Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 04:14:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diário de construção - Marshall Silver Jubilee 50/25 W  (Lida 60769 vezes)
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« : 06 de Março de 2014, as 18:58:18 »

Pessoal, já estou com quase tudo comprado para fazer o head. Fiz uma estimação do chassis que medirá 65x19x7 cm.
transformadores comprados com o Guilherme da Audiolink, falta chegarem.

Capacitores, potenciômetros, resistores e demais acessórios comprados na tubedepot.com, só falta chegarem.
Vou comprar a placa de turret e os turrets na altanatubes.com.br com o Eduardo.


Seguirei mais ou menos esse layout e esquema:




Segue também o link com os arquivos comprimidos e com maior resolução:
http://www.4shared.com/rar/-4km57m6ba/jubilee.html
https://drive.google.com/file/d/0B12cFs-e4eD_VkZfNml3alcwcG8/edit?usp=sharing

Percebi que nesse layout tem muitos "ground loops", o primeiro estágio da válvula se localiza nos pinos 1,2,3 ou invés dos 6,7,8 pois já li sobre essa sugestão feita pelo Eduardo afim de eliminar ruídos.

Não vou usar seletor de impedâncias, vão ser 2 jacks para 4 ohms, 2 para 8 ohms e 1 para 16 ohms.

Bem, a princípio é só isso, os pedidos deverão chegar nesse mês ainda (os transformadores) e talvez até mês que vem para as encomendas dos EUA.
Se alguém tiver alguma dica, sugestão... Eu já lí alguns artigos sobre amplificadores valvulados, sobre grounding etc.


« Última modificação: 17 de Março de 2014, as 13:10:48 por Electric Effects » Registrado
tcgomes
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 10


« Responder #1 : 06 de Março de 2014, as 19:09:57 »

Boas,

Vou seguir atentamente este tópico, é um dos amplificadores que mais me chama a atenção.

Boa sorte com a montagem  Legal!

Abraços.
Registrado
otton
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 360

Obrigado
-Dado: 256
-Recebido: 45


rock in roll


« Responder #2 : 06 de Março de 2014, as 20:28:30 »

 
esse eu também vou acompanhar.
abraços
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 07 de Março de 2014, as 07:24:36 »

Será que você teria imagens do layout e do esquema elétrico com melhor resolução ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #4 : 07 de Março de 2014, as 07:35:25 »

Tenho uma sugestão....

Com os mesmos materiais mais pesados desse Silver Jubilee (transformadores, capacitores, válvulas e etc) você monta um Plexi Hot Roded da Cériatone que eu particularmente achei muito interessante e agora eles liberaram o layout, o Chupacabra ou uma variação dele o Yeti.

http://www.ceriatone.com/images/layoutPic/Hod%20RoddedPlexi/Chupa50.jpg

http://www.ceriatone.com/images/layoutPic/Hod%20RoddedPlexi/Yeti50.jpg

Aqui tem sound clips do Chupacabra:

http://www.ceriatone.com/productSubPages/HRPChupacabra50/ChupaYeti50_Docs.htm

Estou juntando uma graninha para montar o Chupacabra que sinceramente é um baita amp.

Uma sugestão apenas....
Registrado

...money for nothing!!!
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #5 : 07 de Março de 2014, as 09:36:06 »

Será que você teria imagens do layout e do esquema elétrico com melhor resolução ?

http://www.4shared.com/rar/-4km57m6ba/jubilee.html  está aqui e também adicionei na primeira mensagem.

tuboeffect, estou analisando sua sugestão, mas a princípio eu queria montar um JCM800, depois um Soldano e agora acho que estou definitivo no Jubilee  Cheesy. Vou ouvir os sons dele. Queria um amplificador com um som limpo razoável mas que dê ainda consiga ter uma distorção marcante (Sei que é por diodos e LED's), acho que esse vai ter a presença para tocar Kill 'em all do Metallica por exemplo. Abraços.

-----
xformer, queria aproveitar uma dúvida. Tenho uma chave aqui ON-OFF-ON para usar na alteração entre pentodo e triodo a representação está no esquema, posso usar essa chave que na transição de on para off e depois on pode acontecer algum problema? Visto que as chaves que são usadas são ON-ON.
« Última modificação: 07 de Março de 2014, as 11:42:43 por Electric Effects » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 07 de Março de 2014, as 12:34:34 »

xformer, queria aproveitar uma dúvida. Tenho uma chave aqui ON-OFF-ON para usar na alteração entre pentodo e triodo a representação está no esquema, posso usar essa chave que na transição de on para off e depois on pode acontecer algum problema? Visto que as chaves que são usadas são ON-ON.

Eu não consegui baixar os arquivos no 4Shared (que é um site estúpido e cheio de armadilhas).  Eu disse uma vez que não ajudaria a quem armazenasse e compartilhasse arquivos nessa droga de site, mas vamos lá, a dúvida não precisa que eu enxergue o esquema.  Eu acho que pode usar essa chave de 3 posições, mesmo porque quando se usa uma de duas posições, no momento da comutação vai haver um momento em que não há conexão com nenhum dos pólos. Bastaria não deixar na posição central (off).  Agora, eu aconselho a fazer essa mudança sempre com o amplificador desligado pois terá alta tensão nessa chave e para evitar centelhamento e desgaste dos contatos, e talvez ocorra um estampido no som se ele estiver ligado.
« Última modificação: 12 de Março de 2014, as 06:39:50 por Eduardo » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #7 : 07 de Março de 2014, as 13:17:24 »

Em relação à chave on-off-on, vi uma montagem na qual a chave na posição off deixava o ampli em Stand by e, nas outras posições, alternava entre 25W e 50W. Era bem prático e não havia problema nenhum na mudança de potência.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #8 : 07 de Março de 2014, as 14:22:56 »

Em relação à chave on-off-on, vi uma montagem na qual a chave na posição off deixava o ampli em Stand by e, nas outras posições, alternava entre 25W e 50W. Era bem prático e não havia problema nenhum na mudança de potência.

Com uma chave tipo 3PDT dessas (on-off-on) seria até fácil implementar essa mudança Triode-Pentode sem desligar de vez o ampli.
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #9 : 07 de Março de 2014, as 14:35:24 »

Esse é um projeto que me interessa. Estou a anos lendo sobre amplificadores valvulados, mas para mim qualquer coisa acima de 18v é alta tensão, tenho um medo desgraçado. Apesar de eu já ter ligo muitas coisas, ainda tenho muitos receios (sou advogado e nunca fiz curso de eletronica). Mas gostaria muito que você fosse postando etapa por etapa, assim aprendo mais. Por sinal, alguem tem algum livro para me indicar que possa me ajudar a não morrer quando eu montar um ampli? abraços
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #10 : 07 de Março de 2014, as 14:50:57 »

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

https://drive.google.com/file/d/0B12cFs-e4eD_VkZfNml3alcwcG8/edit?usp=sharing

Esse é mais prático.

Obrigado Nefi, eu tinha uma preocupação de acontecer alguma coisa na posição off, agora estou despreocupado.

laerteandrade, vou tentar tirar fotos do processo com qualidade.

Matec, uma 3pdt tenho o medo dos contatos não aguentarem, a minha chave dpdt de alavanca aguenta uma potência maior.

Hoje chegou meu pedido da tayda, só que ainda não estou na cidade... Mas logo tiro foto das peças.

Abraços.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #11 : 07 de Março de 2014, as 18:34:56 »

Existem chaves que suportam mais corrente com essa configuração (talvez uns 10A  resolva), é só procurar. Na Santa Ifigênia eu já vi várias. Talvez com o Félix você também encontre.

Abs
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 07 de Março de 2014, as 18:58:33 »

Na grade de screen onde vai essa chave para comutar a ligação dela com  a placa (modo triodo) ou o B+ (modo pentodo), não vai haver uma corrente significativa (se passar de 20mA é muito). O problema é que tem alta tensão, então não pode ser dessas chaves comuns de 250V, pois ela será submetida a coisa de 450Vdc ou mais.  Se a chave ficar na posição central (off), não terá tensão na grade de screen, portanto a válvula deve cortar (deixar de conduzir ou conduzir bem pouquinho).
« Última modificação: 07 de Março de 2014, as 19:00:15 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #13 : 11 de Março de 2014, as 14:48:08 »

Pessoal, estou com uma dúvida no relé: http://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=2122&t=Rele-2-contatos-reversiveis-para-12VDC--1Ax120VAC-2-CR-12V-

Vou fazer um pedido na Altana e não sei se esse relé consegue me atender. Tem um circuito de retificação simples, posso até usar um diodo Schottky e depois do capacitor já tem uma tensão maior. Será se esse relé da Altana consegue ou qual é outro mais indicado para essa situação?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 11 de Março de 2014, as 17:55:28 »

Como a primeira coisa que você fez foi colocar o esquema e o layout do circuito, isso facilita bastante (sigam o exemplo dele pessoal) e dá mais subsídios para quem for ajudar.

Ampliando a parte do esquema sobre o relé:


Dá pra ver que a alimentação do relé virá do enrolamento que alimenta os filamentos das válvulas (6,3Vac) e que tem um diodo retificador com um capacitor de filtro de 470uF. Esse arranjo vai fornecer por volta de uns 6Vdc para a bobina do relé. Portanto precisa ser um relé de 5 a 6V (de preferência que não tenha uma corrente de consumo muito alta, até 50 a 100mA no máximo, ou resistência da bobina acima de 60 ohms).   Um relé de 12V, não atracará os contatos e não funcionará.  Pelo esquema acima também dá pra notar que precisa ser um relé de 2 contatos reversíveis (NA - com - NF   x 2).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2 3 ... 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal