Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 08:42:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fazendo Percloreto de ferro em casa (Ou quase)  (Lida 7268 vezes)
Barech
Visitante
« : 09 de Fevereiro de 2014, as 21:25:44 »

Olá Pessoal!
Estando sem Percloreto de ferro em casa resolvi fazer um teste que fiz esta semana. Usando a internet a meu favor, descobri que se misturar ácido clorídrico e ferro eu tenho FeCl². E lembrei do tópico do Eduardo dele recuperando Percloreto de ferro transformando o FeCl² em percloreto de ferro. Então peguei o ácido muriático que tinha em casa (infelizmente não sei as medidas corretas, foi tudo no "olhômetro", pois só sou um amante de química) e coloquei duas palhas de aço. A palha começou a borbulhar liberando Hidrogênio e a solução depois de uns dois dias ficou com uma cor esverdeada. Vendo este video hoje o rapaz ensina a transformar FeCl² em FeCl³ colocando peróxido de hidrogenio, então coloquei 100 ml de água oxigenada na solução e instantaneamente virou percloreto de ferro. A solução ficou bastante aquosa devido ao ácido muriático e a água oxigenada 10 volumes, mas eu consegui fazer uma pequena corrosão, percebi que demorou mais que uma solução comprada, com certeza devido a concentração, mas como eu não tinha nada em casa , resolvi tentar. O aprendizado é sempre importante

Segue a foto do resultado, as trilhas não ficaram boas devido a pressa Sad
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2014, as 07:01:43 por Gleydson Isecke » Registrado
Alinne
Visitante
« Responder #1 : 09 de Fevereiro de 2014, as 21:33:04 »

Registrado
Barech
Visitante
« Responder #2 : 11 de Fevereiro de 2014, as 06:40:44 »

Ontem eu refiz uma placa, mas desta vez aqueci a solução. Não cronometrei, mas deve ter sido por volta de 7 minutos a corrosão da placa. Está mais eficiente do que eu pensava  Smiley
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 11 de Fevereiro de 2014, as 12:31:52 »

A placa me pareceu "bem boa"... Parabéns pelo experimento bem sucedido!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.033 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal