

Xformer, tem aprox 310Vdc entre o pino 4 e o terra nas duas válvulas.

Hgamal, vou ver se tenho todos esses componentes com os valores corretos aqui.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #33 : 05 de Fevereiro de 2014, as 18:26:18 »

Xformer, tem aprox 310Vdc entre o pino 4 e o terra nas duas válvulas.

Rapaz, parece tudo certo com as 6L6, menos que elas não amplificam.
Últimas medições:

- Sem sinal na entrada do amplificador, veja qual a tensão DC (multímetro em Vdc) nas grades (pinos 5) das 6L6 (tem que ter uma tensão negativa por volta de -30 a -40V em relação ao terra).

- E se o fio que sai dos catodos (pinos 8 das 6L6) está bem conectado ao terra.

Se tudo isso estiver certo, o problema pode ser então no transformador de saída.  Nesse caso, desligue as ligações do primário (as duas pontas que vão para as placas da 6L6,  e o center tap que vai para o B+ de 380Vdc ou mais).  Meça a resistência do enrolamento primário e veja se não há algum curto circuito (baixíssima resistência) entre as pontas e o center tap.   No secundário, a resistência costuma ser baixa, então precisa ser mais cauteloso ao medir.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #34 : 05 de Fevereiro de 2014, as 18:45:46 »

Tem -31,5Vdc nos pinos 5.
Ao medir o transformador de saida, ficou assim:

Placa 1-----------tap central
em qualquer escala o ponteiro não se move, provavelmente queimou.

tap central-----------Placa2
pouco menos de 1ohm

 Uma dúvida, o que pode fazer com que os enrolamentos do transformador de saida queimem?
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 19:58:46 por Cidão » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #35 : 05 de Fevereiro de 2014, as 20:52:34 »

Voce desconectou os fios do transformador de saida do ampli / valvulas?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #36 : 05 de Fevereiro de 2014, as 20:53:46 »

Sim, desconectei os 3 fios do primário do transformador de saida.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #37 : 05 de Fevereiro de 2014, as 22:07:01 »

Tem -31,5Vdc nos pinos 5.
Ao medir o transformador de saida, ficou assim:
Placa 1-----------tap central
em qualquer escala o ponteiro não se move, provavelmente queimou.
tap central-----------Placa2
pouco menos de 1ohm
Uma dúvida, o que pode fazer com que os enrolamentos do transformador de saida queimem?

Agora o diabo é achar um transformador de saída que sirva. Pelo menos você sabe qual era a impedância do primário (placa a placa) e a potência de saída ?

O transformador queima porque deve ter ocorrido excesso de corrente nas 6L6 e o fio do primário deveria ser fino, esquentou demais e queimou ou o dono ligou e tocou sem carga (alto-falante) o que causa centelhamento no enrolamento e vai estragando o esmalte e isolação dos fios. Pode também ser transformador mal dimensionado ou que quiseram economizar no fio.

Depois de achar e comprar um transformador de saída pra substituir esse, vai ter que:
- Ajustar o trimpot de bias de forma que a tensão nas grades fique o mais negativa possível (pode fazer sem o transformador de saída). Isso vai deixar as correntes na 6L6 bem baixas (bias frio) pra não causar nenhum dano ao transformador de saída novo.
- Passar aquele fio que vem dos catodos para o borne que está ligado ao resistor de 10 ohms.
- Instalar o novo transformador de saída (com o ampli desligado e os capacitores da fonte DESCARREGADOS)
- Descobrir no manual do amplificador quais devem ser as correntes de catodo das 6L6.
- Colocar as pontas de prova do multímetro (escala de Vdc) no resistor de 10 ohms
- Ligar o amplificador com o alto-falante no secundário, deixar esquentar os filamentos
- Ver qual a tensão sobre o resistor. Para cada 10mVdc, haverá 1mA de corrente total (e metade para cada 6L6, ou seja 0,5mA se elas forem casadas).
- Se descobriu qual tem que ser a corrente de catodo, ajuste devagar o trimpot de bias para que a tensão no resistor de 10 ohms vá subindo até chegar no valor:  Icatodo x 2 x 10 ohms = X volts
ex.  60mA x 2 x 10 ohms = 1,2Vdc.  Se não descobrir no manual, algo entre 40 e 50mA deve ficar bom (teste o som com a guitarra). Quanto mais corrente, mais quente vai ficar a válvula e menos tempo vai durar, mas o som pode ficar legal.
- Descoberto o ajuste ideal, desligue e se quiser pode voltar o fio dos catodos para o terra (mas pode deixar ligado no resistor também, não vai fazer muita diferença).
- Boa sorte.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2014, as 07:00:07 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #38 : 05 de Fevereiro de 2014, as 22:19:50 »

 Bom esse modelo é de 30Watts, a impedância eu não sei, posso considerar a informada no datasheet das 6L6 em PP?
Vou ver com o dono o que ele quer fazer, acho que no caso do transformador de saída se levar ele na Lider e pedir para rebobinar pode ser uma saída. Senão fica amarrado à assistência da Meteoro. O manual não fala a corrente do catodo.
 Obrigado pela ajuda.
 Vou tomar cuidado com os capacitores e com certeza vou deixar desligado quando for fazer a troca. Cheesy
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #39 : 06 de Fevereiro de 2014, as 07:04:42 »

Bom esse modelo é de 30Watts, a impedância eu não sei, posso considerar a informada no datasheet das 6L6 em PP?
Vou ver com o dono o que ele quer fazer, acho que no caso do transformador de saída se levar ele na Lider e pedir para rebobinar pode ser uma saída. Senão fica amarrado à assistência da Meteoro. O manual não fala a corrente do catodo.
 Obrigado pela ajuda.
 Vou tomar cuidado com os capacitores e com certeza vou deixar desligado quando for fazer a troca. Cheesy

Difícil é achar algum projeto na datasheet que use os mesmos valores de tensão que esse MGV30. Eu arriscaria em algo entre 5k e 6k de primário.  O mesmo vale para a corrente de catodo (soma da corrente de placa e da grade de screen. Obs na datasheet as correntes indicadas nos AB é a de duas válvulas), tem muitas possibilidades.
Mandar reenrolar o transformador pode sair mais caro (ainda mais na Lider) do que comprar um novo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #40 : 06 de Fevereiro de 2014, as 07:06:25 »

Como o fabricante deste ampli se recusa a divulgar esquemas e até já teve problemas aqui no forum relativo a este assunto, Verifique se o power deste ampli tem alguma semelhança com o esquema do Fender champ  http://ampwares.com/schematics/champ_25_se.pdf.
Já tive alguns destes amplis com este mesmo defeito aqui, que alias deve ser algum erro de projeto pois este defeito é cronico neste modelo, alguns era no circuito inversor e a grande maioria no power, sendo realmente o transformador algumas vezes ruim. Mas para conseguir as peças de reposição (transformador) somente na autorizada por incrivel que pareça e eles nâo forneciam peças somente realizavam o reparo por inteiro, informações e atendimento junto ao fabricante pelo menos para mim foi nota zero. Então nem pego mais este modelo para orçamento pois sei que vou perder meu tempo, e de acordo com a minha experiencia com este fabricante falo a verdade ao cliente sobre este modelo.

até
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #41 : 06 de Fevereiro de 2014, as 08:48:06 »

Luis_RP, você não tem acesso a algum desses que esteja com o transformador de saida bom pra tentar descobrir a impedancia do transformador de saida?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #42 : 06 de Fevereiro de 2014, as 08:50:37 »

 A pergunta que vou fazer, se acharem melhor eu apago. Bom é o seguinte, o fato de uma empresa só fornecer a peça para reparo junto com o serviço DELA para realizar a troca não pode ser considerado venda casada? Uma vez que o produto não está mais na garantia.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #43 : 06 de Fevereiro de 2014, as 08:52:07 »

A pergunta que vou fazer, se acharem melhor eu apago. Bom é o seguinte, o fato de uma empresa só fornecer a peça para reparo junto com o serviço DELA para realizar a troca não pode ser considerado venda casada? Uma vez que o produto não está mais na garantia.
Pode, e você pode procurar o procon e o juizado especial...
Mas vai valer a briga? Se pra você vale, tem todo o meu apoio.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #44 : 06 de Fevereiro de 2014, as 08:57:07 »

 Entendi, bom vai depender do dono dele, se não tiver com muita pressa eu acho que vale, só assim para algumas empresas pelo menos pensarem em mudar de postura.
 Mas dai ela pode jogar o preço da peça bem alto para o cliente desistir da compra dela. Porém quanto mais processos pelo mesmo motivo ela tiver (venda casada), a coisa fica mais feia para o lado dela.
 Mas voltando ao assunto principal, como metade do primário está ok, através dele eu não consigo levantar a impedância entre os extremos do primário?
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal