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Autor Tópico: MGV 30 com defeito.  (Lida 35549 vezes)
Cidão
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« : 04 de Fevereiro de 2014, as 18:42:33 »

 Oi pessoal, alguém ja pegou um MGV30 da Meteoro com problema de volume baixo?
 Estava fazendo algumas medições e teve um momento que ele funcionou normal e voltou a ficar com volume baixo, foi quando eu estava medindo nível de tensão nas válvulas de saída e o conector da pci.
 Refiz as soldas dos soquetes das 6L6, medi os enrolamentos do transformador de saída, medi a tensão entre a placa e o terra nas 6L6 e está aproximadamente 380V. Medi a tensão nos filamentos das 6L6 e está aprox 1V, achei estranho e tirei elas dos soquetes e deu o mesmo valor, soltei os fios da pci que vem direto do transformador de alimentação e também dá o mesmo valor.
 Deixei o amplificador ligado por uns 30 segundos enquanto fazia medições e desliguei, achei a temperatura considerável devido por ter ficado ligado por pouco tempo.
 Nas válvulas do pré está chegando tensão normal nos filamentos, que aliás a Meteoro colocou eles em série e a tensão alta também, não lembro de cabeça agora o nível.
 O canal A e o canal B tem o mesmo volume máximo. Alguém tinha perguntado sobre os potenciômetros desse modelo, são todos da Acel com o eixo mais curto.
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« Responder #1 : 04 de Fevereiro de 2014, as 18:52:00 »

Pelo menos você já achou onde é o defeito. Com 1V nos filamentos das válvulas de potência, não vai aquecê-los (não ficam vermelhos alaranjados) o suficiente para que elas funcionem.  Descubra por que só tem 1V  (é AC ou DC ?) e você descobre como resolver o problema.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2014, as 19:18:32 por xformer » Registrado

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« Responder #2 : 04 de Fevereiro de 2014, as 19:14:29 »

 É AC, eu segui os fios e vem direto do transformador. Provavelmente as espiras desse enrolamento do secundário entraram em curto, isso deve fazer o transformador aquecer consideravelmente rápido.
  A válvula esquenta bastante ao ponto de não conseguir encostar a mão quando ela está ligada e os filamentos chegam a ficar avermelhados como nessa imagem:


 Obrigado pela resposta.
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« Responder #3 : 04 de Fevereiro de 2014, as 19:21:46 »

Mas com 1Vac não deveriam acender os filamentos. As 6L6 precisam de 6,3V (AC ou DC) nos filamentos pra que eles funcionem e bem mais que 1V pra ficarem incandescentes (pelo menos mais que 4V). Com 1V não deveria ficar assim.  Tem algo errado aí (na sua medição).  Nas válvulas de potência o forte aquecimento do vidro é normal e você não consegue realmente encostar os dedos nele (sem queimá-los).
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2014, as 19:24:17 por xformer » Registrado

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« Responder #4 : 04 de Fevereiro de 2014, as 19:32:53 »

 Realmente, medir tensão AC usando multímetro na escala DC não tem como medir corretamente Batendo Cabeça. Está chegando os 6,3 nos pinos 7 e 2. Obrigado pelo toque Cheesy
 A pista que tenho é de quando fui medir a tensão DC da placa das 6L6, que por um momento fez o volume normalizar e depois ficou baixo novamente. Refiz as soldas, apertei novamente os fios nos conectores (parafusados) e nada. Esses conectores são os que estão na direção dos soquetes das 6L6.
 Segue uma foto do chassi e a placa:
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« Responder #5 : 04 de Fevereiro de 2014, as 19:37:57 »

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A pista que tenho é de quando fui medir a tensão DC da placa das 6L6, que por um momento fez o volume normalizar e depois ficou baixo novamente. Refiz as soldas, apertei novamente os fios nos conectores (parafusados) e nada. Esses conectores são os que estão na direção dos soquetes das 6L6.

Isso é mau contato ou algum fio que está rompido (e não se vê por causa do encapamento). Veja se não houve rompimento ou levantamento de alguma trilha ou ilha no circuito impresso (principalmente nas ilhas embaixo dos Bornes azuis de conexão dos fios).
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« Responder #6 : 04 de Fevereiro de 2014, as 21:46:28 »

 Refiz as soldas dos conectores azuis das válvulas de pré e das válvulas de power, conferi os fios e as trilhas. Notei uma coisa nesse último teste, o ruido de mau aterramento da guitarra quando deixo a distorção no máximo, está mais alto do que o som da guitarra com drive (tocando).
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 10:36:43 por xformer » Registrado
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« Responder #7 : 05 de Fevereiro de 2014, as 09:29:59 »

Já aconteceu comigo, algumas vezes, mau contato dentro do soquete que justamente "sumiam", quando encostava a ponta de prova no terminal do pino onde o mau contato acontecia.

Nestes casos, é melhor trocar o soquete. Por mais que você dê um "jeitinho", nunca fica bom!
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 10:36:14 por xformer » Registrado

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« Responder #8 : 05 de Fevereiro de 2014, as 10:21:53 »

 Hgamal, apertei os contatos dentro dos soquetes onde ficam encostados nos pinos das valvulas para ver se era esse o problema, para depois comprar soquetes melhores e trocar, no entando não resolveu. Com um pedaço de madeira (isolante) eu toquei nos contatos das soldas de todas valvulas e não voltou a funcionar.
 Continuo conferindo a placa aqui à procura de alguma pista, nos terminais de uma das válvulas de pré tinha um "cabelo" de estanho fechando curto entre duas trilhas, tirei e conferi a válvula e está tudo certo com ela, também não era isso que impedia de chegar ao volume correto.
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« Responder #9 : 05 de Fevereiro de 2014, as 10:35:35 »

Bom, apesar de que você escreveu que tem horas que o volume fica normal, pergunto se as válvulas são novas ?  Se forem velhas e usadas, podem estar cansadas e sem emissão, elas não são eternas, ou com alguma peça interna meio solta o que causa o defeito intermitente. Nesse caso experimente trocar as válvulas.

Agora se forem novas, voltamos à estaca zero e um osciloscópio nesse caso ajudaria bastante.

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 10:38:14 por xformer » Registrado

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« Responder #10 : 05 de Fevereiro de 2014, as 10:40:43 »

 As válvulas são novas, o caso dele ter ficado com volume normal e voltado a ficar com volume baixo ocorreu somente uma vez. O osciloscópio seria para medir o nível de tensão e o espectro que sai da última válvula de pré?
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« Responder #11 : 05 de Fevereiro de 2014, as 10:45:12 »

Com o osciloscópio você consegue ver se o sinal está presente e em amplitude adequada e correta nos diversos pontos do amplificador. Dessa forma você descobre qual estágio/região está com problema e diminui o número de componentes ou conexões com possibilidade de ter defeito.
Sem isso, praticamente você fica no escuro e tem que procurar por todo o circuito, demandando mais tempo e mais experiência.

Mais uma tentativa: se os fios que estão aparafusados no bornes azuis não tem as pontas estanhadas, isto é com a malha de fios soltas, estas podem estar oxidadas. Nesse caso, estanhe cada ponta e aparafuse novamente. Às vezes um fiozinho de cobre da malha fica de fora do borne e encosta onde não deve, aterrando o sinal ou sumindo com ele.

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2014, as 11:05:42 por xformer » Registrado

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« Responder #12 : 05 de Fevereiro de 2014, as 11:02:52 »

 Legal, lembro de ter lido acho que aqui no fórum inclusive que o nível de tensão fica em torno de 2V, mas acho que era para pedais certo? A amplitude do sinal no pré do amp fica limitada ao nível da fonte correto? Por exemplo se a fonte fornecer 230V para uma 12AX7, o sinal deve chegar até esse valor.
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« Responder #13 : 05 de Fevereiro de 2014, as 11:09:13 »

Legal, lembro de ter lido acho que aqui no fórum inclusive que o nível de tensão fica em torno de 2V, mas acho que era para pedais certo? A amplitude do sinal no pré do amp fica limitada ao nível da fonte correto? Por exemplo se a fonte fornecer 230V para uma 12AX7, o sinal deve chegar até esse valor.

A cada estágio de pre-amplificação, o sinal da guitarra em tese é amplificado (de 0,1V na entrada até uns 20 a 30V nas grades das válvulas de potência de saída).  Com o osciloscópio você vê esse sinal crescendo a cada estágio (e diminuindo no tone stack). 
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« Responder #14 : 05 de Fevereiro de 2014, as 11:15:52 »

Tem oxidacao nos terminais das valvulas?
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