Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 07:52:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: MGV 30 com defeito.  (Lida 35967 vezes)
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #15 : 05 de Fevereiro de 2014, as 11:24:49 »

 Não tem, elas estão totalmente zeradas e os soquetes também não tem oxidação.
Acabei de medir o sinal nas válvulas de pré e eles vão crescendo aos poucos até o último estágio.
No power eu devo medir o sinal com o terra no pino 8 e a ponta de prova no pino 5 e também no pino 4 para ver como o sinal está chegando correto? O osciloscópio que tenho aqui suporta até 300V RMS, eu posso medir sinais de áudio com amplitude até 424V correto? Estou com receio de danificar o osciloscópio caso eu meça tensão além do limite dele.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 11:53:14 por Cidão » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #16 : 05 de Fevereiro de 2014, as 12:15:54 »

Voce nao vai achar sinal de audio com essa amplitude toda...
Mas cuidado com a tensao DC que existe no transformador de saida..
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 12:17:58 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #17 : 05 de Fevereiro de 2014, as 12:17:47 »

 O sinal nas duas 6L6 está com a mesma amplitude na entrada e na saida, em uma das válvulas o sinal chega com amplitude mais baixa e deformado, quase que uma onda quadrada com borda de descida arredondada.
 Obrigado pela resposta.

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 12:37:13 por Cidão » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #18 : 05 de Fevereiro de 2014, as 12:54:46 »

Você não disse que tinha um osciloscópio ...

No pino 4 (grade de screen ou G2) da 6L6 normalmente não tem sinal, se for ligado em modo pentodo (a maioria dos amplificadores de guitarra são ligados assim), com esse pino ligado ao B+ através de um resistor.
O sinal de saída pra valer vai estar na placa (pino 3) que é ligada ao transformador de saída. Como você disse que tem 380Vdc na placa, então deve estar correto.  Assim como na grade de screen deve ter uma tensão alta também.
Não sei se o MGV30 tem bias fixo (com ajuste de bias, por fonte negativa injetada na grade das 6L6) ou automático (com resistor e capacitor de catodo, entre o pino 8 e o terra).  Se o sinal está chegando nas grades (pinos 5) das 6L6, mas um está diferente do outro então o problema é no inversor/divisor de fase (os triodos antes das 6L6) ou no ajuste de bias (se tiver). Pra cada grade das 6L6 os sinais precisam ser iguais em amplitude e opostos na fase.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 12:57:06 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #19 : 05 de Fevereiro de 2014, as 13:01:06 »

 Foi falha minha, desculpe esqueci de avisar. Vou medir novamente os sinais, tem um trimpot próximo aos conectores onde as válvulas de power estão ligadas, provavelmente para ajuste de bias.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #20 : 05 de Fevereiro de 2014, as 13:05:34 »

Foi falha minha, desculpe esqueci de avisar. Vou medir novamente os sinais, tem um trimpot próximo aos conectores onde as válvulas de power estão ligadas, provavelmente para ajuste de bias.

NÃO MEXA nesse trimpot se não souber o que fazer com ele, pode fritar as 6L6. Veja se os pinos 8 das 6L6 vão direto para o terra ou se tem algum resistor ligado.   Se forem diretamente para o terra, tem que ter esse ajuste de bias (mas vai ficar mais difícil fazer ajuste). Se tiver um resistor de 1 ohm ou 10 ohms, tem que ter esse ajuste de bias e a coisa fica mais fácil (pra fazer ajuste). Se tiver um resistor de potencia e de valor maior do que 100 ohms, então não tem ajuste de bias.
Mas o problema maior é a diferença nos sinais das grades.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 13:07:19 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #21 : 05 de Fevereiro de 2014, as 13:29:03 »

Fiz besteira na medição que disse acima, agora medi os pinos corretos e o sinal está chegando igual nas duas 6L6 e saindo com amplitude menor/igual como da para ver na print do osciloscópio:

Entrada

Saida


O sinal que havia dito parecendo uma onda quadrada está no pino 4, está vindo da fonte.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 13:32:40 por Cidão » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #22 : 05 de Fevereiro de 2014, as 14:44:14 »

Cidão

Você poderia fazer essa medição com uma amplitude menor? Uns 20V pico a pico? Assim o sinal está distorcendo muito...

Abs.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #23 : 05 de Fevereiro de 2014, as 15:29:50 »

Os sinais nas grades das 6L6 não podem ser iguais, eles precisam ser invertidos/espelhados como abaixo.

Se eles forem iguais em fase, as duas válvulas vão se cancelar e aí na saída (no alto-falante) vai ter só ruído e som diferente.  Tem coisa errada no seu divisor de fases.

Pra você se localizar e entender como são os sinais num amplificador genérico:
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 15:34:54 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #24 : 05 de Fevereiro de 2014, as 16:18:54 »

Matec segue:
Pino 5

Pino 3



Xformer, medi o pinos 3 das duas válvulas e o sinal sai invertido conforme seu exemplo, mantendo a mesma amplitude.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 16:24:59 por Cidão » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 05 de Fevereiro de 2014, as 16:31:41 »

Xformer, medi o pinos 3 das duas válvulas e o sinal sai invertido conforme seu exemplo, mantendo a mesma amplitude.

Vai morrer eletrocutado. O pino 3 é a placa e tem alta tensão, CUIDADO !!! Ninguém falou pra você ver sinal nesses pinos, aliás, você não estava preocupado com a tensão de entrada nas pontas de prova do osciloscópio ? Adivinha quanto que foi ... . E depois medir sinais iguais invertidos ali não quer dizer nada. Se você tirar uma 6L6 e deixar uma só funcionando, nos pinos 3 de cada soquete vai ter o mesmo sinal invertido (por causa do transformador).  O certo é ver os sinais que chegam nos pinos 5 (nas grades de controle) se estão iguais espelhados.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 16:36:47 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #26 : 05 de Fevereiro de 2014, as 16:36:53 »

 Entendi, achei que deveria medir esse pino também, ainda bem que não ocorreu nenhum acidente. Obrigado pelo alerta.
Medi o pino 5 das duas e também está com sinal invertido.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 16:48:51 por Cidão » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #27 : 05 de Fevereiro de 2014, as 16:50:38 »

Olá Cidão

Estou vendo agora que está usando o sinal da guitarra para fazer os testes, e não era totalmente distorção o que eu estava observando.

Veja o que o xformer falou quanto à cuidados com a HT. A tensão nas placas das 6L6 é ainda maior que a da fonte quando há sinal.

Se não me engano, o osciloscópio da Tektronics trabalha seguramente até 300v dc. Não vá exceder isso senão você queima a entrada dele.

O que eu posso dizer, olhando essas formas de onda, é que o estágio de saída aparentemente está normal.

 Smiley
« Última modificação: 01 de Maio de 2017, as 13:36:41 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #28 : 05 de Fevereiro de 2014, as 16:53:09 »

Tentar arrumar alguma coisa sem esquema é %#@**&a!!

Você ainda não disse se:
- Tem resistor nos catodos das 6L6  (e qual valor). Se tiver meça a tensão DC com o multímetro.
- Se tem um gerador de áudio pra injetar um sinal decente e conhecido na entrada do amplificador, ao invés de ficar tocando a guitarra.
- Se os controles de volume e master estão no máximo
- Se colocou uma carga resistiva no secundário (no lugar de um alto-falante).
- Mediu o sinal na saída (não é nas 6L6, mas no secundário do transformador, com carga).

A ideia é colocar um sinal conhecido na entrada e ir seguindo (conforme o meu desenho) nos pontos do amplificador.  Quando você injeta um sinal qualquer aleatório (por ex. da guitarra), você não sabe se está com defeito ou não (afinal é tudo igual, ruído).
Você diz que tá som baixo, então com o sinal conhecido, você deixa os controles no máximo possível sem distorcer e consegue medir onde e em que pontos o sinal está mais baixo do que deveria (com o osciloscópio).

OLHANDO PARA OS ÚLTIMOS OSCILOGRAMAS:
- O sinal nas grades atinge picos de 70V   (escala de 20V por quadradinho).
- O sinal AC nas placas mal passa de 20V de pico (ou seja estão menores do que na grade).  Então as válvulas de saída não estão amplificando nada.  Veja como é o circuito de catodo delas e nos diga.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 17:00:18 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #29 : 05 de Fevereiro de 2014, as 17:07:58 »

Matec obrigado por reforçar os avisos.

Xformer, pois é, é como procurar uma rua sem gps ou "guia 4 rodas" Cheesy, bom segue:
- Vou montar um gerador de sinal com o 8038, ja estou com todos componentes aqui, só não havia montado por falta de tempo.
- Volume e gain estavam no máximo.
- Não coloquei, o que posso utilizar nessa carga equivalente para testar no lugar do alto falante?
- Medir com as pontas de prova nos terminais do alto falante?

 Sobre o resistor, o catodo está ligado direto ao terra comum da pci no último borne (seta verde), porém tem um resistor de 10ohms (seta azul) do terra para o penúltimo borne (seta vermelha) e nesse penúltimo borne não tem nada ligado.

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 17:10:40 por Cidão » Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal