Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 22:36:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mutant  (Lida 25332 vezes)
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #15 : 04 de Março de 2014, as 09:51:36 »

...me parece que no esquema deveria ter um resistor de uns 4,7k ou 10k depois do capacitor C2.

Se existisse um resistor de 10k neste lugar, então realmente se comportaria como se não existisse o buffer -> não precisaria de buffer.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #16 : 04 de Março de 2014, as 11:06:16 »

Patines tem razão, não observei que não havia o resistor na entrada! É assim mesmo?

Outra modificação era usar a entrada não inversora.. ai a impedância seria alta mesmo!
« Última modificação: 04 de Março de 2014, as 11:07:58 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #17 : 04 de Março de 2014, as 12:01:37 »

A razão pela opção por usar a entrada inversora está na simplicidade do circuito original, que usava dois 741.  A "briga" de impedâncias concorre para um timbre bastante agradável, e a colocação de um resistor depois de C2 não me agradou. 

Nada impede que cada um de vocês proponha um circuito diferente, dentro da ideia central, que é o estilo de clipagem do segundo operacional.  Essa é a minha intenção, inclusive, ao postar um circuito em desenvolvimento, com pontos para discussões didáticas, que já estão acontecendo.   Smiley
Registrado

Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #18 : 04 de Março de 2014, as 12:19:51 »

Eu desconfiei que você não teria "esquecido" de colocar esse resistor.

Existem alguns circuitos que utilizam seguidores de emissor/cátodocatodo que fornecem uma ótima distorção, por conta de estarem ligados à cargas de impedância baixa. Esse é um tipo de circuito pouco explorado, talvez se o seu circuito precisasse ser alterado, algum tipo de arranjo pudesse ser feito nessa região.
Notei também que a realimentação do segundo estágio CI-B não tem resistor que vá direto da saída á à entrada inversora, e sim é feita somente através dos diodos, ou seja, esse estágio nunca deixa de distorcer .

Finalmente, como ficou o som desse pedal? Não tenho ideia de suas expectativas em relação à ele.
Abs
« Última modificação: 05 de Março de 2014, as 20:20:38 por xformer » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #19 : 04 de Março de 2014, as 12:23:45 »

Eu acho muito saudável começar uma coisa dessas sem expectativas rígidas, e ver para onde o projeto nos leva.  

Nem sempre o projeto certinho, de acordo com os handbooks e datasheets, produz os melhores resultados.  

Lembro a todos que eu considero que timbre é uma questão bastante subjetiva.

Inclusive, Matec, eu desenhei o circuito inicial com um resistor de 10K ali, depois de C2...



« Última modificação: 04 de Março de 2014, as 12:30:29 por Adiel » Registrado

Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #20 : 04 de Março de 2014, as 13:09:37 »

Adiel

Eu uma vez fiz alguns testes com um circuito semelhante à esse da entrada inversora, porém não funcionou do modo que eu precisava, pareceu interessante, porém gerava bastante ruídos. Eu usava FETs BF245A como Buffer. Eu queria um circuito que gerasse distorção de ordem par, e isso ele faz.

Estou vendo o resistor de 10k atrás do pot. Vamos ver no que o protótipo vai dar.
Abs
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #21 : 04 de Março de 2014, as 13:35:12 »

Ele já não gera mais ruído que um Rat ou um OCD, como está.
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #22 : 04 de Março de 2014, as 13:45:33 »

Que tal?



Nota: capacitores eletrolíticos não polarizados não são fáceis de achar!  
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #23 : 04 de Março de 2014, as 14:03:54 »

E imagino, posso estar errado, que quando aumentarem muito o capacitor de entrada o timbre final vá ficar mais "FUZZY", tendendo a ter mais distorções por intermodulações de graves, médios e agudos. Essa é a razão de encontrarmos tantos circuitos que reduzem a banda passante antes de distorcer o sinal e depois compensam com pós-equalização.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #24 : 04 de Março de 2014, as 14:06:18 »

Como já dizia o mestre CCDB, com o "filtro" do RVIII, Alex?

Haroldo, já tenho capacitores de 10uF cerâmicos multicamadas.  
« Última modificação: 04 de Março de 2014, as 14:15:08 por Adiel » Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #25 : 04 de Março de 2014, as 14:54:07 »

E imagino, posso estar errado, que quando aumentarem muito o capacitor de entrada o timbre final vá ficar mais "FUZZY", tendendo a ter mais distorções por intermodulações de graves, médios e agudos. Essa é a razão de encontrarmos tantos circuitos que reduzem a banda passante antes de distorcer o sinal e depois compensam com pós-equalização.

Pode ser, mas acho que estamos no passo anterior... que é definir a arquitetura! Essa parte de valores... vai acabar sendo com você mesmo! Smiley
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #26 : 04 de Março de 2014, as 15:04:32 »

Eu li em algum lugar, mas não me lembro agora que usando OPAMPS com realimentação negativa se não me engano dá uma maior estabilidade ao circuito, ou era o contrário?
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #27 : 04 de Março de 2014, as 18:55:52 »

Que tal?

Deve existir um resistor indo de Vb à entrada não inversora para poder polarizar o OPAMP.  Os eletrolíticos naquele lugar não me parecem uma boa idéia.  Eu colocaria um eletrolítico não polarizado em série com um resistor de 47R( não de 10k) ao GND, não ao Vb.  O resistor de 47R para conservar o ganho verificado pelo Adiel.

Eu li em algum lugar, mas não me lembro agora que usando OPAMPS com realimentação negativa se não me engano dá uma maior estabilidade ao circuito, ou era o contrário?
Realimentação negativa estabiliza os circuitos.

O buffer ligado da maneira que o Adiel colocou, certamente causa distorção..  talvez fosse essa a intensãointenção. Um resistor de 47R no circuito do HGamal não consegue a tal distorção.  A impedância do buffer, de 40R em série com um capacitor de 470nF tem faixa de passagem plana a partir de 8500HZ.

T+  Saúde e amor!
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, as 07:57:58 por Patines » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #28 : 04 de Março de 2014, as 22:57:01 »

Deve ser por isso que me agradou, então, Patines...   Smiley
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #29 : 05 de Março de 2014, as 09:38:43 »

Deve existir um resistor indo de Vb à entrada não inversora para poder polarizar o OPAMP.

Nesta configuração (não inversor clássico, com "terra virtual" para fontes simples), a "polarização" é feita pela entrada inversora!

Citar
 Os eletrolíticos naquele lugar não me parecem uma boa idéia.  Eu colocaria um eletrolítico não polarizado em série com um resistor de 47R( não de 10k) ao GND, não ao Vb.  O resistor de 47R para conservar o ganho verificado pelo Adiel.
A idéia aqui é ter ganhos DC e AC diferentes, justamente para manter o ganho original sugerido pelo Adiel.

Outras configurações podem ser feitas.

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal